Dzi Croquettes

título original: Dzi Croquettes
gênero: Documentário
duração: 1h 50 min
ano de lançamento: 2009
estúdio: Canal Brasil
direção: Raphael Alvarez, Tatiana Issa


Neste documentário é narrada a trajetória do grupo teatral Dzi Croquettes, seu surgimento no cenário brasileiro e sua explosão no estrangeiro.

Alguns anos atrás meu primo me levou para ver uma peça, que depois descobri ser uma remontagem, de uns tais de Dzi Croquettes - do grupo original, apenas um ator se mantinha.

Eu fiquei apaixonada. Tudo era incrível: figurino, músicas, o humor, o elenco, a montagem, as coreografias.

Daí descobri que havia esse documentário. E acredito ser essencial para todo brasileiro que gosta de arte ter acesso a ele para conhecer essa obra original brazuca.

Quanto ao filme em si, é um documentário biográfico padrão, entrevistas e cenas de arquivo. Mas o que importa mesmo é o enredo.

Dzi Croquettes surgiu em plena ditadura, era um grupo de homens que se maquiavam e vestiam como mulheres ou em trajes mínimos e faziam um espetáculo tão político, mas tão non sense, que a censura não conseguia pegar.

É incrível ver como eles influenciaram a cena artística daquele momento e do que viria mais adiante. As Frenéticas, Claudia Raia, Miguel Falabella, Jorge Fernando, todos eles tem um laço com o grupo. Se essas não são referências tão importantes, saiba que Liza Minnelli foi madrinha das Dzi Croquettes.

Tão revolucionário que ainda hoje não tem o reconhecimento merecido.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...