Ninguém Pode Saber

poster filme ninguém pode saber
título original: Dare mo shiranai
gênero: Drama
duração: 2h 21 min
ano de lançamento: 2004
estúdio: Bandai Visual Company
direção: Kore-eda Hirokazu
roteiro: Kore-eda Hirokazu
fotografia: Yutaka Yamazaki
direção de arte: Toshihiro Isomi, Keiko Mitsumatsu


Uma mãe muda para um pequeno apartamento em Tóquio com seus quatro filhos, cada um de um pai, sendo que esconde do senhorio três deles. Ninguém pode saber, se não serão expulsos. As coisas complicam quando a mãe some, deixando o filho mais velho, Akira responsável por cuidar dos irmão.
 
Ninguém Pode Saber é baseado em uma história verídica que ocorreu na década de 1980 o Japão, mas não se prende aos fatos. Sabendo disso, o enredo se torna ainda mais pesado.

Durante 2h e 20 min vemos essas crianças negligenciadas tentando sobreviver e podendo apenas se apoiar entre elas. Desde o começo, ainda que tudo pareça bem nos primeiros 15 minutos de filme, a sensação de desastre está iminente. E essa sensação só cresce com o decorrer do filme, até sua conclusão.

A condução é lenta e claustrofóbica, parece que estamos vivendo aquela situação de abandono junto das crianças. Acredito que dava pra reduzir uma meia hora do filme e mesmo assim a mensagem seria passado por completo.

A quase ausência total de diálogos ajuda a deixar o cenário ainda mais desolador. O que deixa as atuações infantis ainda mais em destaque, pois tudo depende apenas de suas expressões.

Vi em alguns lugares a comparação da sensação que Ninguém Pode Saber passa ser similar com "Túmulo dos Vagalumes" e acho válida. Não tem coisa mais triste do que sentir desesperança em uma situação envolvendo crianças.


CLASSIFICAÇÃO: BOM


Pôster e Ficha técnica: IMDb



Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...