Menino 23: Infâncias Perdidas No Brasil

poster filme Menino 23: Infâncias Perdidas No Brasil
título original: Menino 23: Infâncias Perdidas No Brasil
gênero: Documentário
duração: 1h 20 min
ano de lançamento: 2016
estúdio: Giros Filmes
direção: Belisario Franca
roteiro: Belisario Franca, Bianca Lenti
fotografia: Lula Cerri, Mario Franca, Thiago Lima


A partir da descoberta de tijolos marcadas com a suástica, em uma fazenda no interior de São Paulo, o historiados Sidney Aguilar passa a fazer uma investigação que leva a um grupo de 50 meninos negros orfãos que foram levados para essa fazenda.

Menino 23: Infâncias Perdidas No Brasil é daqueles documentários que te destroem por dentro. Não só por vermos que a história do nossa país é escondida e mal narrada, mas por vermos o que o ser humano é capaz de fazer.

O enredo começa com a narrativa de Aloísio Silva, o Menino 23, e toda sua indignação com tudo que viveu. Conforme o filme vai se desenvolvendo nos deparamos com a história de mais dois meninos; e como a forma que cada um um lidou com a situação na época e depois foram diferente da de Aloísio.

Ainda que o formato do documentário seja simples, sem nada fora do padrão do estilo, o enredo nos entrega uma aula de história, de direitos humanos e de consciência social. O filme lida com nossa história de escravidão, com escravidão recente, com trabalho infantil, com as organizações nazistas e integralistas no Brasil.

É muita informação exposta de forma fácil a ser entendida. Deveria ser obrigatório nos tempos atuais assistir a Menino 23: Infâncias Perdidas No Brasil.


CLASSIFICAÇÃO: ÓTIMO


Pôster e Ficha Técnica: IMDb




Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...