- Birdman: 9 (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia, Melhor Roteiro Original);
- O Grande Hotel Budapeste: 9 (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem e Penteado);
- O Jogo da Imitação: 8 (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Design de Produção, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem);
- Boyhood: 6 (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Roteiro Original);
- Sniper Americano: 6 (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Adaptado);
- Whiplash: 5 (Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Montagem, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Adaptado);
- A Teoria de Tudo: 5 (Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado);
- Foxcatcher: 5 (Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem e Penteado);
- Interestelar: 5 (Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Trilha Sonora);
- Mr. Turner: 4 (Melhor Design de Produção, Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora);
- Caminhos da Floresta: 3 (Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino);
- Invencível: 3 (Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia);
- Selma: 2 (Melhor Filme, Melhor Canção Original);
- Livre: 2 (Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante);
- Guardiões da Galáxia: 2 (Melhores Efeitos Visuais, Melhor Maquiagem e Penteado);
- Vício Inerente: 2 (Melhor Figurino, Melhor Roteiro Adaptado);
- Ida: 2 (Melhor Fotografia, Melhor Filme Estrangeiro);
- O Abutre: 1 (Melhor Roteiro Original);
- Dois Dias, Uma Noite: 1 (Melhor Atriz);
- Para Sempre Alice: 1 (Melhor Atriz);
- Garota Exemplar: 1 (Melhor Atriz);
- O Juiz: 1 (Melhor Ator Coadjuvante);
- Operação Big Hero: 1 (Melhor Animação);
- Os Boxtrolls: 1 (Melhor Animação);
- Como Treinar o Seu Dragão 2: 1 (Melhor Animação);
- Song of the Sea: 1 (Melhor Animação);
- O Conto da Princesa Kaguya: 1 (Melhor Animação);
- Citizenfour: 1 (Melhor Documentário);
- Finding Vivian Maier: 1 (Melhor Documentário);
- Last Days in Vietnam: 1 (Melhor Documentário);
- O Sal da Terra: 1 (Melhor Documentário);
- Virunga: 1 (Melhor Documentário);
- Crisis Hotline: Veterans Press 1: 1 (Melhor Documentário de Curta-Metragem);
- Joanna: 1 (Melhor Documentário de Curta-Metragem);
- Our Curse: 1 (Melhor Documentário de Curta-Metragem);
- The Reaper (La Parka): 1 (Melhor Documentário de Curta-Metragem);
- White Earth: 1 (Melhor Documentário de Curta-Metragem);
- Uma Aventura Lego: 1 (Melhor Canção Original);
- Beyond the Lights: 1 (Melhor Canção Original);
- Begin Again: 1 (Melhor Canção Original);
- Glen Campbell... I'll Be Me: 1 (Melhor Canção Original);
- Aya: 1 (Melhor Curta-Metragem);
- Boogaloo and Graham: 1 (Melhor Curta-Metragem);
- Butter Lamp: 1 (Melhor Curta-Metragem);
- Parvaneh: 1 (Melhor Curta-Metragem);
- The Phone Call: 1 (Melhor Curta-Metragem);
- The Bigger Picture: 1 (Melhor Curta de Animação);
- The Dam Keeper: 1 (Melhor Curta de Animação);
- O Banquete: 1 (Melhor Curta de Animação);
- Me and My Moulton: 1 (Melhor Curta de Animação);
- A Single Life: 1 (Melhor Curta de Animação);
- O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos: 1 (Melhor Edição de Som);
- Capitão América 2: O Soldado Invernal: 1 (Melhores Efeitos Visuais);
- Planeta dos Macacos: O Confronto: 1 (Melhores Efeitos Visuais);
- X-Men: Dias de um Futuro Esquecido: 1 (Melhores Efeitos Visuais);
- Malévola: 1 (Melhor Figurino);
- Leviatã: 1 (Melhor Filme Estrangeiro);
- Tangerines: 1 (Melhor Filme Estrangeiro);
- Timbuktu: 1 (Melhor Filme Estrangeiro);
- Relatos Selvagens: 1 (Melhor Filme Estrangeiro);
Obs.: Fiquei muito feliz com o reconhecimento de Whiplash e O Grande Hotel Budapeste, filmes que achei que seriam menosprezados em várias categorias como aconteceu com O Abutre: garantindo uma categoria somente em Melhor Roteiro Original, o filme foi totalmente menosprezado quanto a atuação de Jake Gyllenhaal, Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som, talvez um Melhor Filme. Fiquei triste também com a não-indicação de A Ilha dos Milharais dentre os melhores filmes estrangeiros. No entanto, tivemos uma despolarização das animações americanas, dando espaço a uma animação japonesa e outra irlandesa (do mesmo diretor de O Segredo de Kells). Não cheguei a ver todos os filmes, mas dos que vi ainda acrescento Laura Dern, de Wild, não ter merecido a indicação (qualquer coadjuvante de Garota Exemplar dava um pau nela), além de Sniper Americano ter sido o maior filme superestimado destas indicações.