O Sentido do Fim (“The Sense of an Ending”)

A premissa do velho rabugento que encontra redenção toma contornos interessantes, baseado no livro de Julian Barnes, quando Jim Broadbent (“A Senhora da Van”) é Tony, um senhor divorciado que recebe uma carta sobre o diário de um amigo falecido de faculdade que restou de herança da mãe de seu primeiro amor. Ao tentar reaver esse diário, ele repassa sua juventude e reflete sobre os erros cometidos.

Há uma história bonita que perpassa o passado e o presente e é até uma coincidência que a última crítica do site foi de uma abordagem parecida em “Meu Policial”. Só que toda a diferença está na direção: Ritesh Batra do ótimo “Nossas Noites” parece aqui ter se embananado um pouco nesse vai e volta, e na hora da edição cortou talvez partes que melhorariam o desenvolvimento. Muitas vezes o espectador precisa meio que adivinhar de onde vieram certos eventos e fica claro que não é proposital.

Ao contrário de “Meu Policial”, não há uma cronologia para revelações, com exceção da última sobre o rapaz autista que vem na hora certa. Assim, o público vai percorrendo a trama como se numa estrada às vezes com buracos, às vezes com lombadas.

O elenco mostra a que veio e com todos os problemas de edição e roteiro, mostra uma dinâmica fácil de se identificar, sendo que Jim Broadbent é quem carrega o filme nas costas e sai do lugar comum daquela personalidade rabugenta estereotipada, dando lugar a alguém mais humano, porém amargo e um tanto egocêntrico. Tanto que sua evolução se dá nas pequenas coisas, maneirismos e olhares, coisa que o ator domina em cena.

O Sentido do Fim” sabe mostrar que há esperança mesmo quando águas ruins passaram, tem um protagonista na medida, mas se bate para contar desenvolver a história, principalmente no segundo ato.

Ficha Técnica:

Elenco:
Jim Broadbent
Charlotte Rampling
Harriet Walter
Michelle Dockery
Matthew Goode
Emily Mortimer
James Wilby
Edward Holcroft
Billy Howle
Freya Mavor
Joe Alwyn
Peter Wight

Direção:
Ritesh Batra

História e Roteiro:
Julian Barnes
Nick Payne

Produção:
Ed Rubin
David M. Thompson

Fotografia:
Christopher Ross

Trilha Sonora:
Max Richter
RIOPY

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram