XXY

poster filme xxy
título original: XXY
gênero: Drama
duração: 1h 26 min
ano de lançamento: 2007
estúdio: Historias Cinematograficas Cinemania
direção: Lucía Puenzo
roteiro: Lucía Puenzo, Sergio Bizzio
fotografia: Natasha Braier
direção de arte: Roberto Samuelle


Alex é uma pessoa intersexual que os pais levam para morar em um vilarejo no Uruguai para fugir de julgamentos e a criam como uma menina. Porém, ao chegar na puberdade, Alex começa a ter conflitos de identidade e sua mãe convida um casal amigo de médicos para os visitarem e talvez ajudá-los.

O cinema LGBTQIA+ já é um nicho específico, filmes sobre intersexualidade então são bem poucos. Senso assim, só por isso, já acho bem importante a existência de XXY.

Quanto ao roteiro, fiquei com certas questões se havia ou não necessidade das cenas quase explícitas sexuais para se fazer valer o ponto que o filme traz. Sempre tendo a pensar que se há possibilidade de não hipersexualizar algo é melhor. Mas no final das contas, para se fazer entendível as questões pelas quais Alex passa, acredito que se faz necessário.

Também fiquei com conflitos sobre o quanto é um assunto denso, que nos faz acabar o filme e ainda ficar digerindo a questão, e ao mesmo tempo com a sensação de que alguns pontos ali ficaram rasos. Porém, acredito que o assunto é tão profundo que foi abordado da melhor maneira: ao invés de querer dizer o que era certo ou errado levantou as questões e deixou para que fosse pensada e questionada por cada um dos espectadores da sua forma.

Voltando agora para os pontos mais técnicos. A fotografia é delicada e sensível, colaborando muito com a temática do filme. Confesso que estava tão imersa no roteiro que não em atentei a trilha sonora para fazer pontuações.


Das atuações não há o que se falar de Ricardo Darín - que consegue passar suas emoções de forma introspectiva - e Inés Efron que transmite todos seus conflitos apenas pelo olhar. Valeria Bertuccelli, Germán Palacios e Carolina Pelleritti, entretanto, me pareceram um pouco anestesiados.

Por fim, XXY não é um filme fácil de ser digerido, mas com certeza necessário.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Poster e Ficha Técnica: IMDb

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...