Jodorowsky é um coach quântico de primeira, muito antes dessa ocupação virar modinha! O cara convenceu meio-mundo a entrar num projeto egotrip-megalomaníaco-porraloka, baseado num material que ele sequer havia lido ate então! E décadas após o fracasso, ele vende a história como um case de sucesso, com direito a lição de moral e tudo! Acho que seria mais interessante a dramatização desta historia do filme não realizado do que o filme em si! Até porquê, convenhamos que os nomes envolvidos são tão ou mais interessantes que os personagens da sci-fi de Frank Herbert! Ponto negativo: a fala misógina e machista de 'Jodô' ao final do doc.
Sci-Fi blockbuster para a geração que cresceu achando que Game Of Thrones é exemplo de trama complexa e roteiro bem construído e se educou na cinefilia com os filminhos tatibitati da Disney/Marvel . Aqui, é um degrau acima. Mas nada de extraordinário. A versão de Denis Villeneuve para a sci-fi de Frank Herbert passa longe tanto dos hermetismos e misticismos que Jodorowsky pretendia para a sua versão não realizada quanto da space-opera bizarra perpetrada por David Lynch para o produtor Dino De laurentis. O ritmo é muito bom para um filme de mais de 2 horas. Tudo está bem explicado e é de fácil assimilação. Personagens interessantes. Atrizes e atores carismáticos e conhecidos do grande público. Trilha-sonora que casa muito bem com a narrativa visual. Edição competente. Bela fotografia. Roteiro objetivo e direto. Numa época em que a produção e os personagens se sobrepõem aos atores e aos diretores, Deninho VilaNova se afirma como um autor de cinema mainstream - ou seja, aquele que sabe segurar a mão em nome dos interesses da produção e dos chiliques dos fanboys nas redes sociais. Se não explorou toda a complexidade da obra original, certamente desperta interesse pela leitura do livro! Neste sentido, cumpre com louvor a missão de adaptar o conteúdo oriundo de uma mídia para outra.
Mais um (bom) ensaio sobre o trauma da perda e as dificuldades em se superar a dor do luto. Há diversos filmes de terror psicológico com plots semelhantes, mas ainda assim, este aqui vale a pena!
Antes de Vito Corleone, houve Vito Polara! Primeiro filme de Francesco Rosi, tem alguns momentos confusos e um ato final exagerado. Mas ainda assim, um ótimo exemplar do cinema de crítica social italiano!
Que belo e imprescindível filme de De Sica! A agudeza e a maestria com que o diretor nos apresenta o drama social em torno da questão da habitação é ainda (e infelizmente) bastante atual nas periferias do capitalismo.
Bela jogada da produção criar duas versões que pouco muda a experiência de quem a assiste. Raso, maniqueísta e canastrão - especialmente a versão contada pelo homem.
Parece que o produtor falou assim: "Junta aí umas cenas e passagens clichês de filmes que fizeram sucesso nos últimos anos e amarra tudo com um fiapo de roteiro que tá bom!".
Shyamalan pegou uma ótima graphic novel existencialista e a transformou num filme mediano de sci-fi de suspense, com final bem explicadinho para não afugentar o público médio. Muito bem realizado e bem sucedido dentro do que pretende. Pena que as reflexões sobre a passagem do tempo são obnubiladas pela opção por uma abordagem mainstream. Mas tá valendo.
Interessantíssimo polar com traços da nouvelle vague, mostrando que há mais continuidades do que rupturas entre as velha e nova escolas do cinema francês.
Poderia ser bem melhor! Mas vale pela diversão e pelas referências (particularmente, gostei da cena à la "A Outra Face"!). A Marvel/Disney continua devendo um filme de responsa para uma protagonista feminina!
Cosplay sem brilho dos filmes do Alain Resnais. Filminho que foi cultizinho de uma galerinha moderninha lá do início do século. Muito auê para pouca coisa. Poderia ser um curta de 25 minutos.
"Nomadland" é uma espécie de "As Vinhas da Ira (John Ford, 1940)" contemporâneo. Mas, o (bom) filme vencedor do Oscar deste ano é também um exemplo de realismo capitalista! Ou seja, na impossibilidade de se pensar a transformação radical da sociedade, romantiza-se a condição de vida precária e o trabalho intermitente de parte considerável da geração X!
Boa edição, apesar do problema de ritmo. Parece que eu assisti a três episódios de uma série da nétifliquish, sem me aprofundar nos demais núcleos de personagens além daquele da galera do sk8.
Duna de Jodorowsky
4.5 143Jodorowsky é um coach quântico de primeira, muito antes dessa ocupação virar modinha! O cara convenceu meio-mundo a entrar num projeto egotrip-megalomaníaco-porraloka, baseado num material que ele sequer havia lido ate então! E décadas após o fracasso, ele vende a história como um case de sucesso, com direito a lição de moral e tudo!
Acho que seria mais interessante a dramatização desta historia do filme não realizado do que o filme em si! Até porquê, convenhamos que os nomes envolvidos são tão ou mais interessantes que os personagens da sci-fi de Frank Herbert!
Ponto negativo: a fala misógina e machista de 'Jodô' ao final do doc.
Duna: Parte 1
3.8 1,6K Assista AgoraSci-Fi blockbuster para a geração que cresceu achando que Game Of Thrones é exemplo de trama complexa e roteiro bem construído e se educou na cinefilia com os filminhos tatibitati da Disney/Marvel . Aqui, é um degrau acima. Mas nada de extraordinário.
A versão de Denis Villeneuve para a sci-fi de Frank Herbert passa longe tanto dos hermetismos e misticismos que Jodorowsky pretendia para a sua versão não realizada quanto da space-opera bizarra perpetrada por David Lynch para o produtor Dino De laurentis.
O ritmo é muito bom para um filme de mais de 2 horas. Tudo está bem explicado e é de fácil assimilação.
Personagens interessantes. Atrizes e atores carismáticos e conhecidos do grande público. Trilha-sonora que casa muito bem com a narrativa visual. Edição competente. Bela fotografia. Roteiro objetivo e direto.
Numa época em que a produção e os personagens se sobrepõem aos atores e aos diretores, Deninho VilaNova se afirma como um autor de cinema mainstream - ou seja, aquele que sabe segurar a mão em nome dos interesses da produção e dos chiliques dos fanboys nas redes sociais.
Se não explorou toda a complexidade da obra original, certamente desperta interesse pela leitura do livro! Neste sentido, cumpre com louvor a missão de adaptar o conteúdo oriundo de uma mídia para outra.
A Casa Sombria
3.3 394 Assista AgoraMais um (bom) ensaio sobre o trauma da perda e as dificuldades em se superar a dor do luto. Há diversos filmes de terror psicológico com plots semelhantes, mas ainda assim, este aqui vale a pena!
A Lâmpada Azul
3.1 2Parece que um dos objetivos do filme é fazer a apologia do serviço policial britânico da época. Assistível.
A Provocação
3.8 2Antes de Vito Corleone, houve Vito Polara!
Primeiro filme de Francesco Rosi, tem alguns momentos confusos e um ato final exagerado. Mas ainda assim, um ótimo exemplar do cinema de crítica social italiano!
O Teto
4.3 11Que belo e imprescindível filme de De Sica! A agudeza e a maestria com que o diretor nos apresenta o drama social em torno da questão da habitação é ainda (e infelizmente) bastante atual nas periferias do capitalismo.
O Menino que Matou Meus Pais
3.0 514 Assista AgoraBem ruinzinho. File under: white people problems.
A Menina que Matou os Pais
3.1 678 Assista AgoraBela jogada da produção criar duas versões que pouco muda a experiência de quem a assiste. Raso, maniqueísta e canastrão - especialmente a versão contada pelo homem.
Casei-me Com Uma Feiticeira
3.6 34 Assista AgoraParece que influenciou bastante as séries Bewitched (A Feiticeira) e I Dream Of Jeannie (Jeannie é Um Gênio).
Cry Macho: O Caminho para Redenção
3.0 178 Assista AgoraFilminho sessão da tarde. Mas Old Man Clint não deve satisfação a ninguém.
O Sangue de Satã
3.2 9Parece que o produtor falou assim: "Junta aí umas cenas e passagens clichês de filmes que fizeram sucesso nos últimos anos e amarra tudo com um fiapo de roteiro que tá bom!".
Tempo
3.1 1,1K Assista AgoraShyamalan pegou uma ótima graphic novel existencialista e a transformou num filme mediano de sci-fi de suspense, com final bem explicadinho para não afugentar o público médio. Muito bem realizado e bem sucedido dentro do que pretende. Pena que as reflexões sobre a passagem do tempo são obnubiladas pela opção por uma abordagem mainstream. Mas tá valendo.
A Rainha Vermelha Mata Sete Vezes
3.5 16Icônico!
Maligno
3.3 1,2KO plágio de "Where's My Mind?" (Pixies) na trilha sonora já adianta o plot twist e entrega a história!
Mais do mesmo. Cansativo que só.
Borat: Fita de Cinema Seguinte
3.6 551 Assista AgoraInferior ao primeiro. Um humor que já está datado.
Mistérios do Além-Tumulo
3.7 8A cena em que Elmer
(já desfigurado) sai vagando pelo corredor do sanatório e assa pela porta da cela em que a Cigana está encarcerada
O 7° Jurado
4.0 3Interessantíssimo polar com traços da nouvelle vague, mostrando que há mais continuidades do que rupturas entre as velha e nova escolas do cinema francês.
Grisbi, Ouro Maldito
3.8 8Clássico inconteste.
Brotinho Venenoso
3.2 2Clichês e remendos em furos de roteiro.
Viúva Negra
3.5 1,0K Assista AgoraPoderia ser bem melhor! Mas vale pela diversão e pelas referências (particularmente, gostei da cena à la "A Outra Face"!).
A Marvel/Disney continua devendo um filme de responsa para uma protagonista feminina!
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
4.3 4,7K Assista AgoraCosplay sem brilho dos filmes do Alain Resnais.
Filminho que foi cultizinho de uma galerinha moderninha lá do início do século.
Muito auê para pouca coisa.
Poderia ser um curta de 25 minutos.
Volver
4.1 1,1K Assista AgoraEnvelheceu mal...
Nomadland
3.9 896 Assista Agora"Nomadland" é uma espécie de "As Vinhas da Ira (John Ford, 1940)" contemporâneo.
Mas, o (bom) filme vencedor do Oscar deste ano é também um exemplo de realismo capitalista! Ou seja, na impossibilidade de se pensar a transformação radical da sociedade, romantiza-se a condição de vida precária e o trabalho intermitente de parte considerável da geração X!
Meu Nome é Bagdá
3.7 42Boa edição, apesar do problema de ritmo. Parece que eu assisti a três episódios de uma série da nétifliquish, sem me aprofundar nos demais núcleos de personagens além daquele da galera do sk8.