Através das Oliveiras

poster filme através das oliveiras
título original: Zire darakhatan zeyton
gênero: Drama
duração: 1h 43 min
ano de lançamento: 1994
estúdio: Abbas Kiarostami Productions
direção: Abbas Kiarostami
roteiro: Abbas Kiarostami, Harold Manning
fotografia: Hossein Jafarian, Farhad Saba
direção de arte: Abbas Kiarostami


Após um terremoto, uma pequena cidade no norte do Irã é cenário para uma equipe de filmagem. Eles escolhem pessoais locais para atuarem, porém ao escolherem o casal principal não sabem que o rapaz está apaixonado pela moça na vida real e isso trará conflitos.

Um daqueles filmes que só descubro que existe e assisto por estar entre os "1001 filmes para ver antes de morrer". Das poucas experiências que tive com filmes iranianos, todas foram muito satisfatórias, porém essa não exatamente pode entrar nesta contagem.

O filme começa com uma metalinguagem bem interessante: o ator, que interpreta o diretor, está falando diretamente para a câmera que aquele filme será feito apenas com um ator profissional e moradores locais não atores profissionais. Isso é exatamente a composição do filme.

O roteiro deixa lacunas o tempo todo propositalmente para que o espectador as preencha conforme sua interpretação. Porém, pelo que pesquisei, Através das Oliveiras é a conclusão de uma trilogia não oficial. Talvez, se tivesse visto os outros dois filmes algumas coisas fariam mais sentido.

Ainda assim, fica claro que a ideia de Abbas Kiarostami é trabalhar relações entre pessoas comuns, como podemos ver em outros trabalhos dele mais conhecidos internacionalmente.

Outro ponto a enaltecer é sua predileção para externas - no caso deste filme ele é completamente feito desta forma. E é claro sua eficácia em valorizar as paisagens do Irã - destaque as cenas que se passam dentro de veículos e só ouvimos o diálogo ao fundo enquanto vemos o que se passa pelas janelas.

Não me prendeu tanto a atenção nem me ganhou, mas com certeza merece ser visto por ser tão diferenciado do lugar comum que costumamos ficar.


CLASSIFICAÇÃO: REGULAR


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...