terça-feira, 4 de julho de 2017

Capitão América


CAPITÃO AMÉRICA




Estrelado por Matt Salinger (A Vingança dos Nerds)
Dirigido por Albert Pyun
Ano: 1990


Muito antes das adaptações de seus quadrinhos em superproduções próprias, a Marvel pagou muito mico ao vender os direitos de seus personagens para produções de terceira como o Quarteto Fantástico de Roger Corman, o Homem Aranha da tv, até mesmo o Incrível Hulk que gerou uma série elogiada que voltou em três telefilmes onde apareciam em papéis ridículos o Thor e o Demolidor. Faz parte desse grupo a adaptação do Capitão América de 1990 orçada em apenas dez milhões de dólares, curiosamente essa é uma co-produção entre os EUA e a extinta Iugoslávia.






Capitão América é uma produção da 21st Century Film Corporation, companhia do famigerado Menahen Golan. ele era um dos donos da saudosa Cannon que faliu no fim dos anos 80 então ele criou uma nova companhia para produzir suas bombas de baixo orçamento.




Essa produção foi dirigida por Albert Pyun, cineasta especializado em filmes B, são quase 50 filmes dirigidos sempre com baixo orçamento, elenco desconhecido e tramas absurdas. Seu filme mais conhecido é Cyborg- O Dragão do Futuro de 1989, um dos primeiros e melhores filmes de Van Damme. 




O papel de Steve Rogers/Capitão América é vivido pelo limitadíssimo Matt Salinger cujos créditos incluem A Vingança dos Nerds, Amor Além da Vida, Sob o Sol da Toscana além de ser coadjuvante de Steven Seagal em dois filmes direto para o dvd, uma carreira bem de acordo com suas limitações de interpretação.




O filme começa em Portovenere na Itália em 1936 onde um grupo de soldados fascistas invade uma casa para raptar um garoto superdotado e na operação eles matam toda a família do jovem. O garoto será usado em uma experiência pelos fascistas visando aumentar sua força onde ele será transformado no Caveira Vermelha. A doutora Vasseli que criou o projeto não concorda em usar uma criança como cobaia e ela consegue fugir dessa instalação macabra.




A doutora Vasseli vai para o EUA onde ela continua trabalhando no projeto, sete anos depoois ela consegue um voluntário, o soldado Steve Rogers que sofre de poliomielite, ele vive mancando por isso não pode entrar em combate. Steve tem uma namorada, Bernice que está receosa com essa experiência. O laboratório do governo fica embaixo de uma lanchonete, uma escolha bem interessante para um laboratório secreto.




A experiência dá certo mas um nazista se infiltrou na instalação, ele mata a dra. Vasseli que era a única que conhecia os detalhes da experiência e atira em Steve que fica gravemente ferido mas ele consegue se recuperar rapidamente graças aos efeitos da experiência. Steve é enviado até a Itália para impedir que o Caveira Vermelha dispare um míssil contra a Casa Branca já com seu uniforme clássico que foi criado pelo dra. Vasseli como um uniforme a prova de fogo.




Steve invade as instalações do Caveira Vermelha com a ajuda de seu escudo que funciona como uma poderosa arma, quase um bumerangue. Apesar de sua força ele não é páreo para o Caveira Vermelha que consegue derrotá-lo e o amarra no míssil. O Capitão consegue segurar o vilão pouco antes do lançamento e para se livrar o vilão corta a própria mão. Aqui convém uma observação, porque o Caveira Vermelha cortou a própria mão para se livrar da captura quando seria muito mais fácil ele cortar a mão do herói que o estava segurando?




O míssil vai em direção a Washington onde somente um garoto que está em visita a cidade consegue ver, o jovem Tom Kimball. Mesmo preso no míssil Steve consegue desviá-lo apena dando uns chutes nele, lógica zero para o roteiro. O míssil cai na Antártida onde Steve fica preso no gelo enquanto ninguém acredita na história de Kimball sobre o míssil que quase atingiu os EUA somente seu melhor amigo Sam.




O tempo passa, são mostradas as mudanças que os EUA sofreram nos últimos 40 anos, incluindo as grandes tragédias que tiveram uma organização secreta por trás e a trajetória de Tom Kimball até a presidência dos EUA. Agora o Caveira Vermelha comanda um grupo de bandidos internacionais que está por trás dos maiores crimes dos últimos tempos mas que estão sofrendo com as atitudes de Kimball porém eles tem um plano para derrotá-lo.




Uma equipe de pesquisadores encontra um corpo no gelo da Antártida, eles vão levá-lo para os EUA mas surpreendentemente o gelo se parte e o homem sai andando de lá e desaparece. O presidente Kimball descobre que é o mesmo homem que salvou sua vida quando era criança então ele pede ajuda de seu amigo Sam que agora é um importante jornalista para localizar esse homem misterioso.




O Caveira Vermelha também descobre sobre o retorno de antigo inimigo então ele envia sua filha Valentina para capturá-lo. Steve está no Canadá onde é perseguido por Valentina e seus homens mas ele é ajudado por Sam que chega no hora certa. Steve fica estarrecido com o tempo que ele perdeu congelado então ele vai até sua antiga cidade para procurar as pessoas que ele conhecia.




Steve encontra sua namorada Bernice ainda morando na mesma casa, agora ela é uma senhora de idade que está casada e tem uma filha, Sharon. Ela esperou Steve por 16 anos antes de seguir sua vida e agora ele está de volta sem ter envelhecido um dia sequer. Steve fica na casa de Sharon enquanto isso Sam chega a casa de Bernice pouco antes da chegada dos bandidos liderados por Valentina que estão atrás de Steve e eles matam Bernice e Sam. 




O presidente Kimball é sequestrado na Itália pelo Caveira Vermelha que quer implantar um chip no presidente para que ele siga as suas ordens. Steve e Sharon vão até a Itália para tentar resgatar o presidente onde eles descobrem a trágica origem do vilão. Eles são perseguidos por Valentina que sempre consegue encontrar nosso herói mas nunca consegue pegá-lo, ele consegue até fugir dela de bicicleta!!!




Sharon é capturada e levada para o mesmo castelo onde o presidente está, agora só resta a Steve invadir o castelo e enfrentar sozinho todos os capangas do vilão até finalmente ficar frente a frente com seu arqui-inimigo em um confronto epicamente mal feito.




Um filme B com um dos maiores super heróis dos quadrinhos, a produção no geral é ruim com destaque para as lutas mal coreografadas, um uniforme ridículo, péssimos atores e um roteiro que consegue fazer o herói ser totalmente inapto bem diferente da versão vivida por Chris Evans nos filmes atuais. Um filme que só vale ser assistido como curiosidade ou para rir da sua ruindade geral.



Leia também filmes de super heróis:

Quarteto Fantástico (1994)

Nick Fury- Agente da Shield (1998)




Nenhum comentário:

Postar um comentário