Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > James McAvoy

James McAvoy

Nomes Alternativos: James McAvoy Jr.

7180Número de Fãs

Nascimento: 21 de Abril de 1979 (44 years)

Glasgow, Terras Baixas, Escócia - Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte

James McAvoy, é um ator escocês, com sucesso em Hollywood. Seu desempenho como Nicholas Garrigan, em ''O Último Rei da Escócia/The Last King of Scotland'' (2006), deu a ele, não apenas elogios da crítica, mas também vários prêmios e indicações.

Em 2007, o aclamado pela crítica ''Desejo e Reparação/Atonement'', marcou o avanço na carreira de McAvoy. O filme lhe rendeu uma indicação ao Golden Globe Awards e sua segunda indicação para o BAFTA.

Outro ponto importante na carreira do ator foi como protagonista do filme ''O Procurado/Wanted'' (2008). Ele é mais famoso e conhecido pelo público mais jovem por interpretar o Professor X em ''X-Men: Primeira Classe/X: First Class'' (2011); e e nas sequências ''X-Men: Dias de um Futuro Esquecido/X-Men: Days of Future Past'' (2014); ''X-Men: Apocalipse/X-Men: Apocalypse'' (2016); e ''X-Men: Fênix Negra/Dark Phoenix'' (2019).

BIOGRAFIA

Início de vida e família

James McAvoy Jr., nasceu em Glasgow, Escócia, filho de Elizabeth Johnstone, uma enfermeira psiquiátrica, e James McAvoy Senior, um empreiteiro. Ele foi criado como um católico-romano. Seus pais se divorciaram quando ele tinha sete anos, época difícil para McAvoy. A mãe de McAvoy sofria de problemas de saúde e, posteriormente, decidiu que era melhor que ele fosse viver com seus avós maternos, Mary e o açougueiro James Johnstone, nas proximidades de Drumchapel, de Glasgow em um terraço de concílio. Sua mãe viveu com eles de forma intermitente. Até hoje, o ator visita regularmente seus avós.

Ele tem uma irmã mais jovem e um meio-irmão chamado Donald. McAvoy não tem estado em contato com o pai desde a infância. Segundo seu pai, McAvoy, evitou qualquer contato com ele depois que ele foi morar com a sua nova mulher. No entanto, o ator teve uma boa educação. Ele frequentou a escola secundária St. Thomas Aquinas em Jordanhill, Glasgow, uma escola católica, e brevemente considerado um sacerdócio católico.

Em uma entrevista em 2006, o ator admitiu que parte da razão pela qual ele considerava ser sacerdote, era que ele queria usar isso como desculpa para viajar. Durante os estudos, ele trabalhou em uma padaria local.

VIDA PROFISSIONAL

Início de carreira

McAvoy começou a atuar quando tinha 15 anos de idade em ''The Near Room'' (1995),sua estreia no cinema num pequeno papel. McAvoy, mais tarde admitiu que ele não estava muito interessado em participar do filme, mas foi inspirado a estudar a arte depois de desenvolver sentimentos por sua co-estrela, Alana Brady. Ele continuou a atuar enquanto ainda era membro da PACE Youth Theatre. McAvoy eventualmente se formou na Royal Scottish Academy of Music and Drama em 2000. Durante o início dos anos 2000, McAvoy fez aparições em programas de televisão e começou a trabalhar em filmes. Em 2001, o ator atuou numa peça intitulada ''Out in the Open''. Sua performance na peça como um gay traficante, impressionou tanto o cineasta Joe Wright que ele ofereceu a McAvoy cenas em seus filmes, mas sem sucesso, pois o ator ainda não tinha tal reconhecimento.

Ele atuou também em Privates on Parade no Donmar Warehouse, desta vez chamando a atenção de Sam Mendes. Durante o ano de 2001, o ator apareceu em ''Band of Brothers'', uma minissérie sobre a Segunda Guerra Mundial dos produtores executivos Steven Spielberg e Tom Hanks. Foi mostrado na rede HBO. Ele ganhou a atenção dos críticos em 2002, no telefilme adaptado do livro White Teeth.

Depois de vários trabalhos sem muita relevância, McAvoy dedicou o ano de 2004 para aparecer nas duas primeiras temporadas de ''Shameless'' como Steve McBride, um virtuoso herói do programa vencedor do BAFTA, Channel 4, dando ao ator uma grande oportunidade em sua carreira. A série fez tanto, sucesso que os E.U.A, adaptou uma versão de enorme sucesso de crítica e público, mas com um elenco americano.

Seu sucesso público aconteceu em 2005 com o filme da Walt Disney Pictures, ''As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa/The Chronicles of Narnia: The Lion'', the Witch and the Wardrobe. McAvoy interpretou no filme de aventura e fantasia criado por Andrew Adamson e baseado no livro infantil de C. S. Lewis, como o Mr. Tumnus, um fauno que faz amizade com Lucy Pevensie (interpretada por Georgie Henley) e se junta às forças de Aslan (Liam Neeson). Teve lançamento no Reino Unido em 9 de dezembro. Nas bilheterias do país, o filme estreou na posição de número um, ganhando em torno de £8,7 milhões em 498 cinemas no fim de semana. Mundialmente, Narnia arrecadou £463 milhões, se tornando o 41º filme de maior bilheteria mundial de todos os tempos.

Forrest Whitaker, havia sugerido McAvoy, para o diretor Kevin Macdonald, para fazer o papel de Nicholas Garrigan, em 2006, no filme que recebeu um Oscar da Academia, ''O Último Rei da Escócia/The Last King of Scotland''. McAvoy retratou um médico escocês que se torna o médico pessoal do ditador Idi Amin (interpretado por Whitaker) enquanto estava em Uganda. Embora o filme seja baseado em fatos que realmente aconteceram no governo de Amin, a história é considerada ficcional e adaptada no livro de 1988 que leva o mesmo nome de, de Giles Foden. Ele avaliou seu caráter de ser como um "traidor completamente egoísta". McAvoy estava oprimido, e desmaiou durante a sua primeira tomada, da qual seria a cena mais difícil para ele interpretar, a tortura de Nicolas. McAvoy foi indicado para Melhor Ator do ano pela própria BAFTA Awards da Escócia, onde o filme conseguiu o maior número de indicações, e recebeu uma indicação para o BAFTA Award de Melhor Ator Coadjuvante, embora ele seja um dos dois protagonistas do filme, e o Oscar de Ator, para Whitaker. O filme em si, saiu com três vitórias, incluindo o de Filme Britânico do Ano. O filme foi acompanhado por elogios pelo desempenho de McAvoy e Forrest Whitaker.

Outro papel de destaque na carreira de McAvoy, foi em ''Desejo e Reparação/Atonement'', adaptação de 2007 criada por Joe Wright, inspirada no livro de mesmo nome, de Ian McEwan. O filme de guerra romântica, que incide sobre a vida dos amantes Cecilia e Robbie (Keira Knightley e McAvoy) sendo dilacerada após sua irmã mais nova, ciumenta (Saoirse Ronan), o acusa falsamente de um crime. Ao ler o roteiro, McAvoy considerou que "se eu não fizer a parte que eu estou lendo o livro, vai ser devastador. É um papel incrível e eu realmente adorei". McAvoy chamou o filme de "incrivelmente triste", mas que considera ser uma experiência edificante. Ele também declarou que esperava que os telespectadores fossem ficar "absolutamente devastados e horrorizados". ''Desejo e Reparação'' estreou no Toronto International Film Festival de 2007, onde foi um dos mais aclamados filmes apresentados, e no Festival de Veneza. ''Atonement'', foi um grande contendor de prêmios; foi indicado para catorze BAFTAs e sete Oscars da Academia. McAvoy e Knightley, foram ambos, indicados por suas performances no 65º Golden Globe Awards. Ganhou o Prêmio de Revelação no Cannes Film Festival.

Um dos maiores destaques na carreira de McAvoy foi protagonizar, ao lado de Angelina Jolie e Morgan Freeman, o filme ''O Procurado/Wanted'' (2008), um filme de ação aonde ele interpretava o personagem Wesley Gibson, um preguiçoso jovem norte-americano que descobre que é herdeiro de um legado de assassinos. O filme foi um sucesso.

Também apareceu no teatro em 2009 no Teatro Apollo, na peça ''Three Days of Rain''. Ele aceitou fornecer sua voz ao personagem masculino principal em ''Gnomeu e Julieta/Gnomeo & Juliet'' (2011), um filme animado baseado na história de William Shakespeare, Romeu e Julieta. No drama histórico de Robert Redford, ''Conspiração Americana/The Conspirator'' (2011), McAvoy interpretou o papel de um herói de guerra idealista que relutantemente defende um co-conspirador do assassinato de Abraham Lincoln.

Em meados de 2010, McAvoy foi escalado para o papel do super-herói telepático Professor X, líder e fundador do X-Men, em ''X-Men: Primeira Classe/X-Men: First Class''. Se juntou a um time de elenco que contava com Michael Fassbender, Nicholas Hoult e Kevin Bacon. Baseado na Marvel Comics, e uma franquia da série de filmes, se concentra principalmente durante a crise dos mísseis de Cuba, e foca também na relação do Professor X e o Magneto, mostrando a origem do grupo. McAvoy admitiu que não estava familiarizado com os quadrinhos quando criança, mas disse ser um fã dos desenhos animados desde os 10 anos de idade. Lançado no Reino Unido em 1 de junho, First Class liderou a bilheteria vendendo cerca de £5 milhões de ingressos durante sua semana de estreia. First Class também recebeu críticas favoráveis. James McAvoy visitou o Brasil em Maio de 2014, onde participou do ''X-Men: Dias de um Futuro Esquecido/X-Men: Days of Future Past''; para promover o terceiro filme da franquia, ''X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido''. Durante sua aparição no tapete vermelho, o ator afirmou ao canal de entrevistas Miss Backstage que gostaria de ter o poder mutante de deixar todos à sua volta excitados.

Em 2016, ele interpretou Kevin Wendell Crumb, um homem com 23 personalidades alternativas, no filme ''Fragmentado/Split'', de M. Night Shyamalan, pelo qual recebeu aclamação da crítica, e mais tarde reprisou o papel para a sequência ''Vidro/Glass'' (2019).

Caridade

Desde que filmou ''O Último Rei da Escócia'', McAvoy, ficou muito preocupado com o povo de lá, principalmente as crianças, ele ajudou a arrecadar dinheiro para a Uganda, para crianças carentes do Retrak, uma organização que atende crianças de ruas à encontrarem suas famílias. Além disso, McAvoy é uma celebridade defensora da British Red Cross, com quem viajou para Uganda para sensibilizar os projetos por lá, ele ajuda algumas instituições de caridade por lá.

Em fevereiro de 2007, ele visitou o norte de Uganda e passou quatro dias vendo projetos apoiados pela British Red Cross. O ator viajou para acampamentos em favor de pessoas com problemas psicológicos, que foram expulsos de suas casas.

Lá, McAvoy viu os trabalhos de salvamento sendo realizados por funcionários e voluntários. "É incrível pensar que algumas das pessoas que conheci foram nesses acampamentos por cinco, dez, às vezes quinze anos. As condições nos acampamentos eram terríveis e é horrível pensar que isso vem acontecendo há muito tempo, e que tão poucas pessoas realmente sabem sobre tal coisa.

O Red Cross está fornecendo suporte essencial para aqueles nos acampamentos e também para aqueles que estão começando a voltar para casa".

Cônjuge: Lisa Liberati (desde 2022), Anne-Marie Duff (de 2006 a 2016)
Filho: Brendan McAvoy

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.