Magnífico, um dos melhores filmes dos últimos anos!!
O enredo e a ambientação da época são impecáveis, mas o que mais chama a atenção são as atuações. McConaughey e Jared Leto finalmente se consagram, tendo ambos as melhores atuações das suas carreiras. Faltam ver apenas dois dos indicados ao Óscar, e ainda assim, posso dizer que virou meu favorito.
Que personagem maravilhosa essa Gloria. Poucas vezes simpatizei tanto com uma atriz em cena quanto com ela. Ela personifica com maestria essa personagem enigmática, chega de dúvidas, mas com disposição e vontade de viver.
A percepção de que a vida passou rápido demais através dos olhos não deve ser fácil, e por isso Gloria busca viver cada dia como se fosse o último. Um filme super sensível, que passa a bela mensagem de que por mais que a vida te dê motivos para chorar, ela ainda vale a pena ser vivida.
A trilha sonora me encantou, sobretudo a cena da roda de viola, onde a família de Gloria canta Águas de Março, do Tom Jobim, em espanhol. Destaco também a cena final, onde a música deixa um gostinho de quero mais. É uma pena que o filme não foi para a final no Óscar, mas sua indicação foi mais do que merecida.
Um bom filme, e um verdadeiro exemplo de superação e vingança.
A única coisa que me incomodou, e que sempre me incomoda nesse tipo de filme, é a história do personagem que começa não acreditando em deus e que, depois de superar as dificuldades, passa a ser crente. Essa "redenção" não cola, e pega mal.
Que filme desestruturado. Da praia, o longa passa direto para Isabelle fazendo programas, sem nenhuma espécie de explicação, sem nenhum aprofundamento. Depois, acontece aquilo com o Georges, que me deixou puto por ser uma coisa absurdamente clichê e previsível. Por fim, a reação indiferente dos pais, como se fosse a coisa mais natural do mundo: "Filha, por que você não contou antes?", como se fosse super simples alguém contar que está vendendo o corpo.
Ah, por favor. O cinema tem tantos diretores dignos de idolatria, e o pessoal perde tempo com François Ozon. Jovem e Bela foi um show de horrores. Mal escrito, mal dirigido, e com atuações péssimas. Realmente decepcionante!
A única parte interessante do filme, foi mostrar o quanto uma jovem bonita pode ser vulnerável ao ponto de aceitar dinheiro em troca de favores sexuais. Afinal, todo mundo conhece alguém que já tenha recebido uma proposta, às vezes milionária.
Posso dizer que Ninfomaníaca não só cumpriu o que prometia, como superou totalmente minhas expectativas. Poderia assistir as duas partes juntas, que ainda assim não me cansaria, pois realmente não vi o tempo passar.
Engraçadíssimo, porém na medida certa. Adorei a participação da Uma Thurman, no capítulo 3 (aliás, o mais engraçado do longa). Stacy Martin também foi sensacional, e nem parecia uma atriz novata.
Por fim, dá pra dizer que Von Trier voltou com tudo, em uma verdadeira obra-prima. O filme vai muito além de um "filme para adolescente punheteiro", como tenho visto pessoas dizerem. Haters, com certeza, ou meros conservadores.
Talvez o melhor filme de Woody Allen nesses últimos anos, Blue Jasmine chama a atenção pelo ótimo roteiro e pela atuação espetacular de Cate Blanchett.
Não é preciso ser fã de automobilismo pra concordar que esse é um dos melhores filmes de 2013. Surpreendente, o filme conseguiu ir muito além das minhas expectativas.
Parece haver uma regra no cinema americano de que, todo o ano, pelo menos um grande filme sobre escravidão seja lançado. Dessa vez quem ficou com essa missão foi Steve McQueen, que apesar de abordar um tema já defasado, conseguiu transpôr para a tela cenas ainda mais chocantes do que vistas em filmes anteriores. Nem Tarantino conseguiu mostrar a escravidão de forma tão angustiante.
No entanto, teve algo na narrativa que me incomodou bastante durante todo o filme, só não sei bem explicar o quê. Algumas atuações também ficaram meio aquém na minha opinião. Porém, essas pequenas coisas não chegam a atrapalhar o resultado final. Aliás, quando termina, você só consegue sentir duas coisas: nojo e tristeza, por saber que na vida real, as coisas foram ainda piores do que as vistas em cena.
Por fim, é inegável o poder que esse filme vai ter no Óscar. É sem dúvida um dos fortes candidatos, e tem todos os requisitos básicos pra ganhar.
Simples, mas ainda assim um dos melhores filmes que já vi sobre o tema. É, sobretudo, ainda mais interessante para quem já passou por situação semelhante.
Adorei todas as referências que aparecem ao longo do filme a respeito de livros e filmes clássicos. A trilha sonora então, sem palavras. E as boas atuações ajudam para que nós espectadores nos identifiquemos ainda mais com cada um deles.
Que documentário maravilhoso, intimista e singelo! Mostra que, às vezes, quem está nos bastidores é tão importante numa história quanto quem está na linha de frente.
Gente, que filme decepcionante! Enfadonho e arrastado, mostra um navegador que fica vagando em um bote salva-vidas pelo Pacífico após ter seu veleiro destruído, primeiro pelo choque com um contêiner, depois por uma tempestade.
O que faz o filme ser péssimo, na minha visão, é a total falta de vínculo do personagem com o público. Não sabemos nem sequer seu nome, ou de onde veio, e o que estava fazendo ali. Uma simples introdução talvez ajudasse a suportar as quase 2 horas de puro tédio em alto mar.
A atuação de Redford é triste de ver, e ele carrega sempre a mesma expressão. Já ouvi comentários defendendo que o filme é introspectivo, mas eu não consegui enxergar nenhuma espécie de introspecção aqui. Com perdão do trocadilho com o nome em português, foi realmente difícil chegar até o fim.
Concordo que são feitos muitos remakes desnecessários hoje em dia, e que é quase certo que esse não chegará aos pés do Oldboy original. O problema é que todos estão falando que é um lixo sem ao menos se prestar a assistir. Calma gente! Pode até não ser como a versão sul-coreana, mas ainda assim pode ser bom. Por que não? Quem pode saber?
Leve e divertida parábola sobre a persistência de ir atrás daquilo que deseja.
Direção sensível de Ben Stiller, o que me surpreendeu bastante. Para completar, uma curta mas excelente participação de Sean Penn, que deu um brilho a mais pro filme. Um bom filme que fecha o ano de 2013 com chave de ouro.
Apesar do excelente elenco, pode-se dizer que o filme é de Meryl Streep, que traz uma das melhores atuações da sua carreira, e a melhor dos últimos anos.
O drama, que mostra o conflito entre as duas gerações de uma família já desestruturada com o tempo, é bastante conciso, e a direção de Wells bastante competente.
Em O Mordomo da Casa Branca, temos toda a história da segregação racial nos Estados Unidos contada na visão de um único personagem, o mordomo Cecil Gaines, que trabalhou durante três décadas na Casa Branca e acompanhou de perto todas as decisões tomadas a respeito da questão.
Não é um filme fácil. A questão racial já foi tratada cruelmente em outros filmes, como Mississipi em Chamas por exemplo, mas ainda assim é triste ver tudo que ocorreu nesse período difícil da história. A lágrima que Cecil deixa cair, quando vê Obama sendo eleito, representa o sentimento de todos os que sofreram e viram algo histórico acontecer.
O elenco é de primeira, e as atuações são impressionantes, principalmente a de Forest Whitaker e a da Oprah Winfrey. Um filme com cara de Óscar, e que me deixou bastante surpreso quando chegou ao fim.
A espera valeu a pena! E como! Azul é a Cor Mais Quente é um dos melhores filmes do ano, e merece todos os elogios e premiações que recebeu ao longo de 2013.
Um filme feito de detalhes, sobre romance, desejo, amadurecimento e descoberta sexual, e que não pode ser taxado como um "filme lésbico", já que a relação de Adèle e Emma acaba sendo naturalmente universal, sobretudo por causa das atuações viscerais das duas atrizes.
Assisti esse filme por mero acaso, e fiquei apaixonado por essa família.
Engraçado no ponto certo, é um filme doce, para assistir e esquecer do mundo. Uma homenagem digna aos imigrantes portugueses na França, mas que se encaixaria perfeitamente em qualquer outro tipo de imigração ao redor do mundo.
Excelente! Apesar do enredo simplório, o que difere Invocação do Mal dos demais filmes do gênero é a forma como a estória nos é contada. As boas atuações, a fotografia impecável (que retrata com vivacidade os anos 70), a trilha sonora, e a maneira diferente de "amedrontar" o espectador, são apenas alguns dos elementos que fazem desse filme um possível clássico.
Apesar do excesso de dramaticidade ser explícito em alguns momentos, sobretudo por conta da trilha sonora, não há como negar que se trata de um filme magnífico. Muito mais que uma simples história de amor, o filme traz um sentimento de nostalgia da infância, que pode ser identificado por qualquer um de nós.
A estética é belíssima, e o tom aà vezes lírico dá um charme especial. Adorei também as atuações, todas bastante verdadeiras. Tinha visto poucos filmes turcos até então (uns 2 ou 3), mas não tenho dúvodas de que esse é o melhor.
Uma grata surpresa. Apesar de despretensioso, é um dos melhores filmes de 2013. Uma adaptação simples e moderna da peça de Shakespeare, que se transformou numa comédia romântica diferente e bastante agradável.
Aurora
4.4 205 Assista AgoraComo pode um filme feito há 87 anos atrás ainda ser capaz de emocionar desse jeito? É por isso que eu amo o cinema!
Clube de Compras Dallas
4.3 2,8K Assista AgoraMagnífico, um dos melhores filmes dos últimos anos!!
O enredo e a ambientação da época são impecáveis, mas o que mais chama a atenção são as atuações. McConaughey e Jared Leto finalmente se consagram, tendo ambos as melhores atuações das suas carreiras. Faltam ver apenas dois dos indicados ao Óscar, e ainda assim, posso dizer que virou meu favorito.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-clube-de-compras-dallas-2014.html
Umberto D.
4.4 124 Assista AgoraNão há palavras para descrever tamanha obra-prima! Tão maravilhoso, que até o cachorro atua bem! Obrigado, De Sica.
Gloria
3.8 138 Assista AgoraQue personagem maravilhosa essa Gloria. Poucas vezes simpatizei tanto com uma atriz em cena quanto com ela. Ela personifica com maestria essa personagem enigmática, chega de dúvidas, mas com disposição e vontade de viver.
A percepção de que a vida passou rápido demais através dos olhos não deve ser fácil, e por isso Gloria busca viver cada dia como se fosse o último. Um filme super sensível, que passa a bela mensagem de que por mais que a vida te dê motivos para chorar, ela ainda vale a pena ser vivida.
A trilha sonora me encantou, sobretudo a cena da roda de viola, onde a família de Gloria canta Águas de Março, do Tom Jobim, em espanhol. Destaco também a cena final, onde a música deixa um gostinho de quero mais. É uma pena que o filme não foi para a final no Óscar, mas sua indicação foi mais do que merecida.
O Conde de Monte Cristo
4.1 1,2KUm bom filme, e um verdadeiro exemplo de superação e vingança.
A única coisa que me incomodou, e que sempre me incomoda nesse tipo de filme, é a história do personagem que começa não acreditando em deus e que, depois de superar as dificuldades, passa a ser crente. Essa "redenção" não cola, e pega mal.
Jovem e Bela
3.4 477 Assista AgoraQue filme desestruturado. Da praia, o longa passa direto para Isabelle fazendo programas, sem nenhuma espécie de explicação, sem nenhum aprofundamento. Depois, acontece aquilo com o Georges, que me deixou puto por ser uma coisa absurdamente clichê e previsível. Por fim, a reação indiferente dos pais, como se fosse a coisa mais natural do mundo: "Filha, por que você não contou antes?", como se fosse super simples alguém contar que está vendendo o corpo.
Ah, por favor. O cinema tem tantos diretores dignos de idolatria, e o pessoal perde tempo com François Ozon. Jovem e Bela foi um show de horrores. Mal escrito, mal dirigido, e com atuações péssimas. Realmente decepcionante!
A única parte interessante do filme, foi mostrar o quanto uma jovem bonita pode ser vulnerável ao ponto de aceitar dinheiro em troca de favores sexuais. Afinal, todo mundo conhece alguém que já tenha recebido uma proposta, às vezes milionária.
Ninfomaníaca: Volume 1
3.7 2,7K Assista AgoraPosso dizer que Ninfomaníaca não só cumpriu o que prometia, como superou totalmente minhas expectativas. Poderia assistir as duas partes juntas, que ainda assim não me cansaria, pois realmente não vi o tempo passar.
Engraçadíssimo, porém na medida certa. Adorei a participação da Uma Thurman, no capítulo 3 (aliás, o mais engraçado do longa). Stacy Martin também foi sensacional, e nem parecia uma atriz novata.
Por fim, dá pra dizer que Von Trier voltou com tudo, em uma verdadeira obra-prima. O filme vai muito além de um "filme para adolescente punheteiro", como tenho visto pessoas dizerem. Haters, com certeza, ou meros conservadores.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-ninfomaniaca-volume-1-2014.html
O Piano
4.0 442Isso sim é uma verdadeira obra-prima. Que filme maravilhoso!
Foi me ganhando aos poucos, e no final eu não cabia mais em mim de tanta coisa que ele me fez pensar e sentir. Cinco estrelas chega a ser pouco!
Blue Jasmine
3.7 1,7K Assista AgoraTalvez o melhor filme de Woody Allen nesses últimos anos, Blue Jasmine chama a atenção pelo ótimo roteiro e pela atuação espetacular de Cate Blanchett.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-blue-jasmine-2013.html
Walt nos Bastidores de Mary Poppins
3.8 580 Assista AgoraPor uma série de motivos, o filme acabou não suprindo minhas expectativas, ainda que tenha seus bons momentos.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-walt-nos-bastidores-de-mary.html
Rush: No Limite da Emoção
4.2 1,3K Assista AgoraNão é preciso ser fã de automobilismo pra concordar que esse é um dos melhores filmes de 2013. Surpreendente, o filme conseguiu ir muito além das minhas expectativas.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-rush-no-limite-da-emocao-2013.html
12 Anos de Escravidão
4.3 3,0KParece haver uma regra no cinema americano de que, todo o ano, pelo menos um grande filme sobre escravidão seja lançado. Dessa vez quem ficou com essa missão foi Steve McQueen, que apesar de abordar um tema já defasado, conseguiu transpôr para a tela cenas ainda mais chocantes do que vistas em filmes anteriores. Nem Tarantino conseguiu mostrar a escravidão de forma tão angustiante.
No entanto, teve algo na narrativa que me incomodou bastante durante todo o filme, só não sei bem explicar o quê. Algumas atuações também ficaram meio aquém na minha opinião. Porém, essas pequenas coisas não chegam a atrapalhar o resultado final. Aliás, quando termina, você só consegue sentir duas coisas: nojo e tristeza, por saber que na vida real, as coisas foram ainda piores do que as vistas em cena.
Por fim, é inegável o poder que esse filme vai ter no Óscar. É sem dúvida um dos fortes candidatos, e tem todos os requisitos básicos pra ganhar.
A Lula e a Baleia
3.7 317 Assista AgoraSimples, mas ainda assim um dos melhores filmes que já vi sobre o tema. É, sobretudo, ainda mais interessante para quem já passou por situação semelhante.
Adorei todas as referências que aparecem ao longo do filme a respeito de livros e filmes clássicos. A trilha sonora então, sem palavras. E as boas atuações ajudam para que nós espectadores nos identifiquemos ainda mais com cada um deles.
Nossa Querida Freda - A Secretária dos Beatles
4.2 27Que documentário maravilhoso, intimista e singelo! Mostra que, às vezes, quem está nos bastidores é tão importante numa história quanto quem está na linha de frente.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2014/01/critica-good-ol-freda-2013.html
Até o Fim
3.4 418 Assista AgoraGente, que filme decepcionante! Enfadonho e arrastado, mostra um navegador que fica vagando em um bote salva-vidas pelo Pacífico após ter seu veleiro destruído, primeiro pelo choque com um contêiner, depois por uma tempestade.
O que faz o filme ser péssimo, na minha visão, é a total falta de vínculo do personagem com o público. Não sabemos nem sequer seu nome, ou de onde veio, e o que estava fazendo ali. Uma simples introdução talvez ajudasse a suportar as quase 2 horas de puro tédio em alto mar.
A atuação de Redford é triste de ver, e ele carrega sempre a mesma expressão. Já ouvi comentários defendendo que o filme é introspectivo, mas eu não consegui enxergar nenhuma espécie de introspecção aqui. Com perdão do trocadilho com o nome em português, foi realmente difícil chegar até o fim.
Oldboy: Dias de Vingança
2.8 828 Assista AgoraVocês são muito preconceituosos!
Concordo que são feitos muitos remakes desnecessários hoje em dia, e que é quase certo que esse não chegará aos pés do Oldboy original. O problema é que todos estão falando que é um lixo sem ao menos se prestar a assistir. Calma gente! Pode até não ser como a versão sul-coreana, mas ainda assim pode ser bom. Por que não? Quem pode saber?
A Vida Secreta de Walter Mitty
3.8 2,0K Assista AgoraLeve e divertida parábola sobre a persistência de ir atrás daquilo que deseja.
Direção sensível de Ben Stiller, o que me surpreendeu bastante. Para completar, uma curta mas excelente participação de Sean Penn, que deu um brilho a mais pro filme. Um bom filme que fecha o ano de 2013 com chave de ouro.
http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-vida-secreta-de-walter-mitty.html
Álbum de Família
3.9 1,4K Assista AgoraApesar do excelente elenco, pode-se dizer que o filme é de Meryl Streep, que traz uma das melhores atuações da sua carreira, e a melhor dos últimos anos.
O drama, que mostra o conflito entre as duas gerações de uma família já desestruturada com o tempo, é bastante conciso, e a direção de Wells bastante competente.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-album-de-familia-2013.html
O Mordomo da Casa Branca
4.0 595 Assista AgoraEm O Mordomo da Casa Branca, temos toda a história da segregação racial nos Estados Unidos contada na visão de um único personagem, o mordomo Cecil Gaines, que trabalhou durante três décadas na Casa Branca e acompanhou de perto todas as decisões tomadas a respeito da questão.
Não é um filme fácil. A questão racial já foi tratada cruelmente em outros filmes, como Mississipi em Chamas por exemplo, mas ainda assim é triste ver tudo que ocorreu nesse período difícil da história. A lágrima que Cecil deixa cair, quando vê Obama sendo eleito, representa o sentimento de todos os que sofreram e viram algo histórico acontecer.
O elenco é de primeira, e as atuações são impressionantes, principalmente a de Forest Whitaker e a da Oprah Winfrey. Um filme com cara de Óscar, e que me deixou bastante surpreso quando chegou ao fim.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-o-mordomo-da-casa-branca-2013.html
Azul é a Cor Mais Quente
3.7 4,3K Assista AgoraA espera valeu a pena! E como! Azul é a Cor Mais Quente é um dos melhores filmes do ano, e merece todos os elogios e premiações que recebeu ao longo de 2013.
Um filme feito de detalhes, sobre romance, desejo, amadurecimento e descoberta sexual, e que não pode ser taxado como um "filme lésbico", já que a relação de Adèle e Emma acaba sendo naturalmente universal, sobretudo por causa das atuações viscerais das duas atrizes.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-azul-e-cor-mais-quente-2013.html
A Gaiola Dourada
3.7 99 Assista AgoraAssisti esse filme por mero acaso, e fiquei apaixonado por essa família.
Engraçado no ponto certo, é um filme doce, para assistir e esquecer do mundo. Uma homenagem digna aos imigrantes portugueses na França, mas que se encaixaria perfeitamente em qualquer outro tipo de imigração ao redor do mundo.
Invocação do Mal
3.8 3,9K Assista AgoraExcelente! Apesar do enredo simplório, o que difere Invocação do Mal dos demais filmes do gênero é a forma como a estória nos é contada. As boas atuações, a fotografia impecável (que retrata com vivacidade os anos 70), a trilha sonora, e a maneira diferente de "amedrontar" o espectador, são apenas alguns dos elementos que fazem desse filme um possível clássico.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-invocacao-do-mal-2013.html
O Amor Adora Coincidências
4.0 84Apesar do excesso de dramaticidade ser explícito em alguns momentos, sobretudo por conta da trilha sonora, não há como negar que se trata de um filme magnífico. Muito mais que uma simples história de amor, o filme traz um sentimento de nostalgia da infância, que pode ser identificado por qualquer um de nós.
A estética é belíssima, e o tom aà vezes lírico dá um charme especial. Adorei também as atuações, todas bastante verdadeiras. Tinha visto poucos filmes turcos até então (uns 2 ou 3), mas não tenho dúvodas de que esse é o melhor.
Muito Barulho por Nada
3.5 49 Assista AgoraUma grata surpresa. Apesar de despretensioso, é um dos melhores filmes de 2013. Uma adaptação simples e moderna da peça de Shakespeare, que se transformou numa comédia romântica diferente e bastante agradável.
Minha crítica completa aqui: http://artecinemaarte.blogspot.com.br/2013/12/critica-muito-barulho-por-nada-2013.html