A direção desse filme é bizarramente péssima. Preguiçosa pra caramba. com praticamente nada que chame a atenção ou mesmo que conte a história de forma dinâmica ou efetiva.
Em compensação a isso, é tudo que você poderia querer de um fim pra trilogia Bill & Ted. O elenco todo ta muito dedicado a entregar o melhor de si, e o roteiro em especial é bem inventivo e divertido, cheio de boas sacadas que acabam fazendo tudo valer a pena apesar do tijojo que é essa direção.
Pra mim talvez já seja o melhor filme com temática de lobisomem já feito (e é um dos meus gêneros favoritos XD).
Jim Cummings cria um estudo de personagem divertido e recheado com suspense de forma majestosa. A forma como ele dirige as cenas de ataque do monstro, com inúmeras cenas se intercalando pra criar um panorama do acontecimento em todas as suas consequências, é original e extremamente efetivo. Há tempos não via um filme de 1h20 que conseguisse ser tão completo.
Um dos filmes de terror mais subestimados dos últimos anos. Sim, algumas atuações são fracas, o Nicolas Cage em alguns momentos entrega seus clássicos momentos over the top que são hilários, algumas decisões se aproximam muito de fazer desse um típico filme B lançado direto pra DVD.
Mas o espírito das obras de Lovecraft nunca foi tão bem representado e transmitido no audiovisual como aqui. O senso da grandiosidade do cosmos, a inevitabilidade da derrota e a fascinação com o desconhecido. O suspense criado ao longo do filme com as criaturas surgindo, cada vez mais bizarras, e o cenário alterando para algo cada vez mais claustrofóbico e sufocante, me lembra alguns dos melhores filmes de John Carpenter. Há também muita originalidade aqui. Merece mais atenção e carinho do que tem recebido.
Um dos melhores documentários que já vi. Retrata a morte de forma próxima, íntima, filosófica, mas acima de tudo, irreverente. Mais do que querer refletir e lidar com a morte de seu pai, a diretora está querendo se divertir com ele enquanto ainda pode. Apesar da tristeza que orbita o filme, ele consegue se manter sempre com um brilho especial de esperança e amor.
Po, apesar das inúmeras digressões narrativas que não levam a lugar nenhum, achei fascinante explorar como deve ser a degradação mental de uma pessoa com um passado tão nefasto quanto o de Capone.
Tinha me esquecido o quanto o final desse filme é trágico. Enquanto na maior parte dos filmes de monstro o exílio da criatura é o melhor a se fazer, nessa filme fica uma sensação muito amarga.
Edward não é como King Kong que é retirado a força de sua fortaleza, ele é um personagem inocente e solitário, que fica extremamente contente por poder finalmente se integrar a comunidade vizinha. O fato dele ter sido obrigado a se exilar por inúmeros fatores que não foram sua culpa, é bem deprimente e injusto.
Mas o que dói mais e aí entra num fator que eu mudaria no filme, é a ideia da Kim nunca mais ter ido visitá-lo após o incidente. Ela mora literalmente a duas ruas do castelo, foi responsável por boa parte da desgraça que caiu sobre o protagonista, diz que ama ele e ainda assim decide nunca mais visitá-lo? Pode parecer algo poético no papel mas só me deixou muito puto.
Enfim, ainda assim, grande clássico. Obra definitiva do Burton juntamente com Ed Wood e Beetlejuice.
Caramba, eu tinha esquecido o quão divertido e inventivo esse filme era! Aqui os produtores, roteiristas e diretor deixam de lado o que ainda havia de dramático no filme original, e decidem extrapolar tudo, se deixando levar pelo charme das criaturas e possibilidades. O filme é conduzido e criado com a leveza imaginativa de um desenho animado, indo de uma cena absurda a outra sem se preocupar com logística ou limitações.
Os efeitos especiais e práticos são de ponta, o que faz com que, mesmo tantos anos após o lançamento do filme, ele tenha envelhecido muito bem. Enfim, um dos pipocões mais sinceros, divertidos e imaginativos dos anos 90, e talvez do cinema em geral. Amei!
Caraca, como eu queria uma adaptação de "Apanhador no Campo de Centeio" dirigido pelo Noah. Com esse filme ele captura com um realismo impressionante o cotidiano de uma das personagens mais cativantes e verdadeiras que já vi em um filme. Os diálogo são crus, honestos, simples mas com muito profundidade e beleza. Enfim, filme fantástico!
Os filmes do Robert Eggers tem retratado o horror folclórico americano de uma maneira sem precedentes. Enquanto a maioria dos diretores de horror atuais tem se destacado por repaginar o que já havia sido feito no gênero, o Eggers parece ter encontrado uma lacuna quase intocada até então. Se não em tentativa, pelo menos qualidade e abordagem.
Enquanto "A Bruxa" ia a fundo nas lendas e paranoia religiosa do século XVII, Lighthouse se aprofunda nas histórias e lendas marítimas, partindo desde a mitologia grega com os krakens e sereias, até o horror literário moderno de Edgar Allan Poe, Lovecraft e Coleridge (Assim como a bruxa tinha forte influência de Hawthorne e Ambrose Bierce).
Se ele continuar nessa pegada, com o vindouro Nosferatu, ele estará fazendo de seu cinema um tratado sobre o que há de melhor e menos explorado no gênero na mídia audiovisual, desde as histórias de fogueira folclóricas até os grandes clássicos literários.
Esse filme é bem peculiar. Por um lado, é uma das experiências mais inquietantes e desagradáveis que tive recentemente ao ver um filme. Não por ser ruim, mas justamente por ser esse o objetivo dos diretores. O filme não para pra respirar em nenhum momento, sempre há alguém gritando ou negociando, brigas, intrigas, crueldades e etc. A trilha sonora ornamenta tudo com um sentimento ainda mais melancólico e que vai criando o presságio no público de que o final provavelmente será trágico.
É um sentimento de ansiedade que eu não quero ter que passar de novo nem tão cedo. Ainda assim, justamente por essa força do filme, é impossível negar sua qualidade. As temáticas e trama labiríntica também me deram a impressão de que, se o Kafka estivesse vivo e fazendo filmes, esse provavelmente seria dele. Da pra estudar o estilo Kafkiano tranquilamente usando de base essa obra.
Enfim, um filme desagradável e assustador, e justamente por isso tão fascinante. Adam Sandler está ótimo, mas ele sempre está quando o roteiro dado a ele pede por isso.
O filme está todo nas costas dos diálogos interpretados por dois dos mais lendários atores vivos da atualidade. Uma trama forte e relevante. Mas a direção do Meirelles aqui, pqp, que bagunça.
É uma mistura de realismo documental com videoclipe, cheio de tomadas óbvias e didáticas que subestimam o público bem como o poder do que está sendo discutido. Visualmente o filme também é bem padrão e esquecível. Enfim, uma pena. Havia potencial de ser um marco do cinema sobre a discussão retratada,
Um dos comentários mais fascinantes sobre criação artística que já vi. É incrível ver o cuidado e amor com que as animações japonesas são produzidas. Se fosse só o processo criativo e de produção, esse filme já seria lindo, mas a direção é excelente, e injeta muita poesia e enquadramentos que parecem pinturas que ornamentam aquilo que está sendo documentado.
Animação mais original e visualmente impactante do ano! Pra mim, a melhor do ano em geral. Uma poesia trágica, fascinante e cheia de momentos memoráveis.
Swiss Army Man já é um dos filmes favoritos da minha vida, então quando fiquei sabendo desse novo trabalho de um dos diretores, fui correndo assistir.
E apesar de ser um filme menos bizarro que o anterior, é mais difícil de se absorver. Justamente porque aqui temos uma trama bem mais sutil e que pode parecer banal a primeira vista, mas quanto mais mergulhamos na história, mais o filme nos fascina. E mesmo já tendo umas 3 semanas que vi o filme, ele não sai da minha cabeça!
O que mais gostei do filme é que esse é provavelmente o retrato mais realista de uma pessoa comum tendo que lidar com um crime que acidentalmente se meteu que já vi. O grotesco e escatológico de Swiss Army Man também da as caras nesse filme com sutileza mas com ainda mais efetividade.
Enfim, definitivamente não é um filme para todos os gostos. Mas para o meu é. Além disso é inesquecível e cheio de momentos memoráveis, o comprometimento do elenco com a bizarrice da trama é maravilhoso de se observar também.
Ta longe de ter a originalidade, filosofia ou poesia de Swiss Army Man, mas é um ótimo filme.
Em um ano tão repleto de filmes sanguinários, trágicos ou grandiosos, foi refrescante contemplar um drama tão sincero e realista como esse. Lindas interpretações e excelente texto. O humor do filme também encaixou perfeitamente. Os advogados em especial foram excelentes, cada um teve seu momento de brilhar, e cada um por um tipo de abordagem diferente a respeito da temática "separação".
Minha cena favorita do filme é a que Adam Driver esconde o corte de seu filho. É uma metáfora meio óbvia mas ainda assim, é um momento que define muito daquilo que o filme que passar.
Sem dúvida, um dos filmes mais subestimados dos últimos anos!
Rambo V é um estudo de personagem trágico e uma despedida não apenas ao personagem, como ao gênero da ação oitentista em geral.
O filme faz isso ao ser construído em cima de inúmeros clichês do gênero, mas sempre subvertendo-os de alguma forma. A "moça em perigo" aqui ganha um arco familiar forte, e não há apenas um sequestro banal em função narrativa aqui, mas sim um triste retrato da violência que ocorre no submundo. Rambo aqui está lutando contra seus traumas e guardando dentro de si todos os dias a sede por sangue. O que me tocou muito foi como o personagem está decidido em seguir em frente no inicio, inclusive elogiando as músicas dos jovens que fazem uma festa em sua fazenda.
Mas então ele é forçado a de novo entrar em ação, e quando isso acontece, você sente o peso das mortes como em poucos filmes. O personagem espuma de ódio e raiva, não é apenas uma vingança divertida e banal, é uma carnificina dolorosa e melancólica. Os monólogos do personagem no filme também são emocionantes, Stallone sempre teve talento pra esse tipo de texto.
O grande problema do filme são alguns clichês já batidos como os vilões latinos caricatos, mas não é algo feito por maldade, apenas convenção de gênero. Enfim, melhor filme de ação do ano, e definitivamente merece uma atenção maior do que há que está recebendo.
Agora que Toy Story ganhou um quarto filme, acho que podemos eleger Como Treinar o Seu Dragão como a melhor trilogia da história das animações. Linda conclusão, apesar de eu achar que muitos dos personagens coadjuvantes foram mal utilizados.
O que mais gostei no filme foram as atuações. Simplesmente fantásticas! O resto já foi dito e exaltado por todo mundo, as temáticas, os twists, a criação de suspense, enfim... Sem dúvida um grande filme.
Dito tudo isso, o final do filme me incomoda muito. Em seus 10 minutos finais o filme vai se tornando cada vez mais irreal e parece estar em dúvida se dá um final feliz ou triste pra história, sendo que ele já havia chegado em um ponto do qual dar um final feliz simplesmente não faria sentido. Senti então tanto covardia quanto um exagero que quebrou um pouco minha imersão na história. Algo que acontece com frequência nos filmes desse diretor. Ele sempre acaba se empolgando e indo muito além do que deveria em termos de coerência narrativa.
O que mais gostei nesse filme é o retrato que ele faz do interior do Brasil. É extremamente verdadeiro e consegue transmitir muito da cultura brasileira e do que é viver no Brasil, sem precisar apelar pra signos óbvios e batidos como funk, samba, carnaval, futebol e etc.
Os temas do filme também são extremamente relevantes pra atualidade, e acima de tudo, Bacurau é simplesmente um excelente neo-western com elementos de ficção científica. E filmes de gênero são muito importantes pra consolidar de vez nossa produção cinematográfica entre o grande público.
Que animação maravilhosa! Ela tem aquele feeling delicioso das últimas animações 2D da Disney, como Stitch e Nova Onda do Imperador (duas das minhas favoritas), só que ainda com alguma modernização no estilo que de forma alguma compromete o charme do desenho.
Não tem jeito, o 3D simplesmente nunca vai ter esse espírito que exala mesmo nos 2D mais computadorizados. Além disso, a história é bem divertida e faz algo quase impossível pra um desenho natalino: É original!
Não muito em estrutura, mas pelo menos em premissa e temáticas. Enfim, melhor filme natalino que vejo desde Expresso Polar, e depois de "Perdi o Meu Corpo", melhor animação do ano!
Ótima homenagem ao blackexploitation, e é lindo ver o Ediie Murphy em um papel tão bom quanto esse. Dito isso, o filme me decepcionou um pouco. A história segue todas as batidas de uma cinebiografia comum, e nunca da peso suficiente a nenhum dos episódios.
O filme é uma série de "Vish, vai dar merda... AH NÃO! Deu tudo certo!". Chega um momento em que isso fica repetitivo e você deixa de ligar muito pros problemas que atrapalham a vida do protagonista, pois você sabe que logo o problema será resolvido.
Apesar da grande atuação de Murphy, o filme não dá pra ele nenhuma cena pra explorar intensamente suas emoções, sempre que ele vai derramar uma lágrima o filme corta para a próxima situação. Isso se deve provavelmente pelo filme querer ser mais uma comédia do que um drama, e aí o problema é que a comédia do filme é muito pautada naquilo que os personagens acham engraçado, não exatamente no que seria pro público que assiste o filme.
Se a obra tivesse seguido mais para o drama, o resultado seria memorável. Mas nada disso é explorado aqui, nem vemos as consequências dos atos dos personagens. Seria muito interessante vermos como o fato de ter iniciado a carreira roubando piadas de pessoas mais necessitadas afetaria a vida do protagonista, mas tudo isso é descartado. Enfim, no fim do dia é uma cinebiografia despretensiosa, divertida, e que só será memorável pela importância de sua história e pela volta de Murphy, mas que não atinge 30% do seu potencial.
Até 2017, esse projeto parecia um sonho tão distante para os fãs de cinema quanto o Napoleão de Kubrick, Duna de Jodorowsky ou Vega Brothers do Tarantino. Um novo filme de máfia dirigido por Scorsese, estrelando Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci...
2019 e enfim podemos contemplar essa obra, e acho que o resultado foi no mínimo satisfatório, o que já coloca ele no panteão de grandes clássicos dessa década.
Até a marca de 2h30 do longa, o filme pode ser visto só como mais um excelente take do Scorsese sobre a temática da máfia, quase do nível de Bons Companheiros e até superior a Casino, mas é a partir de sua hora final que entendemos o brilhantismo desse filme. Enquanto quase todos os filmes de máfia do Scorsese até então iam só até o momento em que a trama principal se acaba, e deixava um certo gosto de glamour pela criminalidade mostrada, esse filme avança e nos mostra os verdadeiros males de uma vida tão obscura e condenável.
Qualquer coadjuvante que levou um tiro na cabeça em alguma esquina, teve um destino melhor do que a vida longa, solitária e inválida de Sheeran. Com essa visão melancólica e aterradora da vida criminosa, Scorsese dá sua última contribuição ao gênero. Eu só tinha visto um retrato tão completo da trajetória de um criminoso na Trilogia Poderoso Chefão e na série Sopranos. O que ajuda a entender a necessidade desse filme ter tido a duração que tem. Pra que seu ato final tenha impacto, é necessário passarmos tempo com o personagem e seus pecados.
Apesar de tudo, o rejuvenescimento artificial realmente prejudica a imersão em algumas cenas, e a personagem da Anne Pequim poderia ter tido mais desenvolvimento para que o drama do final fosse ainda mais impactante. Ainda assim, filmaço!
Ainda melhor que o anterior! Com esse filme Kurosawa consolidou as tendências, fórmulas e estrutura dos filmes de ação. Desde então dá pra se encontrar influências desses dois filmes desde os outros clássicos de samurais dos anos 50-60, os westerns dos anos 60-70, até os atuais John Wick, passando por todo o cinema oitentista.
Se tivesse feito mais um filme com o icônico personagem, essa seria sem dúvida top 5 trilogias da história do cinema. Sendo uma duologia, talvez seja a melhor de todos os tempos. Dois filmes perfeitos, divertidos e extremamente influentes.
Bill & Ted: Encare a Música
2.8 147 Assista AgoraA direção desse filme é bizarramente péssima. Preguiçosa pra caramba. com praticamente nada que chame a atenção ou mesmo que conte a história de forma dinâmica ou efetiva.
Em compensação a isso, é tudo que você poderia querer de um fim pra trilogia Bill & Ted. O elenco todo ta muito dedicado a entregar o melhor de si, e o roteiro em especial é bem inventivo e divertido, cheio de boas sacadas que acabam fazendo tudo valer a pena apesar do tijojo que é essa direção.
O Lobo de Snow Hollow
3.0 73 Assista AgoraPra mim talvez já seja o melhor filme com temática de lobisomem já feito (e é um dos meus gêneros favoritos XD).
Jim Cummings cria um estudo de personagem divertido e recheado com suspense de forma majestosa. A forma como ele dirige as cenas de ataque do monstro, com inúmeras cenas se intercalando pra criar um panorama do acontecimento em todas as suas consequências, é original e extremamente efetivo. Há tempos não via um filme de 1h20 que conseguisse ser tão completo.
Ansioso por mais filmes desse diretor.
A Cor que Caiu do Espaço
3.1 347Um dos filmes de terror mais subestimados dos últimos anos. Sim, algumas atuações são fracas, o Nicolas Cage em alguns momentos entrega seus clássicos momentos over the top que são hilários, algumas decisões se aproximam muito de fazer desse um típico filme B lançado direto pra DVD.
Mas o espírito das obras de Lovecraft nunca foi tão bem representado e transmitido no audiovisual como aqui. O senso da grandiosidade do cosmos, a inevitabilidade da derrota e a fascinação com o desconhecido. O suspense criado ao longo do filme com as criaturas surgindo, cada vez mais bizarras, e o cenário alterando para algo cada vez mais claustrofóbico e sufocante, me lembra alguns dos melhores filmes de John Carpenter. Há também muita originalidade aqui. Merece mais atenção e carinho do que tem recebido.
As Mortes de Dick Johnson
3.8 36 Assista AgoraUm dos melhores documentários que já vi. Retrata a morte de forma próxima, íntima, filosófica, mas acima de tudo, irreverente. Mais do que querer refletir e lidar com a morte de seu pai, a diretora está querendo se divertir com ele enquanto ainda pode. Apesar da tristeza que orbita o filme, ele consegue se manter sempre com um brilho especial de esperança e amor.
Os 7 Suspeitos
3.8 355 Assista AgoraMelhor filme baseado em jogos ever!
Capone
2.5 58Po, apesar das inúmeras digressões narrativas que não levam a lugar nenhum, achei fascinante explorar como deve ser a degradação mental de uma pessoa com um passado tão nefasto quanto o de Capone.
Edward Mãos de Tesoura
4.2 3,0K Assista AgoraTinha me esquecido o quanto o final desse filme é trágico. Enquanto na maior parte dos filmes de monstro o exílio da criatura é o melhor a se fazer, nessa filme fica uma sensação muito amarga.
Edward não é como King Kong que é retirado a força de sua fortaleza, ele é um personagem inocente e solitário, que fica extremamente contente por poder finalmente se integrar a comunidade vizinha. O fato dele ter sido obrigado a se exilar por inúmeros fatores que não foram sua culpa, é bem deprimente e injusto.
Mas o que dói mais e aí entra num fator que eu mudaria no filme, é a ideia da Kim nunca mais ter ido visitá-lo após o incidente. Ela mora literalmente a duas ruas do castelo, foi responsável por boa parte da desgraça que caiu sobre o protagonista, diz que ama ele e ainda assim decide nunca mais visitá-lo? Pode parecer algo poético no papel mas só me deixou muito puto.
Enfim, ainda assim, grande clássico. Obra definitiva do Burton juntamente com Ed Wood e Beetlejuice.
Gremlins 2: A Nova Geração
3.3 283 Assista AgoraCaramba, eu tinha esquecido o quão divertido e inventivo esse filme era! Aqui os produtores, roteiristas e diretor deixam de lado o que ainda havia de dramático no filme original, e decidem extrapolar tudo, se deixando levar pelo charme das criaturas e possibilidades. O filme é conduzido e criado com a leveza imaginativa de um desenho animado, indo de uma cena absurda a outra sem se preocupar com logística ou limitações.
Os efeitos especiais e práticos são de ponta, o que faz com que, mesmo tantos anos após o lançamento do filme, ele tenha envelhecido muito bem. Enfim, um dos pipocões mais sinceros, divertidos e imaginativos dos anos 90, e talvez do cinema em geral. Amei!
Frances Ha
4.1 1,5K Assista AgoraCaraca, como eu queria uma adaptação de "Apanhador no Campo de Centeio" dirigido pelo Noah. Com esse filme ele captura com um realismo impressionante o cotidiano de uma das personagens mais cativantes e verdadeiras que já vi em um filme. Os diálogo são crus, honestos, simples mas com muito profundidade e beleza. Enfim, filme fantástico!
O Farol
3.8 1,6K Assista AgoraOs filmes do Robert Eggers tem retratado o horror folclórico americano de uma maneira sem precedentes. Enquanto a maioria dos diretores de horror atuais tem se destacado por repaginar o que já havia sido feito no gênero, o Eggers parece ter encontrado uma lacuna quase intocada até então. Se não em tentativa, pelo menos qualidade e abordagem.
Enquanto "A Bruxa" ia a fundo nas lendas e paranoia religiosa do século XVII, Lighthouse se aprofunda nas histórias e lendas marítimas, partindo desde a mitologia grega com os krakens e sereias, até o horror literário moderno de Edgar Allan Poe, Lovecraft e Coleridge (Assim como a bruxa tinha forte influência de Hawthorne e Ambrose Bierce).
Se ele continuar nessa pegada, com o vindouro Nosferatu, ele estará fazendo de seu cinema um tratado sobre o que há de melhor e menos explorado no gênero na mídia audiovisual, desde as histórias de fogueira folclóricas até os grandes clássicos literários.
Joias Brutas
3.7 1,1K Assista AgoraEsse filme é bem peculiar. Por um lado, é uma das experiências mais inquietantes e desagradáveis que tive recentemente ao ver um filme. Não por ser ruim, mas justamente por ser esse o objetivo dos diretores. O filme não para pra respirar em nenhum momento, sempre há alguém gritando ou negociando, brigas, intrigas, crueldades e etc. A trilha sonora ornamenta tudo com um sentimento ainda mais melancólico e que vai criando o presságio no público de que o final provavelmente será trágico.
É um sentimento de ansiedade que eu não quero ter que passar de novo nem tão cedo. Ainda assim, justamente por essa força do filme, é impossível negar sua qualidade. As temáticas e trama labiríntica também me deram a impressão de que, se o Kafka estivesse vivo e fazendo filmes, esse provavelmente seria dele. Da pra estudar o estilo Kafkiano tranquilamente usando de base essa obra.
Enfim, um filme desagradável e assustador, e justamente por isso tão fascinante. Adam Sandler está ótimo, mas ele sempre está quando o roteiro dado a ele pede por isso.
Dois Papas
4.1 962 Assista AgoraO filme está todo nas costas dos diálogos interpretados por dois dos mais lendários atores vivos da atualidade. Uma trama forte e relevante. Mas a direção do Meirelles aqui, pqp, que bagunça.
É uma mistura de realismo documental com videoclipe, cheio de tomadas óbvias e didáticas que subestimam o público bem como o poder do que está sendo discutido. Visualmente o filme também é bem padrão e esquecível. Enfim, uma pena. Havia potencial de ser um marco do cinema sobre a discussão retratada,
Estúdio Ghibli, Reino de Sonhos e Loucura
4.5 62Um dos comentários mais fascinantes sobre criação artística que já vi. É incrível ver o cuidado e amor com que as animações japonesas são produzidas. Se fosse só o processo criativo e de produção, esse filme já seria lindo, mas a direção é excelente, e injeta muita poesia e enquadramentos que parecem pinturas que ornamentam aquilo que está sendo documentado.
Perdi Meu Corpo
3.8 351 Assista AgoraAnimação mais original e visualmente impactante do ano! Pra mim, a melhor do ano em geral. Uma poesia trágica, fascinante e cheia de momentos memoráveis.
A Morte de Dick Long
3.2 18Swiss Army Man já é um dos filmes favoritos da minha vida, então quando fiquei sabendo desse novo trabalho de um dos diretores, fui correndo assistir.
E apesar de ser um filme menos bizarro que o anterior, é mais difícil de se absorver. Justamente porque aqui temos uma trama bem mais sutil e que pode parecer banal a primeira vista, mas quanto mais mergulhamos na história, mais o filme nos fascina. E mesmo já tendo umas 3 semanas que vi o filme, ele não sai da minha cabeça!
O que mais gostei do filme é que esse é provavelmente o retrato mais realista de uma pessoa comum tendo que lidar com um crime que acidentalmente se meteu que já vi. O grotesco e escatológico de Swiss Army Man também da as caras nesse filme com sutileza mas com ainda mais efetividade.
Enfim, definitivamente não é um filme para todos os gostos. Mas para o meu é. Além disso é inesquecível e cheio de momentos memoráveis, o comprometimento do elenco com a bizarrice da trama é maravilhoso de se observar também.
Ta longe de ter a originalidade, filosofia ou poesia de Swiss Army Man, mas é um ótimo filme.
História de um Casamento
4.0 1,9K Assista AgoraEm um ano tão repleto de filmes sanguinários, trágicos ou grandiosos, foi refrescante contemplar um drama tão sincero e realista como esse. Lindas interpretações e excelente texto. O humor do filme também encaixou perfeitamente. Os advogados em especial foram excelentes, cada um teve seu momento de brilhar, e cada um por um tipo de abordagem diferente a respeito da temática "separação".
Minha cena favorita do filme é a que Adam Driver esconde o corte de seu filho. É uma metáfora meio óbvia mas ainda assim, é um momento que define muito daquilo que o filme que passar.
Rambo: Até o Fim
3.2 550 Assista AgoraSem dúvida, um dos filmes mais subestimados dos últimos anos!
Rambo V é um estudo de personagem trágico e uma despedida não apenas ao personagem, como ao gênero da ação oitentista em geral.
O filme faz isso ao ser construído em cima de inúmeros clichês do gênero, mas sempre subvertendo-os de alguma forma. A "moça em perigo" aqui ganha um arco familiar forte, e não há apenas um sequestro banal em função narrativa aqui, mas sim um triste retrato da violência que ocorre no submundo. Rambo aqui está lutando contra seus traumas e guardando dentro de si todos os dias a sede por sangue. O que me tocou muito foi como o personagem está decidido em seguir em frente no inicio, inclusive elogiando as músicas dos jovens que fazem uma festa em sua fazenda.
Mas então ele é forçado a de novo entrar em ação, e quando isso acontece, você sente o peso das mortes como em poucos filmes. O personagem espuma de ódio e raiva, não é apenas uma vingança divertida e banal, é uma carnificina dolorosa e melancólica. Os monólogos do personagem no filme também são emocionantes, Stallone sempre teve talento pra esse tipo de texto.
O grande problema do filme são alguns clichês já batidos como os vilões latinos caricatos, mas não é algo feito por maldade, apenas convenção de gênero. Enfim, melhor filme de ação do ano, e definitivamente merece uma atenção maior do que há que está recebendo.
Como Treinar o Seu Dragão 3
4.0 497 Assista AgoraAgora que Toy Story ganhou um quarto filme, acho que podemos eleger Como Treinar o Seu Dragão como a melhor trilogia da história das animações. Linda conclusão, apesar de eu achar que muitos dos personagens coadjuvantes foram mal utilizados.
Parasita
4.5 3,6K Assista AgoraO que mais gostei no filme foram as atuações. Simplesmente fantásticas! O resto já foi dito e exaltado por todo mundo, as temáticas, os twists, a criação de suspense, enfim... Sem dúvida um grande filme.
Dito tudo isso, o final do filme me incomoda muito. Em seus 10 minutos finais o filme vai se tornando cada vez mais irreal e parece estar em dúvida se dá um final feliz ou triste pra história, sendo que ele já havia chegado em um ponto do qual dar um final feliz simplesmente não faria sentido. Senti então tanto covardia quanto um exagero que quebrou um pouco minha imersão na história. Algo que acontece com frequência nos filmes desse diretor. Ele sempre acaba se empolgando e indo muito além do que deveria em termos de coerência narrativa.
Bacurau
4.3 2,7K Assista AgoraO que mais gostei nesse filme é o retrato que ele faz do interior do Brasil. É extremamente verdadeiro e consegue transmitir muito da cultura brasileira e do que é viver no Brasil, sem precisar apelar pra signos óbvios e batidos como funk, samba, carnaval, futebol e etc.
Os temas do filme também são extremamente relevantes pra atualidade, e acima de tudo, Bacurau é simplesmente um excelente neo-western com elementos de ficção científica. E filmes de gênero são muito importantes pra consolidar de vez nossa produção cinematográfica entre o grande público.
Klaus
4.3 610 Assista AgoraQue animação maravilhosa! Ela tem aquele feeling delicioso das últimas animações 2D da Disney, como Stitch e Nova Onda do Imperador (duas das minhas favoritas), só que ainda com alguma modernização no estilo que de forma alguma compromete o charme do desenho.
Não tem jeito, o 3D simplesmente nunca vai ter esse espírito que exala mesmo nos 2D mais computadorizados. Além disso, a história é bem divertida e faz algo quase impossível pra um desenho natalino: É original!
Não muito em estrutura, mas pelo menos em premissa e temáticas. Enfim, melhor filme natalino que vejo desde Expresso Polar, e depois de "Perdi o Meu Corpo", melhor animação do ano!
Meu Nome é Dolemite
3.8 361 Assista AgoraÓtima homenagem ao blackexploitation, e é lindo ver o Ediie Murphy em um papel tão bom quanto esse. Dito isso, o filme me decepcionou um pouco. A história segue todas as batidas de uma cinebiografia comum, e nunca da peso suficiente a nenhum dos episódios.
O filme é uma série de "Vish, vai dar merda... AH NÃO! Deu tudo certo!". Chega um momento em que isso fica repetitivo e você deixa de ligar muito pros problemas que atrapalham a vida do protagonista, pois você sabe que logo o problema será resolvido.
Apesar da grande atuação de Murphy, o filme não dá pra ele nenhuma cena pra explorar intensamente suas emoções, sempre que ele vai derramar uma lágrima o filme corta para a próxima situação. Isso se deve provavelmente pelo filme querer ser mais uma comédia do que um drama, e aí o problema é que a comédia do filme é muito pautada naquilo que os personagens acham engraçado, não exatamente no que seria pro público que assiste o filme.
Se a obra tivesse seguido mais para o drama, o resultado seria memorável. Mas nada disso é explorado aqui, nem vemos as consequências dos atos dos personagens. Seria muito interessante vermos como o fato de ter iniciado a carreira roubando piadas de pessoas mais necessitadas afetaria a vida do protagonista, mas tudo isso é descartado. Enfim, no fim do dia é uma cinebiografia despretensiosa, divertida, e que só será memorável pela importância de sua história e pela volta de Murphy, mas que não atinge 30% do seu potencial.
O Irlandês
4.0 1,5K Assista AgoraAté 2017, esse projeto parecia um sonho tão distante para os fãs de cinema quanto o Napoleão de Kubrick, Duna de Jodorowsky ou Vega Brothers do Tarantino. Um novo filme de máfia dirigido por Scorsese, estrelando Robert De Niro, Al Pacino e Joe Pesci...
2019 e enfim podemos contemplar essa obra, e acho que o resultado foi no mínimo satisfatório, o que já coloca ele no panteão de grandes clássicos dessa década.
Até a marca de 2h30 do longa, o filme pode ser visto só como mais um excelente take do Scorsese sobre a temática da máfia, quase do nível de Bons Companheiros e até superior a Casino, mas é a partir de sua hora final que entendemos o brilhantismo desse filme. Enquanto quase todos os filmes de máfia do Scorsese até então iam só até o momento em que a trama principal se acaba, e deixava um certo gosto de glamour pela criminalidade mostrada, esse filme avança e nos mostra os verdadeiros males de uma vida tão obscura e condenável.
Qualquer coadjuvante que levou um tiro na cabeça em alguma esquina, teve um destino melhor do que a vida longa, solitária e inválida de Sheeran. Com essa visão melancólica e aterradora da vida criminosa, Scorsese dá sua última contribuição ao gênero. Eu só tinha visto um retrato tão completo da trajetória de um criminoso na Trilogia Poderoso Chefão e na série Sopranos. O que ajuda a entender a necessidade desse filme ter tido a duração que tem. Pra que seu ato final tenha impacto, é necessário passarmos tempo com o personagem e seus pecados.
Apesar de tudo, o rejuvenescimento artificial realmente prejudica a imersão em algumas cenas, e a personagem da Anne Pequim poderia ter tido mais desenvolvimento para que o drama do final fosse ainda mais impactante. Ainda assim, filmaço!
Sanjuro
4.2 51Ainda melhor que o anterior! Com esse filme Kurosawa consolidou as tendências, fórmulas e estrutura dos filmes de ação. Desde então dá pra se encontrar influências desses dois filmes desde os outros clássicos de samurais dos anos 50-60, os westerns dos anos 60-70, até os atuais John Wick, passando por todo o cinema oitentista.
Se tivesse feito mais um filme com o icônico personagem, essa seria sem dúvida top 5 trilogias da história do cinema. Sendo uma duologia, talvez seja a melhor de todos os tempos. Dois filmes perfeitos, divertidos e extremamente influentes.