filmow.com/usuario/gustavolunab
    Você está em
  1. > Home
  2. > Usuários
  3. > gustavolunab
28 years (BRA)
Usuário desde Maio de 2012
Grau de compatibilidade cinéfila
Baseado em 0 avaliações em comum

Últimas opiniões enviadas

  • Gustavo

    Talvez se os grandes diretores exclamam que trama não é o elemento mais importante de um filme e sim os personagens e as emoções que eles invocam, aqui temos uma aula.
    Jim Jarmusch é o responsável pela direção e roteiro de uma pequena obra-prima independente do ano de 2016. Acompanhamos Paterson (Adam Driver) durante uma semana, acordamos com ele em uma segunda-feira e assim acompanhamos o seu mundo particular. Ele é um motorista de ônibus de uma cidade pequena, também chamada Paterson, e fascinado por poesia. Em legendas brancas no canto superior da tela, vemos um simples homem recitando suas prosas do dia-a-dia. A narrativa é baseada em uma rotina comum, que é alterada por acontecimentos casuais. Todo dia ele acorda, olha seu relógio, beija Laura (Golshifteh Farahani) e vai trabalhar. Vemos ele dirigindo o ônibus e observando conversas casuais com um sorriso no rosto. No seu horário de almoço, senta, olha a cachoeira da cidade e escreve poemas, volta para casa, encontra a sua caixa de correios entortada e descobre que sua esposa tem algum novo projeto em sua hiperatividade latente (ele sempre a apoia) e em seguida saí com o seu Bulldog para passear, parando em um pequeno bar para conversar com Doc (Barry Shabaka), dono do bar, e beber uma caneca de chopp. Ele volta e acorda no dia seguinte, repetindo a sua rotina.
    O diretor parece se divertir com o filme, logo de início Laura cita que sonhou com gêmeos e a semana inteira Paterson vê diariamente pelo menos um casal de gêmeos. Laura é obcecada por preto e branco e a decoração da casa reflete essa obsessão, ela também sempre quer mudar alguma coisa, aprender guitarra, abrir um negócio, fazer um jantar diferente todo dia (gerando momentos hilários) e sempre apoia os poemas do marido, mesmo sem lê-los. Paterson é construído com perfeição por Adam Driver, no que considero a melhor performance de sua carreira, ele é um homem comum, retraído e de poucas palavras que vê beleza em coisas comuns sempre se divertindo com o ordinário. É romântico com sua esposa, apoia ela em absolutamente tudo e simplesmente leva a vida como muitas pessoas, um dia de cada vez. O ator consegue projetar os sonhos de Paterson sem nunca acreditar de fato que eles irão se concretizar, é tudo muito sutil e gera ao final uma explosão de empatia. Farahani também está adorável e em toda a sua esquisitice, temos um dos melhores casais dos últimos anos.
    Quadros de cachorros estranhos, gêmeos pela cidade, conversas sobre anarquismo, um ator tentando buscar o amor de sua vida de volta, conversas sobre poesia com uma garotinha e um japonês, ângulos engraçados e inusitados e diversas outras coisas fazem de costumes corriqueiros uma diversão por cada novo detalhe exposto na tela.
    Foi o longa-metragem mais encantador que vi no ano de 2016, é simplesmente sobre um homem comum, cheio de sonhos, é sobre o nada e tudo que o compõe. Apresenta um final pequeno, sutil, como o resto do filme, que é emocionante por abrir portas, por estabelecer o acaso, por fazer de cada dia único e mesmo em uma narrativa tão delicada, jorra sentimentos como uma cachoeira em um dia de sol.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Gustavo

    Sala Verde é um ótimo exemplo de como se ater a convenções do gênero de terror ao mesmo tempo em que constrói elementos originais e marcantes.
    Escrito e Dirigido por Jeremy Saulnier, responsável pelo também ótimo Ruína Azul (2013), o longa acompanha uma banda de punk rock formada por jovens que tentam arranjar pequenos bicos para se sustentarem e manterem seus sonhos intactos. Através de um contato, eles são indicados para tocar em um clube neonazista. Vemos a aura do local, a podridão e principalmente raiva e energia em todos assistindo ao conserto da banda, que saí como esperado. A banda no camarim (um quarto) atrás do palco presencia por acaso um homicídio cometido por um dos membros do clube e após isso, eles se veem trancados enquanto os donos, liderados por Darcy (Patrick Stewart) tentam resolver a situação.
    A estrutura narrativa já foi vista antes em vários outros filmes, os vilões tentam eliminar os jovens para ocultar um crime. Todos os elementos clássicos de filme de terror estão lá, mas o que o roteiro consegue construir de forma extraordinária é o senso de realidade daquela subcultura dos nazistas. Os diálogos não são maquiavélicos, na verdade tudo é feito com certa frieza que se amarra na construção de mundo feita pelo diretor.
    É um filme bastante pequeno, mas que tecnicamente consegue entregar resultados magníficos. A cinematografia é sufocante dentro do quarto e invoca várias cores (principalmente o verde), o corredor visto pelo olho da porta apresenta uma perspectiva uma simetria perfeita e maximiza a presença dos vilões nos momentos de comunicação. A edição é ao mesmo tempo calma e frenética e consegue manipular perfeitamente as emoções do espetador, seja ao mostrar por um pouco mais de tempo um detalhe horroroso, ou por segurar momentos silenciosos por um bom tempo.
    Alton Yelchin (R.I.P.), está excelente como a figura mais contemplativa e amedrontada da banda e é através dele e de Imogen Poots, enérgica e segura de si, que o filme se resolve. Patrick Stewart está excelente como o vilão do filme, sempre frio e calculista. Porém, mesmo achando a performance muito boa, acredito que ele poderia ter sido mais marcante como personagem.
    Ele é ultraviolento, sufocante, dinâmico e um dos melhores filmes de terror de 2016 (Estreou em Cannes em 2015, porém sua distribuição foi feita em 2016) e contém algumas das imagens mais marcantes do ano (arrepio).

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Gustavo

    Steven Soderbergh e George Clooney. Em entrevista para o filme, Clooney disse: " Irresistível Paixão foi a primeira vez que eu tive uma palavra a dizer, e foi o primeiro bom roteiro que eu li onde eu simplesmente fui," É isso ". E mesmo que não tenha feito muito bem na bilheteria - foi um filme muito bom ".
    Aqui temos o primeiro filme da colaboração de longa data entre eles. Lançado em 1998, o filme é uma adaptação do livro de Elmore Leonard, autor responsável também pelo O Nome do Jogo (1995).
    Irresistível Paixão apresenta uma premissa básica. Jack Foley (George Clooney), um ladrão de bancos ao tentar escapar da prisão com a ajuda de seu parceiro de longa data, Buddy (Ving Rhames), se vê conectado com Karen Sisco (Jennifer Lopez), uma policial que simplesmente estava no lugar errado e na hora errada (Ou não). Temos também Glenn (Steve Zahn), um personagem hilário que parece não conseguir fazer nada certo e que não só ajuda no resgate de Jack, mas também possui informações sobre um milionário, Richard Ripley (Albert Brooks), e seus diamantes. Ao longo do filme vamos descobrindo através de flashbacks muito bem colocados pelo roteiro sobre a estadia de Jack na prisão. Lá estava também Maurice (Don Cheadle), ex boxeador profissional e também assaltante. No final de tudo, todos foram informados da existência dos diamantes e com todos soltos, começa a caçada pelo tão precioso prêmio.
    Do outro lado temos a caçada policial liderada pelo FBI e com a participação de Karen em busca de Jack. A premissa é simples o suficiente, mas o filme é muito mais do que isso.
    Em uma cena filmada com primor, Jack e Karen se veem presos em um porta malas de um carro enquanto ele tenta fugir da prisão. Filmada em tons fortes de vermelho - cor recorrente durante toda a projeção - os personagens se veem extremamente próximos e no que seria em uma situação normal tenso no mínimo, se estabelece uma grande tensão sexual entre os personagens através dos diálogos relaxantes, do ambiente fechado e principalmente da movimentação de close-ups nas mãos dos atores. Os dois se separam após esse contato inicial, mas a conexão foi estabelecida e eles não parar de pensar uns nos outros.  
    A interpretação de Clooney é cheia de sarcasmo, classe e polida (ele aparentemente é o assaltante de bancos mais educado de todos os tempos) e Lopez exala sensualidade desde o início, mas de forma nenhuma se resume a isso, ela faz uma mulher independente, inteligente e que sabe lidar com qualquer marmanjo que queira fazer gracinhas com ela. Destaque também é o companheirismo de Jack e Buddy, sem nenhum melodrama nem declarações de amor bregas, eles confiam uns nos outros e isso faz com que sintamos empatia por eles. Don Cheadle está hilário como um mafioso que mesmo violento nunca consegue passar ameaça real.
    O roteiro é muito engraçado e cada personagem individualmente tem suas particularidades. A caracterização é muito bem-feita e nada é bem-humorado por ser bem humorado, tudo move a história pra frente, construindo uma narrativa dinâmica e divertidíssima. Recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro adaptado (muito merecida).
    A direção é marcada por vários freeze-frames e flashbacks e a edição é perfeita ao amarrar completamente os flashbacks e por fazer com que diálogos sejam desenvolvidos no presente apresentando imagens do futuro, gerando uma expectativa gradual no espectador. (Espere um restaurante de hotel surgir no filme). E também é perfeita ao estabelecer o timing cômico dos atores.
    Outros reconhecimentos que o filme recebeu foram: Foi eleito o melhor filme de 1998 pela associação de críticos dos Estados Unidos e a revista Entertainment Weekly elegeu o filme como o mais sexy de todos os tempos.
    Irresistível Paixão é uma comédia, um romance, um filme policial. Sua premissa é simples, mas têm um diretor maximizando e fazendo de um filme potencialmente comum uma obra-prima. Steven Soderbergh é o cara.

    Você precisa estar logado para comentar. Fazer login.
  • Filmow
    Filmow

    O Oscar 2017 está logo aí e teremos o nosso tradicional BOLÃO DO OSCAR FILMOW!

    Serão 3 vencedores no Bolão com prêmios da loja Chico Rei para os três participantes que mais acertarem nas categorias da premiação. (O 1º lugar vai ganhar um kit da Chico Rei com 01 camiseta + 01 caneca + 01 almofada; o 2º lugar 01 camiseta da Chico Rei; e o 3º lugar 01 almofada da Chico Rei.)

    Vem participar da brincadeira com a gente, acesse https://filmow.com/bolao-do-oscar/ para votar.
    Boa sorte! :)

    * Lembrando que faremos uma transmissão ao vivo via Facebook e Youtube da Casa Filmow na noite da cerimônia, dia 26 de fevereiro. Confirme presença no evento https://www.facebook.com/events/250416102068445/

  • Roberto
    Roberto

    Valeu Gustavo!

  • Rayssa Coelho
    Rayssa Coelho

    oi cara de cu

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.