Rock In Rio 2001 - Nacional

2001

Coletânea - Rock In Rio 2001 - Nacional

Dirigido por:
Média geral 4.2
baseado em 7 votos
Sua avaliação:
salvando
10 - Não recomendado para menores de 10 anos

A história do Rock in Rio frequentemente se confunde com a história do rock nacional – o rock que se tornou mainstream a partir da primeira edição do festival, em 1985. A dois meses de um novo evento da marca criada pelo empresário Roberto Medina, que ocorre entre 23 de setembro e 2 de outubro, registros de material bruto de edições anteriores do Rock in Rio vêm sendo lançados em CD e DVD: os shows de Barão Vermelho e Os Paralamas do Sucesso, em 1985, e os de Cássia Eller e Ira! junto com Ultraje a Rigor, em 2001.

Ambos os festivais foram televisionados ao vivo pela Rede Globo, o que facilitou o resgate do material em vídeo. O áudio, por sua vez, foi remasterizado e recuperado de gravações perdidas. Somado a isso, extras com entrevistas realizadas na época e posteriormente com os artistas e jornalistas complementam o material como documento histórico e ajudam a entender a magnitude do festival.

Os shows mais antigos valem como registro de uma época em que o pop rock nacional era conhecido do público, mas ainda não da mídia. Quando os Paralamas do Sucesso subiram ao palco principal do Rock in Rio 1, ainda era um trio em rápida ascensão, considerada a “zebra” do festival por tocar com nomes já consagrados da música nacional e internacional – como Barão Vermelho, Queen, AC/DC, e Pepeu Gomes – e destacar-se tanto quanto as outras.

Já o Barão Vermelho, que tinha Cazuza como frontman, fez um show inesquecível. Frejat, vestido de verde e amarelo, celebrava o fim da ditadura militar. “O momento político era importante. Jamais usaria uma roupa verde e amarela sem um bom motivo”, diz. Lucinha Araújo, mãe do cantor, morto em 1990, também esteve no show, e diverte com seus comentários: “Eu via o Cazuza cantando ‘eu tô perdido sem pai nem mãe’ [da canção ‘Maior Abandonado’] e não entendia como um garoto tão bem criado como ele pudesse escrever aquelas coisas”.

Na terceira edição do Rock in Rio, no mesmo dia em que se apresentaram bandas como Oasis, Guns n’ Roses e Papa Roach, as bandas paulistas Ira! e Ultraje a Rigor fizeram duas rápidas apresentações. “Ficamos um pouco decepcionados quando descobrimos que não teríamos uma hora inteira de show”, conta o baterista do Ultraje, Flávio Suete. Com menos de 30 minutos para cada banda, o Ira! tocou seus clássicos, entre eles “Dias de Luta”, “Flores em Você” e “Envelheço na Cidade”, até que dividiu o palco com o Ultraje a Rigor e tocaram todos juntos “Should I Stay or Should I Go?”, do grupo de punk inglês The Clash. A banda de Roger, por sua vez, resolveu usar uma técnica que já havia utilizado no Hollywood Rock, em 1988: acelerar o repertório normal, para caber a mesma quantidade de músicas em um tempo reduzido.

O show de Cássia Eller foi um dos que mais chamaram a atenção da mídia na época do Rock in Rio 3. Ela, que em dado momento mostrou os seios, estampou os principais jornais e revistas do país com esse ato de rebeldia e irreverência. “Ela fazia isso em quase todo show. Acho que a imprensa não conhecia muito a trajetória dela, caso contrário, não se espantaria”, afirma um dos músicos da banda. A cantora, que viria a morrer no final daquele ano de 2001, se alternou entre as baladas “O Segundo Sol” e “Malandragem”, ao rock mais pesado, como os covers “Corpo de Lama”, de Chico Science, com a participação da Nação Zumbi; “Coroné Antônio Bento”, com o guitarrista baiano Márcio Mello; “K@#ø%”, do Korn; e o gran finale “Smells Like Teen Spirit”, do Nirvana, que, segundo a história, teria conquistado as graças do guitarrista do Foo Fighters, Dave Grohl, ex-baterista da banda grunge, que também tocou naquela edição.

Falhas

O registro dos DVDs do Rock in Rio não deixam de fora os erros do evento, inerentes a qualquer grande festival. De falhas técnicas a equívocos na escalação – como o mú­­sico Eduardo Dusek e a banda Kid Abelha, apedrejados pelos metaleiros da primeira edição, ou Carlinhos Brown, que recebeu uma chuva de garrafinhas d’água do público que queria ver rock – os desacertos na Cidade do Rock também são parte dos shows. O tímido Herbert Vianna não começou o show sem antes passar um sermão nos agressores de Dusek: “Vem na hora que vai tocar o seu grupo, e, ao invés de vir aqui jogar pedra, fica em casa aprendendo a tocar guitarra, quem sabe na próxima você está aqui no palco”. O baterista do Ira!, por sua vez, confessa nas entrevistas do material extra que a raiva voltada a Carlinhos Brown serviu para dar energia ao show da banda paulista: “Aquele público estava tão sedento por rock que tudo foi resolvido ao primeiro acorde do [guitarrista Edgar] Scandurra. Para nós, foi ótimo”.

O Rock in Rio é um festival de música idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do planeta. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome. Tornou-se um evento de repercussão a nível mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do Brasil em Lisboa, Portugal.

Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 18 edições, sete no Brasil, sete em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

O hino do festival é de autoria do compositor Nelson Wellington e do maestro Eduardo Souto Neto e foi gravado originalmente pelo grupo Roupa Nova.[1] A história do festival está contada no livro "Rock in Rio - A História do Maior Festival de Música do Mundo" (Globo Livros), lançado pelo jornalista Luiz Felipe Carneiro em 2011.

O festival é considerado o oitavo melhor do mundo pelo site especializado Festival Fling. . A próxima edição do festival acontecerá em 2018 entre os dias 23 à 30 de junho dentro do Parque da Bela Vista em Lisboa.

Faixas:

01 Maior Abandonado - Pense e Dance - Barão Vermelho
02 Pinga - Eu - Pato Fu
03 Dias de Luta - Envelheço Na Cidade - Ira!
04 Sexo - Ciúme - Ultraje à Rigor
05 Planos , Mapas & Esquemas - Execução Sumária - Pavilhão 9
06 Infinita Highway - Era um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e Os Rolling Stones - Engenheiros Do Hawaii
07 Natasha - Veraneio Vascaína - Capital Inicial

Nas contas do Rock in Rio, são 142 shows e mais de 300 artistas. Somente na Tenda Raízes (world music), são 190 músicos e 26 grupos.

A Tenda Brasil tem 56 shows com mais de 60 artistas nacionais. A Tenda Rock in Rio Eletro (para dançar) terá 23 DJs a partir das 19h e performances entre as 13h e as 19h.

No Palco Mundo são 37 shows confirmados. A organização do Rock in Rio 3 promete anunciar novas bandas nacionais ainda nesta semana.

O Rappa, Jota Quest, Raimundos, Skank, Cidade Negra e Charlie Brown Jr. desistiram de participar do Rock in Rio por se acharem inferiorizados em relação às bandas internacionais. A confusão começou depois que O Rappa decidiu não aceitar a proposta de abrir um show às 18h30.

Editora: Top Tape

Genero - Rock - Pop Rock

Formato - DVD

Stéreo

Programação do Show

Dia 12 - Sexta-feira

Palco Mundo

Sting
James Taylor
Gilberto Gil
Daniela Mercury
Milton Nascimento
Orquestra Sinfônica Brasileira

Tenda Raízes

Henri Dikongué - Camarões
Anima - Brasil
Värtina - Finlândia
Regis Gizavo - Madagascar
Tyours Gnawas - Marrocos
Thierry Robin - Bretanha/França

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Os Anjos
Relespublica
Patrícia Coelho
Luiz Melodia
Jair Rodrigues
Sandra de Sá
Branco Mello

Tenda Rock In Rio Eletro

Ricardo Araújo
Rica Amaral
ATB

Tenda Mundo Melhor

Fé e Espiritualidade

Dia 13 - Sábado

Palco Mundo

REM
Foofighters
Beck
Barão Vermelho
Cássia Eller

Tenda Raízes

Regis Gizavo - Madagascar
Henri Dikongué - Camarões
Thierry Robin - Bretanha/ França
Tyours Gnawas - Marrocos
Campanyia Electrica Dharma - Catalunha
Värtina - Finlândia

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Cidadão Quem
Nando Reis
Penélope
Mestre Ambrósio
Marcio Montarroyos
Expresso 22
Sá, Rodrix, Guarabira

Tenda Rock In Rio Eletro

Nado
Zoeira Hip Hop
Kool Herc

Tenda Por Um Mundo Melhor

Tecnologia & Globalização

Dia 14 - Domingo

Palco Mundo

Guns'n Roses
Oasis
Papa Roach
Kid Abelha
Pato Fú

Tenda Raízes

Mawaca - Brasil
René Lacaille - Ille de la Reunion
Companyia Electrica Dharma - Catalunha
Trio Chemirani - Irã
Kau - Brasil
Ray Lema Group - Zaire

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Banda Afro Raggae
O Surto
LS Jack
Nação Zumbi
Virgulóides
Liminha e Convidados
Sylvinho Blau Blau & Os Pelúcias

Tenda Rock In Rio Eletro

Ricardinho NS
Camilo Rocha
Westbam

Tenda Por Um Mundo Melhor

Qualidade de Vida

Dia 18 - Quinta-feira

Palco Mundo

N'Sync
Britney Spears
Aaron Carter
Five
Fernanda Abreu e Funk n Lata
Sandy & Junior
Vencedor da Escalada do Rock + Moraes Moreira

Tenda Raízes

Teófilo Chantre - Cabo Verde
Trio Chemirani - Irã
Ray Lema Group - Zaire
René Lacaille - Ille de la Reunion
Targino - Brasil
Pascual Gallo - Andaluzia

Tenda Brasil

Escalada do Rock
KLB
SNZ
Kacau Gomes
Vinny
Mary's Band
Luciana Melo
Tom Zé

Tenda Rock In Rio Eletro

Alexey
Wig
Ziggy
Ferry Corsten

Tenda Por Um Mundo Melhor

Jovem e o Futuro

Dia 19 - Sexta-feira

Palco Mundo

Iron Maiden
Rob Halford
Queens of the Stone Age
Ira & Ultraje
Pavilhão 9
Sheike Tosado

Tenda Raízes

Pascual Gallo - Andaluzia
Dedé Saint Prix - Martinica
Dervish - Irlanda
Touré-Touré - Mali
Teófilo Chantre - Cabo Verde
Amadou et Miriam - Mali

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Tribos de Jah
Tihuana
Rumbora
Otto
Ivo Meirelles e Funk n Lata
Negril
Pepeu & Armandinho

Tenda Rock In Rio Eletro

Calbuque
Fabio
Marky

Tenda Por Um Mundo Melhor

Música, Artes e Esportes

Dia 20 - Sábado

Palco Mundo

Neil Young
Sheryl Crow
Dave Matthews
Carlinhos Brown
Elba & Zé Ramalho

Tenda Raízes

Dedé Saint-Prix - Martinica
Uakti - Brasil
Sintesis - Cuba
Cheb Aissa - Argélia
Touré-Touré - Mali
Dervish - Irlanda

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Nocaute
Paulinho Moska
Max de Castro
Cabeça de Nego
Torcuato Mariano / Rock Soul Band
Simoninha
Toni Platão

Tenda Rock In Rio Eletro

Marquinhos Mesquita
B.U.M
Dave Angel

Tenda Por Um Mundo Melhor

Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável

Dia 21 - Domingo

Palco Mundo

Red Hot Chili Peppers
SilverChair
Deftones

Tenda Raízes

Pife Muderno - Brasil
Cheb Aissa - Argélia
Amadou et Mariam - Mali
Kau - Brasil
Uakti - Brasil
Sintesis - Cuba

Tenda Brasil

Escalada do Rock
Autoramas
Wilson Sideral
Tianastácia
Los Hermanos
Arnaldo Antunes
Biquini Cavadão
Plebe Rude

Tenda Rock In Rio Eletro

Dudu Dub
Felipe Venâncio
Memê
George Morell

Tenda Por Um Mundo Melhor

Paz

Estreia Brasil:
12 de Janeiro de 2001
Outras datas
Denunciar algo errado
Trailers
  • Nenhum trailer cadastrado.

Comentar:

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.