Finalmente, depois de muitos anos, assisto o último grande filme que ainda faltava ver da filmografia do Dustin Hoffman (um dos maiores atores do cinema americano de todos os tempos) e me perguntando o porquê de não tê-lo visto antes. O filme tem ótimas cenas de suspense (que chegam a causar muita aflição), principalmente pela grande performance do mestre Laurence Olivier. "Marathon Man" é, sem dúvida, um clássico dos anos 70.
"O Homem de Aço" é o melhor filme do Superman feito até hoje e um dos melhores da DC de todos os tempos. Uma ótima aventura, com muita ação, em uma história muito boa (que honra o maior herói das HQs), dirigido pelo competentíssimo Zack Snyder ( o mesmo realizador da obra-prima "Watchmen" de 2009 ), além de excelentes efeitos visuais. O que mais poderíamos querer para termos um grande entretenimento?
Uma obra-prima inigualável e um clássico eterno! Ninguém fez uma análise melhor sobre "Metrópolis" do que a atriz e escritora alemã Thea von Harbou, quando o resumiu em poucas palavras:
( Este filme não é de hoje e nem do futuro. Ele fala de um lugar nenhum. Ele não serve a nenhuma tendência, partido ou classe. Ele tem uma moral que cresce quando há compreensão ). "O mediador entre o cérebro e as mãos deve ser o coração".
Um típico filme de Hitchcock, simples e ao mesmo tempo complexo, tem drama, extorsão, sentimento de culpa, perseguição, fuga, mistério, suspense, romance e um passado sombrio envolvendo a mãe da personagem principal. E ainda conta com uma ótima trilha sonora e atuações fantásticas de Sean Connery e Tippi Hedren ( que ao contrário de muitos, eu acho uma grande atriz ). Por tudo isso nunca entendi porque é tão subestimado, pois acho "Marnie" um excelente filme, talvez a última obra-prima da filmografia do Hitch. Recomendadíssimo!
Um documentário dirigido por um gênio chamado Martin Scorsese, mostrando a vida e a obra de outro gênio e um ícone do século XX chamado George Harrison, só poderia ter um resultado: simplesmente SENSACIONAL!!! Alguns fatos sobre Harrison que devem ser sempre lembrados: 1 - Mudou a música dos Beatles (e consequentemente o Rock) ao introduzir pela primeira vez um instrumento oriental (a cítara ) na música "Norwegian Wood" composta por John Lennon no LP "Rubber Soul" de 1965. 2 - Era o melhor instrumentista dos Fab Four. 3 - Não teve a mesma quantidade de músicas que Lennon / McCartney nos discos da Banda, mas em qualidade não ficava atrás da dupla. 4 - Fez o melhor disco solo de um ex-Beatle, o espetacular álbum triplo "All Things Must Pass" de 1970; tão bom quanto os melhores discos dos Beatles e um dos melhores álbuns da história do Rock. 5 - Organizou o lendário "Concerto para Bangladesh", em 1971 no Madison Square Garden, Nova York, que foi o primeiro evento beneficente na história e contou com vários artistas consagrados como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel. Por tudo isso, por suas canções e pelo seu exemplo de vida, este grande ser humano jamais será esquecido!!! Muito obrigado Martin!
Mais do que um simples filme de terror, " IT " é sobre o início da adolescência, nossos medos, amizades, desafios e surpresas que teremos que enfrentar ao longo de nossas vidas, que me fez lembrar do excelente "Conta Comigo" (1986), também baseado na obra de Stephen King. Um ótimo entretenimento!
Atuações estupendas do trio Jackman/Keen/Stewart e uma grande referência (e reverência) ao clássico western "Shane" (Os Brutos Também Amam) de 1953, fazem de "Logan" um dos melhores filmes já feitos com os personagens do universo Marvel!
Ação, aventura e drama muito bem dosados neste ótimo filme que é o melhor dos três feitos até agora. Aguardado mais dois filmes para completar os cinco que foram realizados na sensacional pentalogia original!
"Covenant" valeu mais por, finalmente (depois de décadas), ter explicado a origem dos aliens (que começou com o fraco "Prometheus"). A continuação desta história é "Alien, O Oitavo Passageiro" de 1979. Acho que este deveria ser o último filme da franquia, pois não há nada mais para ser dito, mostrado ou explicado, a não ser que queiram fazer "Aliens contra os Vingadores"... ou contra a Liga da Justiça... ou qualquer coisa desse tipo (e eu não duvido muito que isto possa acontecer). Ridley Scott fez uma boa despedida da franquia!
Excelente documentário sobre os 50 anos do Icônico seriado, que entrevista vários atores e atrizes da série original (a minha preferida) e de todas as outras da franquia feitas até agora, mostrando também os filmes feitos para o cinema, a influência que teve (e ainda tem), em cientistas, engenheiros, roteiristas e atores que são fãs da série, destacando Gene Roddenberry (O Grande Pássaro da Galáxia), o criador desta que é (em minha opinião) a melhor série da TV em todos os tempos. Ao contrário da totalidade dos filmes de ficção científica feitos para o cinema ou TV (que nos mostra o mundo com um futuro sombrio ou destruído), Star Trek sempre nos passou uma mensagem otimista e de esperança, que a meu ver, é a grande qualidade da série. IMPERDÍVEL !!!
Homem-Aranha de volta ao lar e às suas origens dos anos 60, com o bom humor de suas primeiras aventuras das HQs desenhadas pelo inesquecível Steve Ditko e com o roteiro do imortal Stan Lee, finalmente adaptadas com mais fidelidade para o cinema. Tom Holland é o melhor Peter Parker / Spider Man e Michael Keaton ficou ótimo como o "Abutre"! Aguardando o 2, 3, 4...
Como já disseram antes, "Zelig" é; inteligente, satírico, diferente, crítico, impressionante, inacreditável, surreal, foda, estranho, excêntrico, transgressor, excelente… Algumas frases que me fizeram dar gargalhadas:
"Por sua capacidade de se transformar em um negro ou um índio (além de ser judeu) a Ku Klux Klan considera Zelig uma ameaça tripla. Kkkkk.. Zelig: ( em um transe hipnótico ). - Eu tenho um irmão que me batia. Minha irmã batia em meu irmão. Meu pai batia no meu irmão, na minha irmã e em mim.. Minha mãe batia no meu pai, na minha irmã, no meu irmão e em mim. Os vizinhos batiam em nossa família. As pessoas do bairro batiam nos nossos vizinhos e na nossa família. - Quando eu tinha 12 anos de idade fui em uma sinagoga e pedi para o rabino que me explicasse o significado da vida. Ele me explicou tudo direitinho ... Mas, ele falou em hebraico. Não entendo nada de hebraico. Então ele me cobrou seiscentos dólares por aulas de hebraico.
Afinal quem era e o que queria o Zelig ? O cara poderia ser eu, você ou qualquer um. Ele só queria ser reconhecido, se sentir incluído, necessário... e ser amado, como todos nós. Em minha opinião, o filme é uma obra-prima (mais uma) do Woody Allen e que incluo (com certeza) em uma lista dos 10 melhores filmes do GENIAL diretor.
Uma surpreendente (e boa) adaptação da obra de Stephen King, "Big Driver" (Série de TV, baseada no conto de 2010, localizado no livro 'Full Dark, No Stars'), tem destacada atuação de Maria Bello (muito bem coadjuvada pela Olympia Dukakis), algum mistério e boas cenas de suspense que, aliada a extrema obsessão de vingança da personagem principal, tornou o filme um bom entretenimento.
Ótimo drama sobre Ida Dalser (interpretada magistralmente pela Giovanna Mezzogiorno), que tenta a todo custo que o seu filho seja reconhecido oficialmente pelo ditador fascista Mussolini e que nos mostra um panorama de toda a loucura nazi-fascista que antecede a segunda grande guerra, inserindo cenas da época e com uma fotografia excelente! E que final trágico do Benito Albino e sua mãe! Um filme imperdível!
Eu sei que já é um clichê dizer isto, mas um filme mediano do Woody Allen é melhor do que a maioria dos que são feitos por aí. "Magia ao Luar" tem uma bela fotografia, uma ótima trilha sonora, bons figurinos (como quase todos os filmes do diretor), em uma história sobre um mágico (que vive de fazer truques) que tenta provar que uma bela jovem não é a médium que afirma ser e que tudo não passa de truques (como os deles, só que mais bem produzidos).
Acaba se apaixonando e acreditando nela e mesmo depois que descobre que foi enganado, passa a ter uma nova visão das coisas e do mundo, talvez aceitando que um pouco de ilusão seja necessária as pessoas,
como diz a ótima frase do filme; "Você era mais feliz quando deixava a mentira entrar em sua vida". Filme mediano? Sim, mas muito bom. História simples? Sim, mas cativante. Como já disse antes, melhor do que muita coisa que é feita por aí.
Uma paixão doentia (em que os dois envolvidos são "chaves de cadeia"), não poderia terminar de outro jeito, neste filme que tem uma história semelhante a um novelão mexicano, do tipo dos que são exibidos a rodo pelo SBT. Um dos mais fracos trabalhos do diretor, mas que valeu pelo final (me surpreendeu) e pelas atuações da dupla Ardant / Depardieu!
"Nem com você, nem sem você" ( Esta frase pode demonstrar qualquer coisa, menos o amor! )
Um bom thriller, com mais mistério do que terror ou suspense, que prendeu minha atenção até o final e segue a mesma linha de filmes como "O Sexto Sentido" e "Os Outros" (apesar de não ter a mesma qualidades destes). O final me surpreendeu, pois em nenhum momento eu cheguei a imaginar que a
Excelente adaptação da épica HQ da DC, cuja história se passa em uma América alternativa (que, imaginem, está elegendo o presidente Nixon para um quinto mandato), com o mundo sempre à beira de uma guerra nuclear e que vai contar com a ajuda de super-heróis do passado para tentar colocar alguma ordem no caos (ou destruí-lo de vez). Ação, Drama e Mistério muito bem dosados, ótimas atuações de todo o elenco, trilha sonora sensacional (tem Janis Joplin, Jimmi Hendrix, Billie Holliday, Simon & Garfunkel e Bob Dylan, entre outros) e é quase que totalmente fiel a história original. Outras considerações sobre "Watchmen": 1 - O melhor filme adaptado de uma HQ que já vi até hoje (parabéns DC). 2 - Já é CULT! 3 - A história do Alan Moore(de 1985) é quase que profética, pois ela não é tão alternativa assim, podemos dizer que é bastante atual (é só ver os noticiários). Os políticos de hoje (Trump, Putin, Kim Jung Woon, entre outros malucos) estão colocando em perigo a vida em nosso planeta e o "pobre" do Richard Nixon (e outros do passado), eram uns santinhos se os compararmos com os trogloditas atuais. 4 - É uma obra-prima do Zack Snyder e ponto final.
Depois de longos 44 anos de sua produção, finalmente assisti o filme que tornou Bruce Lee conhecido mundialmente e o transformou em um ícone do cinema de artes marciais, além de ter gerado uma onda de filmes (made in Hong Kong) deste gênero que inundaram as salas de cinema do Brasil nos anos 70 (juntamente com as pornochanchadas), em substituição aos "Spaghetti westerns", já então em ligeira decadência. O filme envelheceu mal, o roteiro não é muito bom e tem mais alguns defeitos, mas temos que reconhecer que "Operação Dragão" é um marco do gênero, que Bruce Lee tinha talento, muito carisma e era um mestre no que fazia, é uma pena que tenha falecido tão prematuramente! Deixou como "herdeiro" o intrépido Jackie Chan (que leva seus filmes mais para o lado cômico da coisa). Valeu assistir o filme por eu ter conhecido melhor esta lenda e pela lembrança dos, hoje, cada vez mais distantes e saudosos anos 70. OBS.: 1 - Esta mania de artes marciais influenciou também a TV (o ótimo seriado "Kung Fu", com o David Carradine), e até as HQs ("Punhos de Ferro" e "Mestre do Kung Fu"). OBS.: 2 - Durante o filme dei uma gargalhada quando o chefão do crime soltou uma frase que é a cara do Brasil de hoje (e de sempre):
Pantera Negra
4.2 2,3K Assista Agora“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros”
Ótimo filme !!!
Maratona da Morte
3.8 107 Assista AgoraFinalmente, depois de muitos anos, assisto o último grande filme que ainda faltava ver da filmografia do Dustin Hoffman (um dos maiores atores do cinema americano de todos os tempos) e me perguntando o porquê de não tê-lo visto antes. O filme tem ótimas cenas de suspense (que chegam a causar muita aflição), principalmente pela grande performance do mestre Laurence Olivier. "Marathon Man" é, sem dúvida, um clássico dos anos 70.
O Homem de Aço
3.6 3,9K Assista Agora"O Homem de Aço" é o melhor filme do Superman feito até hoje e um dos melhores da DC de todos os tempos. Uma ótima aventura, com muita ação, em uma história muito boa (que honra o maior herói das HQs), dirigido pelo competentíssimo Zack Snyder ( o mesmo realizador da obra-prima "Watchmen" de 2009 ), além de excelentes efeitos visuais. O que mais poderíamos querer para termos um grande entretenimento?
Metrópolis
4.4 630 Assista AgoraUma obra-prima inigualável e um clássico eterno!
Ninguém fez uma análise melhor sobre "Metrópolis" do que a atriz e escritora alemã Thea von Harbou, quando o resumiu em poucas palavras:
( Este filme não é de hoje e nem do futuro. Ele fala de um lugar nenhum. Ele não serve a nenhuma tendência, partido ou classe. Ele tem uma moral que cresce quando há compreensão ).
"O mediador entre o cérebro e as mãos deve ser o coração".
FANTÁSTICO!!!
Marnie, Confissões de uma Ladra
3.7 187 Assista AgoraUm típico filme de Hitchcock, simples e ao mesmo tempo complexo, tem drama, extorsão,
sentimento de culpa, perseguição, fuga, mistério, suspense, romance e um passado sombrio envolvendo a mãe da personagem principal.
E ainda conta com uma ótima trilha sonora e atuações fantásticas de Sean Connery e Tippi Hedren ( que ao contrário de muitos, eu acho uma grande atriz ).
Por tudo isso nunca entendi porque é tão subestimado, pois acho "Marnie" um excelente filme, talvez a última obra-prima da filmografia do Hitch.
Recomendadíssimo!
George Harrison: Living in the Material World
4.6 193 Assista AgoraUm documentário dirigido por um gênio chamado Martin Scorsese, mostrando a vida e a obra de outro gênio e um ícone do século XX chamado George Harrison, só poderia ter um resultado: simplesmente SENSACIONAL!!!
Alguns fatos sobre Harrison que devem ser sempre lembrados:
1 - Mudou a música dos Beatles (e consequentemente o Rock) ao introduzir pela primeira vez um instrumento oriental (a cítara ) na música "Norwegian Wood" composta por John Lennon no LP "Rubber Soul" de 1965.
2 - Era o melhor instrumentista dos Fab Four.
3 - Não teve a mesma quantidade de músicas que Lennon / McCartney nos discos da Banda, mas em qualidade não ficava atrás da dupla.
4 - Fez o melhor disco solo de um ex-Beatle, o espetacular álbum triplo "All Things Must Pass" de 1970; tão bom quanto os melhores discos dos Beatles e um dos melhores álbuns da história do Rock.
5 - Organizou o lendário "Concerto para Bangladesh", em 1971 no Madison Square Garden, Nova York, que foi o primeiro evento beneficente na história e contou com vários artistas consagrados como Bob Dylan, Eric Clapton, Ringo Starr, Billy Preston e Leon Russel.
Por tudo isso, por suas canções e pelo seu exemplo de vida, este grande ser humano jamais será esquecido!!!
Muito obrigado Martin!
Thor: Ragnarok
3.7 1,9K Assista AgoraMuito humor e aventura no melhor filme da trilogia do Thor!
Invocação do Mal 2
3.8 2,1K Assista AgoraA ótima atuação, juntamente com a empatia, da dupla Patrick Wilson / Vera Farmiga, tornaram o filme um bom entretenimento.
It: A Coisa
3.9 3,0K Assista AgoraMais do que um simples filme de terror, " IT " é sobre o início da adolescência, nossos medos, amizades, desafios e surpresas que teremos que enfrentar ao longo de nossas vidas, que me fez lembrar do excelente "Conta Comigo" (1986), também baseado na obra de Stephen King.
Um ótimo entretenimento!
Logan
4.3 2,6K Assista AgoraAtuações estupendas do trio Jackman/Keen/Stewart e uma grande referência (e reverência) ao clássico western "Shane" (Os Brutos Também Amam) de 1953, fazem de "Logan" um dos melhores filmes já feitos com os personagens do universo Marvel!
Planeta dos Macacos: A Guerra
4.0 954 Assista AgoraAção, aventura e drama muito bem dosados neste ótimo filme que é o melhor dos três feitos até agora. Aguardado mais dois filmes para completar os cinco que foram realizados na sensacional pentalogia original!
Doutor Estranho
4.0 2,2K Assista AgoraExcelentes efeitos visuais em mais um bom entretenimento da Marvel!
Nada mais além disso.
Alien: Covenant
3.0 1,2K Assista Agora"Covenant" valeu mais por, finalmente (depois de décadas), ter explicado a origem dos aliens (que começou com o fraco "Prometheus"). A continuação desta história é "Alien, O Oitavo Passageiro" de 1979. Acho que este deveria ser o último filme da franquia, pois não há nada mais para ser dito, mostrado ou explicado, a não ser que queiram fazer "Aliens contra os Vingadores"... ou contra a Liga da Justiça... ou qualquer coisa desse tipo (e eu não duvido muito que isto possa acontecer).
Ridley Scott fez uma boa despedida da franquia!
50 Years of Star Trek
4.0 2Excelente documentário sobre os 50 anos do Icônico seriado, que entrevista vários atores e atrizes da série original (a minha preferida) e de todas as outras da franquia feitas até agora, mostrando também os filmes feitos para o cinema, a influência que teve (e ainda tem), em cientistas, engenheiros, roteiristas e atores que são fãs da série, destacando Gene Roddenberry (O Grande Pássaro da Galáxia), o criador desta que é (em minha opinião) a melhor série da TV em todos os tempos.
Ao contrário da totalidade dos filmes de ficção científica feitos para o cinema ou TV (que nos mostra o mundo com um futuro sombrio ou destruído), Star Trek sempre nos passou uma mensagem otimista e de esperança, que a meu ver, é a grande qualidade da série.
IMPERDÍVEL !!!
Mulher-Maravilha
4.1 2,9K Assista AgoraUma bela mensagem pacifista em um ótimo entretenimento!
Homem-Aranha: De Volta ao Lar
3.8 1,9K Assista AgoraHomem-Aranha de volta ao lar e às suas origens dos anos 60, com o bom humor de suas primeiras aventuras das HQs desenhadas pelo inesquecível Steve Ditko e com o roteiro do imortal Stan Lee, finalmente adaptadas com mais fidelidade para o cinema.
Tom Holland é o melhor Peter Parker / Spider Man e Michael Keaton ficou ótimo como o "Abutre"!
Aguardando o 2, 3, 4...
Zelig
4.2 355Como já disseram antes, "Zelig" é; inteligente, satírico, diferente, crítico, impressionante, inacreditável, surreal, foda, estranho, excêntrico, transgressor, excelente…
Algumas frases que me fizeram dar gargalhadas:
"Por sua capacidade de se transformar em um negro ou um índio (além de ser judeu) a Ku Klux Klan considera Zelig uma ameaça tripla. Kkkkk..
Zelig: ( em um transe hipnótico ).
- Eu tenho um irmão que me batia. Minha irmã batia em meu irmão. Meu pai batia no meu irmão, na minha irmã e em mim.. Minha mãe batia no meu pai, na minha irmã, no meu irmão e em mim. Os vizinhos batiam em nossa família. As pessoas do bairro batiam nos nossos vizinhos e na nossa família.
- Quando eu tinha 12 anos de idade fui em uma sinagoga e pedi para o rabino que me explicasse o significado da vida. Ele me explicou tudo direitinho ... Mas, ele falou em hebraico. Não entendo nada de hebraico. Então ele me cobrou seiscentos dólares por aulas de hebraico.
Afinal quem era e o que queria o Zelig ?
O cara poderia ser eu, você ou qualquer um. Ele só queria ser reconhecido, se sentir incluído, necessário... e ser amado, como todos nós.
Em minha opinião, o filme é uma obra-prima (mais uma) do Woody Allen e que incluo (com certeza) em uma lista dos 10 melhores filmes do GENIAL diretor.
Impulso de Vingança
2.9 110Uma surpreendente (e boa) adaptação da obra de Stephen King, "Big Driver" (Série de TV, baseada no conto de 2010, localizado no livro 'Full Dark, No Stars'), tem destacada atuação de Maria Bello (muito bem coadjuvada pela Olympia Dukakis), algum mistério e boas cenas de suspense que, aliada a extrema obsessão de vingança da personagem principal, tornou o filme um bom entretenimento.
Vincere
3.9 61 Assista AgoraÓtimo drama sobre Ida Dalser (interpretada magistralmente pela Giovanna Mezzogiorno), que tenta a todo custo que o seu filho seja reconhecido oficialmente pelo ditador fascista Mussolini e que nos mostra um panorama de toda a loucura nazi-fascista que antecede a segunda grande guerra, inserindo cenas da época e com uma fotografia excelente!
E que final trágico do Benito Albino e sua mãe!
Um filme imperdível!
Magia ao Luar
3.4 569 Assista AgoraEu sei que já é um clichê dizer isto, mas um filme mediano do Woody Allen é melhor do que a maioria dos que são feitos por aí. "Magia ao Luar" tem uma bela fotografia, uma ótima trilha sonora, bons figurinos (como quase todos os filmes do diretor), em uma história sobre um mágico (que vive de fazer truques) que tenta provar que uma bela jovem não é a médium que afirma ser e que tudo não passa de truques (como os deles, só que mais bem produzidos).
Acaba se apaixonando e acreditando nela e mesmo depois que descobre que foi enganado, passa a ter uma nova visão das coisas e do mundo, talvez aceitando que um pouco de ilusão seja necessária as pessoas,
Filme mediano? Sim, mas muito bom.
História simples? Sim, mas cativante.
Como já disse antes, melhor do que muita coisa que é feita por aí.
A Mulher do Lado
3.8 62Uma paixão doentia (em que os dois envolvidos são "chaves de cadeia"), não poderia terminar de outro jeito, neste filme que tem uma história semelhante a um novelão mexicano, do tipo dos que são exibidos a rodo pelo SBT.
Um dos mais fracos trabalhos do diretor, mas que valeu pelo final (me surpreendeu) e pelas atuações da dupla Ardant / Depardieu!
"Nem com você, nem sem você"
( Esta frase pode demonstrar qualquer coisa, menos o amor! )
Terror Herdado
2.4 10Um bom thriller, com mais mistério do que terror ou suspense, que prendeu minha atenção até o final e segue a mesma linha de filmes como "O Sexto Sentido" e "Os Outros" (apesar de não ter a mesma qualidades destes).
O final me surpreendeu, pois em nenhum momento eu cheguei a imaginar que a
Mrs. Menabar era a esposa falecida.
OBS.: Annabella Sciorra em ótima atuação, como sempre!
Watchmen: O Filme
4.0 2,8K Assista AgoraExcelente adaptação da épica HQ da DC, cuja história se passa em uma América alternativa (que, imaginem, está elegendo o presidente Nixon para um quinto mandato), com o mundo sempre à beira de uma guerra nuclear e que vai contar com a ajuda de super-heróis do passado para tentar colocar alguma ordem no caos (ou destruí-lo de vez).
Ação, Drama e Mistério muito bem dosados, ótimas atuações de todo o elenco, trilha sonora sensacional (tem Janis Joplin, Jimmi Hendrix, Billie Holliday, Simon & Garfunkel e Bob Dylan, entre outros) e é quase que totalmente fiel a história original.
Outras considerações sobre "Watchmen":
1 - O melhor filme adaptado de uma HQ que já vi até hoje (parabéns DC).
2 - Já é CULT!
3 - A história do Alan Moore(de 1985) é quase que profética, pois ela não é tão alternativa assim, podemos dizer que é bastante atual (é só ver os noticiários). Os
políticos de hoje (Trump, Putin, Kim Jung Woon, entre outros malucos) estão colocando em perigo a vida em nosso planeta e o "pobre" do Richard Nixon (e outros do passado), eram uns santinhos se os compararmos com os trogloditas atuais.
4 - É uma obra-prima do Zack Snyder e ponto final.
Operação Dragão
3.9 219 Assista AgoraDepois de longos 44 anos de sua produção, finalmente assisti o filme que tornou Bruce Lee conhecido mundialmente e o transformou em um ícone do cinema de artes marciais, além de ter gerado uma onda de filmes (made in Hong Kong) deste gênero que inundaram as salas de cinema do Brasil nos anos 70 (juntamente com as pornochanchadas), em substituição aos "Spaghetti westerns", já então em ligeira decadência.
O filme envelheceu mal, o roteiro não é muito bom e tem mais alguns defeitos, mas temos que reconhecer que "Operação Dragão" é um marco do gênero, que Bruce Lee tinha talento, muito carisma e era um mestre no que fazia, é uma pena que tenha falecido tão prematuramente!
Deixou como "herdeiro" o intrépido Jackie Chan (que leva seus filmes mais para o lado cômico da coisa).
Valeu assistir o filme por eu ter conhecido melhor esta lenda e pela lembrança dos, hoje, cada vez mais distantes e saudosos anos 70.
OBS.: 1 - Esta mania de artes marciais influenciou também a TV (o ótimo seriado "Kung Fu", com o David Carradine), e até as HQs ("Punhos de Ferro" e "Mestre do Kung Fu").
OBS.: 2 - Durante o filme dei uma gargalhada quando o chefão do crime soltou uma frase que é a cara do Brasil de hoje (e de sempre):
"Estamos investindo na corrupção, pois a corrupção é um negócio como outro qualquer"
Uma frase tragicômica!!!