Uma das coisas mais interessantes dessa série clássica é aquele climão de suspense sobrenatural que se cria em determinadas partes de cada episódio, principalmente quando as pessoas são mortas e nos momentos finais. A própria abertura é bem sinistra com aquela musiquinha. É uma pena que só tenha tido 1 temporada, mas de certa forma, a própria execução da série foi causando isso ao longo do tempo. Apesar de eu ter curtido bastante, e de ter gostado da maioria dos episódios, alguns deixam a desejar sendo apenas medianos, e há partes longas e cansativas onde Kolchak vai obtendo informações de alguma pessoa e as conversas se esticam bem mais do que deveriam, enfraquecendo o ritmo. Por ser produção de TV, não há tanta violência e a maioria das mortes não são explícitas e nem tem grande impacto. É aquele climão de suspense sobrenatural que mencionei lá em cima que ajuda a manter o tom sinistro em cada morte, acompanhado da aparição macabra de cada ser ou criatura. O humor funciona em muitos momentos, pois Kolchak é muito cara de pau e consegue se infiltrar nos lugares fingindo exercer outra atividade, e se envolver em situações que terão um desfecho cômico por causa de querer tirar fotos e investigar os crimes. E também na relação dele com o chefe, que rende alguns diálogos engraçados. Tem vários episódios bons e interessantes, sendo que destaco "O Estripador", "O Vampiro", "O Lobisomem", "Fogo Fátuo", "Candidato do Diabo", "O Diablero", "O Monstro de Lama", "Os Humanoides", "A Coleção Trevi". Darren McGavin fez um ótimo trabalho e deu força e personalidade ao Carl Kolchak.
Lembro que via no SBT na segunda metade dos anos 80, mas pouco me lembrava de suas histórias. Através da Rede Brasil coloquei em dia essa série. Os episódios são bem simples, com algumas histórias bem ingênuas, mas o bacana é a boa mensagem que sempre é passada. Todos envolvem crianças ou adolescentes, com temas comuns à idade dos personagens. Alguns dos episódios que achei mais legais:
[/spoiler] - Os Irmãos - do garoto que era cego e era incompreendido pelo irmão mais velho, ao mesmo tempo que rejeitava a ajuda dele. Mas então o garoto acaba enfrentando mais suas limitações e consegue ajudar o irmão em perigo. - A Atleta - da garota que fazia parte da equipe de atletismo do colégio mas uns rapazes valentões a tratavam mal, eles não queriam uma garota na equipe. Ela então mostra o seu valor e que poderia ser tão boa ou até melhor do que eles. - O Garoto que Disse Não - do garoto que testemunha um roubo e fica com medo de revelar quem era o ladrão, negando saber sua identidade, principalmente após ser ameaçado pelo criminoso. - A Escolha Acertada - do rapaz que vai de buggy com Billy procurar uma peça para o motorhome de Mentor e se arrisca atravessando um local com minas no solo. - O Gênio - do adolescente nerd que não era aceito pelo grupo de jovens descolados e acaba aceitando fazer um perigoso teste com a intenção de ser aceito. - O Garotinho Perdido - do menino que havia ficado mudo e precisa ir atrás de ajuda para salvar seu pai, que caiu num buraco. [spoiler]
A maioria das histórias fala de aceitação, coragem, medo, mentira, verdade, fazer escolhas, dar valor ao que realmente vale a pena, e através disso o Billy / Capitão Marvel dá os bons conselhos e passa as boas mensagens.
Lembrava vagamente dessa ótima série da época que o SBT a exibiu por volta do início da década de 90. Um tempo depois a emissora do Sílvio exibiu os cinco filmes clássicos na Sessão das Dez e no Cinema em Casa. Ultimamente quem andou resgatando essa série foi a Rede Brasil, que já exibiu seus episódios várias vezes. Pena que só teve 1 temporada, composta de 14 episódios, e foi cancelada sem nem ao menos ter um final direito. Apesar da série fugir de algumas coisas ligadas aos filmes, e de praticamente a cada episódio ser construído em torno da fuga dos personagens principais, a maioria das histórias são interessantes e prendem a atenção. O ponto forte é a amizade que surge entre o chimpanzé Galen e os humanos Alan e Pete. Seres diferentes que passam a caminhar juntos, se respeitando, se ajudando, mas também não deixando de ter personalidade e opiniões próprias sobre tudo ali. Galen se destaca e para mim é o personagem mais interessante. A atuação dos 3 principais, especialmente de Roddy McDowall, juntamente com a trilha sonora, a maquiagem e as caracterizações, tornam a série muito boa. Episódios que mais gostei:
[/spoiler] Fuga do Amanhã - é o primeiro e nele temos a apresentação dos personagens, incluindo o marcante vilão Urko, e tem início a amizade entre Galen e os astronautas.
A Armadilha - é um dos melhores, no qual Pete e Urko caem em um buraco e se veem presos numa antiga estação de metrô, tendo que trabalhar juntos para saírem dali. Mas Urko a todo momento quer atingir Pete com sua superioridade, se sentindo ameaçado com os conhecimentos do humano, e fica mais revoltado ainda quando vê um cartaz na parede, onde mostrava um macaco enjaulado e humanos se divertindo próximo a ele.
As Boas Sementes - Alan e Pete são obrigados a trabalhar numa fazenda de propriedade de uma família de macacos e passam muitos ensinamentos a eles, tanto referentes a construção, plantio e colheita, quanto aos bons valores.
A Fraude - esse episódio é bem dramático ao colocar uma macaca cega se apaixonando pelo humano Pete, e trata de diferenças, mentiras, confiança.
O Interrogatório - Pete é preso e submetido a um interrogatório no qual uma cientista o tortura fisicamente e mentalmente, a fim dele revelar quais humanos já o ajudaram.
O Eterno Homem Voador - não que seja um dos melhores, mas pelo fato de ser o último, acabou ficando marcante também. Tem seu lado descontraído, com o lance dos voos na "asa delta" construída pelos humanos, e termina com os 3 personagens principais (mais o "homem voador") caindo no mar e fugindo dali com a ajuda de uma espécie de jangada. [spoiler]
Todas as três temporadas dessa série "Reprovados" já foram exibidas no canal TBS, onde assisti e achei legal e divertida. Essa 3ª temporada só teve 13 episódios (as duas anteriores tiveram menos ainda rs).
O tema dessa minissérie é interessante e ela possui diferencial. Mas parece que tudo foi diluído em guerrinhas sem emoção e num romancezinho proibido, como em tantos filmes onde o casalzinho se vê perseguido por causa da diferença de classe, raça, costumes, etc. A execução também é morna, tornando-a chata de se acompanhar.
Essa versão 2014 nem chega perto do ótimo filme de 68. A melhor coisa aqui é a atuação de Zoe Saldana, que faz uma grande entrega à sua personagem. A primeira parte é uma imensa encheção de linguiça que torna tudo ainda mais arrastado e pouco interessante. Na segunda parte é que a história vai ficando até envolvente, embora não tenha todo aquele clima perturbador do filme de Polanski.
Nem sei ao certo o que achei dessa série, pois ela é bem diferente de todas as nacionais que já assisti. Não é tão interessante assim, tem problemas de ritmo e as atuações oscilam entre regulares e caricatas. Mas a trama principal consegue prender a atenção, principalmente nos últimos episódios (são só 6 ao todo), onde as peças vão se encaixando.
Vi alguns quando passaram na Record e outros no Space, e até que realmente não foi uma má ideia essa série, ainda mais que eu não esperava nada dela. Os 5 episódios são assistíveis, alguns sendo mais interessantes e outros bem mais fracos.
As primeiras temporadas tive a oportunidade de acompanhar quando passaram no SBT anos atrás, aos domingos à noite. Depois a emissora continuou a exibiu as outras temporadas no horário da madrugada. Série muito interessante.
Não é tão bom quanto eu esperava que fosse, mas é interessante na maior parte da história. Nos créditos mostra que foi livremente inspirado em evangelhos apócrifos, o que se nota em alguns fatos que divergem da Bíblia Sagrada.
Não difere muito de outras histórias com esse tema, onde um grupo de sobreviventes fica preso em algum local, seja por causa de um desabamento ou outro tipo de catástrofe. E depois vem os dramas pessoais de cada pessoa ali. A diferença está em conseguir prender a atenção e emocionar. Aqui conseguiu ser um pouco mais que mediano.
Gostei e achei interessante, mas o foco excedente dado na historinha dos irmãos ficou parecendo mais uma forma de ganhar a audiência do público adolescente/juvenil. Algumas coisas não combinaram muito com a seriedade e a importância da história. Mas, apesar disso, no geral é uma obra interessante de se acompanhar.
Encerrando a série, a terceira temporada mantém o nível dos episódios das temporadas anteriores, com histórias simples, divertidas e bem humoradas, além de uma boa dose de sentimentos e valores entre pais e filhos.
Segue o mesmo bom nível da 1ª temporada, com episódios divertidos, boas piadas e o carisma do elenco e de seus personagens. Todas as três temporadas já foram exibidas pelo Nickelodeon, que já reprisou várias vezes cada episódio.
Dentre as séries de comédia familiar exibidas pelo Nickelodeon, essa é bem legalzinha e divertida de se assistir. Os personagens tem carisma e as histórias não apresentam somente temas cômicos. Há situações onde ensinamentos são passados aos filhos pelos pais, e bons exemplos praticados pelos filhos entre si.
Kyra Sedgwick tem excelente atuação e faz de Brenda Johnson uma detetive cheia de personalidade, inteligência e rigidez nos casos que vem investigar. Essa 1ª temporada é muito boa e acompanhei na época que passou no SBT e depois no Space.
Até que era engraçada. Passava no SBT no "Ataque de Risos", na mesma época que também eram exibidas semanalmente outras séries que só tiveram uma temporada, como "Freddie", "Corretoras", "Q. I. da Loira".
Não perdia um episódio quando passava na Rede Brasil. Uma das melhores séries familiares com temas dramáticos. As histórias são calorosas e enriquecedoras, valorizam a importância da família, da união, do crescimento como ser humano. Os episódios são singelos e envolventes, e os personagens cativantes. Aquele encerramento de cada episódio, mostrando a casa por fora, à noite, e as vozes do lado de dentro dando boa noite... é um dos mais simples e bonitos...
O SBT exibia de vez em quando essa série, principalmente como tapa buraco da programação, aproveitando que (merecidamente) ela só teve 1 temporada. As histórias eram sem graça, a família era sem graça e o Anthony Anderson fazia um personagem bem chatão.
"Punky" é uma daquelas várias séries legais e divertidas que passavam no SBT nos anos 90 e 2000 e que quando eram retiradas da programação sempre deixavam saudades. Lembro que naquela época o SBT de vez em quando exibia no Cinema em Casa um telefilme da Disney chamado "A Garota Sapeca", que tinha como atriz principal a menina Soleil Moon Frye, a mesma que fazia a Punky.
Kolchak e os Demônios da Noite
4.1 8Uma das coisas mais interessantes dessa série clássica é aquele climão de suspense sobrenatural que se cria em determinadas partes de cada episódio, principalmente quando as pessoas são mortas e nos momentos finais.
A própria abertura é bem sinistra com aquela musiquinha.
É uma pena que só tenha tido 1 temporada, mas de certa forma, a própria execução da série foi causando isso ao longo do tempo.
Apesar de eu ter curtido bastante, e de ter gostado da maioria dos episódios, alguns deixam a desejar sendo apenas medianos, e há partes longas e cansativas onde Kolchak vai obtendo informações de alguma pessoa e as conversas se esticam bem mais do que deveriam, enfraquecendo o ritmo.
Por ser produção de TV, não há tanta violência e a maioria das mortes não são explícitas e nem tem grande impacto. É aquele climão de suspense sobrenatural que mencionei lá em cima que ajuda a manter o tom sinistro em cada morte, acompanhado da aparição macabra de cada ser ou criatura.
O humor funciona em muitos momentos, pois Kolchak é muito cara de pau e consegue se infiltrar nos lugares fingindo exercer outra atividade, e se envolver em situações que terão um desfecho cômico por causa de querer tirar fotos e investigar os crimes. E também na relação dele com o chefe, que rende alguns diálogos engraçados.
Tem vários episódios bons e interessantes, sendo que destaco "O Estripador", "O Vampiro", "O Lobisomem", "Fogo Fátuo", "Candidato do Diabo", "O Diablero", "O Monstro de Lama", "Os Humanoides", "A Coleção Trevi".
Darren McGavin fez um ótimo trabalho e deu força e personalidade ao Carl Kolchak.
Shazam! (1ª Temporada)
3.2 8Lembro que via no SBT na segunda metade dos anos 80, mas pouco me lembrava de suas histórias. Através da Rede Brasil coloquei em dia essa série.
Os episódios são bem simples, com algumas histórias bem ingênuas, mas o bacana é a boa mensagem que sempre é passada.
Todos envolvem crianças ou adolescentes, com temas comuns à idade dos personagens. Alguns dos episódios que achei mais legais:
[/spoiler]
- Os Irmãos - do garoto que era cego e era incompreendido pelo irmão mais velho, ao mesmo tempo que rejeitava a ajuda dele. Mas então o garoto acaba enfrentando mais suas limitações e consegue ajudar o irmão em perigo.
- A Atleta - da garota que fazia parte da equipe de atletismo do colégio mas uns rapazes valentões a tratavam mal, eles não queriam uma garota na equipe. Ela então mostra o seu valor e que poderia ser tão boa ou até melhor do que eles.
- O Garoto que Disse Não - do garoto que testemunha um roubo e fica com medo de revelar quem era o ladrão, negando saber sua identidade, principalmente após ser ameaçado pelo criminoso.
- A Escolha Acertada - do rapaz que vai de buggy com Billy procurar uma peça para o motorhome de Mentor e se arrisca atravessando um local com minas no solo.
- O Gênio - do adolescente nerd que não era aceito pelo grupo de jovens descolados e acaba aceitando fazer um perigoso teste com a intenção de ser aceito.
- O Garotinho Perdido - do menino que havia ficado mudo e precisa ir atrás de ajuda para salvar seu pai, que caiu num buraco.
[spoiler]
A maioria das histórias fala de aceitação, coragem, medo, mentira, verdade, fazer escolhas, dar valor ao que realmente vale a pena, e através disso o Billy / Capitão Marvel dá os bons conselhos e passa as boas mensagens.
Planeta dos Macacos (1ª Temporada)
3.8 20Lembrava vagamente dessa ótima série da época que o SBT a exibiu por volta do início da década de 90. Um tempo depois a emissora do Sílvio exibiu os cinco filmes clássicos na Sessão das Dez e no Cinema em Casa.
Ultimamente quem andou resgatando essa série foi a Rede Brasil, que já exibiu seus episódios várias vezes.
Pena que só teve 1 temporada, composta de 14 episódios, e foi cancelada sem nem ao menos ter um final direito.
Apesar da série fugir de algumas coisas ligadas aos filmes, e de praticamente a cada episódio ser construído em torno da fuga dos personagens principais, a maioria das histórias são interessantes e prendem a atenção.
O ponto forte é a amizade que surge entre o chimpanzé Galen e os humanos Alan e Pete. Seres diferentes que passam a caminhar juntos, se respeitando, se ajudando, mas também não deixando de ter personalidade e opiniões próprias sobre tudo ali.
Galen se destaca e para mim é o personagem mais interessante.
A atuação dos 3 principais, especialmente de Roddy McDowall, juntamente com a trilha sonora, a maquiagem e as caracterizações, tornam a série muito boa.
Episódios que mais gostei:
[/spoiler]
Fuga do Amanhã - é o primeiro e nele temos a apresentação dos personagens, incluindo o marcante vilão Urko, e tem início a amizade entre Galen e os astronautas.
A Armadilha - é um dos melhores, no qual Pete e Urko caem em um buraco e se veem presos numa antiga estação de metrô, tendo que trabalhar juntos para saírem dali. Mas Urko a todo momento quer atingir Pete com sua superioridade, se sentindo ameaçado com os conhecimentos do humano, e fica mais revoltado ainda quando vê um cartaz na parede, onde mostrava um macaco enjaulado e humanos se divertindo próximo a ele.
As Boas Sementes - Alan e Pete são obrigados a trabalhar numa fazenda de propriedade de uma família de macacos e passam muitos ensinamentos a eles, tanto referentes a construção, plantio e colheita, quanto aos bons valores.
A Fraude - esse episódio é bem dramático ao colocar uma macaca cega se apaixonando pelo humano Pete, e trata de diferenças, mentiras, confiança.
O Interrogatório - Pete é preso e submetido a um interrogatório no qual uma cientista o tortura fisicamente e mentalmente, a fim dele revelar quais humanos já o ajudaram.
O Eterno Homem Voador - não que seja um dos melhores, mas pelo fato de ser o último, acabou ficando marcante também. Tem seu lado descontraído, com o lance dos voos na "asa delta" construída pelos humanos, e termina com os 3 personagens principais (mais o "homem voador") caindo no mar e fugindo dali com a ajuda de uma espécie de jangada.
[spoiler]
Reprovados - 3ª Temporada
4.0 1Todas as três temporadas dessa série "Reprovados" já foram exibidas no canal TBS, onde assisti e achei legal e divertida.
Essa 3ª temporada só teve 13 episódios (as duas anteriores tiveram menos ainda rs).
Reprovados - 1ª Temporada
3.8 2Conheci essa série "Reprovados" no TBS, que já exibiu todas as 3 temporadas.
A série é divertida e cada temporada tem apenas entre 10 e 13 episódios.
A Cor do Poder (1ª Temporada)
3.5 14O tema dessa minissérie é interessante e ela possui diferencial. Mas parece que tudo foi diluído em guerrinhas sem emoção e num romancezinho proibido, como em tantos filmes onde o casalzinho se vê perseguido por causa da diferença de classe, raça, costumes, etc. A execução também é morna, tornando-a chata de se acompanhar.
O Bebê de Rosemary
3.1 140 Assista AgoraEssa versão 2014 nem chega perto do ótimo filme de 68. A melhor coisa aqui é a atuação de Zoe Saldana, que faz uma grande entrega à sua personagem.
A primeira parte é uma imensa encheção de linguiça que torna tudo ainda mais arrastado e pouco interessante. Na segunda parte é que a história vai ficando até envolvente, embora não tenha todo aquele clima perturbador do filme de Polanski.
Gamebros (1ª Temporada)
3.6 17Nem sei ao certo o que achei dessa série, pois ela é bem diferente de todas as nacionais que já assisti. Não é tão interessante assim, tem problemas de ritmo e as atuações oscilam entre regulares e caricatas. Mas a trama principal consegue prender a atenção, principalmente nos últimos episódios (são só 6 ao todo), onde as peças vão se encaixando.
Terrores Urbanos (1ª Temporada)
3.2 26Vi alguns quando passaram na Record e outros no Space, e até que realmente não foi uma má ideia essa série, ainda mais que eu não esperava nada dela. Os 5 episódios são assistíveis, alguns sendo mais interessantes e outros bem mais fracos.
Madiba
3.9 3Boa minissérie sobre Nelson Mandela. Destaque para Laurence Fishburne no papel principal, e para a Terry Pheto como Winnie Mandela.
Estética (1ª Temporada)
4.2 77 Assista AgoraAs primeiras temporadas tive a oportunidade de acompanhar quando passaram no SBT anos atrás, aos domingos à noite. Depois a emissora continuou a exibiu as outras temporadas no horário da madrugada. Série muito interessante.
A Família Sagrada
4.1 5Não é tão bom quanto eu esperava que fosse, mas é interessante na maior parte da história. Nos créditos mostra que foi livremente inspirado em evangelhos apócrifos, o que se nota em alguns fatos que divergem da Bíblia Sagrada.
Treze Dias Longe do Sol
3.1 34Não difere muito de outras histórias com esse tema, onde um grupo de sobreviventes fica preso em algum local, seja por causa de um desabamento ou outro tipo de catástrofe. E depois vem os dramas pessoais de cada pessoa ali. A diferença está em conseguir prender a atenção e emocionar. Aqui conseguiu ser um pouco mais que mediano.
Vermelho Brasil
3.0 50Gostei e achei interessante, mas o foco excedente dado na historinha dos irmãos ficou parecendo mais uma forma de ganhar a audiência do público adolescente/juvenil. Algumas coisas não combinaram muito com a seriedade e a importância da história. Mas, apesar disso, no geral é uma obra interessante de se acompanhar.
Papai em Apuros (3ª temporada)
3.3 1Encerrando a série, a terceira temporada mantém o nível dos episódios das temporadas anteriores, com histórias simples, divertidas e bem humoradas, além de uma boa dose de sentimentos e valores entre pais e filhos.
Papai em Apuros (2ª temporada)
4.0 1Segue o mesmo bom nível da 1ª temporada, com episódios divertidos, boas piadas e o carisma do elenco e de seus personagens.
Todas as três temporadas já foram exibidas pelo Nickelodeon, que já reprisou várias vezes cada episódio.
Papai em Apuros (1ª Temporada)
3.8 4Dentre as séries de comédia familiar exibidas pelo Nickelodeon, essa é bem legalzinha e divertida de se assistir. Os personagens tem carisma e as histórias não apresentam somente temas cômicos. Há situações onde ensinamentos são passados aos filhos pelos pais, e bons exemplos praticados pelos filhos entre si.
Divisão Criminal (1ª Temporada)
4.4 23Kyra Sedgwick tem excelente atuação e faz de Brenda Johnson uma detetive cheia de personalidade, inteligência e rigidez nos casos que vem investigar. Essa 1ª temporada é muito boa e acompanhei na época que passou no SBT e depois no Space.
Kyle XY (1ª Temporada)
3.9 102 Assista AgoraSérie maneira que eu também acompanhava na época que era exibida pelo SBT.
O Homem do Fundo do Mar (1ª Temporada)
3.5 13Série bacana e nostálgica que infelizmente só teve uma temporada.
Casal Gay (1ª Temporada)
3.8 15Até que era engraçada. Passava no SBT no "Ataque de Risos", na mesma época que também eram exibidas semanalmente outras séries que só tiveram uma temporada, como "Freddie", "Corretoras", "Q. I. da Loira".
Os Waltons (1ª Temporada)
4.0 7Não perdia um episódio quando passava na Rede Brasil. Uma das melhores séries familiares com temas dramáticos. As histórias são calorosas e enriquecedoras, valorizam a importância da família, da união, do crescimento como ser humano. Os episódios são singelos e envolventes, e os personagens cativantes.
Aquele encerramento de cada episódio, mostrando a casa por fora, à noite, e as vozes do lado de dentro dando boa noite... é um dos mais simples e bonitos...
Tudo Sobre os Andersons (1ª Temporada)
2.4 1O SBT exibia de vez em quando essa série, principalmente como tapa buraco da programação, aproveitando que (merecidamente) ela só teve 1 temporada. As histórias eram sem graça, a família era sem graça e o Anthony Anderson fazia um personagem bem chatão.
Punky, a Levada da Breca (1ª Temporada)
4.0 160"Punky" é uma daquelas várias séries legais e divertidas que passavam no SBT nos anos 90 e 2000 e que quando eram retiradas da programação sempre deixavam saudades.
Lembro que naquela época o SBT de vez em quando exibia no Cinema em Casa um telefilme da Disney chamado "A Garota Sapeca", que tinha como atriz principal a menina Soleil Moon Frye, a mesma que fazia a Punky.