Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Moe Howard

Moe Howard

Nomes Alternativos: Moses Horwitz | Os Três Patetas

101Número de Fãs

Nascimento: 19 de Junho de 1897 (77 years)

Falecimento: 4 de Maio de 1975

Brooklyn, New York - Estados Unidos da América

Moe Howard, foi um comediante americano, mais conhecido como o líder dos Três Patetas, a equipe de comédia farsa que estrelou em filmes e na televisão por quatro décadas. Seu penteado distintivo surgiu quando ele era um menino e cortar os cachos com um par de tesouras, produzindo uma forma irregular aproximar um capacete ou tigela.

Moses Harry Horwitz nasceu em 19 de junho de 1897 no bairro de Bensonhurst, no Brooklyn, na cidade de Nova York. Ele foi o quarto filho nascido do casal Solomon Horwitz e Jennie Gorovitz, todos de ascendência judaica lituana. Adquiriu o nome artístico Moe Howard.

Moe, desde criança, era um menino muito inteligente e possuía uma grande memória, que logo aplicaria em sua carreira, memorizando falas rapidamente. Seu irmão mais velho Jack lembrava que ele gostava muito de ler: "Eu tinha muitos livros de Horatio Alger, e Moe tinha o maior prazer de lê-los. Eles entraram em sua mente imaginativa e lhes deram muitas idéias. Eu acho que eles foram essenciais em seus pensamentos. Entraram em sua cabeça, tornando-o uma pessoa de bom caráter e bem sucedida".

Durante a infância, sua mãe se recusava a cortar o seu cabelo, deixando-o crescer até o ombro. Por fim, Moe, que já não aguentava mais as provocações dos seus colegas de escola, se escondeu no quintal de sua casa, onde ele, sozinho, cortou seu próprio cabelo. Moe, então, estava com tanto medo que sua mãe ficasse chateada com seu novo penteado, que se escondeu na casa por várias horas, causando pânico na família. Quando finalmente apareceu, sua mãe ficou tão contente de encontrá-lo que nem mencionou o corte de cabelo. Assim nascia o seu famoso penteado em forma de "tigela" que se tornaria sua marca registrada.

Seu primeiro contato com o teatro foi ainda em sua fase da escola, quando ele dirigiu e estrelou um pequeno trabalho. Moe, desde muito jovem, se viu atraído pelo teatro e com isso, acabava faltando na escola, para que pudesse representar durante a semana. Apesar do seu declínio na frequência, Moe se formou na P.S. 163 do Brooklyn, mas deixou a Erasmus Hall High School depois de apenas dois meses, terminando assim sua educação formal. Nesta altura, os seus pais não aprovaram a decisão de seu filho. Para agradá-los, ele iniciou um curso de eletricista, mas depois desistiu após alguns meses, para que pudesse prosseguir com sua carreira no teatro.

Em 1909, Moe conseguiu entrar para o mundo do cinema, sendo contratado como um garoto de recados nos estúdios da Vitagraph. Sua insistência para ser autorizado a atuar permitiu-lhe começar sua carreira de ator aparecendo em filmes adicionais comerciais, com grandes artistas da era do cinema mudo: John Bunny, Flora Finch, Earle William, Herbert Rawlinson e Walter Johnson. Contudo, um incêndio em 1910 destruiu a maioria dos filmes produzidos por lá e, com eles, a maioria dos primeiros trabalhos de Moe. Foi também em 1909, que Moe conheceu Charles Ernest Lea Nash (mais tarde conhecido como Ted Healy), se tornando bons amigos, e no verão de 1912 se juntaram ao espetáculo aquático de Annette Kellerman como as "meninas mergulhadoras". Permaneceram nesse trabalho apenas aquele verão, quando um dos dançarinos morreu em um acidente.[2][1]

Moe continuou seguindo com sua carreira atuando em bares e outros centros de entretenimento em diferentes partes dos Estados Unidos, onde iniciou a parceria com seu irmão mais velho Shemp. Com o passar dos anos, era difícil ver Moe separado de Shemp, seja trabalhando em pequenas tarefas ou se divertindo juntos, até que perceberam que a única coisa importante para eles era o teatro. No dia em que Moe e Shemp estrearam no teatro o dueto "Howard e Howard", o último número a ser visto após vinte artistas terem se apresentado por lá, apenas uma única pessoa os aplaudiu de pé e com lágrimas nos olhos: o pequeno Curly.

Com o passar dos anos, eles continuaram atuando em espetáculos ocorridos nos teatro de Vaudeville. Em 1922, Moe e Shemp se encontraram novamente com Ted Healy, que representava um número teatral com o nome de Ted Healy and his Racketeers. Healy já havia feito seus primeiros sucessos de público, desde então. Em 1922, Moe juntamente com Healy e com o irmão Shemp, deu forma ao grupo Ted Healey and His Stooges, que durou com algumas interrupções, quase 10 anos. Este foi o início da carreira de Moe como um "Stooge".

Em 1925, Larry Fine juntou-se ao grupo. Larry, além de se tornar um grande amigo de Moe, também foi nos anos seguintes, o eterno parceiro que se manteve com ele até o fim de sua carreira. Em 7 de junho de 1925, Moe casou-se com Helen Schonberger. No final de 1926, sua esposa alegou que Moe deixasse o trabalho de ator para passar mais tempo com a família. Ele concordou e com isso o grupo foi desfeito. Moe ficou trabalhando por um tempo no mercado imobiliário, além de outros empregos, sem muito sucesso. Moe abandonou Healy em 1927, o ano do nascimento de sua primeira filha, Joan Howard.

Após dois anos de ausência, o grupo voltou a atuar com Healy em 1929 para realizar uma peça na Broadway conhecida como "A Night in Venice". No ano seguinte, Ted Healy e seus Patetas conseguiram um contrato com a Fox Films (mais tarde, renomeada para 20th Century Fox) onde fizeram sua primeira aparição no cinema no filme Soup to Nuts (1930). A formação que aparece nesse primeiro filme consistia em Healy e mais quatro Patetas ao invés de três: Moe (anunciado como "Harry Howard"), Shemp, Larry, e Fred Sanborn (este último, tinha feito parte da trupe de Healy desde janeiro de 1929, como um dos Patetas em ""A Night in Venice"").

No entanto, após um desentendimento, Moe, Larry e Shemp deixaram Healy e resolveram atuar por conta própria como "Howard, Fine & Howard", e em 28 de agosto de 1930, eles estrearam seu número no L.A.'s Paramount Theatre. Juntos, eles atuaram no espetáculo de Vaudeville de RKO, onde ficaram por quase dois anos. Em julho de 1932, Moe, Larry e Shemp foram abordados por Healy para se juntar a ele para seu novo espetáculo. No entanto, devido as divergências com Healy, Shemp tinha abandonado o grupo para iniciar uma carreira solo. Shemp seguiu para Vitaphone Studios no Brooklyn, em maio de 1933, onde permaneceu por quase quatro anos.

Após a partida de Shemp, Moe sugeriu adicionar ao grupo seu irmão mais novo Jerome (chamado de "Babe" por Moe e Shemp). Healy originalmente não aprovou Jerry, mas este, estava tão ansioso em participar do grupo que raspou sua cabeça e seu bigode em questão de segundos e voltou totalmente careca. Healy então, finalmente contratou Jerry, que assumiu o nome artístico de "Curly". O novo trio formado por Moe, Larry e Curly estreou com Ted em um espetáculo no dia 27 de agosto de 1932.

No início de 1933, durante aparições em Los Angeles, Healy e os Patetas foram contratados pela Metro-Goldwyn-Mayer como atores comediantes para animarem os longas-metragens e curtas-metragens com suas palhaçadas. Depois de algumas aparições nos filmes da MGM, Healy decidiu seguir carreira como um comediante solo. Os Patetas, por sua vez, não reclamaram dessa dissolução porque, de certa forma, também tinham conseguido se tornar bem conhecidos nessa época e já não necessitavam mais da liderança de Healy, que outrora era bastante conhecido, acabará se tornando um alcoólatra.

Os Três Patetas (1934-1957)
Com Healy seguindo sua própria carreira em 1934, os Patetas Moe, Larry e Curly (agora renomeados como Os Três Patetas) assinaram um complexo contrato com a Columbia Pictures, onde permaneceram (com algumas modificações no grupo) até dezembro de 1957, produzindo 190 curtas de comédia. Moe e Larry foram os únicos Patetas que permaneceram fixos no trio desde o primeiro episódio (Woman Haters, 1934) até o último (Sappy Bull Fighters, 1959).[1] Os curtas dos Três Patetas eram muito populares no cinema e a fama deles alcançou o seu auge nos anos 30 e 40, com destaque para o curta Men in Black (1934), que foi o único filme do trio, que seria indicado para um Óscar, na categoria de "Melhor Curta-metragem de Comédia".[3]

Com o início da Segunda Guerra Mundial, os Três Patetas lançaram alguns filmes que satirizaram o aumento dos poderes do Eixo: You Nazty Spy! (1940) e sua sequência I'll Never Heil Again (1941). Em You Nazty Spy!, Moe interpretou "Moe Hailstone", um personagem parecido com Adolf Hitler, satirizando os nazistas, em uma época em que a América ainda mantinha sua política de neutralidade. De acordo com o Internet Movie Database,[4] You Nazty Spy! foi o primeiro filme de Hollywood a satirizar Hitler, fazendo de Moe Howard, o primeiro ator americano a interpretar o famoso ditador alemão. O filme foi lançado nove meses antes do popular filme de Charlie Chaplin, The Great Dictator, que começou a ser filmado em setembro de 1939. You Nazty Spy! foi filmado entre 5 à 9 de dezembro de 1939.[5]

A combinação de Moe, Curly e Larry é tida por muitos fãs e críticos, como a melhor formação do grupo. Porém, em 1946, durante as filmagens de Half-Wits Holiday (1947), Curly sofreu um derrame cerebral e teve de encerrar sua carreira, não podendo assim, mais estrelar nenhum filme com Moe e Larry. Embora Moe tenha lhe fornecido a melhor assistência médica para que seu irmão mais novo se recuperasse, Curly teve de ser substituído definitivamente por seu irmão Shemp, que voltou para o grupo em 1947, a pedido de Howard. Com o passar dos anos, Curly sofreu uma série de derrames que o levaram à morte, em 1952.[1]

Porém, os curtas dos Três Patetas ainda continuaram sendo populares nos anos 50. Contudo, Shemp sofreu um infarto em 1955 e acabou morrendo inesperadamente. Moe tentou acabar com a série depois da morte de seu irmão, mas o pedido foi recusado por Harry Cohn, o diretor da Columbia. Moe e Larry ainda eram contratados da Columbia e não tinham direitos autorais sobre a obra. Além disso, mesmo estando morto, o mesmo valia para Shemp, que acabou sendo substituído pelo ator Joe Palma, para cumprir os últimos 4 curtas em que aparece o seu nome. Moe, então, propôs não substituírem Shemp e transformarem o grupo em Os Dois Patetas, com apenas ele e Larry, mas também foi recusado. Por fim, a Columbia havia contratado Joe Besser, ator e comediante, para se tornar o substituto oficial de Shemp, na nova temporada de curtas que se iniciou em 1956.

Joe, Larry e Moe filmaram 16 curtas até dezembro de 1957. Pouco antes da morte de Cohn em fevereiro de 1958, a produção de curtas dos Três Patetas chegou ao fim. Moe teria sido barrado por um guarda, quando tentava voltar ao estúdio para se despedir de alguns colegas, por não ter seu visto mais autorizado. Para manter-se ocupado, Moe foi contratado por Harry Romm, como produtor associado. Moe ainda fez algumas aparições individuais em pequenos papéis, como um motorista de táxi em Space Master X-7 (1958).

Moe Howard morreu de câncer de pulmão em 4 de maio de 1975. Ele foi sepultado em Hillside Culver City's Memorial Park. Sua esposa morreu de um ataque cardíaco em outubro de 1975 e foi sepultada ao lado dele.

Felizmente para os Patetas, a Columbia vendeu os curtas-metragens do grupo para a televisão, na sua subsidiária Screen Gems, dai em diante viraram lendas.

Conjugue: Helen Schonberger (de 1925 a 1975)
Filhos: Joan Howard Maurer, Paul Howard, Patricia Howard
Irmãos: Curly Howard, Shemp Howard, Jack Horowitz, Irving Horowitz

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.