Revolucionário precursor da Nova Hollywood, Bonnie & Clyde é contracultural mesmo que se passando em uma época diferente. Estabelecendo os ícones logo de cara, o roteiro se preocupa com a humanização do casal principal e com o desgosto ue ambos sentiam pela vida monótona em uma América quebrada.
A montagem de Dede Allen, junta à direção de Arthur Penn e às atuações de Dunaway e Beatty, tornam desse um dos clássicos indispensáveis do cinema americano.
Um dos grandes exemplos do noir da década de 40, O "3º Homem" é uma história instigante que prende o espectador como poucos. Fotografado com maestria, como já é esperado das produções do gênero, e dirigido perfeitamente por Carol Reeds, que controla a misè-en-scene de maneira magistral, o filme só peca pela sua trilha sonora que destoa do tom da trama.
E é claro que não deixo de comentar sobre as performances, e enquanto Joseph Cotten, Trevor Howard e Alida Valli entregam excelentes atuações, é mesmo Orson Welles que, canalizando Peter Lorre, rouba a cena com pouco mais de 5 minutos em tela.
Christian McKay destrói numa atuação quase mediúnica como Orson Welles, e Linklater conduz a narrativa de maneira fluida, mostrando o cotidiano exaustivo dos ensaios, criando um laço entre as pessoas do estúdio Mercury.
O segredo não é quebrar a cabeça tentando entender o confuso plot do filme, e sim aproveitar a viagem proposta por Paul Thomas Anderson ao lado de uma galeria cheia de personagens bizarros, cada um interpretado de maneira brilhante pelo excelente elenco.
Suspense de qualidade com um final perturbador e chocante. E me corrijam se eu estiver errado, mas não me lembro de nenhum lago no filme de onde os tradutores poderiam ter tirado a inspiração pra esse título brasileiro.
Bradley Cooper arrebenta e o filme conta com passagens tensas e de tirar o fôlego, dignas de um fime de Clint Eastwood. Porém, não tem como evitar o pensamento de que Kathryn Bigelow já atingiu um patamar muito superior antes.
A recriação dos filmes da década de 80 é fantástica, não apenas na estética, mas também nas técnicas cinematográficas (zooms lentos, câmera parada com tudo em foco). Infelizmente, os elogios param por aí.
Whiplash é, assim como os solos de bateria do protagonista, empolgante, frenético e muito bem conduzido e performado. J.K Simmons e Miles Teller destroem nas atuações, e o diretor Damien Chazelle, juntamente com o montador Tom Cross, cria um filme inspirador com um corte final perfeito.
Lou Bloom é um dos personagens mais interessantes da carreira de Gyllenhaal. Misturando ambição com um certo nível de autismo e sociopatia, Bloom é o típico personagem feito para representar o pior da sociedade. E Gyllenhaal encarna o vilão com maestria total, desde o olhar fixo até um leve sorriso dado ao perceber que capturou algo incrível em sua câmera. Com esse filme e "O Homem Duplicado", Gyllenhaal se firma como um dos grandes atores em atividade.
Assim como o diretor Dan Gilroy já se firma como uma das grandes promessas de 2014.
Contém possivelmente o plano mais belo do ano,além de uma excelente fotografia, direção de arte e figurinos primorosos, e atuações incríveis de todo o elenco, em especial Joaquin Phoenix, que vem se mostrando cada vez mais um forte candidato ao posto de melhor ator da atualidade.
Ao contrário do que diz a piada metalinguística constantemente usada no filme, Anjos da Lei 2 é superior ao primeiro. Seja pelo roteiro, que brinca com a relação de Jenko e Schmidt, subvertendo clichês não apenas dos filmes policiais, as também das comédias românticas, ou seja pela direção de Miller e Lord que, após dirigirem o filme Lego, voltam como diretores bem mais experientes, empregando energia no terceiro ato.
Contém alguns grandes momentos (Adoro a cena onde Bard "improvisa" um arco para atirar em Smaug), e tem ação de sobra do início ao fim.
Porém, não é tão grandioso como almeja ser, a maioria de seus personagens é descartável (e os que realmente gostamos são os da trilogia original, que já sabemos não correm risco de vida algum) e seu ritmo é extremamente irregular.
Que Peter Jackson volte aos seus bons tempos, sendo o excelente diretor que era.
Um tour de force inesquecível, onde Linklater retrata o crescimento (e mais do que isso, o tempo) de maneira incrivelmente real e humana. Um clássico instantâneo, e o melhor da carreira de Linklater. Pra se levar pro resto da vida.
Os Coen subvertem o gênero de espionagem com esse divertidíssimo "Queime Depois de Ler". A fotografia que constantemente imerge os personagens em sombras, e a trilha sonora extremamente dramática contribuem para a comédia, dando um contraste forte com o absurdo das situações criadas pelo roteiro.
Há também a excelente atuação de Brad Pitt, comprovando mais uma vez, após Snatch, seu grande potencial cômico.
Muito se discute sobre quem estava mandando as fitas afinal, mas isso não é o importante. Esse ponto de partida serve apenas para que Haneke crie um instigante estudo de personagem de um homem que reprimiu o passado, e de repente é assombrado por sua consciência.
Mesmo entre o uso genial da metalinguagem e a abordagem crua e direta, nada supera a decisão ousadíssima de Haneke em esconder uma informação vital para a narrativa no plano final, em um ponto do plano onde muitos não perceberiam.
Pode não ser o filme mais eficiente da franquia, principalmente por se tratar da primeira parte do desfecho, mas faz um excelente trabalho em aprofundar os personagens e mostrar a desgraça daquele mundo.
Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Balas
4.0 399 Assista AgoraRevolucionário precursor da Nova Hollywood, Bonnie & Clyde é contracultural mesmo que se passando em uma época diferente. Estabelecendo os ícones logo de cara, o roteiro se preocupa com a humanização do casal principal e com o desgosto ue ambos sentiam pela vida monótona em uma América quebrada.
A montagem de Dede Allen, junta à direção de Arthur Penn e às atuações de Dunaway e Beatty, tornam desse um dos clássicos indispensáveis do cinema americano.
O Terceiro Homem
4.2 176 Assista AgoraUm dos grandes exemplos do noir da década de 40, O "3º Homem" é uma história instigante que prende o espectador como poucos. Fotografado com maestria, como já é esperado das produções do gênero, e dirigido perfeitamente por Carol Reeds, que controla a misè-en-scene de maneira magistral, o filme só peca pela sua trilha sonora que destoa do tom da trama.
E é claro que não deixo de comentar sobre as performances, e enquanto Joseph Cotten, Trevor Howard e Alida Valli entregam excelentes atuações, é mesmo Orson Welles que, canalizando Peter Lorre, rouba a cena com pouco mais de 5 minutos em tela.
Filmaço.
Eu e Orson Welles
2.9 71Christian McKay destrói numa atuação quase mediúnica como Orson Welles, e Linklater conduz a narrativa de maneira fluida, mostrando o cotidiano exaustivo dos ensaios, criando um laço entre as pessoas do estúdio Mercury.
Amores Brutos
4.2 818 Assista AgoraUma pergunta: a razão de aspecto desse filme é 1.33:1, como está no Netflix?
Vício Inerente
3.5 554 Assista AgoraO segredo não é quebrar a cabeça tentando entender o confuso plot do filme, e sim aproveitar a viagem proposta por Paul Thomas Anderson ao lado de uma galeria cheia de personagens bizarros, cada um interpretado de maneira brilhante pelo excelente elenco.
O Silêncio do Lago
3.7 173Suspense de qualidade com um final perturbador e chocante. E me corrijam se eu estiver errado, mas não me lembro de nenhum lago no filme de onde os tradutores poderiam ter tirado a inspiração pra esse título brasileiro.
Guerra ao Terror
3.5 1,4K Assista AgoraUm estudo de personagem disfarçado de filme de guerra,muito bem montado e dirigido por Kathryn Bigelow, que merecidamente levou um Oscar.
Sniper Americano
3.6 1,9K Assista AgoraBradley Cooper arrebenta e o filme conta com passagens tensas e de tirar o fôlego, dignas de um fime de Clint Eastwood. Porém, não tem como evitar o pensamento de que Kathryn Bigelow já atingiu um patamar muito superior antes.
Para Sempre Alice
4.1 2,3K Assista AgoraInsípido e burocrático, o filme é elevado pela excelente performance de Julianne Moore.
A Casa do Demônio
3.1 193A recriação dos filmes da década de 80 é fantástica, não apenas na estética, mas também nas técnicas cinematográficas (zooms lentos, câmera parada com tudo em foco). Infelizmente, os elogios param por aí.
Whiplash: Em Busca da Perfeição
4.4 4,1K Assista AgoraWhiplash é, assim como os solos de bateria do protagonista, empolgante, frenético e muito bem conduzido e performado. J.K Simmons e Miles Teller destroem nas atuações, e o diretor Damien Chazelle, juntamente com o montador Tom Cross, cria um filme inspirador com um corte final perfeito.
O Abutre
4.0 2,5K Assista AgoraLou Bloom é um dos personagens mais interessantes da carreira de Gyllenhaal. Misturando ambição com um certo nível de autismo e sociopatia, Bloom é o típico personagem feito para representar o pior da sociedade. E Gyllenhaal encarna o vilão com maestria total, desde o olhar fixo até um leve sorriso dado ao perceber que capturou algo incrível em sua câmera. Com esse filme e "O Homem Duplicado", Gyllenhaal se firma como um dos grandes atores em atividade.
Assim como o diretor Dan Gilroy já se firma como uma das grandes promessas de 2014.
Era Uma Vez em Nova York
3.5 296 Assista AgoraContém possivelmente o plano mais belo do ano,além de uma excelente fotografia, direção de arte e figurinos primorosos, e atuações incríveis de todo o elenco, em especial Joaquin Phoenix, que vem se mostrando cada vez mais um forte candidato ao posto de melhor ator da atualidade.
A Entrevista
3.1 1,0K Assista AgoraMais uma divertida comédia de Rogen e Goldberg, porém não vale metade da polêmica que causou.
Operação França
3.9 253 Assista AgoraWilliam Friedkin realiza aqui o filme policial definitivo, contando ainda com um Gene Hackman mais que inspirado no papel de Popeye Doyle.
Anjos da Lei 2
3.5 748 Assista AgoraAo contrário do que diz a piada metalinguística constantemente usada no filme, Anjos da Lei 2 é superior ao primeiro. Seja pelo roteiro, que brinca com a relação de Jenko e Schmidt, subvertendo clichês não apenas dos filmes policiais, as também das comédias românticas, ou seja pela direção de Miller e Lord que, após dirigirem o filme Lego, voltam como diretores bem mais experientes, empregando energia no terceiro ato.
E que ótimos créditos finais.
Dois Dias, Uma Noite
3.9 542Marion Cotillard move montanhas com uma atuação incrível nesse drama naturalista dos irmãos Dardenne.
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
3.9 2,0K Assista AgoraContém alguns grandes momentos (Adoro a cena onde Bard "improvisa" um arco para atirar em Smaug), e tem ação de sobra do início ao fim.
Porém, não é tão grandioso como almeja ser, a maioria de seus personagens é descartável (e os que realmente gostamos são os da trilogia original, que já sabemos não correm risco de vida algum) e seu ritmo é extremamente irregular.
Que Peter Jackson volte aos seus bons tempos, sendo o excelente diretor que era.
A Entrevista
3.1 1,0K Assista AgoraDe início nem queria ver, mas com essa treta toda, né...
Boyhood: Da Infância à Juventude
4.0 3,7K Assista AgoraUm tour de force inesquecível, onde Linklater retrata o crescimento (e mais do que isso, o tempo) de maneira incrivelmente real e humana. Um clássico instantâneo, e o melhor da carreira de Linklater. Pra se levar pro resto da vida.
Queime Depois de Ler
3.2 1,3K Assista AgoraOs Coen subvertem o gênero de espionagem com esse divertidíssimo "Queime Depois de Ler". A fotografia que constantemente imerge os personagens em sombras, e a trilha sonora extremamente dramática contribuem para a comédia, dando um contraste forte com o absurdo das situações criadas pelo roteiro.
Há também a excelente atuação de Brad Pitt, comprovando mais uma vez, após Snatch, seu grande potencial cômico.
Caché
3.8 384 Assista AgoraMuito se discute sobre quem estava mandando as fitas afinal, mas isso não é o importante. Esse ponto de partida serve apenas para que Haneke crie um instigante estudo de personagem de um homem que reprimiu o passado, e de repente é assombrado por sua consciência.
Mesmo entre o uso genial da metalinguagem e a abordagem crua e direta, nada supera a decisão ousadíssima de Haneke em esconder uma informação vital para a narrativa no plano final, em um ponto do plano onde muitos não perceberiam.
Obra-prima.
Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 1
3.8 2,4K Assista AgoraPode não ser o filme mais eficiente da franquia, principalmente por se tratar da primeira parte do desfecho, mas faz um excelente trabalho em aprofundar os personagens e mostrar a desgraça daquele mundo.
A Dama na Água
2.8 784 Assista AgoraO egocentrismo de Shyamalan chega a ser insultante. Não é o pior filme que já vi na vida, mas certamente é o que mais detesto.