Satanás (2007)

Título original: Satanas

Título em inglês: Satan

Países: Colômbia, México

Duração: 1 h e 36 min

Gêneros: Drama, policial

Diretor: Andrés Baiz

IMDB: www.imdb.com/title/tt0473697/


Um retrato da maldade, representada por Satanás em algumas religiões, mas que, na verdade, está oculta na alma dos seres humanos e pode ser libertada a qualquer momento, pela falibilidade do homem, que é imperfeito e bastante suscetível às tentações da vida. “Satanás” é um filme muito pesado, mas bastante interessante, que não tem medo de expor as falhas de caráter de seus personagens e relacioná-las a suas fraquezas e seus dramas pessoas mais íntimos. Infelizmente, é uma história até familiar, pois vemos diuturnamente nos meios de comunicação histórias parecidas na vida real. É um filme que mostra o bicho-homem em ações perversas e até desesperadas.

A sinopse, retirada da internet, é a seguinte: “Três histórias acontecem paralelamente. Uma mulher fatal aplica golpes em homens ricos; um padre se apaixona pela empregada; um veterano de guerra cansado da vida se torna professor e se apaixona pela aluna. São três personagens à procura de amor, redenção e uma segunda chance num mundo regido pelo medo, tentações, paixões e dor.”

Trata-se de uma história bastante ousada na construção dos fatos que compõem a temática, pois toca em assuntos difíceis e até proibidos, como os relacionados a religião e sexualidade, estupro, prostituição, relação entre mãe e filho, etc.. Esse destemido roteiro segue uma linha narrativa não inovadora, que já foi seguida em uma enormidade de outros filmes. É aquela história na qual os personagens não se conhecem, mas o destino vai trilhando seus caminhos de forma que se encontrem em algum ponto, tendo algum fato que os relacione, entretanto, os dramas de cada um são tão contundentes que transmitem até uma sensação de medo ao imaginarmos um possível encontro. Ficamos com o presságio de que algo de muito ruim vai acontecer nessa união de tantos males. É um filme que não deixa brechas para entretenimento, é tensão até o último minuto. Ao subirem as letrinhas dos créditos finais, sussurrei apenas uma palavra: “misericórdia”. Por ser baseado em fatos reais, o sentimento final do espectador é mais angustiante ainda.

O filme mostra uma série de tentações às quais o homem é submetido em sua vida: atração proibida pelo sexo oposto, dinheiro fácil, vingança, etc. Para os mais religiosos, tudo isso é coisa do demônio. Talvez, para dar uma conotação mais satânica aos atos, um dos protagonistas é padre e sofre uma das mais severas tentações do filme. Mesmo com três protagonistas, há um em que temos que prestar bastante atenção, o ex-guerrilheiro e professor de inglês, Eliseo. É um homem solitário, que anda com uma nuvem tempestuosa sobre sua cabeça, sempre sisudo, sem rumo, sem objetivos na vida. Uma vítima perfeita para a sedução de Satanás em busca de algum desequilíbrio.

No fim das contas, fica aquela sensação de agonia, mas com um viés reflexivo, por mostrar tantas situações complexas e próximas de todos nós, por vivermos num mundo tão sem amor. É mais uma história crua da vida como ela é. O auto-controle é uma das maiores virtudes que o homem pode demonstrar nos dias de hoje. As tentações estão em todos os lugares, ou seja, o diabo é onipresente, e Deus, a cada dia, perde espaço no coração das pessoas. A linha entre o bem e o mal é bastante tênue. Lembrem-se disso!

O trailer, com legendas em inglês, e o filme completo, com legendas em português, seguem abaixo.

Adriano Zumba


TRAILER

FILME COMPLETO

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.