Maria cheia de graça (2004)

Título original: María, llena eres de gracia

Título em inglês: Maria full of grace

Países: Colômbia, Estados Unidos, Equador

Duração: 1 h e 41 min

Gêneros: Crime, drama

Elenco Principal: Catalina Sandino Moreno, Guilied Lopez, Orlando Tobón

Diretor: Joshua Marston

IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0390221/


Maria Álvarez, uma garota de 17 anos, desempregada, pertencente a uma família com graves problemas financeiros e grávida, por um descuido, de um namorado que não a ama. É a combinação perfeita para a tomada de atitudes desesperadas e ousadas, quando, após assistirmos a elas, percebemos que o que menos importa é a dignidade do ser humano, a qual, diga-se de passagem, é desconsiderada e negligenciada em vários momentos do filme em tela. Bem vindos ao mundo real e cruel nesta história que, segundo o pôster, é baseada em mais de 1000 casos reais.

Eis a sinopse: “O filme mostra as situações passadas pelas chamadas mulas, que são pessoas atraídas pela boa remuneração e utilizam seus corpos para carregar drogas para outros países, arriscando até suas próprias vidas, pois basta uma das embalagens estourar em seus estômagos para a morte se avizinhar em virtude de uma overdose. Além disso, há todo o risco de serem pegas pelas autoridades e serem presas pelo crime de tráfico internacional de drogas. É a chance de ouro para ganhar muito dinheiro, principalmente para pessoas que vivem num país com a moeda desvalorizada em relação ao dólar, como é o caso da Colômbia. A pobre e ingênua Maria, abandonada pelas perspectivas – e pela própria vida -, acaba aceitando este perigoso emprego em nome da sobrevivência, no entanto, há mais obstáculos e perigos do que ela possa ter imaginado.”

Ao passo que possa ter gerado revolta em católicos de todo o mundo, a arte do pôster e o título não poderiam ter sido melhor escolhidos. Esta comparação com a religião foi muito feliz. O tráfico congrega, o tráfico doutrina, o tráfico reúne uma legião de pessoas e se torna algo como uma religião – só que maligna – com milhões de fiéis consumidores, operários e mandatários em todos os lugares do mundo. No pôster oficial, a imagem de uma bomba de cocaína substituindo a sagrada hóstia é bastante impactante e, falando nisso, na narrativa, Maria ingeriu 62 dessas bombas para levar aos Estados Unidos. O título remete à maior das graças que uma mulher pode alcançar, carregar um filho em seu ventre. A mistura de drogas e gravidez é algo totalmente antagônico que potencializa a sensação de perigo no enredo. São duas vidas em risco e uma delas é totalmente inocente na história, porém, apesar de ser apenas um feto com algumas semanas de vida, o filho de Maria a protegerá e terá uma participação decisiva no roteiro. A conferir!

É interessante notar o cuidado do diretor em mostrar detalhadamente todo os passos e toda a organização deste esquema nefasto de tráfico internacional de drogas, que incluo o aliciamento, o treinamento com grandes uvas e a preparação orgânica das mulas, o processo de embalagem da droga, a viagem e seus possíveis contratempos, as reações adversas da ingestão ao corpo humano e toda violência física e psicológica implícita em todo o processo. O filme adquire até um caráter documental em certos momentos.

A intérprete de Maria, a bela Catalina Sandino Moreno, em seu primeiro trabalho no cinema, mostrou uma excelente atuação e conseguiu algo que poucas atrizes não americanas conseguiram, foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2005. Foi o reconhecimento de uma interpretação competentíssima, que mostrou uma personagem cheia de vida mas que, ao mesmo tempo, demonstrava força e insegurança em suas ações e pensamentos. Catalina soube evidenciar os sentimentos de preocupação, tristeza e felicidade de uma adolescente incluída em um processo de marginalização e agraciada com um filho, mesmo que indesejado no primeiro momento.

Considerado um dos melhores filmes colombianos já produzidos, Maria cheia de graça” tem realmente uma temática bastante pesada, mas serve para conhecermos mais um lado obscuro de nosso mundo. É apenas uma parte de um sofisticado e complexo processo que rende uma riqueza suja e perversa, às custas das vidas de milhões – ou bilhões – de pessoas em todo o mundo, o tráfico de drogas. É um dos canceres de nossa humanidade, talvez o maior! Filme absolutamente necessário.

O trailer, legendado em português, segue abaixo.

Adriano Zumba


1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.