quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

O Abutre -2014

Sinopse por filmow:Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) é um jovem determinado e desesperado por trabalho que descobre o mundo em alta velocidade do jornalismo sensacionalista em Los Angeles. Ao encontrar equipes de filmagem freelances à caça de acidentes, incêndios, assassinatos e outras desgraças, Lou entra no reino perigoso e predatório dos nightcrawlings - as minhocas que só saem da terra à noite.







REVIEW:

  

"if the bleeds it leads" a frase que define o filme tem como definição pelo Urban Dictionary o fato de que "basicamente a mídia adora violência", Lou Bloom, vive em uma cidade violenta, escura e solitária, e assim tentando conseguir dinheiro desiste de roubar e passa a gravar cenas de acidentes, mortes, etc. 

O abutre de Jack Gyllenhaal é assustador, cada gesto, cada olhar sua postura nos mostram um maníaco por trás do carisma falso que o personagem quer passar para conseguir se aproximar de seus objetivos, depois é claro de descobrir quais são. 

A primeira aparição de sua nova profissão gera um certo fascínio, pois a cena da uma sensação de ser mágica, que envolve ação e claro, algum dinheiro, adorei o jeito como a cena colocou 'a cabeça de para trabalhar', claramente podemos ver a mente dele maquinando sobre começar a filmar acidentes. 

Uma das melhores atuações que já vi, me sinto imensamente triste que Gyllenhaal ainda não se tornou conhecido por suas fortes atuações, como em 'Zodíaco', 'Entre irmãos' e um dos meus favoritos 'Os suspeitos', claramente ele já deixou de ser um rostinho bonito e tem muito potencial para mostrar sua evolução a cada filme. 

Esse filme retrata muito bem o que vem acontecendo com a mídia ultimamente, em BH temos um jornal chamado 'Super', que costumamos dizer que se apertar ele sangra...a televisão e os jornais - que darei como exemplos aqui, pois, os acompanho mais, querem buscar dinheiro e audiência, não se importando mais em noticiar o fato, contando que tenha sangue e morte terá lugar na mídia, essa questão de assustar o telespectador também faz com que o mesmo se prenda aquela noticia, ele irá comenta-la pela manhã com o  amigo de trabalho, com o chefe, com a família, irá se espalhar, trazendo audiência para o canal ou jornal e assim esses vão publicar coisas mais selvagens ainda. 

Óbvio que infelizmente existente notícias tristes, mortes, estupros, assaltados, e a lista pode continuar, mas é difícil - se você não segue sites mais 'leves', ver essas noticias, e acaba se tornando COMUM o ruim aparecer todo dia, e ficamos entorpecidos com essas noticias, uma matéria da Record se eu me lembro bem, mostrava um canal do Ceara mostrando cenas como a que vemos no filme em pleno almoço, a repórter foi perguntar a algumas pessoas e a resposta comum era "já estou acostumado(a)." Como podemos nos acostumar com a violência? Como  Algo que está perto de todos nós, mesmo que não a vejamos! Acho incrível como o roteiro fez passar essa mensagem perfeitamente, trabalho foda!
A trilha encaixa em cada cena, uma orquestra sangrenta hahaha!

Acho que posso compreender o porque do filme não ser indicado ao Oscar, mas não o Jake o Jake DEVERIA ter sido indicado, roteiro, direção, fotografia, trilha são maravilhosos, mas a atuação de Jake sustenta o filme!


p.s. olha o trailer ai em baixo <3 


Nenhum comentário:

Postar um comentário