Filhos da Guerra

poster filme filhos da guerra
título original: Europa Europa
gênero: Drama, Guerra
duração: 1h 52 min
ano de lançamento: 1990
estúdio: Bayerischer Rundfunk
direção: Agnieszka Holland
roteiro: Agnieszka Holland, Solomon Perel
fotografia: Jacek Petrycki
direção de arte: Allan Starski


Baseado na história real de Salomon Perel, o filme conta a história de um menino judeu que, para fugir do Holocausto, muda de uniforme e identidade e se passa por um soldado nazista.

Em um primeiro momento, após nazistas invadirem sua casa, ele vai parar sozinho em um orfanato russo, lá renuncia sua identidade judia e aprende o dogma comunista. Depois as tropas de Hitler o levam de volta como intérprete de russo e é aceito como ariano. No fim chega a Juventude Hitlerista onde aprende a matar judeus.

A diretora se afasta muito dos sofrimentos e cenas sanguinolentas, mas traz torturas psicológicas e fugas impressionantes. Tudo isso ajuda muito a construir questionamentos sobre o que é a identidade enquanto povo que assumimos, ela é mesmo imutável?

Uma metáfora muito forte neste caso é a única prova de que o garoto mente: sua circuncisão, que por muitas vezes fica a beira de ser descoberta. Primeiro, por oficial nazista homossexual, depois por uma jovem por quem se apaixona mas extremamente anti-semita.

O choque de realidade e de drama é todo trazido pela forma como a diretora Agnieszka Holland conduz a história, pois a atuação do protagonista Marco Hofschneider não é das mais impressionantes. É divertido ver Julie Delpy tão novinha e em um papel tão odiável.

Mais uma daquelas obras que o "1001 filmes para ver antes de morrer" me traz e é uma boa surpresa.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...