Eu não sou um grande acontecimento e você não é um grande acontecimento e por mais que nossas memórias distorçam nossa visão, e torne as coisas maiores do que são de fato, a vida sempre foi e sempre será feita de pequenos momentos. E não por demérito, a menor das lembranças compõe as melhor das vidas e não há nada de errado em uma vida pequena porque o mundo existe nos detalhes.
Atuação magistral de Huppert. O filme ainda funcionaria, mesmo que sem falas, se focasse somente nas expressões de Erika e dependesse somente do visual. Piração pura sobre a dinâmica de poder na sexualidade, em família e consigo mesmo. Obra-prima do Haneke!
Os Dardenne no seu modo mais "dardenniano". Questões morais muito bem trabalhadas, como de costume. A câmera flutua pela cena e entre a interação dos personagens: onipresente, analítica mas também empática. Adoro a fotografia deles e o modo como costumam utilizar a luz natural pra compor as cenas, tudo tão "ali", uma realidade bem palpável.
O filme se revela a cada cena, uma tremenda bola de neve cinematográfica que se transforma em uma avalanche de sentidos e emoções. Sem muitas pistas e backgrounds, direção extremamente confiante. A fotografia então nem se fala, bárbara. Um verdadeiro frankstein de Cronenberg com Noé mas ainda mantendo uma identidade bem distinta.
O retrato de uma natureza inóspita e desolada pincela em tons fortes o poder do luto e da culpa. Interligando a paternidade à exploração animal e ambiental, "Lamb" constrói um universo único. Explorando a dinâmica corrupta entre o homem e a natureza, o filme materializa o embate através de sua figura central: Ada. Mas enxerga também que assim como qualquer relacionamento familiar, a relação homem x natureza é naturalmente complexa e conturbada.
Quero destacar a fotografia impecável, sem defeitos. Composições visuais lindas e muito ricas. O design e mixagem de som também, se aproveitam bastante do silêncio e dos sons ambientes para ajudar na construção da narrativa.
Cores vibrantes afirmam o calor e carinho de uma amizade e a natureza constantemente presente nos lembra da naturalidade deste carinho. As composições e referências visuais são bem precisas e prudentes, o ponto alto do filme. Talvez se perca em uma parte ou outra, e pareça um pouco apelativo o acontecimento do segundo ato mas de certa forma ajudou a construir algo a mais para a narrativa.
Em 'Menina Santa', Martel solidifica seu estilo frio e apático. Se distanciando emocionalmente de seus personagens, a câmera curiosa de Martel opera como um microscópio, analisando minuciosamente as dinâmicas de poder em relações interpessoais e de classe. E em planos fechados, com recortes precisos e enquadramentos claustrofóbicos, Lucrecia disseca o moralismo, a alienação, a religião e o conservadorismo de forma única.
Adorei, sinto que depois da primeira parte o filme se esvazia um pouco (tava amarrado na dinâmica do Sebastian com o Jonathan!) mas conseguiu manter um bom nível ainda, acima da média pelo menos.
Um único pensamento se fez presente o filme todo: Como a Jenny, que parece tão centrada e atenta as porquices dos comportamentos dos seus pares, consegue andar e conviver com essas pessoas? Acho que faltou um aprofundamento nos personagens mas pelo visto o filme se preocupou mais no grosso ao invés de esmiuçar a temática.
Lindo demais mas senti que o filme tropeça um pouco do meio pro final. Acho que começou abordando uma coisa que foi muito bem desenvolvida mas que no final acabou se tornando outra um pouco afastada da ideia inicial e essa última não me agradou tanto e não achei que cabia no mesmo filme. Porém, pela primeira metade, merece todo apreço. Fotografia maravilhosa e a atuação da Julianne Moore então nem se fala.
O filme funciona muito bem em alguns pontos, principalmente na fotografia e na trilha sonora. Ambas magníficas, constroem muito bem os temas e atmosferas mas acho que faltou uma construção do romance e apego da personagem da Nicole com o Sean. A história não conseguiu me laçar em momento algum por conta disso. Acredito que se o fizessem o filme teria mais apelo.
Gostei dos tons políticos e do suposto paralelo criado entre Trump e o Mikey. A câmera em nenhum momento reforça a pessoa "podre" que o Mikey é, ela tá ali como veículo pras fantasias dele (talvez seja esse o paralelo com a corrida presidencial do Trump?) e como um olho curioso pra esse mundo/cultura "redneck", marcada registrada dos últimos dois filmes do Baker.
Gostei demais de como os tópicos são abordados de forma tão simples e parecem fluir muito facilmente entre si. Captei bastante coisa pertinente a classes sociais (tanto econômicas quanto raciais) e relação de poder. Mas gostei que ao mesmo tempo conseguiu focar e trabalhar questões mais pessoais e familiares. Achei ótimo pra se assistir inúmeras vezes prestando atenção em pontos diferentes.
Revisto em 27/07/2023 e aos 24 anos finalmente consegui assimilar o relacionamento dela com a mãe e a turbulência emocional da transição entre adolescência e vida adulta. Clichê? Talvez, porém muito bem executado e extremamente eficiente.
Na terceira vez vendo esse filme ele finalmente me pegou e me pegou de jeito, viu. Nesse aqui a Sofia conseguiu traduzir na tela toda a frivolidade e calor da juventudade de uma forma inesperada: atráves de uma das maiores figuras monárquicas já existentes. Mas confesso que a parte que mais me atraiu foi a forma como a personagem serve como veículo de crítica a tradições seculares.
A Sofia toca em algo que parece inalcaçável para muitos dos cineastas da sua geração mas quando ela chega lá, infelizmente, não entrega nada de excepcional. Gosto muito de acompanhar a visão dela mesmo assim.
Os constantes enquadramentos distantes e parados causam uma sensação péssima de estagnação na história. Não consegui compreender muitobem também a motivação das personagens e nem o que o filme tenta discutir, além do óbvio sobre o espetáculo da violência. As atuações também na maioria das vezes beiram a sátira numa vibe meio cômica de novela das sete.
Senti que Ruben manteve sua voz distinta porém mais expansiva dessa vez. Gostei de como o tema foi trabalhado principalmente no ato final. Acho que o filme se estende um pouco demais até o caldo engrossar de fato. Sei que o resto do filme é necessário pra construção desse cenário que é destrinchado no último ato mas me perdeu um pouco pela demora.
O dilema é bem trabalhado dentre as histórias que se conectam através da moralidade dúbia que compartilham. Algumas mais eficazes que outras mas num geral bem efetivo.
Vidas Passadas
4.2 739 Assista AgoraEu não sou um grande acontecimento e você não é um grande acontecimento e por mais que nossas memórias distorçam nossa visão, e torne as coisas maiores do que são de fato, a vida sempre foi e sempre será feita de pequenos momentos. E não por demérito, a menor das lembranças compõe as melhor das vidas e não há nada de errado em uma vida pequena porque o mundo existe nos detalhes.
"You know I'm just a girl from Korea, right?"
Carol
3.9 1,5K Assista AgoraRevisto no dia 01/01/2024 após encontrar o amor da minha vida e o filme mudou completamente de significado para mim...
A Professora de Piano
4.0 685 Assista AgoraAtuação magistral de Huppert. O filme ainda funcionaria, mesmo que sem falas, se focasse somente nas expressões de Erika e dependesse somente do visual. Piração pura sobre a dinâmica de poder na sexualidade, em família e consigo mesmo. Obra-prima do Haneke!
O Garoto da Bicicleta
3.7 323Os Dardenne no seu modo mais "dardenniano". Questões morais muito bem trabalhadas, como de costume. A câmera flutua pela cena e entre a interação dos personagens: onipresente, analítica mas também empática. Adoro a fotografia deles e o modo como costumam utilizar a luz natural pra compor as cenas, tudo tão "ali", uma realidade bem palpável.
Titane
3.5 390 Assista AgoraO filme se revela a cada cena, uma tremenda bola de neve cinematográfica que se transforma em uma avalanche de sentidos e emoções. Sem muitas pistas e backgrounds, direção extremamente confiante. A fotografia então nem se fala, bárbara. Um verdadeiro frankstein de Cronenberg com Noé mas ainda mantendo uma identidade bem distinta.
Atento pro próximo devaneio calculado da Julia.
Cordeiro
3.3 553 Assista AgoraO retrato de uma natureza inóspita e desolada pincela em tons fortes o poder do luto e da culpa. Interligando a paternidade à exploração animal e ambiental, "Lamb" constrói um universo único. Explorando a dinâmica corrupta entre o homem e a natureza, o filme materializa o embate através de sua figura central: Ada. Mas enxerga também que assim como qualquer relacionamento familiar, a relação homem x natureza é naturalmente complexa e conturbada.
Quero destacar a fotografia impecável, sem defeitos. Composições visuais lindas e muito ricas. O design e mixagem de som também, se aproveitam bastante do silêncio e dos sons ambientes para ajudar na construção da narrativa.
Close
4.2 471 Assista AgoraCores vibrantes afirmam o calor e carinho de uma amizade e a natureza constantemente presente nos lembra da naturalidade deste carinho. As composições e referências visuais são bem precisas e prudentes, o ponto alto do filme. Talvez se perca em uma parte ou outra, e pareça um pouco apelativo o acontecimento do segundo ato mas de certa forma ajudou a construir algo a mais para a narrativa.
Menina Santa
3.5 42Em 'Menina Santa', Martel solidifica seu estilo frio e apático. Se distanciando emocionalmente de seus personagens, a câmera curiosa de Martel opera como um microscópio, analisando minuciosamente as dinâmicas de poder em relações interpessoais e de classe. E em planos fechados, com recortes precisos e enquadramentos claustrofóbicos, Lucrecia disseca o moralismo, a alienação, a religião e o conservadorismo de forma única.
Rotting in the Sun
3.5 83 Assista AgoraAdorei, sinto que depois da primeira parte o filme se esvazia um pouco (tava amarrado na dinâmica do Sebastian com o Jonathan!) mas conseguiu manter um bom nível ainda, acima da média pelo menos.
France: Sob os Holofotes
3.3 19 Assista AgoraA montagem é um pouco confusa e o ritmo um pouco descompassado mas a temática e os pontos feitos foram bons!
Kids
3.5 665Um único pensamento se fez presente o filme todo: Como a Jenny, que parece tão centrada e atenta as porquices dos comportamentos dos seus pares, consegue andar e conviver com essas pessoas? Acho que faltou um aprofundamento nos personagens mas pelo visto o filme se preocupou mais no grosso ao invés de esmiuçar a temática.
Blind
3.7 123 Assista AgoraO que os olhos não veem, a imaginação completa. E que imaginação, viu? Mais uma pérola do cinema nórdico.
Mal do Século
3.6 98 Assista AgoraLindo demais mas senti que o filme tropeça um pouco do meio pro final. Acho que começou abordando uma coisa que foi muito bem desenvolvida mas que no final acabou se tornando outra um pouco afastada da ideia inicial e essa última não me agradou tanto e não achei que cabia no mesmo filme. Porém, pela primeira metade, merece todo apreço. Fotografia maravilhosa e a atuação da Julianne Moore então nem se fala.
Reencarnação
2.4 385O filme funciona muito bem em alguns pontos, principalmente na fotografia e na trilha sonora. Ambas magníficas, constroem muito bem os temas e atmosferas mas acho que faltou uma construção do romance e apego da personagem da Nicole com o Sean. A história não conseguiu me laçar em momento algum por conta disso. Acredito que se o fizessem o filme teria mais apelo.
Red Rocket
3.6 60 Assista AgoraGostei dos tons políticos e do suposto paralelo criado entre Trump e o Mikey. A câmera em nenhum momento reforça a pessoa "podre" que o Mikey é, ela tá ali como veículo pras fantasias dele (talvez seja esse o paralelo com a corrida presidencial do Trump?) e como um olho curioso pra esse mundo/cultura "redneck", marcada registrada dos últimos dois filmes do Baker.
O Pântano
3.8 94 Assista AgoraGostei demais de como os tópicos são abordados de forma tão simples e parecem fluir muito facilmente entre si. Captei bastante coisa pertinente a classes sociais (tanto econômicas quanto raciais) e relação de poder. Mas gostei que ao mesmo tempo conseguiu focar e trabalhar questões mais pessoais e familiares. Achei ótimo pra se assistir inúmeras vezes prestando atenção em pontos diferentes.
Lady Bird: A Hora de Voar
3.8 2,1K Assista AgoraRevisto em 27/07/2023 e aos 24 anos finalmente consegui assimilar o relacionamento dela com a mãe e a turbulência emocional da transição entre adolescência e vida adulta. Clichê? Talvez, porém muito bem executado e extremamente eficiente.
Maria Antonieta
3.7 1,3K Assista AgoraNa terceira vez vendo esse filme ele finalmente me pegou e me pegou de jeito, viu. Nesse aqui a Sofia conseguiu traduzir na tela toda a frivolidade e calor da juventudade de uma forma inesperada: atráves de uma das maiores figuras monárquicas já existentes. Mas confesso que a parte que mais me atraiu foi a forma como a personagem serve como veículo de crítica a tradições seculares.
Encontros e Desencontros
3.8 1,7K Assista AgoraA Sofia toca em algo que parece inalcaçável para muitos dos cineastas da sua geração mas quando ela chega lá, infelizmente, não entrega nada de excepcional. Gosto muito de acompanhar a visão dela mesmo assim.
Zona de Interesse
3.6 590 Assista Agoravem com tudoooo
Pequena Mamãe
3.8 85"- Did I want you?
- Yes
- I'm not surprised, I'm already thinking about you"
Mate-me Por Favor
3.0 231 Assista AgoraOs constantes enquadramentos distantes e parados causam uma sensação péssima de estagnação na história. Não consegui compreender muitobem também a motivação das personagens e nem o que o filme tenta discutir, além do óbvio sobre o espetáculo da violência. As atuações também na maioria das vezes beiram a sátira numa vibe meio cômica de novela das sete.
Triângulo da Tristeza
3.6 730 Assista AgoraSenti que Ruben manteve sua voz distinta porém mais expansiva dessa vez. Gostei de como o tema foi trabalhado principalmente no ato final. Acho que o filme se estende um pouco demais até o caldo engrossar de fato. Sei que o resto do filme é necessário pra construção desse cenário que é destrinchado no último ato mas me perdeu um pouco pela demora.
Involuntário
3.1 17O dilema é bem trabalhado dentre as histórias que se conectam através da moralidade dúbia que compartilham. Algumas mais eficazes que outras mas num geral bem efetivo.