Impossível ser objetiva no que tange à arte ou cultura… Mas, no intuito de não cometer grandes injustiças ou, pelos menos, ser coerente comigo mesma, tento sempre considerar o contexto histórico, o público-alvo e o custo de produção, e seguir a escala avaliativa a seguir (infelizmente, limitada a essas 10 possíveis notas):
5,0 | Obra-prima (perfeito discursivamente e tecnicamente falando), Marco no estabelecimento de um gênero ou de nova linguagem cinematográfica e/ou Doc fundamental | Ex.: Alien, Psicose, Wall-e, Matrix, Os incompreendidos, De olhos bem fechados, Her, O Grande Ditador, Mad Max: Fury Road, O mágico de Oz, Requiem para um sonho, Dr Fantástico, Nausicaä do Vale do Vento, Clube da luta, Toy Story, The hunting Ground, Paris is burning...
4,5 | Inovador no plano da linguagem cinematográfica OU do discurso, renova ou arreja um gênero específico; em se tratar de doc, ocupa um grande vazio discursivo | Ex.: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Scott Pilgrim Contra o Mundo, Rurouni Kenshin: Tsuiokuhen, Mulher Maravilha (2009), Monólogos da Vagina, Good bye Lênin, Gravidade, Promessas de um novo mundo, Reze para o diabo voltar para o inferno, Cidade de Deus, Identidade Bourne, Guardiões da Galáxia, Vessel, Citizenfour, O congresso futurista, De volta para o futuro, Moana...
4,0 | Ótimo => boa execução de uma boa ideia, ou ruinzinho mas com imenso valor histórico | Ex.: O Exterminador do futuro, Jackie Brown, Delicatessen, Os outros, Goodfellas, A Onda, O Solista, Diamante de sangue, Becoming Jane, Ao sul da fronteira, Edge of tomorrow, Erin Brokovich, A mulher sem cabeça, Two lovers, O ódio, Libertárias, A troca, Spotlight, O abutre, Shame, O jogo da imitação, A informante, Hard candy, Ex Machina: Instinto Artificial, Perdido em Marte, Para Sempre Alice, Educação, Ginger & Rosa...
3,5 | Razoável => perfeita execução de umas ideias já batidas/nada inovadoras, ou roteiro/direção preguiçosos (como se feito no piloto automático) ou, ainda, uma(s) escorregada(s) (falas, ritmo, trilha sonora, etc.) em alguns pontos ou momentos específicos | Ex.: Vidas ao vento, Comida S.A., O closet, À prova de morte, Hotel Ruanda, What Happened, Miss Simone?, Guerra Mundial Z, Pleasantville - A Vida em Preto e Branco, Harry Potter e a Pedra Filosofal, O Virgem de 40 Anos, A espiã que sabia de menos...
3,0 | Assistível => adaptação muito aquém da obra original, ou proposta legal mas que podia ser melhor executada (ritmo, atuação, trilha sonora, roteiro, diálogo, fotografia, efeitos - ilusórios, práticos e especiais - etc.) | Ex.: Sim senhor!, Histeria, Última parada 174, Jovens loucos e rebeldes, Meia-noite em Paris, Rio, Tron - o legado, A cor púrpura, Patrick 1,5, A Dama na Água, Substitutos, Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Olga, O Hobbit: A Desolação de Smaug, Lucy, Hellboy, Home, Hidden figures...
2,5 | Não-fede-nem-cheira (apenas perda de tempo), ou; os pontos positivos e os negativos acabam se anulando | Ex.: Movimento Browniano, Um gato em Paris, O Estranho Mundo de Jack, O turista, Hitch - conselheiro amoroso, Espanglês, Blade II, Divergente, A proposta, Gad Elmaleh part en live...
2,0 | Desserviço quanto ao conteúdo OU à forma | Ex.: Um sonho possível, Godzilla (2014), Argo, Pitch Perfect, O Destino de Júpiter...
1,5 | Desserviço quanto aos dois planos | Ex: Cine Holliúdy, A fantástica fábrica de chocolate (de Burton), MIB II, A casa das coelhinhas, Batman vs Superman: A Origem da Justiça, Tank Girl, Esquadrão Suicida...
1,0 | Retrocesso para o cinema, ou para um gênero específico, geralmente com um tropo (clichê) mal trabalhado | Ex: Qual seu número?, Se eu fosse você, Quarteto Fantástico (2005), Kingsman: Serviço Secreto, Jovem e Bela, Kick-Ass 2...
0,5 | "My eyes! My eyes!" (tbm conhecido como "vergonha alheia") | Ex.: Deu a louca na Branca de Neve, Mulher-gato, Apocalypto, Demolidor (2003), Elektra (2005), Quarteto fantástico (2015), Lagaan: Era uma Vez na Índia, Cinquenta Tons de Cinza...
=> Também marco como "Não quero ver" séries cujos 3 ou 4 primeiros episódios assisti antes de desistir de vez, ou filmes em situação análoga.
Disponível no/na Mubi: https://mubi.com/films/the-last-stage.