Sexta-feira, 3 Maio

Roschdy Zem e Omar Sy levam a vida de «Chocolate» ao cinema

O ator e realizador francês de origem magrebina Roschdy Zem é o escolhido para levar aos cinemas a vida de Rafael Padilla, o primeiro artista negro da cena cultural francesa e que ficou conhecido como Chocolate.

Nascido em Cuba em 1868, Padilla foi vendido em Bilbau – quando tinha 8 ou 9 anos – para trabalhos na lavoura a um mercador português. Aos 14 anos fugiu e começou a fazer pequenos biscates, tendo sido encontrado nas docas da cidade basca por Tony Grice, um palhaço profissional que o adicionou ao seu número. A partir daí nascia Chocolate, o palhaço negro – que viria mais tarde a conquistar multidões e a fazer mesmo parte de algumas pinturas, como uma executada em 1896 por Toulouse-Lautrec. 

Em 1905 o seu contrato não foi renovado no Nouveau Cirque, tendo Padilla começado a trabalhar no Folies-Bergère. Infelizmente, o final dos seus dias foram marcados pela miséria, tendo sido enterrado – em 1917 – numa vala comum no cemitério dos pobres de Bordéus.

A protagonizar esta obra temos Omar Sy, ator que explodiu para a fama após o sucesso mundial de Amigos Improváveis e que brevemente veremos nas salas de cinema em X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido e Samba, o novo filme da dupla Eric Toledano e Olivier Nakache [realizadores igualmente de Amigos Improváveis].

Omar Sy

Com o argumento de Cyril Gely , a partir de um livro do historiador Gérard Noiriel, Chocolat deve chegar aos cinemas apenas em 2015.

Notícias