Segunda-feira, 29 Abril

«Maniac» é banido na Nova Zelândia. «Of Good Report» com problemas na África do Sul

O Office of Film and Literature Classification da Nova Zelândia baniu o filme de terror Maniac (que conta com Elijah Wood) de estrear nos cinemas e ser lançado em Bluray/DVD no país. O filme apenas poderá ser exibido em locais como festivais de cinema ou aulas universitárias – para público maior de 18 – e só se for em contexto educativo.

A decisão, que enfureceu a Monster Pictures, prende-se com o facto do filme ser filmado na primeira pessoa, mostrando ponto de vista de um assassino. O OFLC considera que tal facto é “injurioso para o bem público“.

Neil Foley, representante do distribuidor, disse que a decisão era um insulto à inteligência dos espectadores neo-zelandeses.

O último filme a ser banido na Nova Zelândia havia sido o documentário sobre suicídios, The Bridge, em 2007.

Também com problemas na sua exibição está o filme Of Good Report. Desta feita o problema é na África do Sul e a obra foi impedida de ser exibida como filme de abertura no Festival de Cinema de Durban. De acordo com a organização, a instituição que gere a classificação das obras no país proibiu a exibição do filme devido a «uma cena que se assemelha a pornografia infantil».

Em Of Good Report seguimos os abusos de poder por parte de um professor que frequentemente corteja uma jovem de 16 anos (interpretada por uma atriz que na realidade tem 23 anos).

Essa mesma informação foi anunciada ao publico na cerimónia de abertura do certame. «Lamento, mas é verdade [o filme não será exibido]».

O diretor do evento anunciou ainda que por respeito ao realizador nenhum filme iria ser exibido em sua substituição.

Notícias