O melhor filme da saga desde os dois primeiros (1978, 1981). Finalmente olharam para trás da forma correta, para resgatar e atualizar o que sempre houve de bom na série.
Ele tem uma namorada em Sydney, a maior cidade da Austrália, e não deu nenhum telefona para avisar?? 'Ah, mas a Yabba é isolada...'; isolada, porém não é uma vila. Yabba é uma cidade de mineiros, que escoa produção. Então, pelo menos um telefone naquele fim de mundo há de existir sim!!
É com este ponto que resolvo começar minha resenha: o quanto 'Pelos Caminhos do Inferno' possui sentido metafórico e simbólico, apesar de estar plenamente calcado em uma realidade absolutamente verossímil.
Da mesma família de 'Apocalypse Now' e 'Clube da Luta', narra a viagem do homem moderno, civilizado, de volta ao contato com seu lado mais primitivo e ancestral, numa batalha constante de negação e entrega. Só que este filme é anterior aos dois citados acima; porém, o livro, é posterior à 'Coração das Trevas' (1902), o livro que inspirou 'Apocalypse Now'. Porém, todos eles tratam desta mesma questão. Impossível não ver tantos símbolos: o policial, a lei, a mediadora, mor da sociedade, nunca presente na ação direta do personagem, mas um tipo de guia de sua decida ao 'inferno' pessoal, apresentando os locais, e estando lá sempre que a situação parecia mais sem saída. Um tipo de Virgílio em 'A Divina Comédia'. O dono da hospedaria onde ele fica em Tiboonda, afirmando que ele voltaria sem dúvida nenhuma, e terminando o filme, com seu sorriso irônico. O médico (Donald Pleasence, genial!!); este sim, seu verdadeiro Tyler Durden: homem culto, formado, porém, preso no seu universo de vícios e, também, buscando um sentido real para vida. ('I'm a doctor of medicine. And a tramp by temperament. I'm also an alcoholic. My disease prevented me from practicing in Sydney. But out here it's scarcely noticeable.'). E tudo isto permeado pela memória de uma mulher não existente na trama, o maior, talvez, símbolo deste filme: o local onde ele quer chegar. E tudo isto regado a muito, mas muito álcool, o elixir social de liberdade e desconexão. E tudo isto não serviria se o filme não funcionasse como tal. E ele funciona !!! Furiosamente brutal e árido.
Para mim, entretanto, a maior ironia poética do filme, foi ele estar perdido até 2004, quando teve seus negativos encontrados acidentalmente. Tão perdido como o rastro que procuramos ocultar de nossa ligação, ainda pungente, com nossas raízes primitivas e brutais.
Muito fraco. Para Abel Ferrara, fica mais estranho ainda. Mas a estrela não vai propriamente ao filme, mas à dublagem brasileira da época, que inseriu o cântico 'Terezinha de Jesus' no meio da história. Palmas para o diretor de dublagem !!!
A sequência da sua jornada noturna pelos corredores da casa é uma das mais arrepiantes que já vi em um filme do gênero. E a forma como ela tenta arrancar 'a verdade' dos meninos é algo de impactante.
Eu era um daqueles com enorme preconceito deste filme, tanto que levei muito tempo para ver. Mas me surpreendi por não ser este desastre todo que eu esperava (e que costumo ler). Achei um esforço sincero em tornar o filme mais consistente; o roteiro me agradou, e dá sim para assistir sem esta repulsa. O próximo é bem pior, e outros da série me marcaram bem mais nos desastres do que este. A sequência do ski é realmente ótima.
Na boa, mas este filme é pior que o anterior. O George Lazemby pode não ser bom ator, mas daí achar que este é melhor, soa como pura marcação. Como fã incondicional do 'Bond fase Connery', esta é a grande mancha na série de sua fase. O roteiro do filme anterior é bem melhor, e Connery, aqui, atua com uma falta de vontade assustadora. Ô filme ruim, galhofa demais.
Vou fazer igual ao caso do filme 'A Praia', que eu comentei, e abrir outra brecha: o filme é ótimo !! Não pelos seus critérios cinematográficos tradicionais, mas por um todo... O roteiro é trivial no gênero policial contemporâneo de caça aos psicopatas,e neste quesito, não existem segredos; foi muito bem dirigido, o filme tem uma fotografia, direção de arte e figurinos lindíssimos, mas, o que importa mesmo, é o trabalho de um diretor indiano com os símbolos no cinema comercial, um eterno fator de combate, preconceito e temor entre nós,os ocidentais racionais. O diretor, com um bom indiano, fez questão de trabalhar, entre outros fatores, com a simbologia dos arquétipos,
como no sequência da médica vestida de Virgem Maria, remetendo ao arquétipo da mãe protetora
. O filme usa das técnicas gráficas e visuais muito populares nos clipes 'alternativos' daquele período, dos anos 90 para frente (o filme é de 2000), e ele trás mesmo aquela familiaridade visual trazida pelos clipes do REM e Marilyn Mason, por exemplo. Mas como sofremos de uma péssima criação e cultura em relação às abordagens mentais, das questões do inconsciente e subconsciente, eu só posso vibrar com este tão pouco conhecido experimento visual. Para mim, vale muito a pena ser visto.
Produção italiana excelente, rude e visceral sobre um ex-guerrilheiro que, sentindo a derrota da luta esquerdista, busca não somente se reintegrar ao sistema, como ascender socialmente lançando mão de qualquer oportunidade e abrindo mão de qualquer vestígio ideológico que um dia tenha carregado. Em certos momentos me lembrou 'Match Point', de Woody Allen, no trato do abandono da ética e de escrúpulos, em troca de uma vida mais plena e satisfatória. Vale a pena conferir.
Eu ficava pensando onde poderia acabar esta onda de péssimas adaptações das HQs. Se não foi neste, não sei como dá para ir mais fundo. Depois da cagada monumental feita pelo X-Men 3, este é mais um que destrói o andamento de uma trilogia. E, quando saímos do cinema (fui com uns amigos), ninguém tinha pique nem para detonar o filme, porque só dá vontade de detonar algo que teve a pretensão de querer acertar. Este filme é tão relaxado em tantos aspectos, que não deu nem vontade de comentar prós e contras. A trilogia em si é discutível em N aspectos, mas escolheu um caminho e criou uma marca forte no mercado. Inegável a veia cômica que o Robert Downey Jr. imprimiu em Tony Stark, e realmente teve grandes momentos. Mas seguiu sua lógica escolhida. Aqui quebrou tudo. Via de regra, fãs de HQs tendem (como eu sou) mais severos na análise dos filmes por questões até óbvias,e em muitos (senão quase todos) os casos, forçamos uma adaptação de critérios para aceitar isto; do tipo 'o filme como uma livre adaptação...', ou 'o filme como diversão...', ou 'o filme como filme como filme...' e por aí vai. mas tenho comigo uma quantidade de filmes que não passam dos dedos de uma mão que realmente me agradaram, mesmo como 'filme pelo filme'. E neste quesito, o 'estrago' que o lançamento de 'Os Vingadores' causou nas franquias em separado é nítida e notória. E o cansaço já é visível. Robert Downey Jr. já está de saco cheio de fazer este papel, e produtor de cinema comercial é um ser limitado mesmo. Uma das coisas que mais me incomodou no filme, foi a tentativa forçosa em estabelecer e justificar a mudança de ritmo como um efeito da 'batalha de Nova York'. Se não tivesse falado nada, continuaria do mesmo jeito. Todos os outros aspectos do filmes já foram abordados aqui embaixo.
Deixou obviamente a ponta para um recomeço de outra trilogia
. Mas, o que finalmente parece estar findando, é renovado pela expectativa (real, vide o trailer), de uma nova versão do Superman, que parece ser digna de nota, desde o filme de 1979 (um clássico !!). Nisto tudo que escrevi, a sensação mais frustrante é torcer para que os filmes ( de histórias que vc tanto gosta) acabem logo, na torcida de uma nova geração que entenda melhor o que é fazer uma adaptação digna, nem que só de entretenimento de qualidade. Porque de material, as HQs são um universo infindável. Só precisa ter coragem.
Para o ritmo midiático atual, causará estranheza. Porém, se permita ser absorvido! A estranheza vai passando conforme mergulhamos mais a fundo em sua vida e obra. Imagino que, passados 40 anos desta produção, novas informações e mudanças de enfoque possam ter ocorrido à sua biografia. Bem como pareça também uma proposta ousada de documentário para a época. Mesmo assim, correndo o risco de soar datada por todos estes fatores, ainda considero um documento interessantíssimo e importante para a história do vídeo e do aprendizado. Isto tudo sem considerar a própria figura monumental do gênio. Aí, tudo mesmo fica mais interessante mesmo.
Acabei de saber qual o filme que credenciou Daniel Craig ao papel de 007: ternos bem cortados, postura fina e elegante porém assertiva; estilo ao empunhar uma arma; cinismo mesmo no momentos críticos. Pois é, estava tudo aí, era só potencializar ... Roteiro da escola 'Guy Ritchie-Comédia de Erros', pendendo um pouco mais para a tensão, e menos carregado na caricatura. Jogo de xadrez interessante. Vale a pena ver.
Olha ... assim se fundam os clichês. Gênio, gênio !! Vc começa a ver o filme, assim, relaxadão, porque, sabendo que é um filme PB, imagina aquele ritmo tradicional cadenciado e tal. Fatal engano rs. Em 10 minutos de filme você já é atropelado, por tomadas fabulosas de câmera e um ritmo frenético incomum para a época (e mesmo para hoje, bem ousado). A câmera procura seguir os diversos diálogos e ações simultâneas, pulando de um para outro freneticamente, permitindo um intercruzamento da narrativa, O filme só não ganha 5 estrelas porque acaba sendo um pouco irregular na manutenção do ritmo. Mesmo assim, o que importa? Obra brilhante ...A tomada do carro é uma das minha preferidas.
Os caras lançam uns filmes na madrugada da TV a cabo, bem interessantes. A fotografia do filme, na sua primeira meia-hora, me prendeu a atenção. E fui assistindo. Confesso que na metade do filme já dava para saber com certa clareza quem era o assassino; mesmo assim valeu muito a pena ver.
Filme péssimo. Retrata o Hendrix como um chapadão mocorongo. Fora o figurino tosco (aqueles bigodões fajutos kkk). Meia estrela, claro, pelas músicas, mas que podem ser ouvidas em qualquer lugar.
"Meu caro Will, Você já deve estar curado, pelo lado de fora pelo menos.Espero que não esteja muito feio. Que coleção de cicatrizes tem! Nunca se esqueça de quem lhe deu as melhores, e seja grato. Nossas cicatrizes têm o poder de nos lembrar que o passado foi real. Vivemos em uma época primitiva, não, Will? Nem selvagens, nem sábios. O meio termo é sua maldição. Uma sociedade racional me mataria ou me utilizaria de alguma forma. Você sonha muito, Will? Penso sempre em você. Seu velho amigo, Hannibal Lecter"
Halloween
3.4 1,1KO melhor filme da saga desde os dois primeiros (1978, 1981). Finalmente olharam para trás da forma correta, para resgatar e atualizar o que sempre houve de bom na série.
O Que Fazemos nas Sombras
4.0 662 Assista AgoraDo you like basghetti?
Aftershock
2.5 297Mah é muito ruim...
É versão chilena de 'Turistas'.
Cinderela em Paris
4.0 419 Assista AgoraNão me surpreenderia mais se este filme tivesse sido uma fonte de inspiração para 'O Diabo Veste Prada'.
Pelos Caminhos do Inferno
3.9 78Ele tem uma namorada em Sydney, a maior cidade da Austrália, e não deu nenhum telefona para avisar?? 'Ah, mas a Yabba é isolada...'; isolada, porém não é uma vila. Yabba é uma cidade de mineiros, que escoa produção. Então, pelo menos um telefone naquele fim de mundo há de existir sim!!
É com este ponto que resolvo começar minha resenha: o quanto 'Pelos Caminhos do Inferno' possui sentido metafórico e simbólico, apesar de estar plenamente calcado em uma realidade absolutamente verossímil.
Da mesma família de 'Apocalypse Now' e 'Clube da Luta', narra a viagem do homem moderno, civilizado, de volta ao contato com seu lado mais primitivo e ancestral, numa batalha constante de negação e entrega. Só que este filme é anterior aos dois citados acima; porém, o livro, é posterior à 'Coração das Trevas' (1902), o livro que inspirou 'Apocalypse Now'. Porém, todos eles tratam desta mesma questão.
Impossível não ver tantos símbolos: o policial, a lei, a mediadora, mor da sociedade, nunca presente na ação direta do personagem, mas um tipo de guia de sua decida ao 'inferno' pessoal, apresentando os locais, e estando lá sempre que a situação parecia mais sem saída. Um tipo de Virgílio em 'A Divina Comédia'.
O dono da hospedaria onde ele fica em Tiboonda, afirmando que ele voltaria sem dúvida nenhuma, e terminando o filme, com seu sorriso irônico.
O médico (Donald Pleasence, genial!!); este sim, seu verdadeiro Tyler Durden: homem culto, formado, porém, preso no seu universo de vícios e, também, buscando um sentido real para vida. ('I'm a doctor of medicine. And a tramp by temperament. I'm also an alcoholic. My disease prevented me from practicing in Sydney. But out here it's scarcely noticeable.'). E tudo isto permeado pela memória de uma mulher não existente na trama, o maior, talvez, símbolo deste filme: o local onde ele quer chegar.
E tudo isto regado a muito, mas muito álcool, o elixir social de liberdade e desconexão.
E tudo isto não serviria se o filme não funcionasse como tal. E ele funciona !!! Furiosamente brutal e árido.
Para mim, entretanto, a maior ironia poética do filme, foi ele estar perdido até 2004, quando teve seus negativos encontrados acidentalmente. Tão perdido como o rastro que procuramos ocultar de nossa ligação, ainda pungente, com nossas raízes primitivas e brutais.
Os Invasores de Corpos: A Invasão Continua
3.0 83 Assista AgoraMuito fraco. Para Abel Ferrara, fica mais estranho ainda. Mas a estrela não vai propriamente ao filme, mas à dublagem brasileira da época, que inseriu o cântico 'Terezinha de Jesus' no meio da história. Palmas para o diretor de dublagem !!!
Os Inocentes
4.1 396A sequência da sua jornada noturna pelos corredores da casa é uma das mais arrepiantes que já vi em um filme do gênero. E a forma como ela tenta arrancar 'a verdade' dos meninos é algo de impactante.
Um dos suspenses mais brilhantes que já vi.
007: A Serviço Secreto de Sua Majestade
3.4 221 Assista AgoraEu era um daqueles com enorme preconceito deste filme, tanto que levei muito tempo para ver. Mas me surpreendi por não ser este desastre todo que eu esperava (e que costumo ler). Achei um esforço sincero em tornar o filme mais consistente; o roteiro me agradou, e dá sim para assistir sem esta repulsa. O próximo é bem pior, e outros da série me marcaram bem mais nos desastres do que este. A sequência do ski é realmente ótima.
007: Os Diamantes são Eternos
3.4 159 Assista AgoraNa boa, mas este filme é pior que o anterior. O George Lazemby pode não ser bom ator, mas daí achar que este é melhor, soa como pura marcação. Como fã incondicional do 'Bond fase Connery', esta é a grande mancha na série de sua fase. O roteiro do filme anterior é bem melhor, e Connery, aqui, atua com uma falta de vontade assustadora.
Ô filme ruim, galhofa demais.
A Cela
3.1 393 Assista AgoraVou fazer igual ao caso do filme 'A Praia', que eu comentei, e abrir outra brecha: o filme é ótimo !! Não pelos seus critérios cinematográficos tradicionais, mas por um todo...
O roteiro é trivial no gênero policial contemporâneo de caça aos psicopatas,e neste quesito, não existem segredos; foi muito bem dirigido, o filme tem uma fotografia, direção de arte e figurinos lindíssimos, mas, o que importa mesmo, é o trabalho de um diretor indiano com os símbolos no cinema comercial, um eterno fator de combate, preconceito e temor entre nós,os ocidentais racionais. O diretor, com um bom indiano, fez questão de trabalhar, entre outros fatores, com a simbologia dos arquétipos,
como no sequência da médica vestida de Virgem Maria, remetendo ao arquétipo da mãe protetora
Arrivederci Amore, Ciao
3.5 1Produção italiana excelente, rude e visceral sobre um ex-guerrilheiro que, sentindo a derrota da luta esquerdista, busca não somente se reintegrar ao sistema, como ascender socialmente lançando mão de qualquer oportunidade e abrindo mão de qualquer vestígio ideológico que um dia tenha carregado. Em certos momentos me lembrou 'Match Point', de Woody Allen, no trato do abandono da ética e de escrúpulos, em troca de uma vida mais plena e satisfatória. Vale a pena conferir.
Homem de Ferro 3
3.5 3,4K Assista AgoraEu ficava pensando onde poderia acabar esta onda de péssimas adaptações das HQs. Se não foi neste, não sei como dá para ir mais fundo. Depois da cagada monumental feita pelo X-Men 3, este é mais um que destrói o andamento de uma trilogia. E, quando saímos do cinema (fui com uns amigos), ninguém tinha pique nem para detonar o filme, porque só dá vontade de detonar algo que teve a pretensão de querer acertar. Este filme é tão relaxado em tantos aspectos, que não deu nem vontade de comentar prós e contras. A trilogia em si é discutível em N aspectos, mas escolheu um caminho e criou uma marca forte no mercado. Inegável a veia cômica que o Robert Downey Jr. imprimiu em Tony Stark, e realmente teve grandes momentos. Mas seguiu sua lógica escolhida. Aqui quebrou tudo. Via de regra, fãs de HQs tendem (como eu sou) mais severos na análise dos filmes por questões até óbvias,e em muitos (senão quase todos) os casos, forçamos uma adaptação de critérios para aceitar isto; do tipo 'o filme como uma livre adaptação...', ou 'o filme como diversão...', ou 'o filme como filme como filme...' e por aí vai. mas tenho comigo uma quantidade de filmes que não passam dos dedos de uma mão que realmente me agradaram, mesmo como 'filme pelo filme'. E neste quesito, o 'estrago' que o lançamento de 'Os Vingadores' causou nas franquias em separado é nítida e notória. E o cansaço já é visível. Robert Downey Jr. já está de saco cheio de fazer este papel, e produtor de cinema comercial é um ser limitado mesmo. Uma das coisas que mais me incomodou no filme, foi a tentativa forçosa em estabelecer e justificar a mudança de ritmo como um efeito da 'batalha de Nova York'. Se não tivesse falado nada, continuaria do mesmo jeito. Todos os outros aspectos do filmes já foram abordados aqui embaixo.
A duvidosa descaracterização cômica do Mandarim
Deixou obviamente a ponta para um recomeço de outra trilogia
Nisto tudo que escrevi, a sensação mais frustrante é torcer para que os filmes ( de histórias que vc tanto gosta) acabem logo, na torcida de uma nova geração que entenda melhor o que é fazer uma adaptação digna, nem que só de entretenimento de qualidade. Porque de material, as HQs são um universo infindável. Só precisa ter coragem.
A Vida de Leonardo da Vinci
4.3 16Para o ritmo midiático atual, causará estranheza. Porém, se permita ser absorvido! A estranheza vai passando conforme mergulhamos mais a fundo em sua vida e obra.
Imagino que, passados 40 anos desta produção, novas informações e mudanças de enfoque possam ter ocorrido à sua biografia. Bem como pareça também uma proposta ousada de documentário para a época. Mesmo assim, correndo o risco de soar datada por todos estes fatores, ainda considero um documento interessantíssimo e importante para a história do vídeo e do aprendizado.
Isto tudo sem considerar a própria figura monumental do gênio. Aí, tudo mesmo fica mais interessante mesmo.
Nem Tudo é o que Parece
3.5 116 Assista AgoraAcabei de saber qual o filme que credenciou Daniel Craig ao papel de 007: ternos bem cortados, postura fina e elegante porém assertiva; estilo ao empunhar uma arma; cinismo mesmo no momentos críticos. Pois é, estava tudo aí, era só potencializar ... Roteiro da escola 'Guy Ritchie-Comédia de Erros', pendendo um pouco mais para a tensão, e menos carregado na caricatura. Jogo de xadrez interessante. Vale a pena ver.
A Marca da Maldade
4.1 221 Assista AgoraOlha ... assim se fundam os clichês. Gênio, gênio !!
Vc começa a ver o filme, assim, relaxadão, porque, sabendo que é um filme PB, imagina aquele ritmo tradicional cadenciado e tal. Fatal engano rs. Em 10 minutos de filme você já é atropelado, por tomadas fabulosas de câmera e um ritmo frenético incomum para a época (e mesmo para hoje, bem ousado). A câmera procura seguir os diversos diálogos e ações simultâneas, pulando de um para outro freneticamente, permitindo um intercruzamento da narrativa, O filme só não ganha 5 estrelas porque acaba sendo um pouco irregular na manutenção do ritmo. Mesmo assim, o que importa? Obra brilhante ...A tomada do carro é uma das minha preferidas.
O Mistério de La Sal
3.2 21Os caras lançam uns filmes na madrugada da TV a cabo, bem interessantes. A fotografia do filme, na sua primeira meia-hora, me prendeu a atenção. E fui assistindo. Confesso que na metade do filme já dava para saber com certa clareza quem era o assassino; mesmo assim valeu muito a pena ver.
Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon
4.6 45Neste mês de março, está completando 40 anos do seu lançamento. E talvez o mais belo programa de toda série dos 'Álbuns Clássicos'.
Francis Ford Coppola - O Apocalipse de um Cineasta
4.4 90Obrigatório, eu diria. O filme por detrás do filme. As trevas no coração do cineasta.
The Doors
4.0 505 Assista AgoraUm filme que ficou datado, infelizmente. Na época, teve muito mais impacto. Ainda vale pela interpretação do Val Kilmer nas músicas.
Hendrix
3.1 17Filme péssimo. Retrata o Hendrix como um chapadão mocorongo. Fora o figurino tosco (aqueles bigodões fajutos kkk). Meia estrela, claro, pelas músicas, mas que podem ser ouvidas em qualquer lugar.
Dragão Vermelho
4.0 894 Assista Agora"Meu caro Will,
Você já deve estar curado, pelo lado de fora pelo menos.Espero que não esteja muito feio. Que coleção de cicatrizes tem! Nunca se esqueça de quem lhe deu as melhores, e seja grato. Nossas cicatrizes têm o poder de nos lembrar que o passado foi real. Vivemos em uma época primitiva, não, Will? Nem selvagens, nem sábios. O meio termo é sua maldição. Uma sociedade racional me mataria ou me utilizaria de alguma forma. Você sonha muito, Will? Penso sempre em você. Seu velho amigo,
Hannibal Lecter"
Hannibal
4.0 1,1K Assista AgoraO mais hardcore da série; ao ponto do apelativo ... bem interessante em muitos momentos, mas bastante irregular por esta necessidade de chocar.
A Fuga
2.8 261 Assista AgoraTão fraco, que faz duas semanas que vi e me esqueci de marcar kkk
Fim do Século: A História dos Ramones
4.5 61Maravilhoso, só isso