Quando Hogarth se mostra a personagem mais "gente boa" da série, você sabe que tem um problema. Excetuado-se a Hogarth, a segunda temporada de Jessica Jones consegue destruir tudo que possa haver de "gostável" em todos os personagens! Não dá pra empatizar com nenhum, são todos desprezíveis, desagradáveis. Diabo, até "boy magia" tirado daqueles livrinhos eróticos femininos tem!
Universidade Monstros é uma boa animação, disso não há dúvida, mas não é uma excelente, uma extraordinária animação como a Pixar costumava nos apresentar. Apresar de competente, Universidade Monstros não tem a grandiosidade de Os Incríveis, Procurando Nemo, Up ou Toy Story 3.
Na verdade, Universidade Monstros começa a apontar uma preocupante tendência dentro da Pixar: antes impecável, hoje o estúdio passou a lançar animações que, embora boas, não conseguem deixar a sombra das obras anteriores, podemos ver isso também em Carros 2 e Valente. Estaria a Pixar, após tantos anos, se acomodando?
Quem acompanha a história do estúdio sabe que cada longa deles segue acompanhado de um curta metragem, neste caso "O Guarda-Chuva Azul", que também aponta para esse preocupante direcionamento do estúdio. É impossível assistir "O Guarda-Chuva Azul" e não reconhecer, nele, a influência do premiado "Paperman", que acompanhou o "Detona Ralph". Antes liderando as tendências, a Pixar agora parece agora não ter problemas em "seguir o líder" de vez em quando.
Pegue um filme de zumbi, qualquer filme. Adicione Romeu e Julieta, tempere com um pouco de A Princesa e o Sapo, vá acrescentando a perspectiva de "monstros também tem sentimentos" de Crepúsculo (ou mesmo Frankenstein ou King Kong) até dar liga, misture tudo e asse até estar no ponto de "comédia". O resultado é Warm Bodies, um filme interessante, divertido e despretensioso. Para aproveitar esta obra, o público deve levar em consideração que o filme não se leva a sério, logo também não devemos fazê-lo.
Skyfall: o novo longa do espião 007 fica longe dos melhores filmes de James Bond, diria que não entra nem entre os cinco melhores - mas isso não significa tanto assim em uma série que conta com 23 filmes "canon" (da EOS Productions) além de dois "spin-offs", totalizando 25 filmes, quase todos excelentes ou, pelo menos, bons filmes.
É bom ver uma certa recuperação dessa nova leva de Bonds com o Daniel Craig, colocando Skyfall substancialmente acima do relativamente morno (mas ainda divertido) Quantum of Solace. Não consegue, no entanto, chegar ao nível de qualidade do Casino Royale.
Skyfall parece gastar tempo demais utilizando uma fórmula semelhante aos filmes de herói que iniciam uma franquia: apresentando personagens novos, acostumando os espectadores à lógica interna da série e estabelecendo pequenas histórias de origem e passado dos personagens. Gasta outra parte do tempo fazendo pequenas homenagens às nostálgicas aparições de Bond dos anos 60, 70 e 80.
O resultado disso é que acaba sobrando pouco tempo para explorar as características comuns dos filmes de 007: o carisma do personagem, as bond girls (neste filme extremamente opacas e quase totalmente irrelevantes) e, o maior pecado, o excelente vilão interpretado por Javier Bardem - que definitivamente merecia mais diálogos e espaço no filme.
Não dá para deixar de ficar um pouco desapontado com o tratamento espartano que Q dedica aos equipamentos de Bond, derivado dessa nova direção mais "pé no chão" da série (Bond sempre foi uma série "larger than life", talvez muito bem exemplificada por algumas de suas canções-título, como, por exemplo, The World if not Enough, da saudosa era Pierce Brosnan), mas 007 é 007 e esta série, que agora completa 50 anos, continua empolgando e criando expectativa para o que virá nos próximos filmes.
Gigantes de aço é como mais ou menos como um "remake", metade "Rocky - Um Lutador" e metade "Falcão: O Campeão dos Campeões", dirigido por Spielberg, só que sem a direção do Spielberg, se é que dá pra entender.
Acho interessante termos concorrendo ao Oscar de "Melhor Filme" duas produções que são, basicamente, homenagens ao cinema. Uma delas tem o maior e melhor uso da tecnologia 3D já visto, sendo dirigida por um diretor aclamado como "gênio!" a cada esquina. Já a outra é capaz de nos arrebatar do início ao final, tem "alma", apesar de sua tela quadradona e de sua falta de cores e palavras... Acho que isso nos diz algo sobre o que realmente importa no cinema de qualidade, não é verdade?
Muitos menos "Os Sonhadores" e muito mais uma versão brasileira (e "atualizada" com internet, e-commerce, publicidade online e reality shows) de "Três Formas de Amar".
A voz de Luciano Huck é um equívoco do início ao final. Quem são os "gênios" que acreditam que apresentadores de TV, ou mesmo cantores aleatórios com popularidade em alta (caso de algumas outras animaçõeS) são pessoas mais apropriadas para fazer dublagens que os próprios dubladores e/ou atores profissionais? Bem, tirando isso, o filme é divertido, com ótimos personagens e uma história que, apesar de padrão, é bem contada.
Das animações que vi no cinema este ano (que não foram muitas: O Segredo de Kels, A lenda dos guardiões, Ponyo e Toy Story 3), Megamente é, de longe, a melhor. A trilha sonora é perfeita!
Apesar de gostar bastante da saga de Harry Potter, sempre achei o último livro, "As Relíquias da Morte", muito, muito fraco. Infelizmente, como o diretor decidiu ser bem fiel nesta adaptação, o filme acaba sofrendo de todos os problemas do livro e peca, principalmente, no ritmo. Concordo plenamente com a Ananda Cruz, abaixo, quando fala que o filme é válido até a parte do ministério e que depois disso desanda. Claro, há boas cenas após o ministério como
a forma como contaram a estória das Relíquias da Morte, que ficou excelente; e a cena na mansão dos Malfoy
, mas essas "ilhas" de boas cenas não conseguem salvar este que é, apesar das boas atuações e da direção competente, o pior dos filmes da saga Harry Potter.
Os dois filmes do Columbus são os mais fracos da série, e dos dois, esse é o piorzinho. Ainda é um filme interessante, mas ainda bem que a direção não tenha continuado com o Columbus nas sequências - além de ter uma pegada muito infantil (que, ok, é adequada ao início da saga), se preocupa *demais*, exageradamente, em ser fiel ao livro.
Considerando-se os seis primeiros filmes da série, este só perde para O Prisioneiro de Azkaban. Desconsiderem os comentários de puristas que criticam que o diretor "mudou" a história do livro ou "esqueceu" de incluir cenas do livro. Livro é uma coisa, filme é outra; e como filme, este funciona muito bem. Certamente é uma adaptação menos fiel que os dois dirigidos pelo Chris Columbus, por exemplo, mas e daí?
O James Bond de Pierce Brosnan faz falta... (interessante como tiraram Pierce Brosnan da "franquia" porque "ele estava muito velho para ser Bond, e aí colocam o Daniel Craig, que embora seja uns 15 anos mais novo, tem uma cara bem mais acabada que o Brosnan).
É um filme decente, mas nem se compara ao primeiro. Tem problemas de ritmo, a partir do meio o filme já começa a demonstrar sinais de cansaço, embora retome o ritmo no final. Além disso, os personagens não cativam tanto, nem são tão bem desenvolvidos, quanto no primeiro. Falta carisma aos personagens, temos a impressão de estar vendo um bando de desconhecidos que a nós nada interessa, e isso já é prova de um forte problema narrativo. Por outro lado, a história, não se pode negar, é boa. Infelizmente, de tropa de elite o filme não tem nada: é a história do "Subsecretário Nascimento" e o sistema político/policial corrupto do Rio, a "Tropa de Elite" fica só no primeiro filme mesmo.
David Lynch, como sempre, criando filmes absolutamente sem sentido algum, para pessoas que, apesar disso, vão passar horas quebrando a cabeça, criando uma interpretação que não tem absolutamente nada a ver com qualquer coisa que o diretor pensou durante a realização do filme.
Guerra Fria
3.8 326 Assista AgoraEm termos de "melhor filme estrangeiro" em preto e branco, Guerra Fria está muito à frente de Roma
Jessica Jones (2ª Temporada)
3.6 286 Assista AgoraQuando Hogarth se mostra a personagem mais "gente boa" da série, você sabe que tem um problema. Excetuado-se a Hogarth, a segunda temporada de Jessica Jones consegue destruir tudo que possa haver de "gostável" em todos os personagens! Não dá pra empatizar com nenhum, são todos desprezíveis, desagradáveis. Diabo, até "boy magia" tirado daqueles livrinhos eróticos femininos tem!
Criminoso e bad boy, mas ótimo pai e "oh, so dreamy!"
Horrível em tantos aspectos que deixou Iron Fist bem na fita.
5 Centímetros por Segundo
3.9 383Makoto Shinkai tratando dos seus temas favoritos: amor, distância, encontros, desencontros e solidão.
Para quem conhece as obras do diretor, Cinco Centímetros por Segundo não é revolucionário, ainda assim é belíssimo!
Universidade Monstros
3.9 1,8K Assista AgoraUniversidade Monstros é uma boa animação, disso não há dúvida, mas não é uma excelente, uma extraordinária animação como a Pixar costumava nos apresentar. Apresar de competente, Universidade Monstros não tem a grandiosidade de Os Incríveis, Procurando Nemo, Up ou Toy Story 3.
Na verdade, Universidade Monstros começa a apontar uma preocupante tendência dentro da Pixar: antes impecável, hoje o estúdio passou a lançar animações que, embora boas, não conseguem deixar a sombra das obras anteriores, podemos ver isso também em Carros 2 e Valente. Estaria a Pixar, após tantos anos, se acomodando?
Quem acompanha a história do estúdio sabe que cada longa deles segue acompanhado de um curta metragem, neste caso "O Guarda-Chuva Azul", que também aponta para esse preocupante direcionamento do estúdio. É impossível assistir "O Guarda-Chuva Azul" e não reconhecer, nele, a influência do premiado "Paperman", que acompanhou o "Detona Ralph". Antes liderando as tendências, a Pixar agora parece agora não ter problemas em "seguir o líder" de vez em quando.
Meu Namorado é um Zumbi
2.9 2,6K Assista AgoraPegue um filme de zumbi, qualquer filme. Adicione Romeu e Julieta, tempere com um pouco de A Princesa e o Sapo, vá acrescentando a perspectiva de "monstros também tem sentimentos" de Crepúsculo (ou mesmo Frankenstein ou King Kong) até dar liga, misture tudo e asse até estar no ponto de "comédia". O resultado é Warm Bodies, um filme interessante, divertido e despretensioso. Para aproveitar esta obra, o público deve levar em consideração que o filme não se leva a sério, logo também não devemos fazê-lo.
007: Operação Skyfall
3.9 2,5K Assista AgoraSkyfall: o novo longa do espião 007 fica longe dos melhores filmes de James Bond, diria que não entra nem entre os cinco melhores - mas isso não significa tanto assim em uma série que conta com 23 filmes "canon" (da EOS Productions) além de dois "spin-offs", totalizando 25 filmes, quase todos excelentes ou, pelo menos, bons filmes.
É bom ver uma certa recuperação dessa nova leva de Bonds com o Daniel Craig, colocando Skyfall substancialmente acima do relativamente morno (mas ainda divertido) Quantum of Solace. Não consegue, no entanto, chegar ao nível de qualidade do Casino Royale.
Skyfall parece gastar tempo demais utilizando uma fórmula semelhante aos filmes de herói que iniciam uma franquia: apresentando personagens novos, acostumando os espectadores à lógica interna da série e estabelecendo pequenas histórias de origem e passado dos personagens. Gasta outra parte do tempo fazendo pequenas homenagens às nostálgicas aparições de Bond dos anos 60, 70 e 80.
O resultado disso é que acaba sobrando pouco tempo para explorar as características comuns dos filmes de 007: o carisma do personagem, as bond girls (neste filme extremamente opacas e quase totalmente irrelevantes) e, o maior pecado, o excelente vilão interpretado por Javier Bardem - que definitivamente merecia mais diálogos e espaço no filme.
Não dá para deixar de ficar um pouco desapontado com o tratamento espartano que Q dedica aos equipamentos de Bond, derivado dessa nova direção mais "pé no chão" da série (Bond sempre foi uma série "larger than life", talvez muito bem exemplificada por algumas de suas canções-título, como, por exemplo, The World if not Enough, da saudosa era Pierce Brosnan), mas 007 é 007 e esta série, que agora completa 50 anos, continua empolgando e criando expectativa para o que virá nos próximos filmes.
Gigantes de Aço
3.7 2,5KGigantes de aço é como mais ou menos como um "remake", metade "Rocky - Um Lutador" e metade "Falcão: O Campeão dos Campeões", dirigido por Spielberg, só que sem a direção do Spielberg, se é que dá pra entender.
Branca de Neve e o Caçador
3.0 4,3K Assista AgoraO espelho mais mentiroso de todas as versões já feitas do conto.
O Artista
4.2 2,1K Assista AgoraAcho interessante termos concorrendo ao Oscar de "Melhor Filme" duas produções que são, basicamente, homenagens ao cinema. Uma delas tem o maior e melhor uso da tecnologia 3D já visto, sendo dirigida por um diretor aclamado como "gênio!" a cada esquina. Já a outra é capaz de nos arrebatar do início ao final, tem "alma", apesar de sua tela quadradona e de sua falta de cores e palavras... Acho que isso nos diz algo sobre o que realmente importa no cinema de qualidade, não é verdade?
Os 3
3.4 561Muitos menos "Os Sonhadores" e muito mais uma versão brasileira (e "atualizada" com internet, e-commerce, publicidade online e reality shows) de "Três Formas de Amar".
Brasil Animado
2.2 153 Assista AgoraSó o trailer já é de dá vergonha alheia.
Enrolados
3.8 2,8K Assista AgoraA voz de Luciano Huck é um equívoco do início ao final. Quem são os "gênios" que acreditam que apresentadores de TV, ou mesmo cantores aleatórios com popularidade em alta (caso de algumas outras animaçõeS) são pessoas mais apropriadas para fazer dublagens que os próprios dubladores e/ou atores profissionais? Bem, tirando isso, o filme é divertido, com ótimos personagens e uma história que, apesar de padrão, é bem contada.
Sin City: A Cidade do Pecado
3.8 1,3K Assista AgoraUma aula de cinema!
Tá Dando Onda
3.2 509 Assista AgoraA pegada de "documentário de surf" é fantástica.
Megamente
3.8 1,9K Assista AgoraDas animações que vi no cinema este ano (que não foram muitas: O Segredo de Kels, A lenda dos guardiões, Ponyo e Toy Story 3), Megamente é, de longe, a melhor. A trilha sonora é perfeita!
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1
4.2 3,1K Assista AgoraApesar de gostar bastante da saga de Harry Potter, sempre achei o último livro, "As Relíquias da Morte", muito, muito fraco. Infelizmente, como o diretor decidiu ser bem fiel nesta adaptação, o filme acaba sofrendo de todos os problemas do livro e peca, principalmente, no ritmo. Concordo plenamente com a Ananda Cruz, abaixo, quando fala que o filme é válido até a parte do ministério e que depois disso desanda. Claro, há boas cenas após o ministério como
a forma como contaram a estória das Relíquias da Morte, que ficou excelente; e a cena na mansão dos Malfoy
Harry Potter e a Câmara Secreta
4.1 1,2K Assista AgoraOs dois filmes do Columbus são os mais fracos da série, e dos dois, esse é o piorzinho. Ainda é um filme interessante, mas ainda bem que a direção não tenha continuado com o Columbus nas sequências - além de ter uma pegada muito infantil (que, ok, é adequada ao início da saga), se preocupa *demais*, exageradamente, em ser fiel ao livro.
Harry Potter e o Enigma do Príncipe
4.0 1,7K Assista AgoraConsiderando-se os seis primeiros filmes da série, este só perde para O Prisioneiro de Azkaban. Desconsiderem os comentários de puristas que criticam que o diretor "mudou" a história do livro ou "esqueceu" de incluir cenas do livro. Livro é uma coisa, filme é outra; e como filme, este funciona muito bem. Certamente é uma adaptação menos fiel que os dois dirigidos pelo Chris Columbus, por exemplo, mas e daí?
007: Um Novo Dia Para Morrer
3.2 246 Assista AgoraO melhor filme do melhor James Bond.
007: Cassino Royale
3.8 881 Assista AgoraDaniel Craig NÃO é James Bond, apesar disso, o filme é muito bem construído.
007: Quantum of Solace
3.4 683 Assista AgoraO James Bond de Pierce Brosnan faz falta... (interessante como tiraram Pierce Brosnan da "franquia" porque "ele estava muito velho para ser Bond, e aí colocam o Daniel Craig, que embora seja uns 15 anos mais novo, tem uma cara bem mais acabada que o Brosnan).
O Apanhador de Sonhos
2.5 682 Assista AgoraO que esperar de um filme que não pertence ao gênero "comédia" e cuja cena mais tensa envolve um ET e uma privada?
Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora é Outro
4.1 3,5K Assista AgoraÉ um filme decente, mas nem se compara ao primeiro. Tem problemas de ritmo, a partir do meio o filme já começa a demonstrar sinais de cansaço, embora retome o ritmo no final. Além disso, os personagens não cativam tanto, nem são tão bem desenvolvidos, quanto no primeiro. Falta carisma aos personagens, temos a impressão de estar vendo um bando de desconhecidos que a nós nada interessa, e isso já é prova de um forte problema narrativo. Por outro lado, a história, não se pode negar, é boa. Infelizmente, de tropa de elite o filme não tem nada: é a história do "Subsecretário Nascimento" e o sistema político/policial corrupto do Rio, a "Tropa de Elite" fica só no primeiro filme mesmo.
Cidade dos Sonhos
4.2 1,7K Assista AgoraDavid Lynch, como sempre, criando filmes absolutamente sem sentido algum, para pessoas que, apesar disso, vão passar horas quebrando a cabeça, criando uma interpretação que não tem absolutamente nada a ver com qualquer coisa que o diretor pensou durante a realização do filme.