domingo, 14 de abril de 2019

A Fúria do Protetor


A FÚRIA DO PROTETOR




Estrelado por Jackie Chan (A Hora do Rush) e Danny Aiello (Faça a Coisa Certa)
Dirigido por James Glickenhaus
Ano: 1985


Estreia de Jackie Chan em Hollywood, após uma carreira de sucesso em Hong Kong com filmes que foram exportados para os quatro cantos do mundo, o ator recebeu a chance de estrelar um filme nos EUA com um bom orçamento para a época, cinco milhões de dólares.







O resultado final não poderia ser pior já que os produtores queriam um filme de ação igual aos que eram produzidos na época estrelados por atores como Stallone, Schwarzenegger ou Chuck Norris então temos um filme violento, cheio de perseguições, tiroteios e nudez com uma pitada de humor ca cargo do personagem de Aiello. Tudo isso desagradou profundamente o astro Chan, ele brigou com o diretor e com estúdio para tentar mudar o ritmo da história mas não conseguiu, o filme foi lançado como o estúdio queria e foi um fracasso, não arrecadou nem um milhão nos EUA.




Jackie Chan conseguiu um acordo com o estúdio, ele filmou algumas cenas de ação extras, mudou a edição e inclui um novo personagem interpretado pela estrela pop local Sally Yeh. O lançamento  no mercado asiático dessa versão foi um sucesso arrecadando quase 14 milhões, infelizmente essa versão segue inédita no Brasil.




Chan resolveu mostrar para os executivos de Hollywood como é que se faz e logo em seguida filmou o clássico Police Story- A Guerra das Drogas (1985), um dos melhores filmes de ação do cinema que mistura ação com humor pastelão, lutas espetaculares, grandes perseguições e cenas inacreditáveis sem o uso de dublês. Chan só voltaria a atuar em Hollywood dez anos depois com o divertido Arrebentando em Nova York (1995) onde fez um filme ao seu estilo o que o popularizou ainda mais, desde então Chan alternou produções nos EUA e na Ásia com igual sucesso.




Falando do filme, a história começa com uma gangue realizando um violento assalto contra um caminhoneiro, cena que aliás não tem importância nenhuma pra trama. A seguir conhecemos o detetive Billy Wong e seu parceiro Michael Alexander, os dois vão até um bar comemorar os dez anos da chegada de Wong a América, eles só não contavam com a aparição de um perigoso grupo de assaltantes.




Os quatro criminosos invadem o local e começam um tiroteio que termina com três bandidos mortos, Michael leva vários tiros e também morre. Um dos bandidos consegue escapar e Billy sai em uma furiosa perseguição pelas ruas de Nova York que continua no mar depois que o bandido rouba um barco. Contrariando as ordens de seu capitão, Billy vai atrás do bandido e o mata em uma colisão de barcos que resulta em uma grande explosão.




Por ter desobedecido ordens e ter causado tantos prejuízos, Billy é rebaixado e vai ter que fazer a vigilância de Laura Shapiro, filha do mafioso Martin Shapiro junto com o rebelde Danny Garoni. Os dois vão ao laçamento de uma coleção de roupas onde ela é sequestrada por um grupo fortemente armado bem na frente deles.




Billy descobre que o segurança de Laura, Benny Garucci possui ligações com o poderoso mafioso de Hong Kong Harold Ko que é sócio de Shapiro, alguma coisa deu errado na relação entre eles então Ko mandou sequestrar a filha de seu sócio. Devido a sua experiência com o sub-mundo de Hong Kong, Billy convence o capitão a mandar ele e Garoni até lá pra ajudar a resgatar Laura.




Billy e Garoni não são bem recebidos pelo superintendente Whitehead que acredita que eles vão atrapalhar no caso mesmo assim eles decidem ir atrás de Ko. Billy e Garoni vão até uma casa de massagens que pertence a Ko onde são atacados por seus homens e mulheres, eles conseguem sair ilesos mas lá se foi o elemento surpresa.




Billy e Garoni vão pedir ajuda ao sr. Lee Hing, um barão das drogas que deve um favor a Billy e ele pede que Hing descubra onde Laura está sendo mantida refém e ele concorda em procurá-la apesar do perigo e da insistência de sua filha Soo Ling para que ele não se envolva em um assunto tão perigoso.




Billy e Garoni são atacados no hotel pelos homens de Ko mas conseguem escapar após um tiroteio que resulta na morte dos criminosos. O superintendente Whitehead fica furioso com os dois por usarem metralhadoras nas ruas da cidade e ameaça deportá-los.




Finalmente aparece o grande vilão da história, o sr. Ko que se esconde por trás da fachada de um respeitável empresário e filantropo. Durante um de seus eventos de caridade Ko recebe a visita de Billy e Garoni que o acusam de ser um criminoso, agora o bicho vai pegar ainda mais que eles encontram Garucci que não esconde mais que traiu seu antigo patrão.




Billy vai ver o que o sr. Hing descobriu sobre a jovem sequestrada mas o encontra morto, ele foi torturado pelos homens de Ko e agora sua filha Soo Ling quer vingança. Garoni segue Garucci e descobre que eles estão mantendo a refém em um estaleiro, eles decidem invadir o local sem a ajuda da policia já que não tem nenhuma prova. Os dois policiais só terão a ajuda de um pequeno traficante amigo de Soo Ling que possui um armamento pesado.




No estaleiro funciona o laboratório de refinamento de drogas de Ko, um local muito bem vigiado mesmo assim os três conseguem entrar com certa facilidade precisando de poucos tiros. Eles resgatam Laura e explodem o laboratório mas durante a fuga Garoni é baleado e fica pra trás, nem tudo saiu como planejado.




Ko propõe uma troca: a vida de Garoni pela de Laura mas Billy não acredita em sua palavra, ele a manda procurar a policia e resolve ir sozinho tentar resgatar o amigo em um final cheio de reviravoltas e surpresa, aliás, somente nas cenas finais temos a oportunidade de ver Jackie Chan utilizando sua habilidades em artes marciais, uma pena.




Uma produção com a cara de sua época com tiroteios, perseguições, violência e uma pitada de humor, se fosse estrelado por outro ator seria um filme interessante mas por ser um filme de Jackie Chan é uma produção abaixo da média ainda assim obrigatória para os fãs de um dos maiores astros do cinema de ação.




Leia também outros filmes de Jackie Chan:

Dragões Para Sempre

A Vingança do Dragão

Arrebentando em Nova York


Nenhum comentário:

Postar um comentário