Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Richard Harrison (II)
8Número de Fãs

Nascimento: 26 de Maio de 1935 (88 years)

Salt Lake City, Utah - Estados Unidos da América

É um ator americano e, ocasionalmente, escritor, diretor e produtor.

Harrison foi muito prolífico e trabalhou com a maioria dos nomes mais conhecidos dos filmes B europeus durante os anos 1960 e 1970, ramificando-se para filmes de exploração filmados em todo o mundo no início dos anos 1970.

Ele trabalhou com diretores que vão desde nomes consagrados como Antonio Margheriti e Marino Girolami até diretores infames do filme Z como Paolo Solvay, Godfrey Ho e Alfonso Brescia. As co-estrelas de Harrison variam de estrelas maiores e menores da época, como Anita Ekberg, Michèle Mercier, Klaus Kinski, Fernando Sancho e Helmut Berger, a obscuros atores cult como Mike Monty e Romano Kristoff.

Juventude
Nascido em Salt Lake City, Utah, Harrison partiu para Los Angeles aos 17 anos, onde primeiro encontrou trabalho nas academias Vic Tanny e Bert Goodrich. Muitas pessoas que trabalham na indústria cinematográfica treinaram na academia e esses encontros levaram Harrison a estudar atuação. Em 1961 ele se casou com Loretta Nicholson, filha do co-chefe da American International Pictures, James H. Nicholson.

Aparições em filmes americanos
Ele apareceu em uma produção teatral de Santa Monica, depois na TV e em pequenos papéis em longas-metragens. Harrison trabalhou na Twentieth Century Fox sob o comando do treinador de atuação Sandy Meiser, onde fez uma aparição no início do Pacífico Sul junto com Tom Laughlin e Ron Ely. Ele acabou assinando um contrato de três filmes com a American International Pictures, que o levou para a Itália, onde permaneceu por quase três décadas, aparecendo em filmes de espadas e sandálias, depois filmes Eurospy e westerns spaghetti. Os estudos formais de atuação colocaram Harrison à parte de outros atores americanos musculosos que trabalharam na Itália no início dos anos 1960, como Brad Harris e Steve Reeves, com quem ele costuma se reunir.

1960 filmes europeus
Harrison mudou-se para a Itália no início dos anos 1960 com sua primeira esposa Loretta, inicialmente em um contrato de três filmes com o produtor Italo Zingarelli. Ele permaneceu na Itália e se tornou uma estrela principal em filmes de espadas e sandálias, filmes Eurospy e, posteriormente, westerns spaghetti. Seu primeiro filme italiano e primeiro papel principal foi em O Gladiador Invencível (1962), dirigido por Alberto De Martino e Antonio Momplet. Indiscutivelmente o filme mais conhecido de Harrison de seu início de carreira é o western Gunfight at Red Sands ( Duello nel Texas ), dirigido por Ricardo Blasco em 1963. Gunfight at Red Sandstambém é notável por ser o primeiro western italiano a apresentar uma trilha sonora de Ennio Morricone. Harrison recusou Sergio Leone 's um punhado de dólares e recomendou Clint Eastwood para o papel. Harrison brincou que foi sua maior contribuição para o cinema.

O filme Joko - Invoca Dio... e muori a.ka Vengeance, de 1968, dirigido por Antonio Margheriti, é outro favorito dos fãs de spaghetti western. O filme Secret Agent Fireball de Luciano Martino de 1965, o primeiro filme Eurospy de Harrison, também é frequentemente citado como seu melhor filme no gênero, e um de seus melhores filmes anteriores. Ele novamente desempenhou o papel do agente da CIA Fleming na seqüência Killers Are Challenged em 1966.

O ator italiano Bruno Piergentili, que fez longas-metragens europeus nesse período, recebeu o nome de "Dan Harrison", talvez para evocar o nome de Richard.

1970 filmes de exploração
A carreira de Harrison diminuiu lentamente na década de 1970, na mesma proporção em que o faroeste espaguete morreu. Ele começou a aparecer em filmes de baixo orçamento rodados em todo o mundo: No Egito ( Você Pode Fazer Muito com 7 Mulheres (1971), com os Irmãos Shaw em Hong Kong no papel-título de Marco Polo (1975) e interpretando o Comandante alemão von Waldersee em The Boxer Rebellion (1976). Harrison trabalhou na Turquia ( The Godfather's Friend, 1972), dirigido por Farouk "Frank" Agrama, e como o Sgt. Taylor em um filme de guerra iugoslavo, o esforço de 1979 Pakleni otok, dirigido por Vladimir Tadej.

Ele fez a maior parte de seus filmes dos anos 70 de melhor qualidade durante a primeira metade da década, como o western spaghetti cômico Due Fratelli a.ka Two Brothers in Trinity (1972), que também dirigiu. Sua co-estrela em Due Fratelli foi o ator irlandês-americano Donald O'Brien, outro veterano dos filmes B italianos. Harrison e O'Brien interpretaram dois irmãos separados que voltaram depois de receber uma herança, Harrison um "amável ladino", O'Brien um piedoso mórmon. Harrison quer gastar seu dinheiro na construção de um bordel, e as aventuras cômicas no espírito do hit de Terence Hill / Bud Spencer My Name is Trinity (1971) se seguem.

Outros filmes notáveis ​​do início dos anos 70 foram Os leopardos de Churchill (1970), dirigido por Maurizio Pradeaux e também estrelado por Giacomo Rossi Stuart e Klaus Kinski, no qual Harrison teve um papel duplo; Acquasanta Joe (1971), dirigido por Mario Gariazzo e estrelado por Ty Hardin e Lincoln Tate, um western medíocre que vale a pena mencionar por ter Harrison escalado contra o tipo como vilão; e Cave seu túmulo, amigo... Sabata's Coming (1971), dirigido por Juan Bosch, um faroeste animado pela presença do ator espanhol Fernando Sancho. Harrison atuou em vários filmes com Sancho, o arquétipo do bandido mexicano de paella e spaghetti westerns, a maioria dos quais produzidos e / ou dirigidos por Ignacio F. Iquino.

Um dos filmes de Harrison de maior sucesso na segunda metade dos anos 70 foi o thriller policial italiano La Belva Col Mitra (1977) também conhecido como Besta com uma arma, dirigido por Sergio Grieco, também estrelado por Helmut Berger e Marisa Mell. Harrison fez o papel do comissário de polícia Giulio Santini, com Berger como o criminoso psicótico Nanni Vitali, decidido a matar Santini e todos os que testemunharam contra ele no tribunal. Embora La Belva Col Mitra não seja um clássico, é um filme bem dirigido e o contraste entre o estilo subestimado de Harrison e a performance maníaca de Berger trabalha a seu favor. No entanto, La Belva Col Mitranão é isento de controvérsia. Aparentemente, a pedido de Berger, as cenas de Harrison foram cortadas no filme. Para curiosidades adicionais, uma cena de La Belva Col Mitra aparece na TV no filme Jackie Brown de Quentin Tarantino (1997).

Provavelmente a curiosidade mais interessante da filmografia de Harrison nos anos 70 é o filme L'Explosion, de 1971, dirigido por Marc Simenon (filho de Georges Simenon ) e co-estrelado por Mylène Demongeot. O filme de artes marciais / espionagem de 1978 Desafio do Tigre também é curioso, mesmo que apenas pela presença do imitador de Bruce Lee, Bruce Le (que também dirigiu o filme, com a ajuda não creditada de Paolo Solvay ), a estrela do softcore europeu Nadiuska e filho de Harrison Sebastian.

Década de 1980 Z-filmes
Na década de 1980, Harrison se viu encalhado principalmente em filmes de ação B feitos nas Filipinas e em Hong Kong. Embora geralmente considerado o ponto mais baixo da carreira de Harrison, alguns de seus filmes dos anos 80 ganharam um público cult.

Nas Filipinas, Harrison atuou em cinco atores de orçamento ultrabaixo, melhor classificados como filmes Z, produzidos por KY Lim para a Silver Star Film Company (chamada Kinavesa nas Filipinas). Três, Fireback, Hunter's Crossing and Blood Debts (1983), foram dirigidos por Teddy Page, e dois, Intrusion Cambodia (1984) e Rescue Team por John Gale. Todos eram ruins, mas os três filmes de Página eram excepcionalmente, misturando violência quase sádica com ingenuidade infantil e entusiástica que lembra os filmes de Ed Wood. Nos livrosGods In Polyester e Gods In Spandex, Harrison afirma que escreveu alguns dos roteiros dos filmes filipinos praticamente da noite para o dia, usando um pseudônimo. Oroteiro de Fireback que Harrison escreveu é creditado a "Timothy Jorge", um pseudônimo geralmente usado por Don Gordon Bell, um dos atores americanos expatriados que trabalham para Silver Star. Harrison também menciona que osfilmes de Silver Star em que ele atuou não tinham roteiros de filmagem completos e muitas cenas foram improvisadas no local, o que contribuiu para sua narrativa desconexa.

A Silver Star reciclou o mesmo grupo de atores americanos e europeus expatriados de filme para filme, todos os quais apareceram nos veículos Harrison. Mike Monty, um velho conhecido de Harrison dos tempos italianos que havia migrado para o arquipélago, James Gaines, Romano Kristoff, Bruce Baron, Ann Milhench e outros. Harrison fez amizade com Kristoff, um dos principais atores do Silver Star, e mais tarde o convidou para ir à Itália para atuar em um filme que ele produziu e dirigiu, Three Men on Fire (1986).

Na época em que foram feitos, a baixa qualidade dos filmes filipinos prejudicou a reputação de Harrison. Ao longo dos anos, eles atraíram algum interesse de culto no fandom de filmes ruins. Embora ele se lembre de Teddy Page com carinho, Harrison não tem muitas palavras gentis para Lim e trabalhar para Silver Star.

Em Hong Kong, Harrison estrelou o que deveria ser um pequeno número de filmes "ninjas" de artes marciais de baixo orçamento, dirigidos pelo cineasta chinês Godfrey Ho, com quem já estava familiarizado por ter trabalhado para os irmãos Shaw nos anos 1970. No entanto, Ho mais tarde reeditou suas cenas em vários outros filmes em um estilo de filmagem recortar e colar que desde então o tornou famoso. Harrison se tornou a estrela relutante de quase uma dúzia de filmes diferentes, com títulos como Ninja Terminator, Cobra vs. Ninja, Golden Ninja Warrior e Diamond Nínja Force. Como as produções Silver Star, os filmes "ninja" desde então se tornaram filmes cult. Aborrecido com o resultado, Harrison voltou para os Estados Unidos.

Em 1991, Harrison interpretou Jack Roth no drama Lies of the Twins, ao lado de Aidan Quinn, Isabella Rossellini e Iman. Dirigido por Tim Hunter, grande parte do filme foi filmado na casa de Harrison à beira-mar em Malibu. O filme foi geralmente bem recebido pela crítica após o lançamento.

Harrison subsequentemente desacelerou seu trabalho no cinema nos anos seguintes. Seus últimos filmes até agora foram o thriller erótico de 1993 Angel Eyes e o filme de 2000 Jerks. Angel Eyes foi dirigido pelo prolífico diretor de fotografia / diretor Gary Graver, e estrelou Erik Estrada, John Phillip Law e Monique Gabrielle.

Alguns dos filmes mais notáveis ​​na carreira posterior de Harrison foram o filme marroquino Amok (1982) e Dark Mission (1987), do amado e odiado diretor espanhol Jesús Franco. Este último pode não ser muito melhor do que os filmes filipinos de Harrison em termos de qualidade, mas teve um elenco mais interessante do que o normal com Christopher Lee, Christopher Mitchum e a estrela de cinema adulto francesa Brigitte Lahaie (também conhecida por aparecer em filmes de terror de Jean Rollin ).

Um dos poucos papéis sérios que Harrison interpretou na década de 1980 foi o do presidente americano Andrew Johnson na produção iraniana Hajji Washington de Ali Hatami. O filme foi concluído em 1982, mas não foi exibido no Irã até 1998.

Desde então, ele fundou uma empresa de eletrônicos multissistema, agora extinta, chamada Gladiator Electronics, com seu filho Sebastian.

Este site usa cookies para oferecer a melhor experiência possível. Ao navegar em nosso site, você concorda com o uso de cookies.

Se você precisar de mais informações e / ou não quiser que os cookies sejam colocados ao usar o site, visite a página da Política de Privacidade.