--- MONSTRUOSO (2022) --- A trama poderia render algo bem melhor, mas o resultado é desinteressante e esquecível. Vale mais pela Christina Ricci, que não deixa o filme ser pior.
--- VÊNUS (2022) --- Bem mediano. Tem umas ideias interessantes e o gore é até legal, mas derrapa em algumas coisas e decepciona em alguns pontos. A protagonista Lucia é linda, e a menina Alba é encantadora. E Jaume Balagueró já dirigiu coisas melhores.
--- O GLADIADOR IMORTAL 2 - NA ARENA DA MORTE (1995) --- Lembro dessa tralha passando na Globo em algumas sessões noturnas, inclusive no Intercine, e é bem pior e mais esquecível que o primeiro. As cenas de lutas das quais participam vários indivíduos violentos e bizarros, poderiam até render algo interessante, mas são igualmente ruins de se acompanhar.
--- O GLADIADOR IMORTAL (1992) --- Da época que passou no Supercine e no Intercine eu lembrava bem pouco, até porque é um filme totalmente esquecível. E dando uma olhada novamente, é uma grande perda de tempo. Além do enredo mal formulado e duvidoso, tem hora que enche o saco de tanto que mostra o Jack tendo pesadelos e tendo chiliques, e até mesmo as lutas de esgrima e outras coisas não são empolgantes. O segundo filme, "O Gladiador Imortal 2 - Na Arena da Morte" (que também passava na Globo), é ainda bem pior.
--- O FUNERAL DO NOSSO MELHOR AMIGO (2012) --- O título e a parte inicial fazer pensar que se trata de alguma comédia meio boba e sem muita importância. Mas com o tempo vai se revelando ser mais do que aparenta ser, e é em seu lado dramático que se encontram as coisas mais interessantes, como amizade, respeito, mudanças. E há momentos que emocionam.
-- A SOLIDÃO DE UMA CORRIDA SEM FIM / A SOLIDÃO DO CORREDOR DE FUNDO -- Interessante os como temas apresentados (juventude, conformismo, rebeldia, oportunismo, etc) são muito bem colocados e passados com realismo. Destaque também para as atuações, a fotografia em preto e branco e pro final, bem marcante.
---- BUFFALO BILL (1944) ---- Faroeste apenas um pouco mais que mediano. A primeira vez que vi foi junto com meus pais, quando a Manchete tinha sessão de faroeste aos domingos, nos anos 90.
---- ALUCINAÇÃO (1939) ---- Uma história aparentemente bem simples e uma duração de apenas 69 minutos, mas o filme se revela uma boa surpresa e as questões psicológicas envolvendo Hal Wilson e Dr. Shelby são bem interessantes.
---- AS CHAVES DO REINO (1944) ---- Uma atuação memorável do Gregory Peck, ainda mais sendo um de seus primeiros filmes, e um elenco secundário que colabora bastante pra deixar o filme ainda mais interessante. Um grande exemplo de fé, persistência, amizade, caridade e bondade.
---- SUBLIME DEVOÇÃO (1948) ---- Prende a atenção do início ao fim, ainda mais sendo baseado em caso real, tem ótimos atores e atrizes, e Henry Hathaway faz mais um grande trabalho de direção. A personagem Tillie, mãe do Frank, consegue ser tocante pela sua fé, esperança e humildade.
--- POSSESSOR (2020) --- Alguns trabalhos do Cronenberg pai causavam horror e desconforto ao explorarem o corpo e a mente, ao terem violência e bastante sangue, e um estilo visual marcante. O Cronenberg filho trilha esse caminho aqui, usando esses elementos, também de maneira eficaz. A premissa, as cenas de mortes, os bons efeitos e as atuações garantem o interesse do filme, mesmo ele não sendo tão bom assim.
--- Sodoma e Gomorra (1962) --- Bons atores e boa produção retratando uma das várias passagens interessantes presentes no Velho Testamento. Algumas partes são lentas e meio cansativas, mas as cenas de ação e os efeitos especiais são até eficientes, na medida do possível. Destaque também para a parte final,
[/spoiler] que faz lembrar das produções do cinema catástrofe, com muitas construções desabando sobre as pessoas, raios, ventos, tremores de terra, pânico e mortes. A cena da mulher de Lot, que se transforma em estátua de sal após olhar para trás, e se horrorizar com a destruição da cidade, é que poderia ter sido melhor realizada. [spoiler]
--- Entre Armas e Brinquedos (2020) --- Um filme muito esquisitão que poderia até ser divertido se optassem por fazer uma comédia escrachada ou um trash. Mas ficou perdido em querer ser várias coisas, e continuar sem mostrar o que realmente quis ser. Mel Gibson tem boa atuação fazendo um Papai Noel diferentão, Marianne Jean-Baptiste rouba algumas cenas como a Mamãe Noel amorosa e medianeira, mas o personagem do garoto é um dos vários pontos negativos no filme, entre outras coisas.
--- 55 PASSOS (2017) --- Duas ótimas atrizes (Hilary Swank e Helena Bonham Carter) num drama baseado em história real e que aborda uma questão muita séria e importante, os pacientes que são internados e recebem dia após dia uma medicação que muitas vezes pode piorar o estado de saúde deles, e eles não poderem opinar sobre isso tudo. É um bom filme, mas que tinha material e potencial pra ser muito mais.
--- HERÓIS DE FOGO (2020) --- Talvez a maior diferença seja o fato de ser um filme da Rússia, fora isso não vi nada demais. Não achei ruim, mas tem produções de outros países sobre esse tema que são melhores e mais interessantes.
--- A MULA (2018) --- Assistir a um filme do grande Clint Eastwood já é esperar por algo interessante, reflexivo, bem atuado e bem dirigido. Uma história dramática, melancólica e bem tocada pelo veterano e talentoso Clint. É, muitos do cinema atual precisam aprender muito ainda...
--- O Enviado do Mal (2017) --- Achei bem mediano. Demora a deslanchar mas depois tem alguns bons momentos de suspense e a história desperta algum interesse. É um terrorzinho de altos e baixos.
[/spoiler] Achei corajoso matarem a protagonista, e poderiam ter terminado logo após isso. Foi bem forçado mostrar o marido em casa com a criança e a ameaça sobrenatural querer voltar. [spoiler]
--- As Cruzadas (1935) --- Mesmo não sendo um dos melhores filmes do lendário Cecil B. DeMille, "As Cruzadas" tem valor e interesse, e se nota os grandes cuidados que o diretor/produtor tinha nos filmes com o elenco, as interpretações, os cenários, as cenas de ação, os figurantes, etc.
--- Como Se Fosse a Primeira Vez (2004) --- Sempre que esse filme está passando em algum canal da TV eu acabo revendo, é uma das comédias mais legais e divertidas dos anos 2000. A ótima química entre Adam Sandler e Drew Barrymore é um dos pontos altos do filme, que também tem trilha sonora bem maneira e bons personagens coadjuvantes.
--- DESTRUA-ME (2017) --- Tem boas ideias e algum clima, e parecia que iria render algo legal, mas a parte final, principalmente a reviravolta, é bem decepcionante.
--- MILLENNIUM: A GAROTA NA TEIA DE ARANHA (2018) --- Interessante em algumas partes, em outras nem tanto, numa história bem mais ou menos de se assistir. E Claire Foy é inferior a Noomi Rapace e a Rooney Mara.
--- RIFIFI (1955) --- Jules Dassin dá uma aula de cinema em um dos melhores filmes de assalto já feitos. Os personagens são críveis e bem construídos, a trilha sonora faz bom complemento ao filme, a longa sequencia do assalto à joalheria é admirável. A segunda metade ainda acho superior, com as consequências do assalto movimentando mais a trama, e tendo mais ação e suspense. A parte final também é muito boa. Entre outras sequencias legais, tem a divertida parte com a beldade Viviane (Magali Noël) cantando na boate a música-tema "Rififi".
--- ROMAN J. ISRAEL (2017) --- Uma história com grande potencial e um ator de grande talento poderiam resultar num grande filme, mas no geral é um pouco mais que mediano.
--- THE CRUMBS (2020) --- Os personagens principais são esquisitos e bizarros, mas até possuem uma certa (e estranha) química entre eles, contribuindo para o clima igualmente esquisito. A duração (110 min.) é exagerada para esse tipo de filme, e apesar de várias pessoas morrerem ao longo da história, poucas cenas são explícitas. No geral é um filme mediano e o que mais causa aquele clima incômodo são as coisas mais escondidas envolvendo a família.
[/spoiler] Os hóspedes que não faziam reserva eram mortos, alguns serviam de cobaia para um experimento onde eram tirados fluídos com a intenção de curar a filha doente, e a carne da maioria era servida para outros hóspedes. A Victoria era fruto de uma relação incestuosa entre Dr. Crumbs e Irene (Irene era mãe de Crumbs). Quando Victoria e o grandalhão Leonard começam a ficar mais próximos também é muito bizarro. E o xerife na verdade era conivente com os atos macabros da família. [spoiler]
Monstruoso
2.5 29--- MONSTRUOSO (2022) ---
A trama poderia render algo bem melhor, mas o resultado é desinteressante e esquecível. Vale mais pela Christina Ricci, que não deixa o filme ser pior.
Vênus
2.8 66 Assista Agora--- VÊNUS (2022) ---
Bem mediano. Tem umas ideias interessantes e o gore é até legal, mas derrapa em algumas coisas e decepciona em alguns pontos. A protagonista Lucia é linda, e a menina Alba é encantadora. E Jaume Balagueró já dirigiu coisas melhores.
O Gladiador Imortal 2 - Na Arena da Morte
2.2 5--- O GLADIADOR IMORTAL 2 - NA ARENA DA MORTE (1995) ---
Lembro dessa tralha passando na Globo em algumas sessões noturnas, inclusive no Intercine, e é bem pior e mais esquecível que o primeiro.
As cenas de lutas das quais participam vários indivíduos violentos e bizarros, poderiam até render algo interessante, mas são igualmente ruins de se acompanhar.
O Gladiador Imortal
2.1 5--- O GLADIADOR IMORTAL (1992) ---
Da época que passou no Supercine e no Intercine eu lembrava bem pouco, até porque é um filme totalmente esquecível.
E dando uma olhada novamente, é uma grande perda de tempo.
Além do enredo mal formulado e duvidoso, tem hora que enche o saco de tanto que mostra o Jack tendo pesadelos e tendo chiliques, e até mesmo as lutas de esgrima e outras coisas não são empolgantes.
O segundo filme, "O Gladiador Imortal 2 - Na Arena da Morte" (que também passava na Globo), é ainda bem pior.
O Funeral do Nosso Melhor Amigo
3.2 28--- O FUNERAL DO NOSSO MELHOR AMIGO (2012) ---
O título e a parte inicial fazer pensar que se trata de alguma comédia meio boba e sem muita importância. Mas com o tempo vai se revelando ser mais do que aparenta ser, e é em seu lado dramático que se encontram as coisas mais interessantes, como amizade, respeito, mudanças. E há momentos que emocionam.
A Solidão de uma Corrida Sem Fim
4.1 16-- A SOLIDÃO DE UMA CORRIDA SEM FIM / A SOLIDÃO DO CORREDOR DE FUNDO --
Interessante os como temas apresentados (juventude, conformismo, rebeldia, oportunismo, etc) são muito bem colocados e passados com realismo.
Destaque também para as atuações, a fotografia em preto e branco e pro final, bem marcante.
Buffalo Bill
3.1 9---- BUFFALO BILL (1944) ----
Faroeste apenas um pouco mais que mediano.
A primeira vez que vi foi junto com meus pais, quando a Manchete tinha sessão de faroeste aos domingos, nos anos 90.
Alucinação
3.8 1---- ALUCINAÇÃO (1939) ----
Uma história aparentemente bem simples e uma duração de apenas 69 minutos, mas o filme se revela uma boa surpresa e as questões psicológicas envolvendo Hal Wilson e Dr. Shelby são bem interessantes.
As Chaves do Reino
3.8 9---- AS CHAVES DO REINO (1944) ----
Uma atuação memorável do Gregory Peck, ainda mais sendo um de seus primeiros filmes, e um elenco secundário que colabora bastante pra deixar o filme ainda mais interessante.
Um grande exemplo de fé, persistência, amizade, caridade e bondade.
Sublime Devoção
3.8 13---- SUBLIME DEVOÇÃO (1948) ----
Prende a atenção do início ao fim, ainda mais sendo baseado em caso real, tem ótimos atores e atrizes, e Henry Hathaway faz mais um grande trabalho de direção.
A personagem Tillie, mãe do Frank, consegue ser tocante pela sua fé, esperança e humildade.
Possessor
3.4 302 Assista Agora--- POSSESSOR (2020) ---
Alguns trabalhos do Cronenberg pai causavam horror e desconforto ao explorarem o corpo e a mente, ao terem violência e bastante sangue, e um estilo visual marcante.
O Cronenberg filho trilha esse caminho aqui, usando esses elementos, também de maneira eficaz. A premissa, as cenas de mortes, os bons efeitos e as atuações garantem o interesse do filme, mesmo ele não sendo tão bom assim.
Sodoma e Gomorra
3.1 8 Assista Agora--- Sodoma e Gomorra (1962) ---
Bons atores e boa produção retratando uma das várias passagens interessantes presentes no Velho Testamento.
Algumas partes são lentas e meio cansativas, mas as cenas de ação e os efeitos especiais são até eficientes, na medida do possível.
Destaque também para a parte final,
[/spoiler]
que faz lembrar das produções do cinema catástrofe, com muitas construções desabando sobre as pessoas, raios, ventos, tremores de terra, pânico e mortes.
A cena da mulher de Lot, que se transforma em estátua de sal após olhar para trás, e se horrorizar com a destruição da cidade, é que poderia ter sido melhor realizada.
[spoiler]
Entre Armas e Brinquedos
2.7 51--- Entre Armas e Brinquedos (2020) ---
Um filme muito esquisitão que poderia até ser divertido se optassem por fazer uma comédia escrachada ou um trash. Mas ficou perdido em querer ser várias coisas, e continuar sem mostrar o que realmente quis ser.
Mel Gibson tem boa atuação fazendo um Papai Noel diferentão, Marianne Jean-Baptiste rouba algumas cenas como a Mamãe Noel amorosa e medianeira, mas o personagem do garoto é um dos vários pontos negativos no filme, entre outras coisas.
55 Passos
3.9 40 Assista Agora--- 55 PASSOS (2017) ---
Duas ótimas atrizes (Hilary Swank e Helena Bonham Carter) num drama baseado em história real e que aborda uma questão muita séria e importante, os pacientes que são internados e recebem dia após dia uma medicação que muitas vezes pode piorar o estado de saúde deles, e eles não poderem opinar sobre isso tudo.
É um bom filme, mas que tinha material e potencial pra ser muito mais.
Heróis de Fogo
3.2 7 Assista Agora--- HERÓIS DE FOGO (2020) ---
Talvez a maior diferença seja o fato de ser um filme da Rússia, fora isso não vi nada demais. Não achei ruim, mas tem produções de outros países sobre esse tema que são melhores e mais interessantes.
A Mula
3.6 354 Assista Agora--- A MULA (2018) ---
Assistir a um filme do grande Clint Eastwood já é esperar por algo interessante, reflexivo, bem atuado e bem dirigido. Uma história dramática, melancólica e bem tocada pelo veterano e talentoso Clint. É, muitos do cinema atual precisam aprender muito ainda...
O Enviado do Mal
2.5 58 Assista Agora--- O Enviado do Mal (2017) ---
Achei bem mediano. Demora a deslanchar mas depois tem alguns bons momentos de suspense e a história desperta algum interesse. É um terrorzinho de altos e baixos.
[/spoiler]
Achei corajoso matarem a protagonista, e poderiam ter terminado logo após isso.
Foi bem forçado mostrar o marido em casa com a criança e a ameaça sobrenatural querer voltar.
[spoiler]
As Cruzadas
3.5 6--- As Cruzadas (1935) ---
Mesmo não sendo um dos melhores filmes do lendário Cecil B. DeMille, "As Cruzadas" tem valor e interesse, e se nota os grandes cuidados que o diretor/produtor tinha nos filmes com o elenco, as interpretações, os cenários, as cenas de ação, os figurantes, etc.
Como Se Fosse a Primeira Vez
3.7 2,4K Assista Agora--- Como Se Fosse a Primeira Vez (2004) ---
Sempre que esse filme está passando em algum canal da TV eu acabo revendo, é uma das comédias mais legais e divertidas dos anos 2000.
A ótima química entre Adam Sandler e Drew Barrymore é um dos pontos altos do filme, que também tem trilha sonora bem maneira e bons personagens coadjuvantes.
Destrua-me
1.8 19 Assista Agora--- DESTRUA-ME (2017) ---
Tem boas ideias e algum clima, e parecia que iria render algo legal, mas a parte final, principalmente a reviravolta, é bem decepcionante.
Millennium: A Garota na Teia de Aranha
3.1 309 Assista Agora--- MILLENNIUM: A GAROTA NA TEIA DE ARANHA (2018) ---
Interessante em algumas partes, em outras nem tanto, numa história bem mais ou menos de se assistir. E Claire Foy é inferior a Noomi Rapace e a Rooney Mara.
Rififi
4.3 61--- RIFIFI (1955) ---
Jules Dassin dá uma aula de cinema em um dos melhores filmes de assalto já feitos.
Os personagens são críveis e bem construídos, a trilha sonora faz bom complemento ao filme, a longa sequencia do assalto à joalheria é admirável.
A segunda metade ainda acho superior, com as consequências do assalto movimentando mais a trama, e tendo mais ação e suspense. A parte final também é muito boa.
Entre outras sequencias legais, tem a divertida parte com a beldade Viviane (Magali Noël) cantando na boate a música-tema "Rififi".
Roman J. Israel
3.2 209 Assista Agora--- ROMAN J. ISRAEL (2017) ---
Uma história com grande potencial e um ator de grande talento poderiam resultar num grande filme, mas no geral é um pouco mais que mediano.
The Crumbs
1.6 2 Assista Agora--- THE CRUMBS (2020) ---
Os personagens principais são esquisitos e bizarros, mas até possuem uma certa (e estranha) química entre eles, contribuindo para o clima igualmente esquisito.
A duração (110 min.) é exagerada para esse tipo de filme, e apesar de várias pessoas morrerem ao longo da história, poucas cenas são explícitas.
No geral é um filme mediano e o que mais causa aquele clima incômodo são as coisas mais escondidas envolvendo a família.
[/spoiler]
Os hóspedes que não faziam reserva eram mortos, alguns serviam de cobaia para um experimento onde eram tirados fluídos com a intenção de curar a filha doente, e a carne da maioria era servida para outros hóspedes.
A Victoria era fruto de uma relação incestuosa entre Dr. Crumbs e Irene (Irene era mãe de Crumbs).
Quando Victoria e o grandalhão Leonard começam a ficar mais próximos também é muito bizarro.
E o xerife na verdade era conivente com os atos macabros da família.
[spoiler]