IV Caravana O Circo Tá na Rua chega em Santa Inês e Alto Alegre do Pindaré

0comentário

IV edição da Caravana O Circo Tá na Rua percorre Estrada de Ferro Carajás; Com o tema “A Alegria do Circo nos Trilhos do Trem”, o projeto leva oficinas e atividades da arte circense para cidades do Maranhão e Pará

Depois da estreia no bairro Vila Embratel, em São Luís, a IV Caravana O Circo Tá na Rua chega esse fim de semana em outras cidades maranhenses. No sábado, às 17h, as apresentações acontecem em Santa Inês, na sede do Iema e no domingo, a programação também começa às 17h, na Sede do Centro de Inclusão de Assistência Social, em Alto Alegre do Pindaré. O projeto se estende até o dia 28 de julho em cidades do Maranhão e Pará, com apresentações e formações artísticas gratuitas.  Todas as ações terão acessibilidade.

A circulação, idealizada pela Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES, é apresentada pelo Ministério da Cultura (MinC), com patrocínio do Instituto Cultural Vale (ICV), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação no Maranhão inclui as cidades de São Luís, Santa Rita, Santa Inês, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Vitória do Mearim, São Pedro da Água Branca, Miranda do Norte, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Açailândia e Cidelândia. No Pará, a caravana passa pelas cidades de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Na programação, serão realizadas oficinas de malabarismo com bolinhas, claves, argolas, diabolos e outros malabares, além de equilibrismo em perna de pau e perna de lata. A proposta é que as crianças, jovens e adultos também experimentem um pouco do universo do circo. Além das oficinas, cortejo com charanga circense, pintura facial, apresentação de espetáculos profissionais e com a participação da plateia!

Tema

Com o tema “A alegria do circo nos trilhos do trem”, a iniciativa busca não apenas revitalizar a tradição circense, mas também conectar, com arte e cultura, as comunidades ao longo da Estrada de Ferro Carajás.

A escolha da rota para esta edição representa a ponte entre as ricas culturas do Maranhão e Pará, promovendo um intercâmbio cultural vibrante que celebra e preserva a memória e as tradições locais. Ao percorrer esta rota, a “Caravana O Circo Tá na Rua” traz a magia e a alegria do circo para as comunidades, muitas das quais estão situadas em áreas de difícil acesso, oferecendo uma experiência cultural única que destaca a importância dos laços comunitários e da história local.

Impacto Social e Cultural

Além de promover a arte circense, as atividades desenvolvidas pela caravana têm como objetivo fomentar a educação ambiental, a inclusão social e a valorização do patrimônio cultural das regiões por onde passa, tornando as pessoas participantes ativas do processo cultural.

As atividades incluem cortejos circenses acompanhados pela tradicional Charanga Circense; oficinas de circo para todas as idades, promovendo o aprendizado de técnicas circenses; pintura facial e distribuição gratuita de narizes de palhaço; apresentações circenses profissionais, incluindo números de palhaçaria e malabarismo e distribuição de cartilhas educativas sobre a criação de malabares artesanais utilizando materiais recicláveis, incentivando a consciência ambiental.

Sobre a ACEDES

A Organização Artística de Circo Educação e Desenvolvimento Social – ACEDES tem se destacado por sua dedicação à promoção da arte circense e ao desenvolvimento social através da cultura. Seus projetos buscam não apenas entreter, mas também educar e promover o bem-estar social, evidenciando o papel transformador da arte na sociedade. O projeto O Circo Tá na Rua já existe há 10 anos e, em São Luís, realiza apresentações gratuitas todas às segundas-feiras, em praças e espaços públicos da capital maranhense.

Programação

01/06 Santa Inês – Sede do Iema

02/06 Alto Alegre do Pindaré – Sede do Centro de Inclusão de Assistência Social

08/06 – Arari – Moitas- Parque da Juçara

09/06- Vitória do Mearim – Coque

15/06 Marabá – Comunidade São Félix

16/06 São Pedro da Água Branca – Vila São Raimundo

22/06- Parauapebas – Tropical

23/06 – Canaã dos Carajás – Praça Guadalupe

14/07 – Miranda do Norte – Campestre

20/07 – Buriticupu – Vila Pindaré, Escola Frei Caneca

21/07 – Bom Jesus das Selvas – Nova Vida, Escola Rio Branco

27/07 –Açailândia – Pequiá, Praça Massaranduba

28/07- Cidelândia – Trecho Seco

sem comentário »

Bruno Shinoda cresce no Piauí e vai agitar Intermed e Pirifolia 2024

0comentário
Bruno Shinoda experimenta excelente fase da carreira e conquista público piauiense

São Luís – O cantor Bruno Shinoda, um dos artistas mais requisitados e badalados do Maranhão, foi o escolhido para representar o estado na segunda edição da Intermed, festa que acontece nesta sexta-feira (30), às 22h, no antigo Cidade Folia, em Teresina (PI).

O maranhense, que promete um show de abalar as estruturas, pontificando na programação ao lado de Thiaguin, Tineway e Swing Guetto, está bem cotado na agenda cultural piauiense, destacando-se no circuito Teresina-Barra Grande-Parnaíba-Luiz Corrêa.

Prova disso é que ele também foi escalado para show no Pirifolia 2024, uma das maiores micaretas do Piauí, a qual reunirá nomes como Wesley Safadão, Parangolé, Oh Polêmico, Avine Vinny, Álvaro Neto e Vítor Amaral. O evento será realizado nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho,

O nome de Bruno Shinoda ganhou ecos no Piauí em 2021, logo após sua marcante apresentação no evento ‘We Love BG’, em Barra Grande (PI), onde ele pôde mostrar sua potência no palco, sacudindo o público do início ao término da apresentação.

sem comentário »

Wellington do Curso participa de manifestação de atletas e homenagem a Victor Gabriel

0comentário
Deputado Wellington do Curso levou sua mensagem de apoio aos familiares do garoto Victor Gabriel

O deputado Wellington do Curso esteve presente, na manhã desta quinta-feira, 30, em manifestação pacífica com atletas, amigos e familiares do jovem Victor Gabriel, de 13 anos, que foi atropelado e morto enquanto treinava nas proximidades do Complexo Esportivo Canhoteiro, na área do Castelinho, em São Luís.

Ao discursar, o parlamentar externou os sentimentos de tristeza, dor e uma perda que jamais será reparada

A pista de atletismo se encontra interditada para obras preparatórias para os shows do São João do Maranhão e, por isso, atletas profissionais e amadores precisam buscar locais alternativos na região para a prática esportiva. O movimento foi marcado por palavras de ordem que solicitavam justiça pelo jovem atleta.

O deputado Wellington lamentou a tragédia que vitimou o adolescente, que tinha uma vida toda pela frente

“Sentimentos de tristeza, dor e uma perda que jamais será reparada. Tiraram, de um adolescente de 13 anos, todos os sonhos, toda a vida que tinha pela frente. Precisamos de mais incentivos para o esporte e para que os jovens possam praticá-los com segurança. Estamos juntos nessa luta”, afirmou o parlamentar.

Wellington manifestou seu apoio aos atletas e às demais pessoas que estão sofrendo o transtorno

Wellington do Curso garantiu, ainda, que continuará se reunindo com os atletas e a comunidade do entorno para garantir efetividade na solução das reivindicações, como a liberação da pista de atletismo interna do Castelão, além da transparência e rapidez na entrega da área de treinamento totalmente reformada.

sem comentário »

Eleição 2024 e o uso da inteligência artificial

0comentário

Em 2024 teremos o ano da governança da inteligência artificial nas eleições. O combate à desinformação e ao uso ilícito da inteligência artificial (IA) representa o maior desafio da Justiça Eleitoral na missão de velar pela normalidade e legitimidade do processo eleitoral, mormente em razão da extensão e velocidade dos avanços tecnológicos, os quais converteram as mídias digitais em fontes primárias de informação para grande parte dos eleitores. A rigor, o escrutínio municipal de 2024 será uma espécie de laboratório para as eleições presidenciais de 2026.

Diante do vácuo legislativo na regulação das redes sociais, a Resolução TSE nº 23.732/2024 promoveu modificações substanciais na Resolução TSE nº 23.610/2019, que dispõe sobre propaganda eleitoral, a fim disciplinar o emprego das ferramentas de inteligência artificial nas eleições deste ano, entre outras inovações. A medida primordial é o entendimento consolidado na jurisprudência do TSE de que as plataformas digitais são equiparadas aos meios de comunicação social para fins de apuração da prática de abusos nas campanhas eleitorais.

De início, a inteligência artificial só poderá ser utilizada na propaganda eleitoral, em qualquer modalidade, se a publicidade contiver um aviso explícito aos usuários (rótulos de identificação), de que o referido conteúdo foi produzido por meio da tecnologia de IA.

O diploma normativo trouxe restrições ao emprego de avatares e robôs (chatbots) para intermediar a comunicação com pessoas naturais (eleitores). Assim, a campanha não pode simular diálogos do eleitor com candidatos ou apoiadores (por exemplo: a criação de um canal para conversar diretamente com o candidato quando, na realidade, não é o candidato que está interagindo, mas um robô que aparenta ser um usuário humano).

A resolução determina a vedação absoluta das chamadas deepfakes ao impor que é proibido o uso de conteúdo em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado digitalmente para manipular imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia, com o propósito de prejudicar ou favorecer candidatura.

Deepfake é um artifício digital no qual a sincronização do movimento dos lábios, as expressões faciais, a entonação, o timbre e até o jeito de alguém falar são recriados artificialmente. Por exemplo, ao visualizar um vídeo no aplicativo whatsapp, o eleitor reconhece o rosto e a voz do candidato, acreditando que o político disse algo que, na verdade, ele não disse. É caso de conteúdo manipulado por técnicas de deepfake (montagem por inteligência artificial), cujos prejuízos eleitorais são incalculáveis.

A utilização deepfake durante a campanha eleitoral configura abuso do poder político e abuso dos meios de comunicação social, podendo acarretar a cassação do registro, diploma ou mandato, bem como a apuração da responsabilidade criminal dos autores. 

Uma mudança das mais polêmicas é a que estabelece o regime de responsabilidade solidária das empresas de tecnologia digital (big techs), de forma civil e administrativa, caso não retirem do ar, imediatamente, conteúdos e contas que propaguem situações de risco para a democracia. É que os provedores devem adotar e divulgar medidas para impedir ou diminuir a circulação de desordem informacional nas eleições.

Desse modo, as plataformas digitais devem agir por iniciativa própria (de forma diligente, unilateral e proativa), sem a necessidade de provocação ou ordem judicial, na indisponibilização imediata de conteúdos que veiculem desinformação, deepfakes, discursos de ódio e antidemocráticos, promoção de racismo, homofobia, ideologias nazistas, fascistas ou odiosas.

O disparo em massa de mensagens com desinformação, falsidade, inverdade ou montagem, em prejuízo de adversário ou em benefício de candidato, ou a respeito do sistema eletrônico de votação e da Justiça Eleitoral, configura uso indevido dos meios de comunicação e abuso dos poderes político e econômico.

sem comentário »

Conheçam o meu Deus

0comentário

Sou agnósticos. Não acredito em religião, qualquer que seja ela, mas respeito a todas da mesma forma que respeito as pessoas e suas escolhas.

Acredito que a necessidade do ser humano buscar explicações para coisas inexplicáveis, criou as religiões, e elas sistematicamente se alimentam da boa a fé de seus seguidores.

Isso não quer dizer que eu não acredite em algo maior, intangível, algo que até se poderia chamar de Deus, e procurando explicações para isso encontrei o filosofo Baruch Spinoza que tem um conceito de Deus que me parece ser o mais aceitável, pelo menos para mim e para Albert… o Betinho, mais conhecido como Einstein.

Caros amigos e leitores, apresento a vocês o Deus de Spinoza, pois nele, penso que se pode acreditar. Advirto que ele não possui igreja, templo, pastor ou sacerdote. Penso que é possível se assegurar que, filosófica e cientificamente ele existe, já que somos parte integrante e indissociável dele, diferentemente de outros “deuses” – criados pela imaginação e pelos medos incentivados ao longo da história da humanidade por aqueles que usavam e usam esses mesmos “deuses” como instrumento de intimidação, coação mental e dominação para se manterem no poder seja ele religioso ou político.

O meu Deus é o de Spinoza.

Deus falando com você.

De Baruch Spinoza

“Para de ficar rezando e batendo no peito. O que eu quero que faças é que saias pelo mundo, desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que eu fiz para ti.

Para de ir a estes templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nas praias. Aí é onde eu vivo e expresso o meu amor por ti.

Para de me culpar pela tua vida miserável; eu nunca te disse que eras um pecador. Para de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar dos teus amigos, nos olhos de teu filhinho… não me encontrarás em nenhum livro…

Para de tanto ter medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem me incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor. Para de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz… Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te castigar por seres como és, se sou eu quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos os meus filhos que não se comportam bem pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

Esquece qualquer tipo de mandamento, são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita o teu próximo e não faças aos outros o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida; que teu estado de alerta seja o teu guia. Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno.

Para de crer em mim . . . crer é supor, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho de mar.

Para de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja? Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, da tua saúde, das tuas relações, do mundo. Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

Para de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro… aí é que estou, dentro de ti.”

sem comentário »
Twitter Facebook RSS