À primeira vista "Entes Queridos" pode parecer mais um terror adolescente, como muitos lançados por aí, apesar do uso de alguns clichês e uma "linguagem" até certo ponto "teen", não se deixe enganar, a relação doentia entre pai e filha, aqui levadas ao extremo, fazem do longa uma experiência tensa e agoniante, com um enredo pesado e atuações surpreendentes, além de cenas de tortura extremamente violentas, que abusam do gore, fazem o longa valer a pena por si só. Se você procura um terror mais complexo, mais profundo, para pensar, este não é seu filme, aqui tudo é superficial, violento e divertido!
É disso que eu to falando! Finalmente um terror/drama psicológico de verdade, uma obra que deve ser vista, "Hereditário" tem tudo para ser um "novo clássico" do cinema de terror, com o roteiro muito bem amarrado, fotografia linda, com alguns ângulos "estranhos" e um trabalho de iluminação tão sutil quanto necessário, outro destaque é a trilha sonora precisa, deixando tudo mais pesado e angustiante, o clima construído é sensacional! Aqui temos tudo que podemos esperar de um ótimo terror psicológico sobrenatural. Mas como nem tudo são flores, poderia ser um pouco mais direto, menos arrastado, mais explicativo em alguns pontos, tornaria a coisa toda menos confusa, às vezes a resposta direta é mais rica e impressionante que o simbolismo.
"O Homem nas Trevas" acaba se destacando mais pela falta de qualidade dos concorrentes de terror/suspense da época, que por suas próprias qualidades, aqui é mais uma daquelas tramas onde o roteiro força situações absurdas para que tudo funcione! Apesar disso, o longa funciona bem, o clima construído é sensacional, realmente de tirar o folego, a falta de iluminação e a fotografia contribuem muito para esse clima tenso e de apreensão, tudo isso com uma limitação incrível de espaço, afinal o longa foi rodado dentro de uma casa. O grande problema para mim, começa quando tentam transformar a trama em algo à mais, o famoso "mindblowing", nesse ponto fica ainda mais evidente o quanto o roteiro acaba forçado para amarrar a trama, totalmente desnecessário.
Amizade Desfeita foi vendido como sendo uma revolução para o então desgastado estilo "found footage", porem conseguiu apenas ser mais um terror teen no mercado, apesar de apresentar uma boa premissa, falha ao construir a trama de forma minimamente consistente, cheio de diálogos adolescentes vazios, decisões muito questionáveis dos personagens, cheio de clichês, receita completa de um terror adolescente. Um dos poucos pontos positivos é o clima de tensão que consegue ser construído em parte da trama e alguns bons "jump scare", mas no geral é só, um terror teen, divertido apenas.
Um dos filmes mais nojentos do "cinema moderno", talvez só superado por alguns "clássicos" dos anos 70, diferente de seu antecessor, aqui o único objetivo é chocar, causar náuseas no espectador, e para os de estomago mais fraco, o objetivo é alcançado facilmente. Começando pelo protagonista, uma figura grotesca, que causa repulsa logo no primeiro contato, aqui Tom Six abusa de cenas e sequências extremamente nojentas e repulsivas, o fato de ser em preto e branco, deixa tudo mais intenso visualmente, até porque o roteiro/história em momento algum foi foco, cheio de furos, onde tudo conspira em favor do "vilão", um ser extremamente frágil fisicamente, todo problemático, em alguns momentos me faz até pensar ser tudo um delírio doentio do mesmo. Para os de estomago forte, bom divertimento, é um filme que deve ser visto ao menos uma vez pelos adoradores de obras "questionáveis".
Mais um "horror stalker", formula antiga e bastante manjada dos filmes de terror e afins, "Você é o Próximo" é praticamente como juntar o famoso, "Os Estranhos" de 2008, no liquidificador com um tempero a mais (só assistindo para entender), aqui a aposta é em uma trama simples, com premissa comum e bastante direta, que acaba sendo entregue de forma bastante competente, consegue te prender o tempo todo, toda violência e sequências de perseguição/morte são bem "realistas". O ponto fraco aqui, fica pelo pseudo "plot twist", forçando demais a barra sobre a protagonista, apesar de dar um boost na trama, e colocar vilões e mocinhos em pé de igualdade, destrói com qualquer credibilidade do roteiro, passa à ser um filme apenas divertido, perde a chance de se destacar.
Eu particularmente adoro este filme, Tom Six demonstrando todo seu desajuste mental, ao contrário da opinião de muitos, não acho esse um filme "trash" ou feito puramente para chocar, diferente de sua sequência. Mesmo com um roteiro reto e simples, gosto de como a história é construída, apesar de um pouco cansativa, defeito que é superado pela atuação impecável de Dieter Laser. Mas a grande sacada do filme, e o mais perturbador e inquietante, é imaginar que seria possível realizar o experimento, e para dar alguma credibilidade à ideia, o longa apresenta "evidencias medicas" da real possibilidade de se fazer uma centopeia humana, isso é o que realmente choca no filme, não o visual, aqui o visual é secundário, a ideia doentia é o ponto alto da obra.
O antecessor já não é grande coisa, longe disso, ainda assim lançam a sequência, Fenômenos Paranormais 2, e com boa vontade você assiste, com aquela esperança de algo novo, algo positivo, e se depara com isso... Que filme horrível, mal construído, sem proposito, o roteiro é uma verdadeira peneira, cheio de furos, uma trama de terror sobrenatural que vira algo parecido com ficção cientifica, onde pessoas são teletransportadas através de portais, tudo sem nexo algum, afinal ainda é “mockumentary”. Dificilmente chamo um filme de perda de tempo, esse consegue ser!
Na realidade aqui só usaram a ideia do original, todo andamento, e forma como a coisa toda transcorre é totalmente diferente, penso que peca em alguns pontos, é um tanto arrastado e deixa algumas perguntas sem respostas, o maior defeito é o desfecho, ao menos para quem assistiu à versão original, a conclusão aqui é decepcionante, mas no geral, gostei bastante do filme. Não é um filme destinado ao “grade publico”, assim como o original, não abusa de cenas “gore” e clichês, isso que o faz especial, o foco é a família e seu modo de vida, e isso é razoavelmente bem explorado neste remake, apesar de ficar devendo em relação à versão original, onde os problemas familiares foram explorados mais a fundo e de forma direta, além de tal canibalismo, existia uma forte crítica social, aqui fica devendo neste ponto.
Quando você lê a sinopse de Fenômenos Paranormais, você logo pensa, “mais um mockumentary sobrenatural farofa”, o famoso mais do mesmo, e quando finalmente assiste o filme, você confirma exatamente isso, parece só mais uma sequência de algum outro “mockumentary” sobrenatural lançado por aí. Existem vários títulos, tanto ocidentais, como asiáticos, que são muito superiores, então sabemos que originalidade não é a aposta aqui, além de uma salada de clichês, cheia de furos, atuações fracas... Pouca coisa salva aqui, talvez a atmosfera construída seja o ponto positivo, de resto, nada! Mas acaba sendo divertido.
Para falar de Meatball Machine é preciso se atentar para dois pontos: 1 - Precisamos entender que é um filme dedicado a um público específico, não é um filme para o grande público. 2 - Conhecer o histórico da "staff" do filme, produtor, diretor e efeitos/maquiagem, Yukihiko Yamaguchi, Yūdai Yamaguchi e Yoshihiro Nishimura respectivamente. Com essas informações, fica "fácil" entender o que vem pela frente, uma mistura de terror com ficção cientifica e um pé no cinema trash, com aliens humanoides, monstros, parasitas, pedaços de corpos e sangue para todos os lados, ou seja, um Power Rangers brutal gore massacre, misturando humor negro, com cenas de extrema violência, além de uma certa inocência nos personagens (comum nas obras dessa "staff") em uma trama totalmente nonsense, Meatball Machine é extremamente divertido, para o público certo!
Me surpreendeu bastante esse filme, se trata de uma antologia no estilo “found footage”, varias estórias sem ligação alguma entre si, desde o velho e bom "slasher" até fantasmas e vampiros, que servem de plano de fundo para a história principal, que, na verdade, acaba sendo a história de plano de fundo, entende?! lol Nesta obra sobra vontade e dedicação, e falta atenção aos detalhes, uma melhor produção, melhor acabamento e sem dúvidas melhores atuações, mas no geral me agradou bastante, a primeira e a última fita são as melhores, se destacam e muito das outras. Para os fãs de “found footage”, V/H/S é uma boa pedida para se divertir.
Esperava mais deste, havia uma certa “hype” no momento do lançamento, mas foi uma grande decepção, apesar de conseguir manter um clima obscuro interessante durante parte do tempo, é tudo muito lento, cansativo, consegue ser confuso e obvio ao mesmo tempo, entregando tudo de mão beijada no meio da trama, o roteiro todo cheio de furos também incomoda, o ponto positivo é quebrar um pouco aquela ideia do final clichê da graaande maioria dos títulos desse estilo e um ou outro "jump scare", mas é só.
O Grito, terceiro e mais famoso filme da franquia Ju On, ainda com baixo orçamento e maquiagens/efeitos limitados, Shimizu consegue um resultado excelente, o filme entrega tudo que promete, esse não é o típico terror que estamos acostumados, aqui o objetivo não é te assustar, é te deixar tenso, te fazer sentir medo, objetivo que é alcançado com louvor, porem a trama pode se tornar um pouco confusa, pois é contada de forma não cronológica, é preciso ter muita atenção aos personagens e suas histórias, talvez falte alguma profundidade quanto a história de Kayako e seu filho Toshio, mas é preciso lembrar que a história deles já foram contadas nos 2 filmes anteriores.
Difícil falar sobre Excision, confesso que demorei um pouco para resolver se gostei ou não, se trata de um violento drama, um tanto perturbador e inquietante com uma pitada de humor negro, que transcorre de forma lenta, apresentando assim a vida da protagonista e sua família disfuncional, uma caricatura de uma pessoa mentalmente desajustada, com atitudes um tanto forçadas, que são convenientemente ignoradas por todos, algo que me pareceu uma forma preguiçosa de amarrar a trama, mas com boas atuações, bela fotografia e um final criativo, inesperado até, o longa acaba agradando.
Outro filme que marcou minha infância, um clássico do final dos anos 80, trash em sua mais pura essência, feito para divertir, o famoso terrir, uma mistura de terror com comédia, cheio de sátiras com clichês clássicos de filmes de terror, tudo com um visual futurista, extremamente colorido, quase psicodélico, as maquiagens são surpreendentes para época e para a proposta do trampo, aqui a bizarrice não tem limites, pipocas assassinas, armas de algodão-doce e muito mais, enfim um clássico do cinema trash, e um dos meus preferidos!
Aqui originalidade não existe, é basicamente a mesma premissa de vários títulos dos anos 70 e 80, como Thriller - Um Filme Cruel e A Vingança de Jennifer, mas infelizmente nesse título é tudo muito limitado, roteiro fraquíssimo, atuações péssimas, isso tudo não seria um grande problema para esse estilo de filme, porem aqui a pobreza parece ocasional e não intencional, mas confesso que No Moriré Sola, mesmo com todos os defeitos, é uma obra divertida, que consegue entregar o esperado pelos fãs do estilo.
De uma maneira simplista, uma metáfora perfeita ao mundo em que vivemos, onde a falta de educação e o egoismo predominam em todas as camadas, independente de boas ou más intenções, a pobreza de espirito do ser humano acaba sempre tendo egoismo e violência como resposta. O diretor explorou isso muito bem, mas apesar de toda simbologia e das diversas citações (não vou entrar nesses detalhes), nem tudo são flores, talvez o grande pecado seja entregar tudo de bandeja, de forma simples, nesse ponto existe uma certa pobreza na trama, talvez até de forma intencional... ou não.
Difícil falar de Doutor Sono sem fazer algum tipo de comparação com o anterior, O Iluminado de Kubrick, o primeiro ponto é que não consigo enxergar este como um filme de terror, me parece mais uma obra de suspense/fantasia, em momento algum se propõem criar alguma forma de medo ou terror ao espectador, e sim em te prender pelos seus mais de 150 minutos em uma trama bem envolvente e empolgante até certo ponto, definitivamente não gostei das referências ao filme de Kubrick, desnecessárias à nova trama, querendo ver pelo lado positivo, uma homenagem ao grande clássico do terror, mas na real me parece mais uma forçação apenas para "agradar" fãs de Kubrick e King ao mesmo tempo. No geral gostei do filme, apesar de toda “hype” e expectativa que foram criadas, no final das contas Flanagan consegue entregar uma obra capaz de te prender do início ao fim. OBS: Só para deixar claro que citei apenas filmes, deixando de lado qualquer tipo de comparação ou fidelidade aos livros do Stephen King.
Se for analisar como sendo um filme de terror, não seria dos melhores, deixaria muuuito a desejar, mas encaro mais como um drama/romance, com uma certa dose de suspense, o que muda totalmente a perspectiva sobre o mesmo, a história é interessante, talvez pouco explorada, falta profundidade, mas o grande problema aqui é que nada empolga, tudo transcorre de forma lenta, sem grandes picos e acaba se tornando uma trama cansativa e superficial, quase um filme adolescente.
Apesar de a premissa ser interessante, boas atuações e uma bela fotografia, temos aqui uma salada de clichês nada empolgante, mais um daqueles filmes com seres humanos bizarros e deformados pela radiação que se tornam assassinos insanos, canibais e coisas do gênero... Rende alguns sustos (ou não) e tem alguma originalidade, afinal é Chernobyl né, mas é só.
Apesar de toda limitação técnica, que todo filme quase sem orçamento oferece, gosto bastante do clima de terror que o Shimizu (o cinema asiático, em geral) consegue criar durante toda a trama, sem efeitos, sem frescuras, a tensão toma conta, filme extremamente tenso, o grande pecado aqui são as fracas atuações, mas nada que estrague (muito) a experiência.
Mais um found footage (moda da época), baseado no serial killer de Poughkeepsie, Kendall Francois, uma premissa com muito potencial, mas mal aproveitada, apesar de ter algumas sequências bem legais, no geral não agrada, se torna cansativo, a relação entre torturador e torturada deveria ter sido muito melhor explorada, isso levaria a trama para outro nível, algumas cenas "recuperadas" desta relação são tão forçadas para parecerem reais, que em alguns momentos beiram o ridículo, acredito que nesses momentos o realismo proposto se perde, o melhor do filme está nos momentos secundários, esses fazem o longa valer a pena. OBS: Outro filme que acabou "atrapalhado" pela hype da época.
Este não é necessariamente um terror, mas um thriller "policial" e dos bons, aqui nada é original, tem alguns títulos ocidentais muito parecidos, porem tudo que passa pelas mãos dos "Pang Brothers" tende ser de alto nível, apesar de a produção e direção terem ficado à cargo apenas de Danny Pang, o roteiro de "Seven 2 One" também conta com Thomas Pang, e esse é o grande trunfo do filme, o roteiro é perfeito, tudo se encaixa perfeitamente, de forma cirúrgica, deixando tudo bastante intrigante, talvez o pecado seja a trama transcorrer um pouco lenta, algo normal no cinema asiático, onde geralmente o foco é em construir uma atmosfera condizente com a trama. Thriller de primeira qualidade, vale citar o final alternativo (nos créditos) onde apenas uma ação muda completamente todo o contexto do filme.
Entes Queridos
3.5 499À primeira vista "Entes Queridos" pode parecer mais um terror adolescente, como muitos lançados por aí, apesar do uso de alguns clichês e uma "linguagem" até certo ponto "teen", não se deixe enganar, a relação doentia entre pai e filha, aqui levadas ao extremo, fazem do longa uma experiência tensa e agoniante, com um enredo pesado e atuações surpreendentes, além de cenas de tortura extremamente violentas, que abusam do gore, fazem o longa valer a pena por si só. Se você procura um terror mais complexo, mais profundo, para pensar, este não é seu filme, aqui tudo é superficial, violento e divertido!
Hereditário
3.8 3,0K Assista AgoraÉ disso que eu to falando! Finalmente um terror/drama psicológico de verdade, uma obra que deve ser vista, "Hereditário" tem tudo para ser um "novo clássico" do cinema de terror, com o roteiro muito bem amarrado, fotografia linda, com alguns ângulos "estranhos" e um trabalho de iluminação tão sutil quanto necessário, outro destaque é a trilha sonora precisa, deixando tudo mais pesado e angustiante, o clima construído é sensacional! Aqui temos tudo que podemos esperar de um ótimo terror psicológico sobrenatural. Mas como nem tudo são flores, poderia ser um pouco mais direto, menos arrastado, mais explicativo em alguns pontos, tornaria a coisa toda menos confusa, às vezes a resposta direta é mais rica e impressionante que o simbolismo.
O Homem nas Trevas
3.7 1,9K Assista Agora"O Homem nas Trevas" acaba se destacando mais pela falta de qualidade dos concorrentes de terror/suspense da época, que por suas próprias qualidades, aqui é mais uma daquelas tramas onde o roteiro força situações absurdas para que tudo funcione! Apesar disso, o longa funciona bem, o clima construído é sensacional, realmente de tirar o folego, a falta de iluminação e a fotografia contribuem muito para esse clima tenso e de apreensão, tudo isso com uma limitação incrível de espaço, afinal o longa foi rodado dentro de uma casa. O grande problema para mim, começa quando tentam transformar a trama em algo à mais, o famoso "mindblowing", nesse ponto fica ainda mais evidente o quanto o roteiro acaba forçado para amarrar a trama, totalmente desnecessário.
Amizade Desfeita
2.8 1,1K Assista AgoraAmizade Desfeita foi vendido como sendo uma revolução para o então desgastado estilo "found footage", porem conseguiu apenas ser mais um terror teen no mercado, apesar de apresentar uma boa premissa, falha ao construir a trama de forma minimamente consistente, cheio de diálogos adolescentes vazios, decisões muito questionáveis dos personagens, cheio de clichês, receita completa de um terror adolescente. Um dos poucos pontos positivos é o clima de tensão que consegue ser construído em parte da trama e alguns bons "jump scare", mas no geral é só, um terror teen, divertido apenas.
A Centopéia Humana 2
2.6 937Um dos filmes mais nojentos do "cinema moderno", talvez só superado por alguns "clássicos" dos anos 70, diferente de seu antecessor, aqui o único objetivo é chocar, causar náuseas no espectador, e para os de estomago mais fraco, o objetivo é alcançado facilmente. Começando pelo protagonista, uma figura grotesca, que causa repulsa logo no primeiro contato, aqui Tom Six abusa de cenas e sequências extremamente nojentas e repulsivas, o fato de ser em preto e branco, deixa tudo mais intenso visualmente, até porque o roteiro/história em momento algum foi foco, cheio de furos, onde tudo conspira em favor do "vilão", um ser extremamente frágil fisicamente, todo problemático, em alguns momentos me faz até pensar ser tudo um delírio doentio do mesmo.
Para os de estomago forte, bom divertimento, é um filme que deve ser visto ao menos uma vez pelos adoradores de obras "questionáveis".
Você é o Próximo
3.2 1,5K Assista AgoraMais um "horror stalker", formula antiga e bastante manjada dos filmes de terror e afins, "Você é o Próximo" é praticamente como juntar o famoso, "Os Estranhos" de 2008, no liquidificador com um tempero a mais (só assistindo para entender), aqui a aposta é em uma trama simples, com premissa comum e bastante direta, que acaba sendo entregue de forma bastante competente, consegue te prender o tempo todo, toda violência e sequências de perseguição/morte são bem "realistas". O ponto fraco aqui, fica pelo pseudo "plot twist", forçando demais a barra sobre a protagonista, apesar de dar um boost na trama, e colocar vilões e mocinhos em pé de igualdade, destrói com qualquer credibilidade do roteiro, passa à ser um filme apenas divertido, perde a chance de se destacar.
A Centopéia Humana
2.6 1,8KEu particularmente adoro este filme, Tom Six demonstrando todo seu desajuste mental, ao contrário da opinião de muitos, não acho esse um filme "trash" ou feito puramente para chocar, diferente de sua sequência. Mesmo com um roteiro reto e simples, gosto de como a história é construída, apesar de um pouco cansativa, defeito que é superado pela atuação impecável de Dieter Laser. Mas a grande sacada do filme, e o mais perturbador e inquietante, é imaginar que seria possível realizar o experimento, e para dar alguma credibilidade à ideia, o longa apresenta "evidencias medicas" da real possibilidade de se fazer uma centopeia humana, isso é o que realmente choca no filme, não o visual, aqui o visual é secundário, a ideia doentia é o ponto alto da obra.
Fenômenos Paranormais 2
2.5 407 Assista AgoraO antecessor já não é grande coisa, longe disso, ainda assim lançam a sequência, Fenômenos Paranormais 2, e com boa vontade você assiste, com aquela esperança de algo novo, algo positivo, e se depara com isso... Que filme horrível, mal construído, sem proposito, o roteiro é uma verdadeira peneira, cheio de furos, uma trama de terror sobrenatural que vira algo parecido com ficção cientifica, onde pessoas são teletransportadas através de portais, tudo sem nexo algum, afinal ainda é “mockumentary”. Dificilmente chamo um filme de perda de tempo, esse consegue ser!
Somos o Que Somos
2.8 381 Assista AgoraNa realidade aqui só usaram a ideia do original, todo andamento, e forma como a coisa toda transcorre é totalmente diferente, penso que peca em alguns pontos, é um tanto arrastado e deixa algumas perguntas sem respostas, o maior defeito é o desfecho, ao menos para quem assistiu à versão original, a conclusão aqui é decepcionante, mas no geral, gostei bastante do filme.
Não é um filme destinado ao “grade publico”, assim como o original, não abusa de cenas “gore” e clichês, isso que o faz especial, o foco é a família e seu modo de vida, e isso é razoavelmente bem explorado neste remake, apesar de ficar devendo em relação à versão original, onde os problemas familiares foram explorados mais a fundo e de forma direta, além de tal canibalismo, existia uma forte crítica social, aqui fica devendo neste ponto.
Fenômenos Paranormais
2.8 786Quando você lê a sinopse de Fenômenos Paranormais, você logo pensa, “mais um mockumentary sobrenatural farofa”, o famoso mais do mesmo, e quando finalmente assiste o filme, você confirma exatamente isso, parece só mais uma sequência de algum outro “mockumentary” sobrenatural lançado por aí. Existem vários títulos, tanto ocidentais, como asiáticos, que são muito superiores, então sabemos que originalidade não é a aposta aqui, além de uma salada de clichês, cheia de furos, atuações fracas... Pouca coisa salva aqui, talvez a atmosfera construída seja o ponto positivo, de resto, nada! Mas acaba sendo divertido.
Meatball Machine
3.2 6Para falar de Meatball Machine é preciso se atentar para dois pontos:
1 - Precisamos entender que é um filme dedicado a um público específico, não é um filme para o grande público.
2 - Conhecer o histórico da "staff" do filme, produtor, diretor e efeitos/maquiagem, Yukihiko Yamaguchi, Yūdai Yamaguchi e Yoshihiro Nishimura respectivamente.
Com essas informações, fica "fácil" entender o que vem pela frente, uma mistura de terror com ficção cientifica e um pé no cinema trash, com aliens humanoides, monstros, parasitas, pedaços de corpos e sangue para todos os lados, ou seja, um Power Rangers brutal gore massacre, misturando humor negro, com cenas de extrema violência, além de uma certa inocência nos personagens (comum nas obras dessa "staff") em uma trama totalmente nonsense, Meatball Machine é extremamente divertido, para o público certo!
V/H/S
3.0 749 Assista AgoraMe surpreendeu bastante esse filme, se trata de uma antologia no estilo “found footage”, varias estórias sem ligação alguma entre si, desde o velho e bom "slasher" até fantasmas e vampiros, que servem de plano de fundo para a história principal, que, na verdade, acaba sendo a história de plano de fundo, entende?! lol Nesta obra sobra vontade e dedicação, e falta atenção aos detalhes, uma melhor produção, melhor acabamento e sem dúvidas melhores atuações, mas no geral me agradou bastante, a primeira e a última fita são as melhores, se destacam e muito das outras. Para os fãs de “found footage”, V/H/S é uma boa pedida para se divertir.
11-11-11
1.6 1,1KEsperava mais deste, havia uma certa “hype” no momento do lançamento, mas foi uma grande decepção, apesar de conseguir manter um clima obscuro interessante durante parte do tempo, é tudo muito lento, cansativo, consegue ser confuso e obvio ao mesmo tempo, entregando tudo de mão beijada no meio da trama, o roteiro todo cheio de furos também incomoda, o ponto positivo é quebrar um pouco aquela ideia do final clichê da graaande maioria dos títulos desse estilo e um ou outro "jump scare", mas é só.
O Grito
3.0 170O Grito, terceiro e mais famoso filme da franquia Ju On, ainda com baixo orçamento e maquiagens/efeitos limitados, Shimizu consegue um resultado excelente, o filme entrega tudo que promete, esse não é o típico terror que estamos acostumados, aqui o objetivo não é te assustar, é te deixar tenso, te fazer sentir medo, objetivo que é alcançado com louvor, porem a trama pode se tornar um pouco confusa, pois é contada de forma não cronológica, é preciso ter muita atenção aos personagens e suas histórias, talvez falte alguma profundidade quanto a história de Kayako e seu filho Toshio, mas é preciso lembrar que a história deles já foram contadas nos 2 filmes anteriores.
Excision
3.3 246Difícil falar sobre Excision, confesso que demorei um pouco para resolver se gostei ou não, se trata de um violento drama, um tanto perturbador e inquietante com uma pitada de humor negro, que transcorre de forma lenta, apresentando assim a vida da protagonista e sua família disfuncional, uma caricatura de uma pessoa mentalmente desajustada, com atitudes um tanto forçadas, que são convenientemente ignoradas por todos, algo que me pareceu uma forma preguiçosa de amarrar a trama, mas com boas atuações, bela fotografia e um final criativo, inesperado até, o longa acaba agradando.
Palhaços Assassinos do Espaço Sideral
3.3 464 Assista AgoraOutro filme que marcou minha infância, um clássico do final dos anos 80, trash em sua mais pura essência, feito para divertir, o famoso terrir, uma mistura de terror com comédia, cheio de sátiras com clichês clássicos de filmes de terror, tudo com um visual futurista, extremamente colorido, quase psicodélico, as maquiagens são surpreendentes para época e para a proposta do trampo, aqui a bizarrice não tem limites, pipocas assassinas, armas de algodão-doce e muito mais, enfim um clássico do cinema trash, e um dos meus preferidos!
Não Morrerei Sozinha
2.4 16Aqui originalidade não existe, é basicamente a mesma premissa de vários títulos dos anos 70 e 80, como Thriller - Um Filme Cruel e A Vingança de Jennifer, mas infelizmente nesse título é tudo muito limitado, roteiro fraquíssimo, atuações péssimas, isso tudo não seria um grande problema para esse estilo de filme, porem aqui a pobreza parece ocasional e não intencional, mas confesso que No Moriré Sola, mesmo com todos os defeitos, é uma obra divertida, que consegue entregar o esperado pelos fãs do estilo.
O Poço
3.7 2,1K Assista AgoraDe uma maneira simplista, uma metáfora perfeita ao mundo em que vivemos, onde a falta de educação e o egoismo predominam em todas as camadas, independente de boas ou más intenções, a pobreza de espirito do ser humano acaba sempre tendo egoismo e violência como resposta. O diretor explorou isso muito bem, mas apesar de toda simbologia e das diversas citações (não vou entrar nesses detalhes), nem tudo são flores, talvez o grande pecado seja entregar tudo de bandeja, de forma simples, nesse ponto existe uma certa pobreza na trama, talvez até de forma intencional... ou não.
Doutor Sono
3.7 1,0K Assista AgoraDifícil falar de Doutor Sono sem fazer algum tipo de comparação com o anterior, O Iluminado de Kubrick, o primeiro ponto é que não consigo enxergar este como um filme de terror, me parece mais uma obra de suspense/fantasia, em momento algum se propõem criar alguma forma de medo ou terror ao espectador, e sim em te prender pelos seus mais de 150 minutos em uma trama bem envolvente e empolgante até certo ponto, definitivamente não gostei das referências ao filme de Kubrick, desnecessárias à nova trama, querendo ver pelo lado positivo, uma homenagem ao grande clássico do terror, mas na real me parece mais uma forçação apenas para "agradar" fãs de Kubrick e King ao mesmo tempo.
No geral gostei do filme, apesar de toda “hype” e expectativa que foram criadas, no final das contas Flanagan consegue entregar uma obra capaz de te prender do início ao fim.
OBS: Só para deixar claro que citei apenas filmes, deixando de lado qualquer tipo de comparação ou fidelidade aos livros do Stephen King.
Last Kind Words
1.9 12Se for analisar como sendo um filme de terror, não seria dos melhores, deixaria muuuito a desejar, mas encaro mais como um drama/romance, com uma certa dose de suspense, o que muda totalmente a perspectiva sobre o mesmo, a história é interessante, talvez pouco explorada, falta profundidade, mas o grande problema aqui é que nada empolga, tudo transcorre de forma lenta, sem grandes picos e acaba se tornando uma trama cansativa e superficial, quase um filme adolescente.
Chernobyl: Sinta a Radiação
2.1 1,5KApesar de a premissa ser interessante, boas atuações e uma bela fotografia, temos aqui uma salada de clichês nada empolgante, mais um daqueles filmes com seres humanos bizarros e deformados pela radiação que se tornam assassinos insanos, canibais e coisas do gênero... Rende alguns sustos (ou não) e tem alguma originalidade, afinal é Chernobyl né, mas é só.
Ju-on: A Maldição 1
3.4 40Apesar de toda limitação técnica, que todo filme quase sem orçamento oferece, gosto bastante do clima de terror que o Shimizu (o cinema asiático, em geral) consegue criar durante toda a trama, sem efeitos, sem frescuras, a tensão toma conta, filme extremamente tenso, o grande pecado aqui são as fracas atuações, mas nada que estrague (muito) a experiência.
As Fitas de Poughkeepsie
3.1 372Mais um found footage (moda da época), baseado no serial killer de Poughkeepsie, Kendall Francois, uma premissa com muito potencial, mas mal aproveitada, apesar de ter algumas sequências bem legais, no geral não agrada, se torna cansativo, a relação entre torturador e torturada deveria ter sido muito melhor explorada, isso levaria a trama para outro nível, algumas cenas "recuperadas" desta relação são tão forçadas para parecerem reais, que em alguns momentos beiram o ridículo, acredito que nesses momentos o realismo proposto se perde, o melhor do filme está nos momentos secundários, esses fazem o longa valer a pena.
OBS: Outro filme que acabou "atrapalhado" pela hype da época.
Seven 2 One
3.7 7Este não é necessariamente um terror, mas um thriller "policial" e dos bons, aqui nada é original, tem alguns títulos ocidentais muito parecidos, porem tudo que passa pelas mãos dos "Pang Brothers" tende ser de alto nível, apesar de a produção e direção terem ficado à cargo apenas de Danny Pang, o roteiro de "Seven 2 One" também conta com Thomas Pang, e esse é o grande trunfo do filme, o roteiro é perfeito, tudo se encaixa perfeitamente, de forma cirúrgica, deixando tudo bastante intrigante, talvez o pecado seja a trama transcorrer um pouco lenta, algo normal no cinema asiático, onde geralmente o foco é em construir uma atmosfera condizente com a trama.
Thriller de primeira qualidade, vale citar o final alternativo (nos créditos) onde apenas uma ação muda completamente todo o contexto do filme.