"Quando você se casar, vou fazer uma festa maior ainda."
Não consegui me conectar muito bem com a história, emocionalmente falando. Ainda assim, o filme tem seus méritos: os atores convencem como membros de uma mesma família e a Billi é a personagem mais carismática desde a Lily James em Yesterday.
PROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 012 / 100 ) ~ especial: filmes que eu já devia ter assistido ( 01 / 10 ) ~
"Dizem que quando você conhece o amor da sua vida o tempo para, e é verdade. O que não dizem é que quando ele volta a andar, vem acelerado para se recuperar."
Esse era um desses filmes que eu não tinha certeza se já havia assistido ou não; eu só me lembrava do plot e de algumas cenas desconexas. Foi reassistindo que percebi estar vendo-o pela primeira vez, se é que isso faz algum sentido. E assisti-lo me deu a ideia de criar um projeto dentro do meu projeto (como se já não estivesse complicado o suficiente): dos 100 filmes que vou comentar esse ano, 10 serão filmes antigos/clássicos/cult que eu já devia ter assistido e estava moscando. Só espero que os outros filmes desse "especial" sejam tão bons quanto esse aqui.
Sei que fevereiro é um péssimo mês para lançamento de filmes, principalmente estes de grandes diretores e que são cotados para o Oscar, Bafta, etc... Mas bem que Tenet poderia ser lançado na data de hoje, que também é um palíndromo: 02.02.2020.
"So yesterday, after we stop a massive amount of drugs from getting into the school system, we get suspended because it wasn't done politely."
É o terceiro filme do Zahler e o terceiro dele que favorito. A sensação que tenho assistindo os filmes escritos por ele é a de que ninguém conseguiria roteirizar essas histórias de maneira melhor. Existe um equilíbrio que evita com que o roteiro fique desnecessariamente complexo sem que ele se torne simplório e previsível. Todas as decisões tomadas favorecem a curva dramática e a construção da tensão, de uma maneira rara de se ver fora de romances policiais.
"Se animem, há uma medalha para isso. Nada como um pedaço de fita para consolar uma viúva."
O filme é muito bom em representar a escala de uma guerra (ou ao menos a escala que eu, nunca tendo participado de uma, imagino que ela tenha), tanto espacial quanto temporalmente: as distâncias e os intervalos de tempo são realçados pelo plano-sequência, tornando a experiência extremamente imersiva. O roteiro é o mais simples possível, existem conveniências que podem incomodar, mas em aspectos técnicos ele é, disparado, o melhor de 2019. E é o melhor filme desses que simulam serem feitos inteiramente como um plano-sequência (segundo melhor, se estivermos considerando Filhos da Esperança).
"Tyler, vou te dar todos os meus desejos de aniversário."
Além de aquecer o coração desse amante de feel-good movies, ele me deixou na pilha de procurar por outras pérolas escondidas no mar de bons filmes que foi 2019.
Nem ligo se a média dele é baixa ou se muita coisa da história real foi alterada. Esse filme foi feito pra mim. Ele foi melhorando a cada cena e todo plano aberto, mostrando o balão entre as nuvens, me tirava um sorrisinho de satisfação.
Mesmo sendo uma animação, o filme se limita para parecer um documentário da BBC. Traz muita nostalgia e tem o potencial pra te fazer chorar, mas Rei Leão só é Rei Leão se tiver o Timão fantasiado de havaiana.
Me guiando pelos comentários e reviews que tinha visto antes, eu esperava algo muito pior. Ainda é um filme baseado em jogo, então você precisa ter o mínimo de boa vontade, mas ele pelo menos supera os dois com a Angelina Jolie.
"Eu me tornei vampiro quando tinha 16 anos. É por isso que sempre pareço ter 16. É claro que, naqueles dias, a vida era dura para alguém com 16 anos de idade."
Foi difícil escolher o quote dessa vez, o que já indica a criatividade do roteiro. O formato de mockumentário nos insere no cotidiano dos personagens com muita facilidade. Sei que não tem muita relação, mas me lembrou o quadrinho do Scott Pilgrim: haviam alguns quadros que só mostravam o dia-a-dia dele, ensaiando com a banda, indo ao supermercado com a namorada... Não tem muito valor narrativo, mas quando os personagens são extremamente carismáticos, como no caso desse filme, você passa a mais do que se ver nos personagens, a se ver como parte do grupo deles. Isso é difícil de se conseguir e é um puta mérito do filme.
"The rules are simple. You can hide anywhere inside the house. We then count to a hundred and try to, um, well, find you."
O foco é o entretenimento. A premissa é a mais simples possível e o subtexto é o mais fácil de absorver. Tenho gostado cada vez mais desses filmes que não se levam tão a sério. Acho inclusive que será assim que vou encarar o projeto dos comentários esse ano.
Talvez eu me arrependa de deixar isso registrado, mas considerando Guerra Infinita e Ultimato como um único filmão de quase seis horas, este é o melhor filme de super-herói já feito ~na minha opinião~, superando até O Cavaleiro das Trevas.
Fiquei torcendo para que em algum momento aparecesse um boneco de palito laranja desenhado em algum cantinho da tela, fazendo referência ao Animator vs. Animation. Mas não rolou.
"No, it's okay. You can nod because it's true. I am insane."
Revi no comecinho do ano, depois de finalmente ler o livro, e tive que vir aqui aumentar um pouquinho a nota que tinha dado. Ainda não assisti a versão sueca (quero ler os outros dois livros antes, para assistir tudo de uma vez), mas a adaptação americana já consegue fazer jus à história original. O livro é cheio de detalhes difíceis de serem transpostos para o cinema, mas as supressões feitas são compreensíveis e não atrapalham a narrativa. O problema maior, na minha opinião, está no ritmo. É complicado condensar um livro de 500 páginas em duas horas e meia de filme, mas fica perceptível a pressa entre uma cena e outra, principalmente nos primeiros quinze ou vinte minutos. O diretor, no entanto, soube onde a história poderia ser apressada e onde deveria-se gastar um tempo maior para que o espectador pudesse absorver e digerir o que estava sendo contado.
"Quando você mata um homem, acaba com o pai ou os amigos dele atrás de você. Isso costuma terminar mal."
Terminado o segundo ano consecutivo de fracasso nesse projeto que parece tão simples, iniciemos atrasados a busca pelo sucesso na terceira tentativa. O primeiro filme que assisti em 2019 foi este que havia passado completamente abaixo do meu radar no ano passado, mas que foi uma excelente surpresa, principalmente pela dupla protagonista, bem desenvolvida e memorável, e pelo terceiro ato de filme, que consegue brincar com as nossas expectativas enquanto nos mantém colados na tela.
Considerando que eu começo a assistir comédias da mesma forma que começo a assistir terror, com a expectativa lá embaixo, é bom me surpreender de vez em quando.
...foi a de finalmente assistir Clube da Luta sem saber que o Tyler Durden nunca existiu. Mas foi ainda mais do que isso, porque o plot twist nem é o melhor do filme.
Eu não estou lembrado de ter assistido outro filme sobre maternidade tão completo e sensível. Houveram alguns personagens mal aproveitados e algumas subtramas rasas, mas tudo isso deixa de ser significativo frente à esperteza do roteiro, às montagens fodas e à representação honesta da identidade feminina.
É tomado o cuidado aqui de mostrar e de explicar apenas o necessário, confiando na bagagem cinematográfica do espectador. Além disso, as cenas expositivas que existem carregam sempre uma segunda função. Exemplo:
As cenas do trauma de infância do Joe aprofundam o personagem, mas também ajudam a construir o elo entre o personagem dele e o da Nina. A ceninha mostrando a experiência dele no exército poderia servir apenas para dizer que a guerra também contribuiu com o que ele se tornaria, mas ela também serve como uma metáfora para a mensagem do filme inteiro, mostrando as consequências violentas da perda da inocência. E mesmo a cena do pai da Nina se suicidando seria desnecessária, se não fosse colocada momentos depois de o Joe fazer o funeral da própria mãe e servir para fortalecer ainda mais o elo entre os dois protagonistas.
"Ela não é minha esposa. Continuo pedindo e ela continua dizendo não."
Os dez primeiros minutos do filme têm o poder de síntese que o restante dele não teve. Muito poderia ser enxugado, mas ainda é uma ótima biografia. Eu levei um tempão pra assistir, mas acho que pude aproveitá-lo melhor agora do que há alguns anos atrás (porque eu só comecei a escutar Johnny Cash depois daquele outro filme do Mangold, você sabe qual).
A Despedida
4.0 298PROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 013 / 100 )
"Quando você se casar, vou fazer uma festa maior ainda."
Não consegui me conectar muito bem com a história, emocionalmente falando. Ainda assim, o filme tem seus méritos: os atores convencem como membros de uma mesma família e a Billi é a personagem mais carismática desde a Lily James em Yesterday.
Gatos no telhado: 6,6 / 10
Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
4.2 2,2K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 012 / 100 )
~ especial: filmes que eu já devia ter assistido ( 01 / 10 ) ~
"Dizem que quando você conhece o amor da sua vida o tempo para, e é verdade. O que não dizem é que quando ele volta a andar, vem acelerado para se recuperar."
Esse era um desses filmes que eu não tinha certeza se já havia assistido ou não; eu só me lembrava do plot e de algumas cenas desconexas. Foi reassistindo que percebi estar vendo-o pela primeira vez, se é que isso faz algum sentido. E assisti-lo me deu a ideia de criar um projeto dentro do meu projeto (como se já não estivesse complicado o suficiente): dos 100 filmes que vou comentar esse ano, 10 serão filmes antigos/clássicos/cult que eu já devia ter assistido e estava moscando. Só espero que os outros filmes desse "especial" sejam tão bons quanto esse aqui.
Narcisos: 9,0 / 10
Tenet
3.4 1,3K Assista AgoraSei que fevereiro é um péssimo mês para lançamento de filmes, principalmente estes de grandes diretores e que são cotados para o Oscar, Bafta, etc... Mas bem que Tenet poderia ser lançado na data de hoje, que também é um palíndromo: 02.02.2020.
Justiça Brutal
3.7 153 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 011 / 100 )
"So yesterday, after we stop a massive amount of drugs from getting into the school system, we get suspended because it wasn't done politely."
É o terceiro filme do Zahler e o terceiro dele que favorito. A sensação que tenho assistindo os filmes escritos por ele é a de que ninguém conseguiria roteirizar essas histórias de maneira melhor. Existe um equilíbrio que evita com que o roteiro fique desnecessariamente complexo sem que ele se torne simplório e previsível. Todas as decisões tomadas favorecem a curva dramática e a construção da tensão, de uma maneira rara de se ver fora de romances policiais.
Sapatinhos de crochê: 9,6 / 10
Midsommar: O Mal Não Espera a Noite
3.6 2,8K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 010 / 100 )
"Dani, você se sente amparada por ele? Ele é como um lar para você?"
Não usem drogas, crianças.
Coroas de flores: 5,6 / 10
1917
4.2 1,8K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 009 / 100 )
"Se animem, há uma medalha para isso. Nada como um pedaço de fita para consolar uma viúva."
O filme é muito bom em representar a escala de uma guerra (ou ao menos a escala que eu, nunca tendo participado de uma, imagino que ela tenha), tanto espacial quanto temporalmente: as distâncias e os intervalos de tempo são realçados pelo plano-sequência, tornando a experiência extremamente imersiva. O roteiro é o mais simples possível, existem conveniências que podem incomodar, mas em aspectos técnicos ele é, disparado, o melhor de 2019. E é o melhor filme desses que simulam serem feitos inteiramente como um plano-sequência (segundo melhor, se estivermos considerando Filhos da Esperança).
Cantis com leite: 8,9 / 10
Stuber - A Corrida Maluca
3.1 60PROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 008 / 100 )
"You're a cop, I'm a civilian. You're built for justice, I'm built for brunch."
Foi mal, Stu, só vai dar pra te dar duas estrelas. E alguém arranja umas lentes de contato pro Dave Bautista!
Avaliação no aplicativo: 4,0 / 10
Fora de Série
3.9 491 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 007 / 100 )
"– Vocês nem se importam com a escola.
– Não, nós não nos importamos somente com a escola."
O melhor filme de high school desde 10 Coisas que Eu Odeio em Você.
Pandas de pelúcia: 8,0 / 10
O Falcão Manteiga de Amendoim
3.7 85PROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 006 / 100 )
"Tyler, vou te dar todos os meus desejos de aniversário."
Além de aquecer o coração desse amante de feel-good movies, ele me deixou na pilha de procurar por outras pérolas escondidas no mar de bons filmes que foi 2019.
Potes de manteiga de amendoim: 8,7 / 10
Os Aeronautas
3.6 117 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 005 / 100 )
"Together we’ve brought the stars closer."
Nem ligo se a média dele é baixa ou se muita coisa da história real foi alterada. Esse filme foi feito pra mim. Ele foi melhorando a cada cena e todo plano aberto, mostrando o balão entre as nuvens, me tirava um sorrisinho de satisfação.
Termômetros: 9,5 / 10
O Rei Leão
3.8 1,6K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 004 / 100 )
"Hakuna Matata!"
Mesmo sendo uma animação, o filme se limita para parecer um documentário da BBC. Traz muita nostalgia e tem o potencial pra te fazer chorar, mas Rei Leão só é Rei Leão se tiver o Timão fantasiado de havaiana.
Cajados: 6,9 / 10
Tomb Raider: A Origem
3.2 942 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 003 / 100 )
"Death is not an adventure."
Me guiando pelos comentários e reviews que tinha visto antes, eu esperava algo muito pior. Ainda é um filme baseado em jogo, então você precisa ter o mínimo de boa vontade, mas ele pelo menos supera os dois com a Angelina Jolie.
Picaretas: 5,7 / 10
O Que Fazemos nas Sombras
4.0 663 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 002 / 100 )
"Eu me tornei vampiro quando tinha 16 anos. É por isso que sempre pareço ter 16. É claro que, naqueles dias, a vida era dura para alguém com 16 anos de idade."
Foi difícil escolher o quote dessa vez, o que já indica a criatividade do roteiro. O formato de mockumentário nos insere no cotidiano dos personagens com muita facilidade. Sei que não tem muita relação, mas me lembrou o quadrinho do Scott Pilgrim: haviam alguns quadros que só mostravam o dia-a-dia dele, ensaiando com a banda, indo ao supermercado com a namorada... Não tem muito valor narrativo, mas quando os personagens são extremamente carismáticos, como no caso desse filme, você passa a mais do que se ver nos personagens, a se ver como parte do grupo deles. Isso é difícil de se conseguir e é um puta mérito do filme.
Xícaras fantasmas: 9,2 / 10
Casamento Sangrento
3.5 945 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2020 ( 001 / 100 )
"The rules are simple. You can hide anywhere inside the house. We then count to a hundred and try to, um, well, find you."
O foco é o entretenimento. A premissa é a mais simples possível e o subtexto é o mais fácil de absorver. Tenho gostado cada vez mais desses filmes que não se levam tão a sério. Acho inclusive que será assim que vou encarar o projeto dos comentários esse ano.
All-Stars amarelos: 6,7 / 10
Vingadores: Ultimato
4.3 2,6K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2019 ( 004 / 100 )
"Avengers, assemble!"
Talvez eu me arrependa de deixar isso registrado, mas considerando Guerra Infinita e Ultimato como um único filmão de quase seis horas, este é o melhor filme de super-herói já feito ~na minha opinião~, superando até O Cavaleiro das Trevas.
Joias do infinito: 10 / 10
Buscando...
4.0 1,3K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2019 ( 003 / 100 )
"I know my daughter."
Fiquei torcendo para que em algum momento aparecesse um boneco de palito laranja desenhado em algum cantinho da tela, fazendo referência ao Animator vs. Animation. Mas não rolou.
Aplicativos: 7,8 / 10
Millennium: Os Homens que Não Amavam as Mulheres
4.2 3,1K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2019 ( 002 / 100 )
"No, it's okay. You can nod because it's true. I am insane."
Revi no comecinho do ano, depois de finalmente ler o livro, e tive que vir aqui aumentar um pouquinho a nota que tinha dado. Ainda não assisti a versão sueca (quero ler os outros dois livros antes, para assistir tudo de uma vez), mas a adaptação americana já consegue fazer jus à história original. O livro é cheio de detalhes difíceis de serem transpostos para o cinema, mas as supressões feitas são compreensíveis e não atrapalham a narrativa. O problema maior, na minha opinião, está no ritmo. É complicado condensar um livro de 500 páginas em duas horas e meia de filme, mas fica perceptível a pressa entre uma cena e outra, principalmente nos primeiros quinze ou vinte minutos. O diretor, no entanto, soube onde a história poderia ser apressada e onde deveria-se gastar um tempo maior para que o espectador pudesse absorver e digerir o que estava sendo contado.
Tatuagens: 9,1 / 10
Os Irmãos Sisters
3.5 105PROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2019 ( 001 / 100 )
"Quando você mata um homem, acaba com o pai ou os amigos dele atrás de você. Isso costuma terminar mal."
Terminado o segundo ano consecutivo de fracasso nesse projeto que parece tão simples, iniciemos atrasados a busca pelo sucesso na terceira tentativa.
O primeiro filme que assisti em 2019 foi este que havia passado completamente abaixo do meu radar no ano passado, mas que foi uma excelente surpresa, principalmente pela dupla protagonista, bem desenvolvida e memorável, e pelo terceiro ato de filme, que consegue brincar com as nossas expectativas enquanto nos mantém colados na tela.
Compostos químicos: 7,9 / 10
Ilha dos Cachorros
4.2 655 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 031 / 100 )
"I wish somebody spoke his language."
É raro o título de um filme ser traduzido direito, mas esse deveria ter sido mantido.
Coleiras: 7,1 / 10
A Noite do Jogo
3.5 671 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 030 / 100 )
"Hoje à noite, vamos incrementar o jogo."
Considerando que eu começo a assistir comédias da mesma forma que começo a assistir terror, com a expectativa lá embaixo, é bom me surpreender de vez em quando.
Mesas de vidro: 7,5 / 10
Tully
3.9 562 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 029 / 100 )
"Mãe, o que aconteceu com o seu corpo?!"
A sensação que eu tive...
...foi a de finalmente assistir Clube da Luta sem saber que o Tyler Durden nunca existiu. Mas foi ainda mais do que isso, porque o plot twist nem é o melhor do filme.
Eu não estou lembrado de ter assistido outro filme sobre maternidade tão completo e sensível. Houveram alguns personagens mal aproveitados e algumas subtramas rasas, mas tudo isso deixa de ser significativo frente à esperteza do roteiro, às montagens fodas e à representação honesta da identidade feminina.
Sereias: 9,5 / 10
O Rei do Show
3.9 897 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 028 / 100 )
"I'm not scared to be seen / I make no apologies, this is me!"
Não tem como dar menos de quatro estrelas para um filme que te faz rir enquanto você ainda está com os olhos marejados da cena anterior.
Cartolas: 8,9 / 10
Você Nunca Esteve Realmente Aqui
3.6 521 Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 027 / 100 )
"McCleary me disse que você é brutal."
É tomado o cuidado aqui de mostrar e de explicar apenas o necessário, confiando na bagagem cinematográfica do espectador. Além disso, as cenas expositivas que existem carregam sempre uma segunda função. Exemplo:
As cenas do trauma de infância do Joe aprofundam o personagem, mas também ajudam a construir o elo entre o personagem dele e o da Nina. A ceninha mostrando a experiência dele no exército poderia servir apenas para dizer que a guerra também contribuiu com o que ele se tornaria, mas ela também serve como uma metáfora para a mensagem do filme inteiro, mostrando as consequências violentas da perda da inocência. E mesmo a cena do pai da Nina se suicidando seria desnecessária, se não fosse colocada momentos depois de o Joe fazer o funeral da própria mãe e servir para fortalecer ainda mais o elo entre os dois protagonistas.
Sacos plásticos: 7,9 / 10
Johnny & June
4.0 1,0K Assista AgoraPROJETO: 100 FILMES COMENTADOS EM 2018 ( 026 / 100 )
"Ela não é minha esposa. Continuo pedindo e ela continua dizendo não."
Os dez primeiros minutos do filme têm o poder de síntese que o restante dele não teve. Muito poderia ser enxugado, mas ainda é uma ótima biografia. Eu levei um tempão pra assistir, mas acho que pude aproveitá-lo melhor agora do que há alguns anos atrás (porque eu só comecei a escutar Johnny Cash depois daquele outro filme do Mangold, você sabe qual).
Livros de cânticos: 7,0 / 10