O clima do filme remete aos slashers dos anos 1990. Porém a figura mascarada é muito pouco explorada. As garotas aparecem já mortas ou então já capturadas, então a tensão gerada pela perseguição, tradicional nos filmes desse subgênero, não existe. A Cor Rosa parece indicar um caminho, mas ter receio de se admitir enquanto filme de horror. Além disso, há muitas cenas desnecessárias, informações jogadas ao espectador que não ignoradas posteriormente.
Lançado no festival de Torremolinos, em 2018, H0us3 é um filme de ficção-científica espanhol de um diretor estreante, que também coescreveu o roteiro. A história mostra o reencontro de um grupo de amigos formado na universidade. Eles estão se reunindo após algum tempo sem se ver. Todos trabalham com tecnologia.
Com baixo orçamento e boas atuações, o filme se passa quase que completamente dentro de um único cômodo: uma sala. O segundo ato inteiro acontece ao redor de uma mesa. O que segura nossa atenção – e atiça nossa curiosidade – são os diálogos rápidos e que nos apresentam conceitos de forma simples para que possamos melhor acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.
Possesso tem tudo o que um bom filme de possessão precisa: cenas nojentas, demônios voadores, pactos demoníacos, relíquias sagradas e um ritual de exorcismo. A trama conta até com uma revelação final, surpreendente. A batalha final se dá no próprio inferno, apenas aumentando o surrealismo - e a diversão - do roteiro.
Clarita é uma produção filipina baseada em um caso dito real de possessão demoníaca. Em 1953, a jovem Clarita Villanueva, de apenas 17 anos, foi possuída por espíritos malignos. Ela era filha de uma curandeira que faleceu quando tinha 12 anos. Órfã, viveu uma vida errante e chegou a ser presa. Poucos dias após sua prisão, a suspeita de possessão trouxe o pastor estadunidense Lester Sumrall, que conduziu o exorcismo. No filme ele foi trocado por dois padres católicos.
Um horror esloveno que faz homenagem aos filmes slasher oitentistas, mas que também dialoga com o gore dos anos 1970. Ele promete humor ácido e muito sangue. Pelo menos o segundo é entregue. Filme visto no Fantaspoa 2020.
Possessor (2020) é um excelente filme cuja maior qualidade é conversar com nossas próprias inquietações e representá-las através de um visual marcante. Oitos anos após o também excelente Antiviral (2012), Brandon Cronenberg nos presenteia com mais uma reflexão perturbadora sobre a vida contemporânea.
Minha crítica completa está no site da República do Medo
O Leprechaun já começa o filme sendo banido por um padre para o inferno, ou o que quer que seja a terra dos leprechauns. Agora a história é a de que ele é o único leprechaun que continuou na terra e virou uma criatura do mal. Não possui ligação nenhuma com os outros filmes. Ele é bastante fraco também. A história não evolui, os personagens são superficiais e muito estereotipados. As transições de cena parecem feitas no movie maker. Back in the Hood tem bons momentos de comédia, já Back 2 tha Hood não consegue atingir o mesmo tom. Ele se propõe mais sério, porém não se sustenta.
Após um longo tempo de procura, finalmente consegui assistir a esse filme, graças a um festival. Gabriela Amaral construiu um roteiro delicado, com referências a Cemitério Maldito e religiosidade popular. A fotografia é muito linda e consegue expressar bem o clima do filme. As atuações estão muito acertadas. É um filme complexo, de ritmo mais lento, mas que facilmente te transporta para a história. A decadência do personagem Jorge, que acontece aos poucos, vai sendo destacada pela maquiagem que remete a Noite dos Mortos-Vivos. A Sombra do Pai é um excelente filme de horror nacional que sabe trabalhar bem com a cultura popular, criar tensão e mexer com as nossas expectativas.
Um grande homenagem aos filmes trash. Lembra um pouco a dinâmica de A Geladeira Diabólica (1991). O filme é engraçado, tem diálogos absurdos, o plano de Cleusa e Shirley é completamente sem noção. O maior defeito é que demoram 52 minutos para que a kombi assassina finalmente apareça. As mortes também decepcionam um pouco, pois são, em sua grande maioria, fora do quadro. Poderia ter sido feito um trabalho de maquiagem no Laurinho "motorista fantasma". Um pouco mais de sangue e maquiagem não faria mal à produção. Apesar desses defeitos, A Van Assassina diverte muito. Um ótimo filme para ver com os amigos.
É muito delicada a forma como o diretor brinca com as nossas expectativas. Embora seja um filme ao redor de um plot twist, o roteiro soube segurar muito bem a revelação. As pistas são dadas ao longo do filme inteiro, em partes. O que nos permite chegar a várias hipóteses e, mesmo que tenhamos descoberto a trama, o diretor segura a confirmação completa de nossas suspeitas nos apresentando partes da revelação, o que nos faz questionar sobre nossas próprias teorias. Nicole Kidman está ótima no papel. Todos os diálogos sobre o limbo são muito bem pensados.
Inferior ao primeiro filme, Hellraiser II ainda consegue trazer uma história interessante e repetir com maestria a estética que tornou o primeiro filme tão icônico. Dessa vez é Julia que volta do inferno e deve ser alimentada. O responsável pelo retorno é um médico que atende Kirsty e uma outra menina que tem compulsão por resolver enigmas. O vislumbre do inferno é bastante interessante. Ele segue o mesmo estilo do corredor que conhecemos no primeiro filme. A arquitetura parece saída de uma pintura de ilusão de ótica. Apesar de trazer alguns conceitos interessantes - Hellraiser 2 é mais "conservador" que o primeiro - a sequência apresenta uma história interessante e uma estética que nos deixa vidrados na tela.
Frustrado com uma adaptação precedente, Barker decidiu arregaçar as mangas e comandar ele mesmo a produção baseada em "O Coração Condenado [The Hellbound Heart]", publicado em 1986. A produção traz grandes referências ao mundo BDSM, sobretudo em sua estética. O roteiro segue com grande fidelidade a noveleta que o originou. Apesar de alguns efeitos especiais que envelheceram mal, como os raios que saem da caixa de Lemarchand, a maquiagem continua impecável. Os cenobitas são criaturas infernais, cujo propósito é atingir o extremo da dor, confundindo-a com um prazer inconcebível aos humanos. A maquiagem expressa muito bem essa faceta. Os demônios são desfigurados, sua carne é rasgada, adulterada, deformada, ao ponto que alguns parecem nunca ter sido humanos. Com uma fotografia mais atenta o filme poderia ter sido ainda melhor. Porém, mesmo com esses pequenos defeitos, Hellraiser é um grande filme de horror. Sempre interessante ver o autor adaptando sua própria obra.
Ice-T enfrentando o Leprechaun, isso sim é o começo de continuação de respeito. O Duende 5, como as outras continuações, não possui nenhuma relação com o primeiro filme, a não ser a existência de um leprechaun. Dessa vez ele aparece em um bairro negro e sua flauta mágica é usada para fazer rap. O 5º filme da franquia é muito melhor que o anterior, "No Espaço". Ele apresentada um enredo divertido, tem bons momentos de comédia, mas também apresenta cenas sangrentas e cruéis. Ele consegue captar melhor a essência do primeiro filme. Emprestando um conceito do 3º filme, o leprechaun volta a vida após retiraram um colar da estátua que o mini monstro se torna quando em contato com ele. Mack Daddy (Ice-T) fez sua fortuna com o ouro do leprechaun e sua música, incrementada pelo efeito mágico da flauta de ouro. Porém, 3 rappers em ascensão decidem roubar Daddy e trazem o monstro de volta à vida. O Leprechaun fumando maconha com o Ice-T é uma cena incrível.
O Duende 4: No Espaço não possui qualquer relação com o primeiro filme, assim como as outras continuações. Na história, o duende deseja se tornar o rei de um planeta casando-se com a princesa. Seus planos, porém, são interrompidos por fuzileiros navais espaciais... O filme me lembrou bastante um clássico dos anos 1990, Tropas Estelares. Surpreendentemente, esse 4º episódio da saga do duende assassino foi lançado um ano antes!!! Dentre os 4 primeiros, esse é, sem dúvidas, o mais fraco. Enquanto o terceiro investiu no humor, esse quarto optou por deixar a história de lado e apresentar uma sequência de cenas com humor extremamente apelativo. Não é mais uma questão de não se levar a sério, mas sim de ser um filme ruim e sem graça. Claro que ainda tem os seus - pequenos - méritos. É engraçado ver o duende com um sabre de luz, algumas mortes vão para o lado do "pastelão", mas o filme mistura muitos elementos e se perde dentro dele mesmo. O último ato é tenebroso de tão ruim hahahaha
O Duende Assassino é a terceira empreitada da saga do Leprechaun. Dessa com muita aventura e confusão em Las Vegas. A série tem um tom satírico próprio, porém esse terceiro filme abraça de vez o ridículo e investe no humor - inclusive enchendo o duende com frases de efeito. Cada filme muda os poderes do Leprechaun. Nesse ele adquire uma característica de lobisomem e sua mordida pode transformar outros em leprechauns... Leprechaun 3 é mais engraçado que o anterior, pois resolve justamente não se levar mais a sério. Entrega boas piadas, mortes mirabolantes e algumas cenas vergonhosas.
Leprechaun 2 - O Duende quer casar! 1.000 anos atrás o Leprechaun tentou se casar com a filha de seu escravo, este porém o impediu. Um milênio depois ele volta e tenta se casar com uma descendente do homem que lhe passou a perna. O filme é bem exagerado. O monstrinho até dirige um kart. Os personagens cometem erros estúpidos sem parar. Os poderes do duende recebem atualizações, assim como o meio de enfrentá-los. É divertido? Muito! Sempre bom um vilão que fala sem parar, e o Leprechaun rima quase todas as suas frases.
"É muita falcatrua e um pouquinho assim, de vadiagem" As cenas de luta com o Bruce Lee verdadeiro são maravilhosas, mas o resto do filme é muito falcatrua HAHAHAHA
A Cor Rosa
2.1 4O clima do filme remete aos slashers dos anos 1990. Porém a figura mascarada é muito pouco explorada. As garotas aparecem já mortas ou então já capturadas, então a tensão gerada pela perseguição, tradicional nos filmes desse subgênero, não existe. A Cor Rosa parece indicar um caminho, mas ter receio de se admitir enquanto filme de horror.
Além disso, há muitas cenas desnecessárias, informações jogadas ao espectador que não ignoradas posteriormente.
H0us3
2.8 4Lançado no festival de Torremolinos, em 2018, H0us3 é um filme de ficção-científica espanhol de um diretor estreante, que também coescreveu o roteiro. A história mostra o reencontro de um grupo de amigos formado na universidade. Eles estão se reunindo após algum tempo sem se ver. Todos trabalham com tecnologia.
Com baixo orçamento e boas atuações, o filme se passa quase que completamente dentro de um único cômodo: uma sala. O segundo ato inteiro acontece ao redor de uma mesa. O que segura nossa atenção – e atiça nossa curiosidade – são os diálogos rápidos e que nos apresentam conceitos de forma simples para que possamos melhor acompanhar o desenrolar dos acontecimentos.
Possesso
3.6 17 Assista AgoraPossesso tem tudo o que um bom filme de possessão precisa: cenas nojentas, demônios voadores, pactos demoníacos, relíquias sagradas e um ritual de exorcismo. A trama conta até com uma revelação final, surpreendente. A batalha final se dá no próprio inferno, apenas aumentando o surrealismo - e a diversão - do roteiro.
The Exorcism of Clarita
2.8 3Clarita é uma produção filipina baseada em um caso dito real de possessão demoníaca. Em 1953, a jovem Clarita Villanueva, de apenas 17 anos, foi possuída por espíritos malignos. Ela era filha de uma curandeira que faleceu quando tinha 12 anos. Órfã, viveu uma vida errante e chegou a ser presa. Poucos dias após sua prisão, a suspeita de possessão trouxe o pastor estadunidense Lester Sumrall, que conduziu o exorcismo. No filme ele foi trocado por dois padres católicos.
A Maldição de Valburga
2.3 5 Assista AgoraUm horror esloveno que faz homenagem aos filmes slasher oitentistas, mas que também dialoga com o gore dos anos 1970. Ele promete humor ácido e muito sangue. Pelo menos o segundo é entregue.
Filme visto no Fantaspoa 2020.
Possessor
3.4 302 Assista AgoraPossessor (2020) é um excelente filme cuja maior qualidade é conversar com nossas próprias inquietações e representá-las através de um visual marcante. Oitos anos após o também excelente Antiviral (2012), Brandon Cronenberg nos presenteia com mais uma reflexão perturbadora sobre a vida contemporânea.
Minha crítica completa está no site da República do Medo
May: Obsessão Assassina
3.2 268 Assista AgoraQue bizarro
O Duende Perverso
2.1 38O Leprechaun já começa o filme sendo banido por um padre para o inferno, ou o que quer que seja a terra dos leprechauns. Agora a história é a de que ele é o único leprechaun que continuou na terra e virou uma criatura do mal.
Não possui ligação nenhuma com os outros filmes. Ele é bastante fraco também. A história não evolui, os personagens são superficiais e muito estereotipados. As transições de cena parecem feitas no movie maker.
Back in the Hood tem bons momentos de comédia, já Back 2 tha Hood não consegue atingir o mesmo tom. Ele se propõe mais sério, porém não se sustenta.
A Sombra do Pai
3.4 41Após um longo tempo de procura, finalmente consegui assistir a esse filme, graças a um festival.
Gabriela Amaral construiu um roteiro delicado, com referências a Cemitério Maldito e religiosidade popular. A fotografia é muito linda e consegue expressar bem o clima do filme. As atuações estão muito acertadas.
É um filme complexo, de ritmo mais lento, mas que facilmente te transporta para a história. A decadência do personagem Jorge, que acontece aos poucos, vai sendo destacada pela maquiagem que remete a Noite dos Mortos-Vivos.
A Sombra do Pai é um excelente filme de horror nacional que sabe trabalhar bem com a cultura popular, criar tensão e mexer com as nossas expectativas.
Filme B: A Van Assassina
2.6 17Um grande homenagem aos filmes trash. Lembra um pouco a dinâmica de A Geladeira Diabólica (1991). O filme é engraçado, tem diálogos absurdos, o plano de Cleusa e Shirley é completamente sem noção.
O maior defeito é que demoram 52 minutos para que a kombi assassina finalmente apareça. As mortes também decepcionam um pouco, pois são, em sua grande maioria, fora do quadro. Poderia ter sido feito um trabalho de maquiagem no Laurinho "motorista fantasma".
Um pouco mais de sangue e maquiagem não faria mal à produção. Apesar desses defeitos, A Van Assassina diverte muito. Um ótimo filme para ver com os amigos.
Os Outros
4.1 2,5K Assista AgoraÉ muito delicada a forma como o diretor brinca com as nossas expectativas. Embora seja um filme ao redor de um plot twist, o roteiro soube segurar muito bem a revelação.
As pistas são dadas ao longo do filme inteiro, em partes. O que nos permite chegar a várias hipóteses e, mesmo que tenhamos descoberto a trama, o diretor segura a confirmação completa de nossas suspeitas nos apresentando partes da revelação, o que nos faz questionar sobre nossas próprias teorias.
Nicole Kidman está ótima no papel. Todos os diálogos sobre o limbo são muito bem pensados.
Hellraiser II: Renascido das Trevas
3.4 303 Assista AgoraInferior ao primeiro filme, Hellraiser II ainda consegue trazer uma história interessante e repetir com maestria a estética que tornou o primeiro filme tão icônico.
Dessa vez é Julia que volta do inferno e deve ser alimentada. O responsável pelo retorno é um médico que atende Kirsty e uma outra menina que tem compulsão por resolver enigmas.
O vislumbre do inferno é bastante interessante. Ele segue o mesmo estilo do corredor que conhecemos no primeiro filme. A arquitetura parece saída de uma pintura de ilusão de ótica.
Apesar de trazer alguns conceitos interessantes - Hellraiser 2 é mais "conservador" que o primeiro - a sequência apresenta uma história interessante e uma estética que nos deixa vidrados na tela.
Uma Linda Mulher
3.8 1,6K Assista AgoraIT MUST'VE BEEN LOVE
BUT IS OOOOVER NOOOOW
Hellraiser: Renascido do Inferno
3.5 857 Assista AgoraFrustrado com uma adaptação precedente, Barker decidiu arregaçar as mangas e comandar ele mesmo a produção baseada em "O Coração Condenado [The Hellbound Heart]", publicado em 1986.
A produção traz grandes referências ao mundo BDSM, sobretudo em sua estética. O roteiro segue com grande fidelidade a noveleta que o originou.
Apesar de alguns efeitos especiais que envelheceram mal, como os raios que saem da caixa de Lemarchand, a maquiagem continua impecável. Os cenobitas são criaturas infernais, cujo propósito é atingir o extremo da dor, confundindo-a com um prazer inconcebível aos humanos. A maquiagem expressa muito bem essa faceta. Os demônios são desfigurados, sua carne é rasgada, adulterada, deformada, ao ponto que alguns parecem nunca ter sido humanos.
Com uma fotografia mais atenta o filme poderia ter sido ainda melhor. Porém, mesmo com esses pequenos defeitos, Hellraiser é um grande filme de horror. Sempre interessante ver o autor adaptando sua própria obra.
O Duende 5
2.1 30Ice-T enfrentando o Leprechaun, isso sim é o começo de continuação de respeito. O Duende 5, como as outras continuações, não possui nenhuma relação com o primeiro filme, a não ser a existência de um leprechaun. Dessa vez ele aparece em um bairro negro e sua flauta mágica é usada para fazer rap.
O 5º filme da franquia é muito melhor que o anterior, "No Espaço". Ele apresentada um enredo divertido, tem bons momentos de comédia, mas também apresenta cenas sangrentas e cruéis. Ele consegue captar melhor a essência do primeiro filme.
Emprestando um conceito do 3º filme, o leprechaun volta a vida após retiraram um colar da estátua que o mini monstro se torna quando em contato com ele.
Mack Daddy (Ice-T) fez sua fortuna com o ouro do leprechaun e sua música, incrementada pelo efeito mágico da flauta de ouro. Porém, 3 rappers em ascensão decidem roubar Daddy e trazem o monstro de volta à vida.
O Leprechaun fumando maconha com o Ice-T é uma cena incrível.
O Duende 4: No Espaço
2.1 46 Assista AgoraO Duende 4: No Espaço não possui qualquer relação com o primeiro filme, assim como as outras continuações. Na história, o duende deseja se tornar o rei de um planeta casando-se com a princesa. Seus planos, porém, são interrompidos por fuzileiros navais espaciais...
O filme me lembrou bastante um clássico dos anos 1990, Tropas Estelares. Surpreendentemente, esse 4º episódio da saga do duende assassino foi lançado um ano antes!!!
Dentre os 4 primeiros, esse é, sem dúvidas, o mais fraco. Enquanto o terceiro investiu no humor, esse quarto optou por deixar a história de lado e apresentar uma sequência de cenas com humor extremamente apelativo. Não é mais uma questão de não se levar a sério, mas sim de ser um filme ruim e sem graça.
Claro que ainda tem os seus - pequenos - méritos. É engraçado ver o duende com um sabre de luz, algumas mortes vão para o lado do "pastelão", mas o filme mistura muitos elementos e se perde dentro dele mesmo.
O último ato é tenebroso de tão ruim hahahaha
O Duende Assassino
2.6 42 Assista AgoraO Duende Assassino é a terceira empreitada da saga do Leprechaun. Dessa com muita aventura e confusão em Las Vegas.
A série tem um tom satírico próprio, porém esse terceiro filme abraça de vez o ridículo e investe no humor - inclusive enchendo o duende com frases de efeito.
Cada filme muda os poderes do Leprechaun. Nesse ele adquire uma característica de lobisomem e sua mordida pode transformar outros em leprechauns...
Leprechaun 3 é mais engraçado que o anterior, pois resolve justamente não se levar mais a sério. Entrega boas piadas, mortes mirabolantes e algumas cenas vergonhosas.
O Retorno do Duende
2.4 41 Assista AgoraLeprechaun 2 - O Duende quer casar!
1.000 anos atrás o Leprechaun tentou se casar com a filha de seu escravo, este porém o impediu. Um milênio depois ele volta e tenta se casar com uma descendente do homem que lhe passou a perna.
O filme é bem exagerado. O monstrinho até dirige um kart. Os personagens cometem erros estúpidos sem parar. Os poderes do duende recebem atualizações, assim como o meio de enfrentá-los.
É divertido? Muito! Sempre bom um vilão que fala sem parar, e o Leprechaun rima quase todas as suas frases.
Democracia em Vertigem
4.1 1,3KDocumentário importante para compreender o atual momento político. Emocionante!
Pinóquio, O Perverso
2.4 70Gente, me surpreendi. Adorei o final aberto.
Jogo da Morte
3.4 144 Assista Agora"É muita falcatrua e um pouquinho assim, de vadiagem"
As cenas de luta com o Bruce Lee verdadeiro são maravilhosas, mas o resto do filme é muito falcatrua
HAHAHAHA
Radiação Assassina
2.6 5Que filme maravilhoso! Podia ter um remake.
Mumia: A Ressurreição
1.4 39 Assista Agoramas o que? Como de uma hora pra outra acaba a luz de dentro da pirâmide? Como tem luz dentro da Pirâmide? Qual a pira do pai? num intendi