Color Out of Space é uma adaptação de um conto de H.P. Lovecraft que tem uma premissa intrigante mas que é muito mal desenvolvida por aqui. O suspense é muito mal construído, e o grande Nicolas Cage fica mal aproveitado considerando o seu potencial. Além disso, a caracterização dos personagens com estereótipos e as atuações muito ruins diminuem a credibilidade da história. Infelizmente, é uma adaptação com uma enorme dificuldade de capturar a essência e atmosfera da obra literária.
No Country for Old Men é um filme poderoso e com muita tensão, que aborda temas profundos como a natureza da violência e a mudança dos tempos. A maneira como o filme retrata a violência como um protagonista por si só é notável, pois ela parece ser uma força implacável e inevitável que permeia todas as camadas da sociedade.
A ideia de que a violência está sempre presente, mas está se tornando cada vez mais predominante ao longo das décadas, é uma reflexão interessante e muito atual. Como se não houvesse mais espaço para as pessoas mais velhas, com outros costumes, não estando adaptadas com esta crescente onda de violência.
É importante reconhecer o esforço dos diretores ao tentarem algo diferente as vezes. George Stevens tenta fugir das comédias bobas e tradicionais da época, porém, a narrativa de The Talk of the Town é pouco sustentável, e apesar de grandes atores como Cary Grant e Jean Arthur, o roteiro não traz nada de excepcional para uma comedia com duas longas horas de duração.
Com um roteiro muito bem escrito, a história é baseada em um romance de Ward Greene, que por sua vez foi inspirado em eventos reais, o caso do linchamento de Leo Frank após o assassinato de Mary Phagan em 1913. A crítica social presente no filme é evidente, especialmente ao destacar como a mídia pode distorcer a verdade e manipular as emoções do público. Algo que continua extremamente atual. Sobre os atores, Claude Rains está sensacional, e Lana Turner, irreconhecível. Certamente, um excelente filme.
Make Way for Tomorrow é realmente um filme comovente e atemporal que aborda questões profundas sobre a passagem do tempo e as relações familiares. Lançado em 1937, dirigido por Leo McCarey, o filme retrata a história de um casal idoso, que enfrenta dificuldades financeiras e são forçados a viver separados porque nenhum dos filhos pode acomodá-los juntos.
Uma das mensagens centrais do filme é a reflexão sobre o cuidado parental ao longo dos anos e como, muitas vezes, os pais sacrificam suas próprias necessidades e desejos para garantir o bem-estar de seus filhos. No entanto, quando os pais envelhecem e precisam de apoio, os filhos muitas vezes não estão dispostos a retribuir esse cuidado da mesma maneira. Além disso, o filme toca na questão da importância de se planejar financeiramente para o futuro, destacando como é crucial economizar e investir durante a juventude para evitar dificuldades financeiras na velhice. Vale a pena conferir.
Uma boa aventura de William Wyler, com personagens bem construídos, e uma ótima atuação de Gary Cooper. Apesar de não possuir muita ação, algo tradicional em western, The Westerner se mostra como um filme bastante envolvente. Vale a pena conhecer.
Uma boa obra de William Wyler que oferece uma representação magnífica da época em que se passa. Lançado em 1938, o filme é ambientado em New Orleans e retrata de forma vívida os costumes e as diferenças entre as pessoas do sul e do norte dos Estados Unidos antes da Guerra Civil. A atuação de Bette Davis como a personagem principal, é particularmente notável, e ela está excelente no papel.
Em "Thief", dirigido por Michael Mann, a ambientação e a produção são excelentes, capturando vividamente a estética dos anos 80, e a trilha sonora complementa essa atmosfera. No entanto, o roteiro, embora simples, possui uma enorme lentidão, o que torna a narrativa bastante cansativa. James Caan entrega uma performance sólida, mas a falta de suspense ou tensão na primeira parte do filme prejudica o envolvimento do espectador com a trama.
Monte Walsh é um faroeste muito pouco conhecido, cujo o titulo nacional não faz nenhuma menção ao roteiro. A trama fala sobre a modernização do velho oeste, e um homem que luta contra tudo isso, planejando seguir a vida que começou. O roteiro é bastante parado, e sinto que deveria ser mais emocionante, com eventos e situações mais relevantes. Infelizmente, se trata de uma obra mediana, com a grande aparição de Lee Marvin.
The Ipcress File é um filme que possui um roteiro bastante mediano e pouco inspirado. É baseado em James Bond, tentando trazer um espião mais próximo da realidade, com a grande aparição de Michael Caine, porém, com uma premissa completamente desinteressante.
O Começo de He Ran All the Way é eletrizante, repleto de tensão e momentos que te deixam apreensivo. Já o final do filme, é um tanto melodramático, mas nada que prejudique a obra. Um bom Noir de John Berry com uma excepcional atuação de John Garfield.
Um boa produção de aventura, com uma história muito triste.
La sociedad de la nieve é um filme baseado em um livro, que narra o acidente de avião ocorrido em 1972, que acabou se transformando em uma história de sobrevivência extrema nos Andes. A situação na qual os sobreviventes se encontram levanta questões éticas sobre o que é justificável fazer em circunstâncias de vida ou morte. A decisão de recorrer ao canibalismo para sobreviver é um tema controverso que leva a discussões sobre o valor da vida humana.
A tensão, propriamente dita, vai aumentando aos poucos durante o enredo, mas seria melhor desenvolvida se tivesse mais tempo para trabalhar os acontecimentos. O encerramento é previsível, devido sua estrutura narrativa, mas nada que danifique a qualidade da obra. Ainda conta um ótimo trabalho de trilha sonora, com um modelo clássico, o qual se baseou Ennio Morricone, onde cada personagens teria seu próprio tema, e boas atuações.
Um dos piores filmes que assisti nos últimos tempos.
Le Charme Discret de La Bourgeoisie, dirigido por Luis Buñuel, é um filme que adota uma abordagem bastante peculiar em sua narrativa, o que pode não ser do agrado de todos os espectadores e com certeza não foi do meu. A repetição dos jantares fracassados é monótona e pouco envolvente, além de que seus personagens não possuem diálogos interessantes sobre nenhum assunto. Resumindo: é um filme completamente vazio, com diálogos desinteressantes e nada de importante acontece!
Acredito que seja um dos melhores filmes da carreira do diretor. Road House é um ótimo drama noir com uma trama simples, mas o destaque fica por conta das excelentes atuações. Richard Widmark está espetacular, fora Ida Lupino e Cornel Wilde que também vão muito bem.
O diretor Jean Negulesco tenta dar mais relevância ou importância para a história de Dimitrios Makropoulos do que ela realmente tem. Infelizmente é um filme muito mediano, com a participação de grandes atores.
Humoresque é um bom filme de drama romance, com alguns problemas sérios de ritmo, nunca possuindo momentos para colocar a tensão necessária para manter o público interessado na historia. O roteiro é um pouco clichê, sobre uma mulher que abandona um relacionamento estável por uma paixão, e também aborda um pouco das dificuldades no mercado de trabalho para alguém que dedica sua vida pela arte. Valeu a pena assistir pela Joan Crawford.
L'assassino é um filme elegante, com uma ótima fotografia, e possui um roteiro muito astuto, onde a policia utiliza subterfúgios para testar a paciência do protagonista. Quando pensa que não o observam, eles fazem isso. Quando pensa que não o escutam, eles fazem isso. Como se desconfiassem de tudo! A trama conta com personagens bem desenvolvidos, e cada um deles possui uma bela introdução da sua participação na história. Além é claro, de uma excelente atuação de Marcello Mastroianni. Recomendo.
Dark Victory, com muita sutileza, te faz refletir sobre a pequena existência humana, e que não devemos perder tempo com besteiras, mediante nossa existência aqui na Terra ser tão curta. Bette é uma personagem excêntrica, que gosta de festas, mas que decidi viver uma vida simples, aproveitando os últimos momentos de uma forma que lhe faça feliz. E a vida é exatamente assim. Devemos aproveitar cada momento antes de irmos, da melhor forma possível, para que nos sintamos bem.
Acredito que as cenas de lutas tenham melhorado seu desempenho ao longo das décadas, porém, Kid Galahad é um excelente filme do diretor Michael Curtiz, que conta com um ótimo roteiro, personagens muito bem desenvolvidos e grandes atores.
Um excelente filme de Archie Mayo com uma boa atuação de Humphrey Bogart mais novinho, onde o drama central do filme critica a força do coletivo contra o individualismo, e em como varias pessoas juntas se sentem mais fortes, indo na direção oposta de uma liberdade individual que possui uma pessoa sozinha. Os ideais de Hitler já estão no filme, com toda aquela baboseira de ter uma raça cem por cento idêntica, sendo que muitos imigrantes vão legalmente para o país para tentar uma vida honesta.
Panique é um bom filme, com uma trama que quase se assemelha a algo hitchcockniano, e um final digno de parecer um dos filmes iniciais do mestre Fritz Lang. Os personagens são bem desenvolvidos e logo você acaba entendendo seus sentimentos, como cada um funciona, e entrando direto na história.
I Married a Witch possui um roteiro muito bobo. A química entre os atores é boa, apesar de se odiarem, e o filme possui um clima leve mas com uma história deveras incabível.
The Hound of the Baskervilles é uma continuação interessante para The Adventures of Sherlock Holmes, com uma boa ambientação e um roteiro que traz um clima mais místico para a obra, sem perder sua essência. Confesso ter gostado mais do anterior, e de todo trabalho que o filme teve com o arqui-vilão, apesar de que este também se qualifica como uma boa obra de suspense.
A Cor que Caiu do Espaço
3.1 348Color Out of Space é uma adaptação de um conto de H.P. Lovecraft que tem uma premissa intrigante mas que é muito mal desenvolvida por aqui. O suspense é muito mal construído, e o grande Nicolas Cage fica mal aproveitado considerando o seu potencial. Além disso, a caracterização dos personagens com estereótipos e as atuações muito ruins diminuem a credibilidade da história. Infelizmente, é uma adaptação com uma enorme dificuldade de capturar a essência e atmosfera da obra literária.
Onde os Fracos Não Têm Vez
4.1 2,4K Assista AgoraNo Country for Old Men é um filme poderoso e com muita tensão, que aborda temas profundos como a natureza da violência e a mudança dos tempos. A maneira como o filme retrata a violência como um protagonista por si só é notável, pois ela parece ser uma força implacável e inevitável que permeia todas as camadas da sociedade.
A ideia de que a violência está sempre presente, mas está se tornando cada vez mais predominante ao longo das décadas, é uma reflexão interessante e muito atual. Como se não houvesse mais espaço para as pessoas mais velhas, com outros costumes, não estando adaptadas com esta crescente onda de violência.
E a Vida Continua
4.0 10É importante reconhecer o esforço dos diretores ao tentarem algo diferente as vezes. George Stevens tenta fugir das comédias bobas e tradicionais da época, porém, a narrativa de The Talk of the Town é pouco sustentável, e apesar de grandes atores como Cary Grant e Jean Arthur, o roteiro não traz nada de excepcional para uma comedia com duas longas horas de duração.
Esquecer, Nunca
3.8 6Não poderia esperar menos de Mervyn LeRoy!
Com um roteiro muito bem escrito, a história é baseada em um romance de Ward Greene, que por sua vez foi inspirado em eventos reais, o caso do linchamento de Leo Frank após o assassinato de Mary Phagan em 1913. A crítica social presente no filme é evidente, especialmente ao destacar como a mídia pode distorcer a verdade e manipular as emoções do público. Algo que continua extremamente atual. Sobre os atores, Claude Rains está sensacional, e Lana Turner, irreconhecível. Certamente, um excelente filme.
A Cruz dos Anos
4.3 55Make Way for Tomorrow é realmente um filme comovente e atemporal que aborda questões profundas sobre a passagem do tempo e as relações familiares. Lançado em 1937, dirigido por Leo McCarey, o filme retrata a história de um casal idoso, que enfrenta dificuldades financeiras e são forçados a viver separados porque nenhum dos filhos pode acomodá-los juntos.
Uma das mensagens centrais do filme é a reflexão sobre o cuidado parental ao longo dos anos e como, muitas vezes, os pais sacrificam suas próprias necessidades e desejos para garantir o bem-estar de seus filhos. No entanto, quando os pais envelhecem e precisam de apoio, os filhos muitas vezes não estão dispostos a retribuir esse cuidado da mesma maneira. Além disso, o filme toca na questão da importância de se planejar financeiramente para o futuro, destacando como é crucial economizar e investir durante a juventude para evitar dificuldades financeiras na velhice. Vale a pena conferir.
O Galante Aventureiro
3.7 14 Assista AgoraUma boa aventura de William Wyler, com personagens bem construídos, e uma ótima atuação de Gary Cooper. Apesar de não possuir muita ação, algo tradicional em western, The Westerner se mostra como um filme bastante envolvente. Vale a pena conhecer.
Jezebel
3.9 111Uma boa obra de William Wyler que oferece uma representação magnífica da época em que se passa. Lançado em 1938, o filme é ambientado em New Orleans e retrata de forma vívida os costumes e as diferenças entre as pessoas do sul e do norte dos Estados Unidos antes da Guerra Civil. A atuação de Bette Davis como a personagem principal, é particularmente notável, e ela está excelente no papel.
Profissão, Ladrão
3.9 74Em "Thief", dirigido por Michael Mann, a ambientação e a produção são excelentes, capturando vividamente a estética dos anos 80, e a trilha sonora complementa essa atmosfera. No entanto, o roteiro, embora simples, possui uma enorme lentidão, o que torna a narrativa bastante cansativa. James Caan entrega uma performance sólida, mas a falta de suspense ou tensão na primeira parte do filme prejudica o envolvimento do espectador com a trama.
Um Homem Difícil de Matar
3.4 12 Assista AgoraMonte Walsh é um faroeste muito pouco conhecido, cujo o titulo nacional não faz nenhuma menção ao roteiro. A trama fala sobre a modernização do velho oeste, e um homem que luta contra tudo isso, planejando seguir a vida que começou. O roteiro é bastante parado, e sinto que deveria ser mais emocionante, com eventos e situações mais relevantes. Infelizmente, se trata de uma obra mediana, com a grande aparição de Lee Marvin.
Ipcress - O Arquivo Confidencial
3.7 5The Ipcress File é um filme que possui um roteiro bastante mediano e pouco inspirado. É baseado em James Bond, tentando trazer um espião mais próximo da realidade, com a grande aparição de Michael Caine, porém, com uma premissa completamente desinteressante.
Por Amor Também se Mata
3.8 12O Começo de He Ran All the Way é eletrizante, repleto de tensão e momentos que te deixam apreensivo. Já o final do filme, é um tanto melodramático, mas nada que prejudique a obra. Um bom Noir de John Berry com uma excepcional atuação de John Garfield.
A Sociedade da Neve
4.2 719 Assista AgoraUm boa produção de aventura, com uma história muito triste.
La sociedad de la nieve é um filme baseado em um livro, que narra o acidente de avião ocorrido em 1972, que acabou se transformando em uma história de sobrevivência extrema nos Andes. A situação na qual os sobreviventes se encontram levanta questões éticas sobre o que é justificável fazer em circunstâncias de vida ou morte. A decisão de recorrer ao canibalismo para sobreviver é um tema controverso que leva a discussões sobre o valor da vida humana.
O fato de termos um narrador que já está morto me surpreendeu bastante!
Tensão
4.0 8Um bom drama Noir de John Berry.
A tensão, propriamente dita, vai aumentando aos poucos durante o enredo, mas seria melhor desenvolvida se tivesse mais tempo para trabalhar os acontecimentos. O encerramento é previsível, devido sua estrutura narrativa, mas nada que danifique a qualidade da obra. Ainda conta um ótimo trabalho de trilha sonora, com um modelo clássico, o qual se baseou Ennio Morricone, onde cada personagens teria seu próprio tema, e boas atuações.
O Discreto Charme da Burguesia
4.1 284 Assista AgoraUm dos piores filmes que assisti nos últimos tempos.
Le Charme Discret de La Bourgeoisie, dirigido por Luis Buñuel, é um filme que adota uma abordagem bastante peculiar em sua narrativa, o que pode não ser do agrado de todos os espectadores e com certeza não foi do meu. A repetição dos jantares fracassados é monótona e pouco envolvente, além de que seus personagens não possuem diálogos interessantes sobre nenhum assunto. Resumindo: é um filme completamente vazio, com diálogos desinteressantes e nada de importante acontece!
A Taverna do Caminho
3.8 5Jean Negulesco acerta em cheio com este filme!
Acredito que seja um dos melhores filmes da carreira do diretor. Road House é um ótimo drama noir com uma trama simples, mas o destaque fica por conta das excelentes atuações. Richard Widmark está espetacular, fora Ida Lupino e Cornel Wilde que também vão muito bem.
A Máscara de Dimitrios
4.0 7O diretor Jean Negulesco tenta dar mais relevância ou importância para a história de Dimitrios Makropoulos do que ela realmente tem. Infelizmente é um filme muito mediano, com a participação de grandes atores.
Acordes do Coração
3.9 18Humoresque é um bom filme de drama romance, com alguns problemas sérios de ritmo, nunca possuindo momentos para colocar a tensão necessária para manter o público interessado na historia. O roteiro é um pouco clichê, sobre uma mulher que abandona um relacionamento estável por uma paixão, e também aborda um pouco das dificuldades no mercado de trabalho para alguém que dedica sua vida pela arte. Valeu a pena assistir pela Joan Crawford.
O Assassino
3.6 7Um belo começo de carreira para Elio Petri!
L'assassino é um filme elegante, com uma ótima fotografia, e possui um roteiro muito astuto, onde a policia utiliza subterfúgios para testar a paciência do protagonista. Quando pensa que não o observam, eles fazem isso. Quando pensa que não o escutam, eles fazem isso. Como se desconfiassem de tudo! A trama conta com personagens bem desenvolvidos, e cada um deles possui uma bela introdução da sua participação na história. Além é claro, de uma excelente atuação de Marcello Mastroianni. Recomendo.
Vitória Amarga
4.1 66 Assista AgoraBette Davis é uma atriz excepcional!
Dark Victory, com muita sutileza, te faz refletir sobre a pequena existência humana, e que não devemos perder tempo com besteiras, mediante nossa existência aqui na Terra ser tão curta. Bette é uma personagem excêntrica, que gosta de festas, mas que decidi viver uma vida simples, aproveitando os últimos momentos de uma forma que lhe faça feliz. E a vida é exatamente assim. Devemos aproveitar cada momento antes de irmos, da melhor forma possível, para que nos sintamos bem.
Talhado Para Campeão
4.1 7Acredito que as cenas de lutas tenham melhorado seu desempenho ao longo das décadas, porém, Kid Galahad é um excelente filme do diretor Michael Curtiz, que conta com um ótimo roteiro, personagens muito bem desenvolvidos e grandes atores.
Legião Negra
3.9 2Um excelente filme de Archie Mayo com uma boa atuação de Humphrey Bogart mais novinho, onde o drama central do filme critica a força do coletivo contra o individualismo, e em como varias pessoas juntas se sentem mais fortes, indo na direção oposta de uma liberdade individual que possui uma pessoa sozinha. Os ideais de Hitler já estão no filme, com toda aquela baboseira de ter uma raça cem por cento idêntica, sendo que muitos imigrantes vão legalmente para o país para tentar uma vida honesta.
Pânico
3.7 4Panique é um bom filme, com uma trama que quase se assemelha a algo hitchcockniano, e um final digno de parecer um dos filmes iniciais do mestre Fritz Lang. Os personagens são bem desenvolvidos e logo você acaba entendendo seus sentimentos, como cada um funciona, e entrando direto na história.
Casei-me Com Uma Feiticeira
3.6 34 Assista AgoraI Married a Witch possui um roteiro muito bobo. A química entre os atores é boa, apesar de se odiarem, e o filme possui um clima leve mas com uma história deveras incabível.
O Cão dos Baskervilles
3.9 20 Assista AgoraThe Hound of the Baskervilles é uma continuação interessante para The Adventures of Sherlock Holmes, com uma boa ambientação e um roteiro que traz um clima mais místico para a obra, sem perder sua essência. Confesso ter gostado mais do anterior, e de todo trabalho que o filme teve com o arqui-vilão, apesar de que este também se qualifica como uma boa obra de suspense.