Você está em
  1. > Home
  2. > Artistas
  3. > Wes Anderson (I)

Wes Anderson (I)

Nomes Alternativos: Wesley Wales Anderson

7953Número de Fãs

Nascimento: 1 de Maio de 1969 (48 years)

Houston, Texas - Estados Unidos da América

Wes Anderson, ou Wesley Wales Anderson, é um diretor, roteirista e produtor americano. Conhecido no cinema independente pelos seus filmes Os Excêntricos Tenenbaums (2001) e O Fantástico Sr. Raposo (2009), ambos os longas receberam indicações ao Oscar. Ele passou a ser reconhecido pelo cinema comercial Hollywoodiano com o filme Moonrise Kingdom (2012) que concorreu ao Oscar de melhor roteiro original, perdendo para o filme Django Livre (2012), do Tarantino; Seu mais recente filme O Grande Hotel Budapeste (2014) lhe rendeu diversas indicações em premiações de todo o mundo, 9 indicações ao Oscar e 5 vitórias. Além de 2 Globos de Ouro, entre eles o de melhor diretor.

Anderson nasceu em Houston, Texas no dia 1 de maio de 1969. Criado pela mãe Texas Ann Burroughs, uma arqueóloga, e seu pai, Melver Leonard Anderson, que trabalhava com propaganda e relações públicas. Frequentou a escola privada St. John’s School em Houston. Estudou na Universidade do Texas em Austin, onde se formou em filosofia. Foi lá que conheceu o ator Owen Wilson. Eles se tornaram amigos e começaram a gravar curtas metragens, alguns deles chegaram a ir ao ar na TV a cabo local.

Um de seus curtas que se tornou conhecido foi Bottle Rocket (1994), com a atuação de Owen Wilson e seu irmão Luke Wilson. O projeto foi apresentado no Sundance Film Festival, e foi muito bem recebido, tão bem que eles receberam capital para fazer a versão estendida. Nomeado no Brasil como Pura Adrenalina (1996) o filme não foi grande sucesso comercial, mas começou ganhar atenção de um público mais engajado e fãs renomados, entre eles o cineasta Martin Scorsese.

Três é Demais (1998) é o seu segundo filme, foi a sua primeira parceria com Jason Shawrtzman e Bill Murray. O filme foi gravado em sua antiga escola St. John’s School, alguns dos personagens foram nomeados com os nomes de seus amigos da escola. Por esse filme, Wes foi premiado melhor diretor pelo Independent Spirit Award.

Os Excêntricos Tenenbaums (2001) é o primeiro filme em que as características mais marcantes do diretor começam a se tornar mais evidentes. Wes Anderson é conhecido pelo seu perfeccionismo, o enquadramento sempre simétrico, com o posicionamento dos atores sempre centralizado. Movimentos de câmera sempre na vertical e horizontal quebra a sensação de realismo das cenas. A paleta de cores dos filmes também é bem diferente, onde o cenário e o figurino é todo composto entre poucas cores. Seus filmes possuem uma composição de cenário repleto de objetos antigos, mesmo quando a história se passa no presente. Todas essas características estão presentes nos filmes A Vida Marinha com Steve Zissou (2004), Viagem a Darjeeling (2007), O Fantástico Sr. Raposo (2009), Moonrise Kingdom (2012) e O Grande Hotel Budapest (2014).

Além de estética marcante dos filmes as suas tramas seguem um estilo também, os enredos todos são relacionados a um grupo familiar de classe média alta, geralmente um dos personagens já adulto está à procura da aprovação dos pais. Personagens muito gestuais e com forte linguagem corporal, cômicos e com senso de humor exótico. Anderson tem um forte elenco de atores recorrentes em seus projetos, entre eles, Owen Wilson, Luke Wilson, Jason Shawrtzman, Bill Murray, Edward Norton, Adrien Brody.

Seu trabalho peculiar chamou atenção de grandes marcas do mundo da moda; em 2013 produziu um curta em parceria com Roman Coppola para a Prada, chamado Castello Cavalcanti, com a atuação de Jason Shawrtzman. Fez também uma propaganda para a marca de cerveja Stella Artois.

Em 2009, concluiu um de seus trabalhos mais diferentes é o filme O Fantástico Sr. Raposo. Animação toda feita em stop-motion que conta a história de uma família de raposas que vive embaixo de uma árvore, e para sustentar a família o pai rouba os fazendeiros da redondeza. O longa metragem contou com a dublagem de grandes atores como Meryl Streep, George Clooney, Bill Murray e Jason Shawrtzman. As vozes foram gravadas fora do estúdio, algumas vezes na floresta, sótão, estábulo e embaixo da terra para transmitir melhor realidade na ambiência.

Moonrise Kingdom foi o seu primeiro filme sem o envolvimento de Owen Wilson nas produções. Seu lançamento aconteceu em apenas 4 cinemas nos EUA, dois e Los Angeles e dois em Nova York, mesmo assim arrecadou mais de 160 mil dólares por cinema. Atingindo o maior recorde de todos os tempos de lucro por cinema, por um filme em live-action.

Apesar das diversas indicações anteriores, O Grande Hotel Budapeste (2014) o primeiro filme do diretor a ganhar um Oscar, se tornando o primeiro filme de comédia a ganhar o Oscar de melhor trilha sonora original desde Shakespeare Apaixonado (1998). Foi o filme de maior bilheteria do cineasta até o momento, arrecadando mais de 170 milhões de dólares no mundo todo.

Irmãos: Eric Chase Anderson, Mel Anderson