• Depoimento dos integrantes de Tuyo
Atualizado em
Lio, Lay e Machado, integrantes da banda curitibana Tuyo (Foto: Victor Augusto / Divulgação )

Lio, Lay e Machado, integrantes da banda curitibana Tuyo (Foto: Victor Augusto / Divulgação )

“A série Chegamos Sozinhos em Casa – Fragmentos oportunizou muitas coisas divertidas para a Tuyo, como testar outros formatos. No lugar de compor, com verso, a gente pôde entender de alguma forma a compor com imagem, com relato, ao lado da diretora Laís Dantas. Que aventura é poder se testar enquanto artista em outros formatos, claro que com a liderança de quem já fala essa língua da imagem com todo domínio, né.

Nós somos um triozinho conversadeiro, gostamos de contar as coisas que acontecem com a gente e esse projeto criou um monte de situações pra vivermos esse tipo de bate-papo. Trazer nossas famílias, amigos e, assim, mais contexto para essas que são músicas tão importantes pra nós é uma coisa rara. O que a gente comemora, apesar dos cenários difíceis pra quem é músico – aliás, pra todo mundo –, é a chance de podermos conversar ainda que estando isolados.

Aliar imagem e som é um exercício delicioso de se fazer e parece que pode ser um lugar divertido pra gente continuar frequentando. Começamos por sonhar com um material que aliasse depoimentos e relatos beeem documentais, com a linguagem do espetáculo e ainda o jeitão do videoclipe. Quem fez essas provocações foi o Rodrigo Cook, da (produtora audiovisual) Destilaria. Lembro do dia em que ele me mandou um ‘alô’, online, pra trocar essa ideia e eu demorei pra entender que era possível. Somos colegas e nos admiramos faz tempo, lá de 2011 ou 2012, então, não foi complicado abrir nossa intimidade para que ele e Laís capturassem tudo. A Lais acompanha nossa caminhada artística, enquanto fã, desde a mesma época e me lembro dela nos grupos de internet de todos os projetos que a gente já teve!

Um dia desses, lá atrás quando tocamos com Baco Exu do Blues, no Rio de Janeiro, encontramos Laís ao final do show e ela contou que estudava cinema há alguns anos e estava afim de dirigir um clipe da Tuyo e, levemente embriagadas, nos prometemos que um dia essa projeto aconteceria. Qual não foi a surpresa dela quando ela se viu responsável por roteirizar e dirigir não só um, mas oito episódios sobre esse grandioso disco! [Hahahaha] Ainda brincamos muito com a capacidade dela de desejar as coisas.  ❤️

Neste momento em que estamos guardados – ou tentando ficar guardados –, é muito legal inventar maneiras de “sair de casa” mesmo que seja metaforicamente.”