Esta lista está sujeita a alterações, obviamente. Porém, até o momento estes foram os filmes que mais me agradaram.
Realmente não tenho uma explicação para as posições. Sei que tem filmes superiores tecnicamente e/ou até em quesitos como desempenho do elenco, direção e roteiro que aparecem abaixo de filmes mais discretos. Contudo, levo apenas em consideração os quais me fizeram refletir de alguma forma e por um bom tempo martelaram na minha mente.
1º CONTA COMIGO
1986/EUA/drama-aventura/Rob Reiner
2º 2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO
1968/UK/drama-ficção-suspense/Stanley Kubrick
3º 12 HOMENS E UMA SENTENÇA
1957/EUA/drama/Sidney Lumet
4º METRÓPOLIS
1927/Alemanha/drama-ficção/Fritz Lang
5º LARANJA MECÂNICA
1971/EUA-UK/drama-ficção/Stanley Kubrick
6º O GRANDE DITADOR
1940/EUA/guerra-drama-comédia/Charlie Chaplin
7º O MÁGICO DE OZ
1939/EUA/fantasia-musical/Victor Fleming-Mervyn LeRoy-Norman Taurog-George Cukor
8º SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
1989/EUA/drama/Peter Weir
9º LUZES DA RIBALTA
1952/EUA/drama/Charlie Chaplin
10º GOD BLESS AMERICA
2011/EUA/drama-comédia-ação/Bobcat Goldthwait