13/05/2014 19h14 - Atualizado em 14/05/2014 08h01

Diretor de documentário ganhador do Oscar morre aos 36 anos

Sueco Malik Bendjelloul foi premiado por 'Searching for Sugar Man'.
Polícia de Estocolmo não divulgou causa, mas diz que não houve crime.

Da AP

O diretor Malik Bendjelloul recebe o Oscar de Documentário por 'Searching for Sugar Man' em fevereiro de 2014 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)O diretor Malik Bendjelloul recebe o Oscar de Documentário por 'Searching for Sugar Man' em fevereiro de 2013 (Foto: Chris Pizzello/Invision/AP)

Malik Bendjelloul, o aclamado diretor sueco do documentário ganhador do Oscar "Searching for Sugar Man" (2012) morreu. Ele tinha 36 anos. A porta-voz da polícia, Pia Glenvik, disse à agência Associated Press que ele morreu em Estocolmo na noite desta terça-feira (13), mas não especificou a causa da morte. Ela disse que não há suspeita de crime.

"Searching for Sugar Man", que narra a vida e a carreira do cantor americano Sixto Rodriguez, foi premiado com o Oscar de melhor documentário no ano passado. O filme também ganhou prêmios Bafta e da International Documentary Association, da Associação dos Produtores da América e da Associação dos Diretores dos Estados Unidos.

Parte do documentário foi filmada em um iPhone, e o filme foi aceito para integrar a programação da noite de abertura do Festival de Sundance antes mesmo de ser concluído, segundo o site da revista "Variety".

Bendjelloul foi criado no sudeste da Suécia e atuou na série de TV sueca “Ebba and Didrik” quando era criança, nos anos 1990. Ele estudou jornalismo e produção de mídia na Linnaeus University de Kalmar, e trabalhou como repórter para a rede pública de TV SVT.

Ele pediu demissão do emprego para viajar pelo mundo e teve a ideia de filmar "Searching for Sugar Man" durante uma dessas viagens. "Estava viajando como mochileiro pela África e América do Sul, procurando histórias com uma câmera. Encontrei seis histórias e essa era uma delas. Achei que era a melhor história que já tinha ouvido", contou o diretor ao jornal "Independent" em 2012.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de