Mais um pra minha lista de favoritos de 4 estrelas kkkkk
Sei lá, tem muita coisa confusa, e outra metade de coisas jogadas na cara. Atuações muito boas de todos (putz... olha eu aqui me preocupando com isso! kkkkk).
Mas, de certo modo, por incrível que pareça ainda prefiro o original (e olha que Suspiria não é o meu favorito do Argento).
Outra coisa: Eu não entendi bulhufas quando a Madame Blanc disse: "se Markos fosse a Mãe Suspiriorum..." Oi? Mas ela não era?
Tem um monte de coisa que eu simplesmente não entendi. E talvez pelo filme ser longo. E não que isso seja um problema, pq esse filme é um deleite visual tbm! Mas, de fato, cansa um tanto...
E eu não acho que o fato do filme ser ou não fiel ao original deva contar para a nota. Pelo contrário: esse filme fez com que eu tivesse vontade de ver os outros 2 da trilogia (mesmo sabendo, pelo que falaram, q o último n é lá aquelas coisas e que n tem a pegada do Argento). Todavia, ainda assim, tenho a impressão de gostar mais do de Argento, de 1977.
P.s.: A cena pós-créditos pra mim ficou: q? Õ_ô (tendi nadinha kkkk)
"Quando consegui passar para a universidade meu professor disse que era um milagre. Mas se foi um milagre, quero acreditar que foi um milagre do amor."
Eu ia dar uma nota menor por conta da cena final... mas o corte seco parece tão avassalador quanto o grito sem fim ao final de Teorema. Fico imaginando nas implicações desse filho q nunca retornou: ele realmente se perdeu nas grandes cidades... ou também morreu? No fim, cultural ou física, a morte dele preenche o filme na ausência até engolir os próprios pais...
A cena do diálogo entre a Clarice e o Hannibal, quando ela fala da infância dela, a que explica inclusive o título do filme... é fenomenal... E ainda assim mantém todo o enigma de sensações que o filme traz.
O Hannibal tá toda hora desestabilizando todo mundo... X.x
Só mais um detalhe: Buffalo Bill dançando ao som de "Goodbye, Horses" poderia ser fácil, fácil minha religião. [R.I.P. Q Lazzarus :'/]
Eu terminei de assistir esse filme faz poucos minutos e estou devastado...
Pelo menos, como homem bissexual, confesso que vi pouquíssimas vezes um personagem assim ser retratado (quanto mais ser retratado com tanta leveza). Claro q tem uma série de questões pra pensar (inclusive sobre pink money e oportunismo)...
E ainda tem toda da relação com a adaptação, q nesse ponto n consigo entrar pq não li o livro, mas mesmo assim gostei muito do filme.
No mais, repito o que disse uma vez aqui no Filmow sobre o filme "Madalena": acho q dificilmente quem n tenha sofrido isso na pele poderá sentir boa parte do que os protagonistas sentiram.
O Cinema muitas vezes ensina empatia. Mas empatia, infelizmente, é para poucos.
Cara, tem um tom de certo... n sei se "amadorismo" seja o termo correto... mas gostei muito. A trilha sonora foi o que me pegou, amo sintetizadores. E achei que foi bem imersivo.
Para o primeiro longa com o Art, tá ótimo!
Não chamaria as atuações de "péssimas", mas talvez de caricatas.
A segunda parte, do ET lá, eu ri. Mas entendi o propósito. No mais, talvez eu gostaria de um filme com o Art menos onipresente (como se dps ele se tornasse um personagem que ganhasse sua franquia própria).
O que amei saber foi que o primeiro curta realmente tinha sido gravado antes, e não para este filme em si. Essa "colcha de retalhos" deu um resultado interessante, que faz com que acompanhemos melhor esse desenvolvimento de um Cinema independente antes que desemboque em algo mais comercial.
O que eu gosto na franquia é justamente esse tom debochado e precário. E tbm amei a referência tomada a partir de "A Noite dos Mortos Vivos" [1968]. :3
Lembro algumas coisas desse filme, mas sobretudo de achá-lo repetitivo.
Não bastasse isso, foi marca de um date ruim: o boy recomendou ver esse, achei um porre. Aí recomendei Midsommar e ele achou um porre tbm e dormiu kkkkkk
Esperava apenas um final melhor para a duquesa. Achei a atuação da Gianna Maria Canale muito boa. Logo, achei que haveria uma morte mais dramática, tanto quanto o dilema dela. Enfim... E entre o Ronald e o Pierre, eu ficaria num "tanto faz" infinito. haha
O engraçado é que o filme todo parece, em toda sua extrasensorialidade, em sua nevralgia, em sua (um substantivo aqui q eu captei durante o filme e agora me esqueci :')... criar uma metáfora para o próprio entendimento do filme.
É como se a gente procurasse algum sentido (humano) no meio de toda essa verborragia metálica (desconhecida) que desponta a todo momento na tela. Inclusive, assistindo hoje fiquei sabendo que tem um personagem com o nome Tetsuo no Akira... x.x (filme que tbm ainda preciso assistir).
Fico triste por não conseguir dar nota máxima pra essa belezura (a parte final foi demais pra mim kkkk).
Reassisti o filme e aconteceu algo de bem curioso.
Aproveitei para aprender uma receita que aparece no filme. De Tzatzski. haha
O filme é realmente mediano, mas n é toda essa bomba que estão falando. É um filme mais calmo, apesar da temática de fundo pesado. E tem lá suas sutilezas.
Acho q o que pesou mesmo em cima é o marketing que fizeram. Aí pessoal fica esperando algo exageradamente grandioso. É uma história simples, só isso. Se a gente assiste despreocupado, até consegue curtir.
Assistido e reassistido entre 23 de Março de 2023 e 14 de Abril de 2023.
Gostei bastante do documentário, mas acho q assisti de maneira apressada... Ele é bem dinâmico, acelerado, talvez isso tenha contribuído também. Vale a pena rever com os amigos.
Gente, não sei como pessoal achou alguma cena "parada" desse filme. A todo tempo, eu achei ele beeeem dinâmico. E bem agitado, com um toque que só o saudoso oitocentismo pode proporcionar.
Fiquei só meio "quê?" com a origem do assassino. Achei bastante vago, mas tem umas sacadas muito interessantes.
Destaque para algumas cenas: 1) A cena da senhora morta na lavanderia, com o corpo dela dentro da lava-roupas. Fico me perguntando se esse foi o primeiro filme a mostrar um corpo encontrado daquele jeito... 2) O fato do Chefe Newby receber a caixa com a msg da Mabel é bem sinistro, pq tanto pode ser o assassino que mandou, quanto ela que tinha guardado o pedido para ser entregue no dia dos namorados (o que n deixa de ser sinistro vc receber um presente de uma pessoa já morta)... 3) A morte do Happy é bem gráfica... show! 4) E pra coroar, aquela cena final da mão... outra coisa simbólica> o cara se abster de uma parte do próprio corpo pra seguir vivo e matando... muito foda pra época...
Aliás, acima de tudo: filme canadense, né? O cinema canadense é show d+. :)
Ainda gosto mais do primeiro. Não sei se foi esse fator, mas aqui o ponto baixo tanto quanto o alto é algumas mortes que não são certeza de que ocorreram: 1) O que aconteceu msm com a Terry? 2) Paul morreu ou não? 3) A presença da Muffin no final seria um indicativo de que ela não morreu, ou, pelo contrário, que aquela última cena era um sonho/delírio da Ginny tal como o da Alice no primeiro filme? Ainda assim, acho que nada supera a cena do barco no primeiro filme, embora aqui pareçam ter dado continuidade a essa ideia.
Me deu uma pequena raiva das cenas meio video-cassetada do Jason tentando pegar a Ginny e não conseguindo, como aquela cena da cama em que ele cai da cadeira. Ali eu ri, sefodê kkkkkkk
Achei muito interessante a série de cenas que faz lembrar vários outros filmes: o início, que de quebra, parece retomar "Halloween" [1978], e, dps, a cena do chuveiro, que lembra "Psicose" [1960]. Pensei q havia alguma referência ao "It", mas este filme é mais antigo, tanto em relação ao livro [1986], quanto em relação à primeira adaptação cinematográfica [1990].
P.s. feat. curiosidade: Detalhe para três mortes (duas delas, apenas com "inversão na posição dos corpos" rsrs), claramente copiadas do filme do Bava, "Banho de Sangue" [1971]que, acredito eu, são mencionadas em dados biográficos e constam até como homenagem.
Ainda vou precisar rever algumas cenas. Infelizmente, n sinto que me conectei tanto com este quanto com o primeiro... =/
Chegou no final do filme e eu tive de lidar com esse impasse entre "um filme que eu gostei" e um "filme que eu tenho de reconhecer que é bom", sendo que tenho feito essa distinção ao longo do tempo.
Pela pressa talvez em terminar os últimos 20 min do filme, o final tenha sido um pouco indigesto... tipo: wtf?
Aí fico imaginando como o plot twist se enquadra em um dos títulos italianos "Ecologia del Delitto"... e... poxa? Que sensacional!
Baía de sangue... banho de sangue... é nisso que o futuro pode se tornar quando a nossa ganância é colocada acima até mesmo de questões ecológicas. Acho que ironicamente o final dá a entender isso, por mais clichê que seja (e como amo os clichês!): "Que futuro iremos deixar para os nossos filhos?".
Amo também como os filmes giallo sempre dão um jeito de colocar uma pontinha do sobrenatural, nem que seja de maneira paralela (como a figura da cartomante, Anna).
Fazendo um curso sobre Slasher, me foi dito que o teor "sobrenatural" nunca foi uma característica crucial do gênero, sendo incluída depois em franquias como as de Halloween.
Aqui, os poderes telecinéticos do assassino permitem uma sensação "claustrofóbica" para o filme: não fisicamente, mas psicologicamente.
A final girl é bem clássica e faz lembrar outras personagens semelhantes, como a Alice de Sexta-Feira 13 e a Sally de O Massacre da Serra Elétrica (todas loiras, por sinal, o que acredito ser usado como um "estereótipo de pureza e puritanismo", basta ver que a Molly é bem a moça que fica advertindo o filme inteiro os outros de que não devem "bisbilhotar", para não acharem o que não devem... com exceção claro da cena do álbum de fotografias).
Queria poder assistir novamente com menos sono, para poder captar uns detalhes melhor, mas foi uma experiência muito boa ver esse filme.
Suspíria: A Dança do Medo
3.7 1,2K Assista AgoraMais um pra minha lista de favoritos de 4 estrelas kkkkk
Sei lá, tem muita coisa confusa, e outra metade de coisas jogadas na cara. Atuações muito boas de todos (putz... olha eu aqui me preocupando com isso! kkkkk).
Mas, de certo modo, por incrível que pareça ainda prefiro o original (e olha que Suspiria não é o meu favorito do Argento).
Outra coisa: Eu não entendi bulhufas quando a Madame Blanc disse: "se Markos fosse a Mãe Suspiriorum..." Oi? Mas ela não era?
Tem um monte de coisa que eu simplesmente não entendi. E talvez pelo filme ser longo. E não que isso seja um problema, pq esse filme é um deleite visual tbm! Mas, de fato, cansa um tanto...
E eu não acho que o fato do filme ser ou não fiel ao original deva contar para a nota. Pelo contrário: esse filme fez com que eu tivesse vontade de ver os outros 2 da trilogia (mesmo sabendo, pelo que falaram, q o último n é lá aquelas coisas e que n tem a pegada do Argento). Todavia, ainda assim, tenho a impressão de gostar mais do de Argento, de 1977.
P.s.: A cena pós-créditos pra mim ficou: q? Õ_ô (tendi nadinha kkkk)
Daria uns 3,8/5.
Assistido em 30 de Setembro de 2023.
A Casa dos 1000 Corpos
3.2 421 Assista AgoraBem zoado... maaaas... ainda assim o filme mais doido que vi este ano... X.x
Assistido em 17 de Setembro de 2023.
April Story
3.8 26 Assista AgoraQue filme gostosinho de assistir...
"Quando consegui passar para a universidade meu professor disse que era um milagre. Mas se foi um milagre, quero acreditar que foi um milagre do amor."
Ótimo filme para recepcionar a Primavera... :)
Assistido em 18 de Setembro de 2023.
O Chalé do Lobo
3.5 11 Assista AgoraAssistido em 29 de Agosto de 2023.
Eternidade
3.9 21Acho q não vou me recuperar tão cedo da cena das ovelhas... =[
Spoiler desse filme e de Teorema, do Pasolini, logo abaixo:
Eu ia dar uma nota menor por conta da cena final... mas o corte seco parece tão avassalador quanto o grito sem fim ao final de Teorema. Fico imaginando nas implicações desse filho q nunca retornou: ele realmente se perdeu nas grandes cidades... ou também morreu? No fim, cultural ou física, a morte dele preenche o filme na ausência até engolir os próprios pais...
Fica aquela pergunta também: Wawa, onde vc está?
Assistido em 4 de Setembro de 2023.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias
3.7 456Assistido em 22 de Julho de 2023.
Retrato de uma Jovem em Chamas
4.4 901 Assista AgoraRealmente tá explicado pq venceu a Queer Palm em 2019.
O filme é maravilhosamente imersivo. Aquela cena final, ainda bem que a prolongaram o máximo que podiam. Todas as nuances do rosto da Heloíse...
Filme arrebatador. Como o primeiro amor. :)
Assistido em 19 de Agosto de 2023
O Silêncio dos Inocentes
4.4 2,8K Assista AgoraA cena do diálogo entre a Clarice e o Hannibal, quando ela fala da infância dela, a que explica inclusive o título do filme... é fenomenal... E ainda assim mantém todo o enigma de sensações que o filme traz.
O Hannibal tá toda hora desestabilizando todo mundo... X.x
Só mais um detalhe: Buffalo Bill dançando ao som de "Goodbye, Horses" poderia ser fácil, fácil minha religião. [R.I.P. Q Lazzarus :'/]
Assistido em 18 de Agosto de 2023.
Vermelho, Branco e Sangue Azul
3.6 305 Assista AgoraEu terminei de assistir esse filme faz poucos minutos e estou devastado...
Pelo menos, como homem bissexual, confesso que vi pouquíssimas vezes um personagem assim ser retratado (quanto mais ser retratado com tanta leveza). Claro q tem uma série de questões pra pensar (inclusive sobre pink money e oportunismo)...
E ainda tem toda da relação com a adaptação, q nesse ponto n consigo entrar pq não li o livro, mas mesmo assim gostei muito do filme.
No mais, repito o que disse uma vez aqui no Filmow sobre o filme "Madalena": acho q dificilmente quem n tenha sofrido isso na pele poderá sentir boa parte do que os protagonistas sentiram.
O Cinema muitas vezes ensina empatia. Mas empatia, infelizmente, é para poucos.
Assistido em 15 de Agosto de 2023.
Terrifier: O Início
2.6 149 Assista AgoraCara, tem um tom de certo... n sei se "amadorismo" seja o termo correto... mas gostei muito. A trilha sonora foi o que me pegou, amo sintetizadores. E achei que foi bem imersivo.
Para o primeiro longa com o Art, tá ótimo!
Não chamaria as atuações de "péssimas", mas talvez de caricatas.
A segunda parte, do ET lá, eu ri. Mas entendi o propósito. No mais, talvez eu gostaria de um filme com o Art menos onipresente (como se dps ele se tornasse um personagem que ganhasse sua franquia própria).
O que amei saber foi que o primeiro curta realmente tinha sido gravado antes, e não para este filme em si. Essa "colcha de retalhos" deu um resultado interessante, que faz com que acompanhemos melhor esse desenvolvimento de um Cinema independente antes que desemboque em algo mais comercial.
O que eu gosto na franquia é justamente esse tom debochado e precário. E tbm amei a referência tomada a partir de "A Noite dos Mortos Vivos" [1968]. :3
Assistido entre 20 e 21 de Julho de 2023.
A Babá
3.1 960 Assista AgoraLembro vagamente de ter assistido com meu irmão. Mas não achei nada demais. (Infelizmente, parece que os filmes anotados têm sumido aqui do Filmow...)
Annabelle 3: De Volta Para Casa
2.8 681 Assista AgoraLembro algumas coisas desse filme, mas sobretudo de achá-lo repetitivo.
Não bastasse isso, foi marca de um date ruim: o boy recomendou ver esse, achei um porre. Aí recomendei Midsommar e ele achou um porre tbm e dormiu kkkkkk
Assistido em sei lá quando.
Os Vampiros
3.6 13 Assista AgoraGostei muito do filme, em todos os aspectos. Ainda mais por se tratar de um filme da década de 50.
Esperava apenas um final melhor para a duquesa. Achei a atuação da Gianna Maria Canale muito boa. Logo, achei que haveria uma morte mais dramática, tanto quanto o dilema dela. Enfim... E entre o Ronald e o Pierre, eu ficaria num "tanto faz" infinito. haha
Assistido em 10 de Junho de 2023.
Tetsuo, o Homem de Ferro
3.7 136Cara... que doideira mais doida...
O engraçado é que o filme todo parece, em toda sua extrasensorialidade, em sua nevralgia, em sua (um substantivo aqui q eu captei durante o filme e agora me esqueci :')... criar uma metáfora para o próprio entendimento do filme.
É como se a gente procurasse algum sentido (humano) no meio de toda essa verborragia metálica (desconhecida) que desponta a todo momento na tela. Inclusive, assistindo hoje fiquei sabendo que tem um personagem com o nome Tetsuo no Akira... x.x (filme que tbm ainda preciso assistir).
Fico triste por não conseguir dar nota máxima pra essa belezura (a parte final foi demais pra mim kkkk).
Assistido em 14 de Maio de 2023.
O Som do Caos
1.5 74 Assista AgoraReassisti o filme e aconteceu algo de bem curioso.
Aproveitei para aprender uma receita que aparece no filme. De Tzatzski. haha
O filme é realmente mediano, mas n é toda essa bomba que estão falando. É um filme mais calmo, apesar da temática de fundo pesado. E tem lá suas sutilezas.
Acho q o que pesou mesmo em cima é o marketing que fizeram. Aí pessoal fica esperando algo exageradamente grandioso. É uma história simples, só isso. Se a gente assiste despreocupado, até consegue curtir.
Assistido e reassistido entre 23 de Março de 2023 e 14 de Abril de 2023.
O Som do Caos
1.5 74 Assista AgoraAssistido em 23 de Março de 2023.
Fungos Fantásticos
3.9 60 Assista AgoraGostei bastante do documentário, mas acho q assisti de maneira apressada... Ele é bem dinâmico, acelerado, talvez isso tenha contribuído também. Vale a pena rever com os amigos.
Assistido em 16 de Março de 2023.
O Dia dos Namorados Macabro
3.0 228Gente, não sei como pessoal achou alguma cena "parada" desse filme. A todo tempo, eu achei ele beeeem dinâmico. E bem agitado, com um toque que só o saudoso oitocentismo pode proporcionar.
Fiquei só meio "quê?" com a origem do assassino. Achei bastante vago, mas tem umas sacadas muito interessantes.
Destaque para algumas cenas: 1) A cena da senhora morta na lavanderia, com o corpo dela dentro da lava-roupas. Fico me perguntando se esse foi o primeiro filme a mostrar um corpo encontrado daquele jeito... 2) O fato do Chefe Newby receber a caixa com a msg da Mabel é bem sinistro, pq tanto pode ser o assassino que mandou, quanto ela que tinha guardado o pedido para ser entregue no dia dos namorados (o que n deixa de ser sinistro vc receber um presente de uma pessoa já morta)... 3) A morte do Happy é bem gráfica... show! 4) E pra coroar, aquela cena final da mão... outra coisa simbólica> o cara se abster de uma parte do próprio corpo pra seguir vivo e matando... muito foda pra época...
Aliás, acima de tudo: filme canadense, né? O cinema canadense é show d+. :)
Vai pra lista dos favoritos. hehe
Assistido em 28 de Fevereiro de 2023.
Halloween: A Noite do Terror
3.7 1,2K Assista AgoraAssistido em 25 de Fevereiro de 2023.
Sexta-Feira 13: Parte 2
3.4 407 Assista AgoraNão vou dizer que não gostei, maaaaas...
Ainda gosto mais do primeiro. Não sei se foi esse fator, mas aqui o ponto baixo tanto quanto o alto é algumas mortes que não são certeza de que ocorreram: 1) O que aconteceu msm com a Terry? 2) Paul morreu ou não? 3) A presença da Muffin no final seria um indicativo de que ela não morreu, ou, pelo contrário, que aquela última cena era um sonho/delírio da Ginny tal como o da Alice no primeiro filme? Ainda assim, acho que nada supera a cena do barco no primeiro filme, embora aqui pareçam ter dado continuidade a essa ideia.
Me deu uma pequena raiva das cenas meio video-cassetada do Jason tentando pegar a Ginny e não conseguindo, como aquela cena da cama em que ele cai da cadeira. Ali eu ri, sefodê kkkkkkk
Achei muito interessante a série de cenas que faz lembrar vários outros filmes: o início, que de quebra, parece retomar "Halloween" [1978], e, dps, a cena do chuveiro, que lembra "Psicose" [1960]. Pensei q havia alguma referência ao "It", mas este filme é mais antigo, tanto em relação ao livro [1986], quanto em relação à primeira adaptação cinematográfica [1990].
P.s. feat. curiosidade: Detalhe para três mortes (duas delas, apenas com "inversão na posição dos corpos" rsrs), claramente copiadas do filme do Bava, "Banho de Sangue" [1971]que, acredito eu, são mencionadas em dados biográficos e constam até como homenagem.
Ainda vou precisar rever algumas cenas. Infelizmente, n sinto que me conectei tanto com este quanto com o primeiro... =/
Assistido em 21 de Fevereiro de 2023.
Banho de Sangue
3.5 124Chegou no final do filme e eu tive de lidar com esse impasse entre "um filme que eu gostei" e um "filme que eu tenho de reconhecer que é bom", sendo que tenho feito essa distinção ao longo do tempo.
Pela pressa talvez em terminar os últimos 20 min do filme, o final tenha sido um pouco indigesto... tipo: wtf?
Aí fico imaginando como o plot twist se enquadra em um dos títulos italianos "Ecologia del Delitto"... e... poxa? Que sensacional!
Baía de sangue... banho de sangue... é nisso que o futuro pode se tornar quando a nossa ganância é colocada acima até mesmo de questões ecológicas. Acho que ironicamente o final dá a entender isso, por mais clichê que seja (e como amo os clichês!): "Que futuro iremos deixar para os nossos filhos?".
Amo também como os filmes giallo sempre dão um jeito de colocar uma pontinha do sobrenatural, nem que seja de maneira paralela (como a figura da cartomante, Anna).
Assistido em 19 de Fevereiro de 2023.
Armadilha para Turistas
3.1 115Tem algo de bastante perturbador no filme...
Fazendo um curso sobre Slasher, me foi dito que o teor "sobrenatural" nunca foi uma característica crucial do gênero, sendo incluída depois em franquias como as de Halloween.
Aqui, os poderes telecinéticos do assassino permitem uma sensação "claustrofóbica" para o filme: não fisicamente, mas psicologicamente.
A final girl é bem clássica e faz lembrar outras personagens semelhantes, como a Alice de Sexta-Feira 13 e a Sally de O Massacre da Serra Elétrica (todas loiras, por sinal, o que acredito ser usado como um "estereótipo de pureza e puritanismo", basta ver que a Molly é bem a moça que fica advertindo o filme inteiro os outros de que não devem "bisbilhotar", para não acharem o que não devem... com exceção claro da cena do álbum de fotografias).
Queria poder assistir novamente com menos sono, para poder captar uns detalhes melhor, mas foi uma experiência muito boa ver esse filme.
Assistido entre 14-15 de Fevereiro de 2023.
Forrest Gump: O Contador de Histórias
4.5 3,8K Assista AgoraAssistido em 16 de Janeiro de 2023.
O Que Ficou Para Trás
3.6 510 Assista AgoraCurti bastante o filme. Essa questão da lenda africana citada... é bem interessante, e pede mais estudos e conhecimentos acerca das suas implicações.
As cenas com a Rial, sobretudo a dos labirintos e a da escola... são de tirar o fôlego.
Assistido em 13 de Janeiro de 2023.