Julianne Moore nunca esteve tão sofisticada quanto aqui. Um look casual dela deve ser mais caro que todo o meu guarda-roupa. Seria melhor se originalmente a Valentino tivesse viabilizado um comercial de 5 minutos.
Acabo de assistir no 10.o MyFrenchFilmFestival e fiquei extremamente surpreso (e satisfeito) em saber que ele é um dos cinco títulos na seleção de indicados ao Oscar 2020 de melhor curta-metragem de ficção. Bela arquitetura de tensão e de conexões momentâneas que se estabelecem em situações de risco e opressão. Delphine Girard merece um debute em longa-metragem.
Poucos cineastas conseguem prever o próprio fim e, ao mesmo tempo, entregar um canto do cisne que repercuta esse sentimento. Seria “Me Leva Pra Casa” uma analogia sobre o ciclo da vida, acompanhando um objeto circular que quica em degrau em degrau até o seu destino final?
De caráter experimental, o curta-metragem de Clarissa Campolina acompanha o trajeto de uma criatura disforme em um ambiente de constantes mudanças climáticas, sempre enfatizando a presença dos quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Atmosférico, há um comentário particularmente feminino, com a personagem paulatinamente ganhando os traços da bailarina e artista visual Tana Guimarães. Como o esperado, a fotografia de Ivo Lopes Araújo é um deleite.
Promissora a estreia de Fellipe Fernandes. Nascido em Olinda e formado em jornalismo, Fellipe parece influenciado por esse cinema de sugestões sobrenaturais que vem ganhando cada vez mais adeptos – “O Som ao Redor” é uma influência evidente. Vivida por Nash Laila, Raquel é uma jovem desesperada para abandonar com a família o prédio em que vivem, que tem riscos de desabar. Há algo de muito perturbador em uma ação extrema nos minutos finais, além do sentimento de que a premissa renderia um bom longa-metragem.
Primeiro curta-metragem da carreira de Park Chan-wook após a realização de dois longas que o próprio cineasta reconheceu que ninguém viu, "Simpan" acompanha alguns indivíduos diante do cadáver de uma moça em um necrotério. Há um casal que confirma ela, morta em um terremoto, como a filha desaparecida, mas as coisas não são como parecem. O cineasta sul coreano capricha no humor negro (a cena de um funcionário pegando uma cerveja no freezer de necrotério é impagável) e a conclusão é excelente.
"Simpan" pode ser visto no Youtube com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=jopaj4xYMnQ
Curta-metragem em preto e branco produzido em 1954, é o primeiro trabalho do cineasta francês Louis Malle, que investe em um humor que se apresentaria esporadicamente na obra do realizador. Com um título que referencia uma música do saxofonista americano Charlie Parker, o curta é um trabalho de aquecimento de Malle, debutando maravilhosamente como diretor de longa-metragem quatro anos depois com o noir "Ascensor para o Cadafalso".
"Crazeologie" pode ser visto no Youtube com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=9EjeaG-PheQ
Curta-metragem quase notável que já demostra a riqueza estética hoje preservada por Lars von Trier, bem como sua persona: além da protagonista em dúvida em tomar um avião (sabe-se que o cineasta se recusa a realizar suas viagens neste meio de locomoção), há um jogo em que a escuridão é bem-vinda e a luz é inimiga.
Obra quase impossível de ser analisada devido ao fato de ser inacabada, "Something's Got to Give" estava sendo filmado quando Marilyn Monroe veio a falecer. Vale unicamente para ver a estrela diante das câmeras pela última vez, o que rende uma amostra de seu bumbum (isso em 1962) e o seu último take no cinema, de devastar qualquer fã.
Com esplêndida fotografia em preto e branco e com música apropriadamente inserida na narrativa, o curta-metragem "Swimmer" prova que Lynne Ramsay é uma das cineastas mais interessantes no que diz respeito ao cinema moldado por imagens de impacto.
- Ela não entrou na pré-escola certa. O que significa que ela não poderá entrar numa boa escola privada. O que significa que ela não entrará em uma boa faculdade. E ela não terá um bom emprego. Quero dizer, ela tem três anos e a sua vida está acabada.
Spike Jonze sempre impoe uma perspectiva diferente sobre as coisas. Não à toa, é considerado um dos mais pirados realizadores do cinema americano. Ainda assim, o roteiro aqui é cheio de soluções fáceis apenas para preservar o quão apaixonado estava o protagonista ao ponto de fazer todos aqueles sacrifícios para a sua amada.
The Staggering Girl
2.9 22 Assista AgoraJulianne Moore nunca esteve tão sofisticada quanto aqui. Um look casual dela deve ser mais caro que todo o meu guarda-roupa. Seria melhor se originalmente a Valentino tivesse viabilizado um comercial de 5 minutos.
Uma Irmã
4.2 52Acabo de assistir no 10.o MyFrenchFilmFestival e fiquei extremamente surpreso (e satisfeito) em saber que ele é um dos cinco títulos na seleção de indicados ao Oscar 2020 de melhor curta-metragem de ficção. Bela arquitetura de tensão e de conexões momentâneas que se estabelecem em situações de risco e opressão. Delphine Girard merece um debute em longa-metragem.
Me Leve Pra Casa
3.3 2Poucos cineastas conseguem prever o próprio fim e, ao mesmo tempo, entregar um canto do cisne que repercuta esse sentimento. Seria “Me Leva Pra Casa” uma analogia sobre o ciclo da vida, acompanhando um objeto circular que quica em degrau em degrau até o seu destino final?
+ www.wp.me/p3nUMG-59L
Solon
3.9 3De caráter experimental, o curta-metragem de Clarissa Campolina acompanha o trajeto de uma criatura disforme em um ambiente de constantes mudanças climáticas, sempre enfatizando a presença dos quatro elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Atmosférico, há um comentário particularmente feminino, com a personagem paulatinamente ganhando os traços da bailarina e artista visual Tana Guimarães. Como o esperado, a fotografia de Ivo Lopes Araújo é um deleite.
+ www.wp.me/p3nUMG-54t
O Delírio é a Redenção dos Aflitos
4.0 9Promissora a estreia de Fellipe Fernandes. Nascido em Olinda e formado em jornalismo, Fellipe parece influenciado por esse cinema de sugestões sobrenaturais que vem ganhando cada vez mais adeptos – “O Som ao Redor” é uma influência evidente. Vivida por Nash Laila, Raquel é uma jovem desesperada para abandonar com a família o prédio em que vivem, que tem riscos de desabar. Há algo de muito perturbador em uma ação extrema nos minutos finais, além do sentimento de que a premissa renderia um bom longa-metragem.
+ www.wp.me/p3nUMG-54g
Contagem
3.3 4A estrutura fragmentada tenta conferir alguma autenticidade à narrativa, mas o resultado infelizmente é mais do mesmo.
Acessem: http://cineresenhas.com.br/
Quinze
3.9 20Curta com uma delicadeza sem igual e Karine Teles é daquelas atrizes que carregam um peso enorme somente no olhar. Belíssimo.
Acessem: http://cineresenhas.com.br/
Judgement
3.7 18Primeiro curta-metragem da carreira de Park Chan-wook após a realização de dois longas que o próprio cineasta reconheceu que ninguém viu, "Simpan" acompanha alguns indivíduos diante do cadáver de uma moça em um necrotério. Há um casal que confirma ela, morta em um terremoto, como a filha desaparecida, mas as coisas não são como parecem. O cineasta sul coreano capricha no humor negro (a cena de um funcionário pegando uma cerveja no freezer de necrotério é impagável) e a conclusão é excelente.
"Simpan" pode ser visto no Youtube com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=jopaj4xYMnQ
Acessem: http://cineresenhas.com.br/
Crazeologie
3.2 3Curta-metragem em preto e branco produzido em 1954, é o primeiro trabalho do cineasta francês Louis Malle, que investe em um humor que se apresentaria esporadicamente na obra do realizador. Com um título que referencia uma música do saxofonista americano Charlie Parker, o curta é um trabalho de aquecimento de Malle, debutando maravilhosamente como diretor de longa-metragem quatro anos depois com o noir "Ascensor para o Cadafalso".
"Crazeologie" pode ser visto no Youtube com legendas em inglês: https://www.youtube.com/watch?v=9EjeaG-PheQ
Acessem: http://cineresenhas.com.br/
Nocturne
3.3 60Curta-metragem quase notável que já demostra a riqueza estética hoje preservada por Lars von Trier, bem como sua persona: além da protagonista em dúvida em tomar um avião (sabe-se que o cineasta se recusa a realizar suas viagens neste meio de locomoção), há um jogo em que a escuridão é bem-vinda e a luz é inimiga.
Acessem: http://cineresenhas.com.br/
Something's Got to Give
4.1 53Obra quase impossível de ser analisada devido ao fato de ser inacabada, "Something's Got to Give" estava sendo filmado quando Marilyn Monroe veio a falecer. Vale unicamente para ver a estrela diante das câmeras pela última vez, o que rende uma amostra de seu bumbum (isso em 1962) e o seu último take no cinema, de devastar qualquer fã.
Acessem: www.cineresenhas.com.br
Mamá
3.6 311 Assista AgoraTenebroso e o ponto de origem para um longa-metragem primoroso.
Swimmer
4.2 15Com esplêndida fotografia em preto e branco e com música apropriadamente inserida na narrativa, o curta-metragem "Swimmer" prova que Lynne Ramsay é uma das cineastas mais interessantes no que diz respeito ao cinema moldado por imagens de impacto.
Sons de uma Cidade que Eu Amo
3.6 24- Ela não entrou na pré-escola certa. O que significa que ela não poderá entrar numa boa escola privada. O que significa que ela não entrará em uma boa faculdade. E ela não terá um bom emprego. Quero dizer, ela tem três anos e a sua vida está acabada.
A Velha a Fiar
4.2 69Juro que não conhecia a canção. Gostei. ;-)
O Grande Roubo do Trem
3.8 185Cena final antológica.
Sobre Rodas
3.9 15Vale por uma ou outra gague visual.
Estou Aqui
4.2 732Spike Jonze sempre impoe uma perspectiva diferente sobre as coisas. Não à toa, é considerado um dos mais pirados realizadores do cinema americano. Ainda assim, o roteiro aqui é cheio de soluções fáceis apenas para preservar o quão apaixonado estava o protagonista ao ponto de fazer todos aqueles sacrifícios para a sua amada.
Hotel Chevalier
3.8 195Bacaninha, apesar de todo um jeitão "cabeça" que acho quase insuportável na filmografia de Wes Anderson.
The Big Shave
4.0 86Perturbador.
One Froggy Evening
4.2 9Adorei o sapo.
Como Fazer um Curta Experimental, Cult e Pseudo-Intelectual
3.5 103Muito engraçado!
O Padre Voador
2.8 61Curta-metragem regular que serve como exercício para um cineasta que se mostrou notável a partir de "O Grande Golpe".
O Gato Preto
1.4 30Com respeito ao "realizador", mas trabalhos como este não deveriam ser cadastrados no Filmow.