CONSIDERAÇÕES SOBRE 2015:
(Mas antes, a Soundtrack: https://www.youtube.com/watch?v=mjpNv-kJ7SI )
2015 não foi um bom ano para o cinema. São poucos os filmes que terminam e ficam na sua cabeça por mais tempo. Dos exemplares do Oscar, somente Birdman e Whiplash são dignos de nota. E até mesmo o cinema nacional, maravilhoso em 2014, decepcionou desta vez com só um filme realmente espetacular: Que Horas Ela Volta?
2015 também foi o ano em que não gostei de um filme do Noah Baumbach, já que Mistress America mais parece mais uma colagem irritante de todos os elementos de seus filmes anteriores.
Mas pior do ver o Baumbach fazer filme ruim é ver Cameron Crowe fazer filme ruim. Aloha é simplesmente patético. Crowe perdeu a mão.
Pelo menos do lado dos Blockbuster 2015 se mostrou tão interessante quanto ano passado: Star Wars, Divertida Mente, Jogos Vorazes, Missão Impossível, Jurrassic World, Cinderela e, claro, o glorioso Mad Max, que com todos os cenários grandiosos, efeitos práticos e carros explodindo conseguiu se converter em uma grande pilha de nada.
Aliás, aqui estão meus pensamentos sobre o novo filme de Jorge Milton: http://filmow.com/comentarios/5620541/
E por último, mas não menos importante, O Destino de Júpiter, que certamente foi a obra mais criativa e ousada a ser exibida nos cinema neste ano de 2015, provando mais uma vez o nível das mentes brilhantes dos irmãos Wachowski, que ainda esse ano entregaram a obra prima máxima da tv: Sense 8.
Mais subestimados que os wachowski só mesmo o Shyamalan, que este ano fez um filme que não foi considerado ruim pelos meros mortais. O que a maioria não entende é que nunca houve essa tal "decadência" do diretor. mas sim, A Visita é ótimo.
Como moro no Brasil e não nos EUA, não considerei os lançamentos que provavelmente farão parte do Oscar 2016, como Revenant e Os Oito Odiados, simplesmente porque não os vi. Também não vi o novo Alvin e os Esquilos, filme que teria grandes chances de ocupar algumas das primeiras colocações.
Mas dos que foram exibidos em terras brasileiras e estão cotados para prêmios, posso destacar Perdido em Marte (Ridley Scott em boa forma) e Ponte dos Espiões (Spielberg em boa forma, mas sem conseguir evitar a pieguice e melodrama).
Sendo assim, é uma pena que "O Fim da Turnê" não tenha estreado no Brasil este ano, pois certamente ocuparia o primeiro lugar da lista, bem como o novo de Judd Apatow, "Trainwreck", que é uma pequena obra prima da comédia.
Top 10 - Melhores Filmes do Ano:
1. O Destino de Júpiter
2. O Ano Mais Violento
3. Vício Inerente
4. Que Horas Ela Volta?
5. Corrente do Mal
6. Divertida Mente
7. Cassia Eller
8. Cobain: Montage of Heck
9. Star Wars
10. Leviatã
Top 10 - Piores Filmes de 2015:
1. Trocando os Pés
2. 50 Tons de Cinza
3. Nocaute
4. The Green Inferno
5. Mad Max
6. Aloha
7. Atividade Paranormal 47
8. Kingsman
9. Luís de Souza
10. Hitman
*** A lista abaixo contém os 28 melhores filmes de 2015.