segunda-feira, 6 de março de 2017

Hooligans


HOOLIGANS




Estrelado por Elijah Wood (O Senhor dos Anéis), Charlie Hunnam (Círculo de Fogo) e Claire Forlani (Encontro Marcado)
Dirigido por Leni Alexander
Ano: 2005


A violência das torcidas organizadas é um tema sempre presente no noticiário brasileiro, toda semana acontece alguma confusão que termina com vários feridos, eventualmente alguns mortos e sempre os envolvidos saem impunes. Na Inglaterra esses torcedores também existem, são chamados de hooligans, são até mais violentos que os brasileiros porém por lá a impunidade acabou desde a Tragédia de Heysel na Bélgica em 1985, em um jogo entre Liverpool e Juventus válido pela Liga dos Campeões que terminou com 39 mortes, os hooligans foram culpados pela tragédia que resultou em uma suspensão de cinco anos dos clubes ingleses de todas as competições europeias. Essa suspensão foi um duro golpe financeiro para os clubes e após isso a Inglaterra adotou leis pesadas para punir os arruaceiros algo que aparentemente nunca será adotado no Brasil.





Falando do filme, já começa com dois grupos de torcedores rivais se encontrando no metrô e partindo pra porrada. A seguir conhecemos o jovem Matt Buckner, ele acaba de ser expulso de Harvard faltando apenas um semestre para se formar em jornalismo. Matt foi pego com drogas em seu armário, elas pertencem a seu colega de quarto Jeremy Van Holden que é de uma família tradicional e poderosa e ele promete ajudar Matt assim que se formar se ele não o dedurar.




Matt vai pra Inglaterra ficar com sua irmã Shannon, ela mora em Londres com o marido Steve e o nenê Ben. Matt conta a irmã o que aconteceu e o pior, ele não falou para o pai que foi expulso. Matt finalmente conhece o cunhado Steve mas ele já tem planos com a esposa então ele pede para que seu irmão Pete leve o americano até o estádio para ver um jogo do West Ham.




Pete não gosta de bancar a babá do ianque pois acha ele um mauricinho mas acaba aceitando levar ele ao jogo. Os dois vão até um pub onde se encontram com outros torcedores e todos ficam surpresos com a presença do ianque, a única coisa que eles odeiam mais que um ianque são os jornalistas então Matt mente e fala que estudou História.




Os hooligans vão para o estádio com um forte esquema de segurança, em campo o West Ham vence o Birmingham por 3x0 mas é fora de campo que as coisa acontecem. Matt se separa do grupo e é emboscado por torcedores rivais, quando ele ia ser espancado Pete e seus amigos aparecem e tem inicio a pancadaria e Matt até que se sai bem apesar de apanhar bastante.




A torcida do West Ham é conhecida como GSE, os Green Street Hooligans, o grupo foi criado pelo lendário major e agora quem comanda a torcida é Pete que explica pra ele como as coisas funcionam e fala da grande rivalidade entre eles e a torcida do Milwall comandada pelo veterano Tommy Hatcher. 




Steve fica nervoso quando Matt aparece em casa todo machucado e ele culpa Pete por levá-lo pra uma briga de torcida. Pete e Matt ficam juntos o tempo todo o que causa um desconforto com Bovver, o braço direito de Pete na GSE. Matt resolve sair da casa da irmã e vai morar com Pete. Matt descobre que seu amigo hooligan na verdade é um professor de história e educação física, um belo exemplo para as crianças.




Bovver vai conversar com Tommy sobre o ianque e ai vemos toda a truculência desses marginais contra pessoas inocentes e por nada. O grupo comandado por Pete vai de trem para assistir um jogo contra o Manchester United, na verdade eles estão preparados para uma grande briga e Matt se junta ao grupo apesar de não ter sido convidado.




A torcida do Manchester prepara uma emboscada para os torcedores do West Ham mas graças a uma ideia de Matt eles conseguem surpreender os torcedores do United e derrotam eles mesmo estando em menor número o que torna a façanha deles uma lenda entre os hooligans, a GSE está de volta ao topo. Matt conseguiu se tornar parte de torcida sendo respeitado como o ianque do West Ham, ele entra de cabeça nas confusões da torcida e está em todas as brigas.




Shannon conta pra seu pai sobre as confusões que Matt está se metendo e ele vai até Londres falar com o filho e consegue uma entrevista pra ele no Times mas um dos torcedores o vê por lá, as coisas vão ficar feias pra Matt. O sorteio da Copa da Inglaterra coloca frente a frente os maiores rivais do país, West Ham e Milwall vão se enfrentar após dez anos e as duas torcidas esperam uma briga épica.




Steve descobre que Matt mentiu sobre ser jornalista então ele vai até o pub para tirá-lo de lá antes que os outros descubram então temos uma grande surpresa, na verdade Steve é o lendário major, o maior hooligan que a cidade já conheceu, ele largou a torcida depois da morte de uma criança em uma briga, o filho de Tommy. Bovver acredita que Matt é um jornalista infiltrado e conta pra Pete e vão todos para o pub resolver isso.




Apesar de todas as provas estarem contra Matt, Pete acredita que ele é inocente e tenta convencer os outros. Bovver não aceita as explicações dele e vai procurar Tommy, ele diz que o major está no bar então eles vão até lá em busca de briga e o confronto acaba com o pub destruído e Steve no hospital em estado grave.




Pete descobre que foi Bovver que os traiu e o expulsa da torcida. Shannon decide deixar a cidade e voltar para a América e quer levar Matt junto enquanto isso Pete e Tommy marcam uma briga no cais para resolver as diferenças entre as torcidas de uma vez por todas, qual grupo de marginais irá vencer?




Um ótimo filme com excelentes atuações e grande dublagem, mais uma prova da qualidade do cinema britânico. O tema briga de torcidas rendeu uma excelente história mostrando como funciona a mentalidade e os atos desses "torcedores". A escolha do ator Elijah Wood pode parecer estranha para um filme de pancadaria devido a seu físico franzino mas acaba funcionando bem afinal demostra que no meio da massa qualquer um fica corajoso. Indispensável para qualquer fã de futebol ou de um cinema bem feito.




Leia também outros filmes de drama:

A Onda

E Se... Você Tivesse Uma Segunda Chance?

Julgamento em West Point




3 comentários:

  1. Gosto muito Charlie Hunnam e Hooligans sua atuação é majestosa, adorei o seu papel no filme. É incrível que qualquer coisa fica bem nele.Eu também vi isso em Rei Arthur a lenda da espada esta impecável no filme. Ele sempre surpreende com os seus papeis. Seguramente o êxito de filmes com Charlie Hunnam deve-se a sua atuação pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. O vestuário é lindo, é o que eu mais gostei. A trilha sonora é uma peça perfeita para este filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um excelente ator que tem em Hooligans uma de suas melhores performances.

      Excluir
  2. Nostalgia. Lembro-me que assisti esse filme lá em 2006 em DVD, adoro a estética do inicio dos anos 2000. Bons tempos...

    ResponderExcluir